PROJETO 642 // CARNE DE
PORCO À ALENTEJANA

Fotografia da minha autoria



Tema: A tua receita favorita


A comida tem sempre um traço emocional, porque há receitas que relaciono com pessoas, lugares e momentos. Por isso, nunca as dissocio das memórias que despertam do lado esquerdo do peito. Logicamente, assim que li o segundo tema de outubro para o projeto 642, que a Sofia - A Sofia World - partilhou connosco, a minha escolha foi imediata.

Carne de Porco à Alentejana, para além de ser uma das melhores iguarias desta vida, transporta-me para a minha infância, para o meu adorado Alentejo, para as noites ao ar livre, na Praça do Giraldo, em Évora, e para o aconchego singular que me faz sentir em casa. Embora raramente a reproduza, é simples de confecionar - sendo necessário marinar. E ficamos com uma opção de almoço ou de jantar deliciosa!

Uma curiosidade interessante é que este prato foi criado no Algarve, mas «parece que o cozinheiro que o inventou deu-lhe este nome porque a carne usada era de porco alentejano». Apesar da origem, é um clássico. Portanto, tenho esta receita do Pingo Doce que quero experimentar.


 INGREDIENTES 



  800 g
 de carne de porco aos cubos;
  3 dentes de alho picado;
  1 folha de louro;
  1 colher de sopa de massa de            pimentão;
  2,5 dl de vinho branco;
  2,5 colheres de chá de sal;
  100 ml de azeite;
  500 g de amêijoas frescas;
  2 colheres de sopa de coentros          picados;
  Batatas aos cubos.





 MODO DE PREPARAÇÃO 

1. Numa taça, tempere a carne com os alhos, o louro, a massa de pimentão, 1,5 colheres de chá de sal e o vinho branco;

2. Deixe marinar durante 60 minutos;

3. Coloque as amêijoas em água com 1 colher de chá de sal, durante os 60 minutos, para perderem a areia, lavando-as bem de seguida;

4. Numa frigideira, coloque o azeite a aquecer;

5. Quando estiver quente, frite a carne e vá mexendo até alourar;

6. Junte o líquido da marinada e deixe ferver;

7. Acrescente as amêijoas, mexa e tape a frigideira [2 minutos];

8. Sirva com os coentros picados e as batatas fritas aos cubos.


Qual é a vossa receita favorita?

Comentários

  1. A minha receita favorita é empadão de carne, faz-me lembrar muito a minha falecida avó materna que o fazia muitas vezes. Aproveitava a carne que sobrava de outras refeições e fazia empadão, era tão bom... Adorava.

    Também gosto muito de carne de porco à Alentejana, tenho comido com frequência :)

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria impossível não fazeres essa associação tão boa *-*

      Tenho que me aventurar a fazer cá por casa!

      Beijinho grande

      Eliminar
  2. Também adoro carne de porco Alentejana, é daqueles pratos pratos que me deixa sempre feliz e completa!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  3. Por acaso já marchava 🧡 Em Portugal comia muito nos almoços da empresa e acabei por enjoar, era sempre comida à farta hehe Mas agora fiquei com vontade de comer 😋😋😋

    ResponderEliminar
  4. Não sei cozinhar nenhum dos meus pratos preferidos e, curiosamente, um desses pratos é carne de porco à alentejana! 🤤


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  5. Gosto mais de outros pratos! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Já lá vão alguns anos ao certo não me lembro quanto são. Sei que são mais de 20. Em serviço fui à Vila de Fronteira-Alto Alentejo. Num restaurante almocei Carne de Porco Alentejana, nunca tinha comido nem nunca mais comi Carne de Porco Alentejana que me tivesse sabido tão bem como aquela. Voltei lá alguns dias depois. Fui almoçar ao mesmo restaurante, pedi Carne de Porco Alentejana, mas já não me soube tão bem como da primeira vez. Há sempre um porquê. Conclusão desse porquê. A gerência do restaurante era outra.

    Tenha uma boa noite e um excelente dia de Domingo Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que pena, mudaram a gerência e a experiência gastronómica. Assim é sempre um desconsolo :/

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  7. Claro que eu nunca comi mas me parece um prato muito saboroso
    Beijinhos e um ótimo domingo

    ResponderEliminar

  8. Ai amiga... eu não tenho um prato favorito... tenho muitos! hehehehehe
    Embora eu também goste muito deste prato, o me estômago tem a mania de discordar de mim... e diz-me para não o comer. É claro que algumas vezes lá o tenho de contrariar! hehehehe

    Gostei da foto da Praça do Giraldo, estive lá há muitos anos... e se não fosse pelas fotos que lá tirei e pelas que vejo na Net, já não me conseguia lembrar quão bonita ela é! (faz-me lembrar a Praça da República, em Viana do Castelo)

    Beijinhos gastronómicos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, há alturas em que é mesmo preciso :p ahahah

      Sou fascinada por aquela praça. Parece que está mais bonita sempre que lá volto. Sim, a verdade, a Praça da República também é um encanto

      Eliminar
  9. Que sim está mesmo com um bom aspecto de ser bastante bom, e não é assim muito dificel de fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Há muito que não faço essa bela iguaria. Gosto muito mas deixei de comer carne de porco.
    Kissssss
    (Obrigada pelas visitas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, sendo assim, também é natural que não a faça com regularidade :)

      Eliminar
  11. Não sei por que razão mas é um dos meus pratos favoritos. Remete-me para os bons tempos da minha infância e talvez seja por isso... 😋

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, talvez seja mesmo por essa associação. É tão bom *-*

      Eliminar
  12. Ai, adoro Carne de Porco à Alentejana!!!
    No que toca a escolher uma receita favorita, querida Andreia, sou uma gulosa, por isso não consigo recair apenas sobre uma :p
    Entre frango assado, massas, marisco, ai que fome que me estou a ter neste momento eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo bem o teu dilema. Apesar de ter escolhido com facilidade, a verdade é que acabei de agendar e lembrei-me de mais umas quantas receitas que poderia ter sugerido :p
      Aiii, adoro tudo!

      Eliminar

Enviar um comentário