UM DIVERTIMENTO
CHAMADO REELS

Fotografia da minha autoria



«Experimentar, crescer [...] divertir-se»


As plataformas digitais vão-se reinventando e colocando novas ferramentas à disposição, até porque, numa altura em que um número considerável de pessoas tem nas redes sociais uma fonte de rendimento - total ou parcial -, não deixa de ser uma resposta às necessidades dos utilizadores. Portanto, há novidades com uma certa frequência.

Quando lançaram o TikTok, percebi que não era uma aplicação para mim. Embora fosse visualizando alguns vídeos - e vários com graça e bem construídos - não era algo com que quisesse dispensar energia. Além disso, não pretendia ter a preocupação de alimentar mais uma conta, sobretudo, por não reconhecer na linguagem em vídeo um ponto forte da minha criatividade. No entanto, tenho um lado curioso que me faz permanecer atenta, ainda para mais, tendo em conta que os conceitos podem surpreender. Continuei sem me associar ao TikTok, mas assim que o Instagram disponibilizou uma opção semelhante decidi experimentar.

O Reels é a sua nova funcionalidade e permite-nos criar vídeos de 15 ou 30 segundos, com a possibilidade de os editarmos com filtros, velocidade e efeitos. E a verdade é que tenho-me divertido imenso a desenvolver este género de conteúdo, pois estimula-me a explorar outras formas de comunicação e, no fundo, a trabalhar a partilha de informação direta, porque os fragmentos são curtos e é necessário compreender o que é essencial e o que é ruído. Em simultâneo, entretêm e consomem pouco tempo a quem vê. Apesar de eu preferir formatos mais longos - por isso é que o blogue será sempre a minha prioridade -, existem momentos em que a nossa predisposição requer criações mais céleres. Visto que o Reels e o TikTok apresentam tantas linhas em comum, porque é que arrisquei no primeiro? Essencialmente, por ser uma extensão de uma plataforma que já tinha instalada. Desta maneira,  consigo ter disponíveis vários propósitos a partir do mesmo espaço.

A minha aposta tem por base a diversão. E é assim que encaro esta funcionalidade. Por essa razão, não tenho um plano definido para o conteúdo, nem para a periodicidade da sua publicação. Se me apetecer, faço um Reels todos os dias, da mesma maneira que posso estar meses sem produzir qualquer vídeo. Porque dependerá sempre da minha vontade e dos tópicos que me parecerem pertinentes explorar. Até ao momento, fiz 14 e a maioria relaciona-se com livros e autores, mas não fecho a porta a novas temáticas, porque é uma ferramenta bastante versátil.

Com uma abordagem amadora, atendendo a que o meu talento para os vídeos não é o melhor, tenho descoberto abordagens distintas, que me permitem desvendar mais camadas da minha mente inquieta. É certo que o Reels tem margem de progressão, porém, para aquilo que procuro, tem sido um aliado interessante e uma fonte de inspiração inacreditável.

Comentários

  1. Subscrevo tudo o apontaste sobre o Reels. Tenho cada vez mais vontade de fazer novos vídeos. Embora ainda não tenha feito tantos como tu, cheira-me que depressa aumentarei o número porque é inspirador e, de certa forma, viciante 💛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma funcionalidade muito dinâmica e divertida, o que me tem conquistado bastante :)
      Estou desejosa de ver mais!

      Eliminar
  2. Já ouvi falar desta funcionalidade, mas, de facto, vídeos não são o meu forte. Porém, hei de experimentar para matar a curiosidade.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  3. Também ando muito curiosa em relação ao reels. Fui lá só publicar um video para ficar com o botão do reels no instagram. Mas agora gostava de aprender umas coisinhas.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Great post!I read it without translate because Im learning your language right now,so it was really usefull for me on even higher level!
    xoxo

    ResponderEliminar
  5. Por acaso, à semelhança do Tik Tok, o Reels também não me atrai muito, mas adoro ver na mesma :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é do instagram, decidi arriscar e tenho-me divertido a fazer e a ver :)

      Eliminar
  6. Estou a gostar muito dos teus reels 🧡 Prefiro is reels ao tiktok 😊

    ResponderEliminar
  7. Fiz um único Reels não na página do Buestrass, mas na minha pessoal. Ainda não me entendi muito bem com aquilo, mas hei-de lá chegar... TikTok é que não.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  8. Tenho adorado bastante a nova aplicação que o instagram tem, não só por ser bastante prático e facil de usar, o tiltok nunca me chamou muito atenção
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais uma forma criativa de explorarmos certos conteúdos:)

      Eliminar
  9. Também nunca fui fã do TikTok. Instalei a aplicação e criei uma conta para poder explorar, mas percebi que aquilo não era para mim. Possivelmente, não seguia contas nem conteúdo certos. No Reels, percebi que existe uma infinidade de ideias relacionadas com temas que gosto (livros) que nunca cheguei a ver no TikTok.

    Num destes últimos dias, criei o meu primeiro Reels e adorei a experiência do backstage 😄 Já tenho ideias para mais alguns que pretendo colocar em prática nos próximos dias.

    Bom fim-de-semana 💛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tinha de estar a instalar mais uma aplicação, desisti logo do TikTok, mas com o Reels já foi diferente :)

      Acho que é o que mais me atrai é mesmo ter tantos conteúdos com e sobre livros. Adoro!

      Mal posso esperar para ver os próximos 😊

      Obrigada e igualmente 💛

      Eliminar
  10. Isso para mim é quase chinês.
    Não sou utilizadora dessas plataformas.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  11. As redes sociais são úteis. Como tal, devem ser bem utilizadas. Todavia, também estão inundadas de muitos conteúdos de escrita futei. Cada um tem liberdade para escrever o que bem entende sem ter que dar satisfações a ninguém.
    Gostei de ler o que no texto, supracitado, li.

    Tenha uma boa noite e que o fim de semana seja bem ao seu gosto Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida, desde que sejam bem utilizadas, podem potenciar imensos benefícios.
      Há de tudo! Enquanto consumidores/publico temos é de saber filtrar :)

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  12. Acho piada à plataforma "TikTok".
    O que me irrita é ser uma plataforma chinesa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem vídeos engraçados, a mim é que não me apetecia estar a instalar outra aplicação :p

      Eliminar
  13. Confesso que sorri quando vi o título desta publicação. Tenho gostado muito de acompanhar os teus reels e acho que realmente é mais uma forma interessante e engraçada de criar conteúdo no Instagram.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  14. Tbm não me identifiquei com o tiktok, mas é público a pressão que o facebook sofreu criar o concorrente Reels pelo presidente Trumpo.
    Ainda não experimentei o Reels, sou sincero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural, até porque têm de ter funcionalidades que atraiam os utilizadores. E numa altura em que as redes sociais têm tanto peso, cada uma vai tendo necessidade de ser mais apelativa

      Eliminar
  15. Eu cá também não me converti ao tiktok e as vezes que ia fazendo era através das minhas amigas que quase me obrigavam eheh, porém o reels parece-me uma excelente funcionalidade e já a andei a experimentar :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de instalar uma nova aplicação fez logo com que não quisesse arriscar no TikTok. E, depois, não ter grande jeito para vídeos reforçou a ideia. Com o reels já foi diferente. Embora o princípio seja semelhante, por estar agregado ao instagram facilitou o processo :p
      Estavas tramada com elas ahahah

      Eliminar

Enviar um comentário