MOLESKINE 2020 //
O MELHOR DE OUTUBRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Outubro. Este mês foi bastante sereno, com alguma nostalgia acumulada, porque dei por mim a relembrar eventos que tinham sempre representação nesta altura e o fim de semana maravilhoso que vivi, o ano passado, por Sintra. Ainda assim, teve apontamentos aconchegantes e muitas tardes iluminadas pelas velas que eu adoro. Além disso, abri, oficialmente, a época das leituras sob mantas, com a chuva a embalar.




O Nº1 da PORTUGALID[ARTE]: Este meu novo projeto ainda mal começou e já me proporcionou momentos de encher o coração. Desde o anotar de ideias até à sua escrita na revista, tem sido uma viagem bonita. E é claro que o retorno não me poderia ter deixado mais feliz, porque é mesmo gratificante perceber que há sempre alguém a dar-nos a mão, quase de olhos fechados, ajudando-nos a crescer e a estimular o nosso entusiasmo e a nossa dedicação. Por isso, o meu agradecimento será eterno. E prometo dar o meu melhor para não defraudar as vossas expectativas [podem ler o nº1 carregando na imagem da barra lateral].


Com imensa pena, não consegui marcar presença no aniversário da minha afilhada, mas, quando as circunstâncias forem favoráveis, aproveitaremos para matar saudades. A Liga dos Campeões regressou e, embora o primeiro resultado não tenha sido positivo, fiquei orgulhosa da prestação da equipa. Somos muito grandes: em talento e em caráter.




Apneia // Tânia Ganho: Esta obra literária conquistou-me pela capa lindíssima, mas contrastante com a dureza da mensagem que guarda no seu interior. Partindo do testemunho de várias mulheres, que partilharam as suas experiências de divórcios litigiosos e de idas aos tribunais de família e menores, somos confrontados por uma sensação de revolta e de angústia recorrente, atendendo a que evidencia problemas fraturantes da nossa sociedade - que, aparentemente, evoluída continua a falhar nos cuidados mais básicos. De quantas provas necessitamos mais para impedir tragédias? [Uma Dúzia de Livros // Outubro].

Princípio de Karenina // Afonso Cruz: É uma carta de amor escrita por um pai para a filha que não conhece, contando-lhe a sua caminhada desde a infância até à idade adulta, numa tentativa de minimizar a distância e a ausência. Este tom intimista, que nos leva aos confins do mundo, mais concretamente, à Cochinchina, permite desconstruir o silêncio, a deformação física, o medo do desconhecido e os preconceitos que nos limitam. Além disso, expõe a cegueira que nos impede de ver - e de apreender - o que se passa à nossa volta, muito por influência da nossa estrutura familiar, que tem o dom de nos abrir janelas ou de nos cortar as asas [The Bibliophile Club // Outubro].

O Comboio das Nove // Filipe Bacelo: A premissa cativou-me, sobretudo, por ser inspirada em factos reais. No entanto, confesso que o livro não me arrebatou, pois estava à espera de encontrar um relato mais profundo sobre temas tão importantes como a luta contra a dependência ou como a capacidade de perdoar. Há uma história de amor em estado puro, que alimenta a vontade de mudar, mas senti falta de uma contextualização maior, porque existem passagens que ficam um pouco perdidas na ação, acrescentando-lhe muito pouco. Além disso, o uso excessivo de reticências também não me deixou particularmente rendida ao ritmo da narrativa. O Comboio das Nove é um convite à perseverança, mas faltou-lhe explorar o lado mais sombrio da vida do protagonista, para que a força da resiliência e do amor assumisse outro impacto.

Sem Saída // Taylor Adams: A expressão «estar no lugar errado à hora errada» acompanhou-me durante grande parte da leitura. No entanto, ao refletir mais a fundo sobre a premissa, cheguei à conclusão que, se calhar, a protagonista estava mesmo no local certo. Porque, caso contrário, o desfecho poderia ter sido mais angustiante. Taylor Adams desenvolveu um enredo perigoso, cuja intensidade foi aumentando num ritmo desarmante, fazendo-nos questionar sobre os nossos limites. Além disso, alertando-nos para o rapto de crianças, faz-nos repensar sobre o quanto podemos confiar nas pessoas erradas. Com um final que entristece, é, ainda, uma demonstração de perseverança e de empatia.


O Meu Coração Só Tem Uma Cor // Joana Marques: Uma viagem pelas memórias e emoções que tão bem caracterizam a caminhada do Futebol Clube do Porto. Contando uma história por minuto, com direito a dois de compensação, senti-me a ser transportada para momentos e conquistas que me deixaram sem voz, com os nervos à flor da pele e com o lado esquerdo do peito a transbordar de orgulho. No entanto, também deambulei por recordações que apenas me passaram por testemunhos indiretos, porque ainda não era nascida para as ver a acontecer. Este livro é imprescindível para portistas, mas não exclusivo a quem tem o coração azul e branco. Com um relato que tem tanto de emotivo, como de humorístico, Joana Marques compilou 92 minutos à Porto, com a certeza de que a nossa mística não se esgota nestas páginas - venham mais.

Elza, Minha Luz // Almerinda Romeira & Edite Esteves: A missão deste livro é bastante clara, pois pretende alertar para a importância de estarmos atentos a «qualquer pequeno ou grande sinal» do nosso corpo. A partir do testemunho escrito de Elza, que faleceu aos 39 anos, vítima de um cancro fulminante, acompanharemos a evolução da doença e o impacto da mesma - quer na figura central desta obra, quer na família e nos amigos. Porque é sempre um sofrimento partilhado. Além disso, alternando entre uma vertente mais pessoal e uma componente mais informativa, estaremos perante uma homenagem a Elza, tão acarinhada pelos seus e pela aldeia algarvia que a viu nascer/crescer.

Seja o Que For // Miguel Araújo: A forma como observa o mundo fascina-me, uma vez que tem a capacidade de valorizar temas triviais, convidando-nos a desacelerar e a abstrair. Deambulando entre memórias, reflexões e contos de cordel, as suas crónicas têm simplicidade e humor. Em simultâneo, fazem-nos pensar na vida e nas pessoas. Levam-nos a olhar para dentro. E incentivam-nos a reencontrar-nos com aqueles grandes nadas que, afinal, significam tudo. Com o álbum Mingos e Os Samurais a tocar como música de fundo, é fácil perdermo-nos nas suas palavras e encontrarmos um propósito singular, sempre focado nos detalhes, que nos permite estabelecer uma ponte com a nossa jornada.

Luanda, Lisboa, Paraíso // Djaimilia Pereira de Almeida: O segundo romance da autora foi a minha estreia na sua obra e deixou-me encantada com o traço objetivo e doce das suas palavras; com a capacidade de, através de uma história simples, ter criado metáforas tão desarmantes e pertinentes. Porque, dentro destas páginas, vamos perceber como é que a esperança, o pessimismo, o desperdício e a redenção coabitam em equilíbrio, perpetuando uma série de acontecimentos sombrios, ternos e trágicos. Nesta travessia familiar, pesa-nos a indiferença, os sonhos que se perdem, as expectativas que se desmoronam com um sopro. Além do mais, é palpável a desorientação e o quanto uma amizade nos pode fazer renascer. Luanda, Lisboa, Paraíso é um livro duro, mas igualmente poético. E carregado de simbolismo.




3 Mulheres: A RTP tem tido uma aposta forte nas séries e este é mais um belo exemplar da qualidade desse investimento. Baseada em factos reais, a partir das biografias e da intervenção cultural e cívica da poetisa Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Vera Lagoa [pseudónimo de Maria Armanda Falcão], recordaremos os últimos anos do Estado Novo - 1961 a 1973 -, do início da Guerra Colonial à véspera da Revolução de Abril. Estas três mulheres, cujos percursos se cruzarão direta e indiretamente, assumirão um exemplo de coragem, combatendo contra a censura, a desigualdade, a desvalorização do género feminino e os estereótipos. Ao fazerem-se valer dos seus talentos e causas, procuram construir um futuro mais justo, no qual a verdade e a liberdade não sejam condicionadas. Com traços cómicos e intensos, na medida certa, há reencontros que nos permitem recomeçar.

Leviano: A primeira longa metragem do luso-canadiano Justino Amorim apresenta uma premissa interessante, porque há um crime controverso e um desaparecimento propositado que nunca foram resolvidos. Embora explore temas de máxima importância, como a procura por aprovação, os excessos, as relações sexuais não consentidas, o impacto de uma família disfuncional e das expectativas elevadas e os vícios que se alimentam para colmatar vazios, não achei o filme surpreendente. Aliás, algumas cenas pareceram-me desconexas e forçadas, sendo pouco relevantes para o desenvolvimento da ação - e do mistério. Ainda que nos confronte com os nossos limites, com aquilo que estamos dispostos a fazer por um sonho e pelas loucuras que cometemos para chamar à atenção, não tenho a certeza de ter compreendido bem a sua mensagem.


A terceira temporada de Absentia já está a ser exibida no AXN e regressou mais intensa e desconcertante que as anteriores. Em episódio duplo, sinto que merecia passar noutro horário que não domingo, perto da meia-noite. Na última semana, comecei também a acompanhar The Head.




Lançar Um Projeto: Do Entusiasmo ao Receio: O coração palpita sempre mais rápido, quando estamos a um passo de percorrer uma rota distinta, a tomar uma decisão mais séria ou a arriscar num conteúdo e/ou projeto novo. Porque tudo aquilo que nos atira para fora da nossa zona de conforto parece assustador e faz com que as nossas emoções oscilem, alternando entre a dúvida e o arrebatamento de explorar registos e temas pouco frequentes. Mas acredito que é este limbo que transforma a viagem em algo memorável [podem ler a publicação completa aqui].

Até Que Ponto Queremos a Verdade nas Redes Sociais?: As redes sociais podem ser um falso espelho. Porque há filtros e as partilhas nem sempre correspondem à verdade dos bastidores. No entanto, numa altura em que se clama tanto pela autenticidade daquilo que se publica, questiono-me se as pessoas procuram mesmo essa transparência ou se é apenas mais uma maneira de ficarem bem vistas [publicação aqui].

O Que Colocaria na Minha Caixa de Sapatos: Este exercício foi, naturalmente, hipotético. Contudo, optei por objetos que, para além do seu valor sentimental, pudessem identificar-me. Se, um dia, abrissem a minha caixa, gostaria que me reconhecessem. Porque era sinal que nunca deixaram de me procurar. E que as minhas pegadas tiveram propósito. Assim, no seu interior, encontrariam 18 compartimentos [aqui].

Como é Que os Blogues nos Preparam Para o Mundo?: O conceito interdisciplinar fez-se sempre sentido, porque os nossos conhecimentos não vivem em compartimentos isolados. Há meios em que essa dinâmica é mais clara, proporcionando-nos uma análise mais aprofundada das informações que vamos reunindo. E comecei a pensar sobre o quanto esta plataforma nos prepara para o mundo [publicação completa aqui].

Storyteller Dice // Nome de Código: A minha mala esconde um segredo. Inofensivo, indecifrável, indetetável a olhares alheios. Porque transporta o nosso nome de código, que nos acompanha desde a infância. Afinal, sermos os inadaptados deu-nos algumas armas que ninguém esperava. É por isso que, hoje, cremos nós, não são capazes de desvendar o nosso paradeiro. Mas nós continuamos por perto e em permanente comunicação, no entanto, sempre cautelosos [aqui].




Chocolate Negro com Recheio de Menta: O After Eight é um dos meus chocolates favoritos, porque combina dois sabores incríveis - chocolate e menta. Mas também não recuso outras alternativas que os privilegiem, por isso, este Fusion já conquistou o meu coração.


Bolo Naked de Caramelo Salgado: Há uns tempos, ficamos de olho num dos bolos da confeitaria Amigos do Doce, porque estava com um aspeto delicioso. E, recentemente, tivemos a oportunidade de experimentar este Naked, que é só divinal! Com massa de Pão-de-Ló, base crocante e mousse de caramelo salgado, tive receio que fosse enjoativo, tenho de confessar, mas estava tudo na proporção certa. Uma autêntica delícia!


Com o tempo a arrefecer, não dispenso a companhia do meu chá de jasmim. Mas ando sempre à procura de novas infusões para experimentar.




No Dia Mundial da Saúde Mental, Esta é a Minha Realidade: Através de um percurso franco - e inspirador -, a Carolina partilhou um texto pessoal sobre um tema que ainda é tão delicado e que, também por isso, merece toda a nossa atenção. Sempre acreditei no poder dos testemunhos na primeira pessoa, porque nos aproximam e permitem compreender melhor as implicações de determinado problema/condição/doença. E é bom sentir que, apesar de todos os receios, ainda há quem use as suas plataformas para dar voz a assuntos tão importantes [podem ler o texto aqui].

Ensaia Comigo: Quando assistimos a um concerto, estamos a usufruir da fase final de um trabalho desenvolvido durante meses. Partindo dessa premissa, Boss AC convidou outros artistas, de vários géneros musicais e gerações, para nos mostrarem os bastidores, que correspondem aos ensaios. Num formato original, promovem o encontro musical e a «celebração da música e do que os une enquanto artistas». Além disso, desconstroem a ideia de que sai tudo bem à primeira e o estigma que paira, por exemplo, sobre a música popular. E colocam-se à prova, porque interpretam temas que os fazem sair da sua zona de conforto. Pelo meio, há muita conversa, picardias imprevistos e improvisos.




Num mês de outubro tranquilo, que convidou a programas descontraídos e aconchegantes, o meu gira-discos imaginário fez-se acompanhar de seis álbuns extraordinários: Sem Palavras, Cem Palavras [Homem em Catarse], AMOR'FATI [Lhast], Cabrita [Cabrita], Cidade de Sal [mema.], Primavera [Irma] e Intacto [Vatsun]. Para complementar esta experiência melódica, criei uma nova playlist mensal onde cabe o mundo inteiro.


A Surpresa: Os Meus Amigos 🎧 Melhor Duo: Did It All Again 🎧 
A Diferentona: Fala Bonito 🎧 As Favoritas: Lonely, Viagem 
São Paulo 🎧 Artista Revelação: Nena




Desta Para Melhor: Esta expressão é sempre associada a uma conotação negativa. No entanto, Diogo Faro pretende quebrar a tendência e descobrir uma perspetiva mais otimista. Deste modo, contará com a presença de convidados, para conversas que, a julgar pelos episódios disponíveis - Capicua, Rita Blanco e Dino d'Santiago - nos farão refletir sobre temas de máxima importância para a nossa sociedade.

Conversas de Miguel: Pedro Teixeira da Mota e Carlos Coutinho Vilhena já são dois nomes de peso na comédia, em Portugal. Uma vez que estou atenta ao percurso de ambos, é bom tê-los juntos, num formato que me parece ter tudo para nos conquistar. Numa conversa «de miúdos», que pode descambar, a boa disposição e a pertinência estarão garantidas.

Morrer a Rir - Roast ao Cancro: O Tiago André Alves foi diagnosticado com cancro. E, enquanto doente oncológico, propôs-se a um Comedy Roast, com o intuito de, também, angariar fundos para o IPO de Lisboa. Para tal, convidou um grupo de comediantes, que «tiveram carta branca para dizer aquilo que muito bem lhes apeteceu sobre os intervenientes, o Tiago e a sua doença». O espetáculo aconteceu no dia 21 de março de 2018, no Cinema S. Jorge, e, recentemente, foi disponibilizado no Youtube, proporcionando a oportunidade de [re]ver o que se passou naquele palco. Durante pouco mais de duas horas, todas as barreiras foram quebradas, culminando num momento introspetivo e desarmante, atendendo a que convém estarmos bem resolvidos, caso contrário, encararemos cada piada como uma ofensa. Talvez seja necessária alguma coragem, mas sinto que, acima de tudo, é uma forma saudável de viver - mesmo que a luta aparente estar perdida [publicação completa aqui].




Observar o copo meio cheio nem sempre é intuitivo. E, numa altura em que a nossa realidade nos deixa em constante estado de alerta, fazendo oscilar o nosso lado mais positivo, em outubro senti-me grata por...

... Saber que os meus estão bem e seguros.


... Todo o retorno em relação à revista.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. O meu Outubro foi um bom mês, regressei - finalmente - à escrita, já tinha muita vontade de escrever, dediquei-me à leitura de ebooks e o meu blogue fez 7 anos :) Devido à pandemia não fiz viagens, mas foi um mês aconchegante, a pôr filmes em dia.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que maravilha! Isso é uma ótima novidade :)
      Deu para aproveitar de outra maneira

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Mais um mês a terminar, até parece impossível!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  3. Um mês recheado. Aproveito para desejar um otimo mes de outubro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isa! Um excelente mês de novembro também para si

      Eliminar
  4. Tiveste um belo mês! Que novembro seja ainda melhor! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. Andreia teve muitas coisas boas, Outubro foi bem legal pra você, que Novembro venha muito mais bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  6. Para mim não foi especial nem desastroso, foi normal. Motivo pelo qual do mês de Outubro não me queixo.
    Fantástica a sua publicação. Para além da boa mísica, até tem guloseimas para deliciar os visitantes/comentadores. Pelo aspeto não me parece que o bolo esteja enjoativo. Eu direi, mesmo sem o provar, deve estar uma delicia.

    Com os seus deliciosos bolos. Bom fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero que saiam daqui satisfeitos e uma guloseima sabe sempre bem :p
      Aquele bolo é mesmo uma delícia!

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  7. Outubro foi um mês muito comprido como sempre mas cheio e intenso🧡 Adorei a série 3 Mulheres e já estou com saudades🧡 Também vi o filme Leviano e fiquei com a mesma impressão... apesar do elenco ser excelente. Ai esse bolo deixou-me com água na boca 😋🥰
    E sim, ver o copo meio cheio é meio caminho andado para encarar bem a vida 🧡🧡🧡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de confessar que senti outubro a passar num sopro :o
      Está uma série extraordinária, com um elenco e uma mensagem de luxo. Adorava que fizessem uma segunda temporada.
      Sim, sem dúvida, o elenco é fantástico, mas sinto que o argumento deixou um pouquinho a desejar.
      Não quero meter nojo, mas é uma delícia ahahah

      Eliminar
  8. Outubro e Novembro são sempre meses de nostalgia para mim. Este ano tem sido bastante sereno, também para mim. O que me mata mesmo são as saudades dos meus pais.

    ResponderEliminar
  9. O meu outubro foi um pouco mais recatado.

    Tenho muita pena, que a série 3 Mulheres não passe na TV alemã. Sou uma grande admiradora da POESIA de Natália Correia.

    As fotografias, como sempre, um mimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma pena, porque a série está incrível!

      Muito obrigada, Teresa

      Eliminar
  10. Que tives-te um mês cheio de coisas boas e cheio de bons momentos, espero que o novo também o seja
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. A sua risada é a chave que
    nos tirar do sério.
    Um beijo, de orelha a orelha.

    ResponderEliminar
  12. Já vi que foi um mês bastante recheado, especialmente de leituras. Fiquei muito curiosa para ler o Princípio de Karenina e o Apneia.
    Beijinhos ;)

    http://sixmilesdeeper.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. O meu Outubro teve de tudo um pouco, desde a ansiedade ao medo, o sentimento de estar sozinha, porém, senti-me amada e feliz.
    Tenho mais esperanças em Novembro, é o meu mês, por isso, desejo que sejamos felizes a triplicar <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «[...] porém, senti-me amada e feliz». Ainda bem que houve algo a equilibrar. Fico mais descansada, coração *-*

      Há-de ser maravilhoso. Mereces <3

      Eliminar

Enviar um comentário