ENTRELINHAS //
O MUNDO DE HARRY POTTER

Fotografia da minha autoria



«After all this time? Always»
[pode conter spoilers]


A minha carta para Hogwarts tardou - e eu assumo total responsabilidade -, mas chegou aos 27 anos, transportando-me para um universo surpreendente e singular. Portanto, completamente conquistada, nunca mais larguei a mão da saga Harry Potter. E a verdade é que cada volume me proporcionou descobertas importantes, permitindo-me reforçar algumas crenças e abraçar novas aprendizagens. Porque a pluralidade da sua mensagem não perde pertinência, independentemente do momento em que priorizemos esta leitura especial.

Avancei sem expectativas elevadas e senti que este posicionamento tornou o processo mais agradável. Procurando dissociar o facto de estar a conhecer a história em idade adulta, senti-me a recuar à infância e a tentar recuperar a inocência que a caracteriza. Embora receasse encontrar uma camada de infantilidade na escrita, que me distanciasse do enredo, foi a simplicidade que me aproximou de certos sentimentos e particularidades. Além disso, dei por mim a imaginar a minha reação, perante determinados acontecimentos, se partilhasse a faixa etária dos protagonistas. Por isso, fui crescendo - ainda que em proporções distintas - com eles, sentindo-me parte deste universo.

O imaginário visual é mesmo um dos pontos fortes de toda a saga, oferecendo-nos uma experiência imagética que complementa as palavras, porque é muito fácil vermos a ação a desenrolar-se. Em simultâneo, é uma obra com uma riqueza temática poderosa, que ultrapassa o misticismo, focando-se na política, na psicologia, na história, na física, na ética, no desporto, na comunicação e na saúde mental. Portanto, à semelhança do que fiz com a Millennium, quero concentrar-me nas sensações e nos pensamentos que cada livro despertou em mim.


HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

 
É um manifesto sobre condicionantes do quotidiano, tendo em conta que explora temas como os abusos e os maus tratos de crianças, os preconceitos, a discriminação, a divisão de classes, a inveja, o egoísmo, a procura pela perfeição, a competição - nem sempre saudável. Só que a camada que os eleva traz um brilho diferente, sem os romantizar. Rica em pormenores, humor, criaturas fantásticas e personalidades vincadas, esta obra também nos sensibiliza para o sentido de comunidade e para a possível falácia das primeiras impressões, pois «há certas coisas que [só] depois de partilhadas nos obrigam a gostar uns dos outros». Há feridas que saram. Mas algumas cicatrizes nunca chegam a desaparecer [aqui] - [Wook | Bertrand].


HARRY POTTER E A CÂMARA DOS SEGREDOS


No segundo ano em Hogwarts, a narrativa afigura-se mais adulta e menos previsível, permitindo-nos conhecer um pouco mais a fundo o passado de Harry. Além disso, reforça a certeza de que há pessoas dispostas a quebrar todas as regras para lutar por valores ainda mais importantes. É certo que nos podemos enganar sobre as intenções de quem se aproxima de nós, mas ter uma rede de apoio tão sólida é fundamental para não cairmos e não nos perdermos. As tentações são muitas, mas a amizade é a nossa salvação. Foi o primeiro filme que vi desta saga, por isso, a leitura tornou-se mais visual que o costume. E é mesmo impressionante como a autora criou um enredo tão poderoso emocionalmente, fazendo-nos sentir o impacto das adversidades e da malvadez [Wook | Bertrand].


HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN


A sequência deste volume prendeu-me de tal maneira, que senti, de imediato, que seria um dos meus favoritos. E não me enganei. Porque é evidente a metáfora para a depressão, colocando uma bandeira na saúde mental e no quanto é imprescindível protegê-la. Recheado de detalhes palpáveis que fazem toda a diferença em momentos chave da história - como o Marauder's Map ou o Patronus -, também nos permite conhecer duas das personagens mais marcantes [pelo menos, para mim]. Com um traço bastante introspetivo, de sobrevivência e vulnerabilidade, mostra-nos a exigência de lidarmos com os nossos fantasmas e a falácia das primeiras impressões, porque nem tudo é como contam. E precisamos de correr certos riscos para descobrir a verdade [Wook | Bertrand].


HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO


O traço sombrio e o facto de a narrativa nos levar a conhecer outros lugares para além de Hogwarts e Hogsmead cativaram-me. Para além destes, fascinou-me o convívio com outras escolas. A dinâmica do torneio, as provas a superar e a noção do perigo deixam-nos em constante sufoco e ansiedade, sentindo cada passagem como se a vivêssemos na pele. Além do mais, há uma reviravolta que todos temem. E, quando achamos que descobrimos o passo seguinte, constatamos que não poderíamos estar mais longe da verdade. Porque na maior escola de magia e feitiçaria do mundo nada acontece por acaso [Wook | Bertrand].


HARRY POTTER E A ORDEM DA FÉNIX


O quinto ano está recheado de mudanças e de novas perspetivas, sobretudo, de personagens que nos deixam no limbo, a questionar aquilo que escondem. Sendo uma narrativa mais madura, intensa e visceral, com muitos dilemas internos e um permanente sentimento de culpa, há dúvidas que são, finalmente, respondidas. No entanto, este livro desencadeou-me algumas lágrimas, por uma situação muito específica. Por ser, emocionalmente, desafiante, também nos permite mergulhar com outra propriedade no enredo. Para serenar o coração, há duas personagens a equilibrar a profundeza das trevas, porque ainda existem ligações bonitas a amparar-nos e a mostrar-nos o verdadeiro poder das alianças que fazemos sem ser com segundas intenções [Wook | Bertrand].


HARRY POTTER E O PRÍNCIPE MISTERIOSO


Este volume foi o impulso que eu precisava para desvendar a complexidade do professor Snape, compreendendo que a pessoa que somos depende sempre de uma série de acontecimentos da nossa vida. Por isso, consegui captar melhor os seus propósitos - finalmente. Com o poder maléfico a assumir um protagonismo maior, vamos recuar ao passado para decifrar o enigma. Embora tenha um final doloroso, reforça bem os valores que unem os protagonistas. E prova algo fundamental: o poder do amor, que é mesmo uma arma que nos pode salvar [Wook | Bertrand].


HARRY POTTER E OS TALISMÃS DA MORTE


Confesso que não estava preparada para me despedir desta saga tão especial. Mas foi uma viagem alucinante. Com as forças a serem testadas ao limite, este volume tem ainda mais camadas emocionais e uma missão de máxima importância. Além disso, reflete bem o caos que pode habitar dentro de nós, fazendo-nos duvidar das nossas escolhas e do impacto que terão para aqueles que amamos e que nunca nos abandonam. Com o coração nas mãos, o crescimento de certas personagens foi surpreendente e deixou-me ciente que guardamos mundos que só precisam do estímulo certo para sobressair. Numa atmosfera frenética, é a luz a não sucumbir e o bem a vencer todo o mal [Wook | Bertrand].


HARRY POTTER E A CRIANÇA AMALDIÇOADA


É importante termos presente que este livro é um guião, porque a energia é completamente diferente. Ainda assim, como seria expectável, gostaria de ter encontrado a mesma dinâmica que os volumes anteriores, atendendo a que a autora teve a sensibilidade de explorar os detalhes e as emoções com outra propriedade. Neste livro senti falta de algumas personagens e de uma transição menos abrupta entre cenas. Por outro lado, agradou-me a cadência entre protagonistas de diferentes gerações, o facto de Harry e Draco tentarem reescrever o passado deles através dos filhos, percebendo que essa vulnerabilidade era uma consequência das feridas por sarar, e o poder da amizade que continua como tema central. No meio da fantasia, há uma voz bastante real, despertando a minha vontade de ver a peça [Wook | Bertrand].


MONSTROS FANTÁSTICOS E ONDE ENCONTRÁ-LOS & MONSTROS FANTÁSTICOS: OS CRIMES DE GRINDELWALD


O mundo de Harry Potter é verdadeiramente fascinante, por isso, desafiei-me a mergulhar em tudo o que o permita descobrir melhor. Assim, enquanto no exemplar Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los compreendemos que a linha entre o mundo real e o mundo mágico é tão ténue, disponibilizando-nos um guia de criaturas únicas, o exemplar Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald transporta-nos para um acontecimento perigoso e nefasto, que nos permite conhecer personagens intemporais, sendo colocadas à prova, enquanto definem o seu caminho. Atendendo a que também são guiões do argumento original do filme, é natural que as descrições não sejam tão detalhadas. Apesar disso, sinto que o segundo é mais coeso e estimulante [Wook | Bertrand].


COLEÇÃO EDITORIAL PRESENÇA


Esta coleção é composta por três livros que se leem num sopro: O Quidditch Através do Tempo [que nos permite conhecer tudo sobre este desporto], Os Contos de Beedle, o Bardo [constituído por cinco narrativas a transbordar de lições imprescindíveis] e Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los [traduzindo um compêndio de criaturas mágicas e tudo o que as envolva]. Uma particularidade interessante é que estas obras têm um cariz solidário, pois as receitas provenientes das suas vendas revertem a favor de duas instituições de beneficência - Comic Relief e Lumos Foundation -, que, numa ação prolongada, «apoiam crianças e jovens, ajudando-os a alcançar uma vida melhor».


EDIÇÕES ILUSTRADAS


A história não se altera, mas tem sido um privilégio redescobri-la através das edições ilustradas, porque permitem absorver cada traço deste mundo mágico, atribuindo uma forma ao que fomos idealizando, ao mesmo tempo que alimenta a nossa imaginação recorrendo a todas as cores, feições e movimentos. São obras para encantar miúdos e graúdos.

«Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que 
nos define é o lado com o qual escolhemos agir»


Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada ♥

Comentários

  1. Entrei no mundo do HP no 5º ano da escola quando surgiu o boom. Adorei os livros e desafiei-me a relê-los este ano. Estou no terceiro livro e estou a gostar muito. A J.K.Rowling criou um mundo fantástico que não deixa ninguém indiferente.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em parte, lamento ter-me aventurado neste universo tão tarde, porque, de facto, é fascinante! E estou a adorar relê-lo através das edições ilustradas *-*

      Eliminar
  2. Gostava tanto de ter a sua disciplina… tanto para escrever como para ler… Estou a conseguir ler mais, mas, a bem da verdade, não está a ser fácil ir reduzindo a lista dos livros que fui adquirindo e colocando em espera… até porque os amigos, estão constantemente a deixar-me livros para ler.
    Não é a primeira vez que refere a Millennium e começo a pensar que vou ter de colocar essa na lista…
    Quanto a Harry Potter, não sei… reconheço a futilidade de ter necessidade de gostar da encadernação… eu não sou capaz de dar livros, até o emprestar não é algo que o faça com facilidade, porquanto família e amigos estão sempre a deixar-me livros. As encadernações do H. Potter têm servido de efeito dissuasor… prometo pensar eu ler o primeiro volume.

    Um beijo e boa inspiração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São duas das minhas paixões, por isso, acabo por as priorizar :)
      Compreendo, também sofro desse mal. Por mais que leia, parece que a lista de livros por ler não diminui.
      Se tiver curiosidade, recomendo, é uma saga incrível! Embora eu seja bastante suspeita nesta recomendação.
      Não sinto que seja uma futilidade, é uma forma de escolhermos uma livro como qualquer outra. E a verdade é que a capa acaba por ser um cartão de visita e algumas chamam-nos mais à atenção do que outras. Independentemente disso, acho que Harry Potter vale muito a pena ser lido

      Eliminar
  3. I really love Harry Potter books! These are my favorite.
    Lovely Post!
    Allurerage
    Thetrendybride

    ResponderEliminar
  4. O mundo de Harry Potter faz as "delicias" de muita gente incluindo a minha pessoa.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo fascinante! Fiquei rendida *-*
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  5. Confesso que não gosto deste género.
    Mas muita gente gosta...
    Continuação de boa semana, querida amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal, nem todos os géneros nos chamam à atenção :)
      Obrigada e igualmente, Jaime

      Eliminar
  6. Sou fã do Harry Potter, assim como do Senhor dos Anéis.

    ResponderEliminar
  7. Ainda foste muito a tempo :) Por aqui aguardo que seja o pequeno herdeiro a iniciar-se no reino de HP :) Acredito que vai adorar, ja o estou a ver na estacao de 9 3/4 em King's Cross aqui em Londres, logo ele que adora comboios :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que sim. Só tenho pena de não ter lido em criança, porque não tive a oportunidade de crescer ao mesmo tempo que as personagens e acho que essa experiência seria interessante :)
      Sinto que sim!

      Eliminar
  8. Não é de todo o que mais gosto, mas até a data só assisti a um filme e não fique fâ, mas tens aí uma boa coleção, acho que sim é mesmo para quem gosta bastante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Amo esta saga e é especialmente engraçado porque fui crescendo com os personagens.
    A capacidade de criar imagens tão concretas na nossa mente é simplesmente fantástico e a forma simples, mas tão certeira, como aborda a maior parte dos temas é simplesmente cativante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, essa capacidade é impressionante! Fiquei fascinada *-*

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Nem todos estes universos literários nos interessam, faz parte :)

      Eliminar
  11. Nunca li nenhum livro do Harry Potter.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  12. Pois, eu não sou grande leitor,
    os meus olhos já não me ajudam
    goto sim dos filmes desse senhor
    mas, daqueles que não me intrujam.

    Boa noite e bons sonhos Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o cinema é, também, uma bela forma de arte :)

      Boa noite, Edumanes

      Eliminar
  13. Tenho uma publicação super parecida nos meus rascunhos para terminar de escrever quando acabar de ler os livros todos 💛💛💛

    ResponderEliminar
  14. Começo por referir o meu encanto com esta tua publicação. Há imenso que não te visito e, por cada regresso, jamais me cansarei de mencionar o quão preenchida as tuas palavras me deixam! *-*
    Voltando ao foco: também eu li Harry Potter, pela primeira vez, numa idade "tardia" - tinha uns 15/16 -. Foi uma viagem que se mostrou alucinante, que me transformou, pois, todas as obras literárias têm o seu impacto... E, não obstante os últimos acontecimentos relacionados com a criadora de todo esse universo, a verdade é que ele reverbera com imensa positividade em todos os que se propõem a conhecê-lo...
    É, sem dúvida alguma, uma saga que tem imenso para oferecer. E acredito que relê-la, conforme os anos passem, nos molde de modos diferentes!

    Beijo enorme, Andreia! ♥
    LYNE, IMPERIUM BLOG //  CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És sempre uma querida! Muito obrigada *-*

      Não sei se foi o mais correto da minha parte ou não, mas optei por fechar numa caixinha toda esses acontecimentos só para não interferir com o real impacto desta obra. Porque acho que seria mesmo uma pena misturar contextos e permitir que nos estragasse as aprendizagens que fizemos. Harry Potter está inacreditável de bom e acho que vale a pena guardar cada mensagem positiva.
      Também acredito muito nisso

      Um grande beijinho

      Eliminar
  15. Só li e vi os primeiros 3 livros. Gostei da história porque muito original!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, está espetacular! E toca em aspetos mesmo pertinentes

      Eliminar
  16. Eu cá também me converti ao universo harry potter um pouco tarde. Ainda não li os livros, apenas vi os filmes, mas acredito que sejam obras de uma enorme grandiosidade. Um dia dedicar-me-ei porque acho que é uma história encantadora <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade, arrisca mesmo nos livros, vais adorar <3

      Eliminar

Enviar um comentário