O PODER DAS ILUSTRAÇÕES

Fotografia da minha autoria



«Ver para além do óbvio»


As histórias podem ser contadas de várias maneiras. Por isso, acredito que, quanto maior for o número de possibilidades, mais o nosso imaginário será estimulado, até porque seremos incentivados a explorar distintos níveis de interpretação. Portanto, sempre que abro um livro, permaneço atenta a cada detalhe. E à mensagem que ultrapassa o texto.

O primeiro contacto que temos com as obras literárias, quando ainda não sabemos ler, é através das ilustrações. E entristece-me um pouco a desvalorização feita sobre esse investimento, recorrendo a comentários que colocam em causa aquela leitura. No entanto, a criança está mesmo a fazê-la. Está a ler as imagens e a atribui-lhes um sentido. E, mais, a partir daí são capazes de criar outros enredos, outras problemáticas e outras personagens. Porque não têm palavras a orientar a construção, proporcionando-lhes uma liberdade maior. Da mesma forma como, a partir de uma certa altura da nossa vida, preferimos não ver a adaptação cinematográfica, porque elaboramos uma imagem da narrativa, enquanto pequenos leitores ficamos fascinados pelas inúmeras portas que podemos abrir naquele desenho, porque não há só uma interpretação possível.

As ilustrações são, então, ferramentas valiosas, sobretudo, quando as relacionamos com a literatura. Embora não seja um requisito obrigatório, fazem toda a diferença. Assim, quais são os seus poderes?

O UNIVERSO IMAGINATIVO
A criança vê as imagens antes de ver as letras. Além disso, como o seu pensamento abstrato ainda está em formação, é importante garantir que lhe são disponibilizados mecanismos que as permitam explorar a leitura por processos semióticos. Deste modo, serão capazes de passar, gradualmente, da leitura pictórica para a verbal, aprendendo a articular ambas. Tendo em conta que as imagens conversam com quem as observam - criança, adolescente ou adulto, faço a ressalva -, são um excelente ponto de partida para o mundo encantado da nossa imaginação.

OUTRO PONTO DE VISTA
Há exceções, como seria de esperar, mas é natural que o texto e as ilustrações sejam criados por pessoas diferentes. Logo, a mancha gráfica, que dependerá da visão criativa do artista, poderá revelar outro ponto de vista sobre o enredo, uma vez que representará elementos específicos, apelando ao nosso sentido crítico e artístico. Visto que o ilustrador terá uma intimidade maior com o texto, acabará por fazer sobressair a sua interpretação dos factos/das personagens.

A ORIENTAÇÃO
Transportando-nos para micro contos, pode complementar o que está escrito ou trazer novidades. Posto isto, o ilustrador aumentará os significados que a mensagem reserva. É fundamental que as duas partes façam sentido e que se estabeleça uma ponte entre o texto e a imagem. Porém, é sempre vantajoso quando se incluem pistas subtis ou novos elementos, encaminhando-nos para um infinito mundo de possibilidades.

CAPTAR A MENSAGEM
As palavras têm um peso incalculável e podem colar-se à nossa pele. Ainda assim, a imagem tem a capacidade de nos guiar para esse resultado de um modo mais imediato, até porque retemos a componente visual com outra rapidez, mantendo-a na nossa memória por mais tempo.

A CARGA AFETIVA E EMOCIONAL
As ilustrações despertam sensações. Porque há movimento, há silhuetas, há contextos desenhados. Nós lemos e imaginamos determinado cenário e, depois, vêmo-lo exposto em técnicas, perspetivas e cores próprias. E isso não só atribui sentido à nossa curiosidade, como também desperta esta componente mais sentimental, até porque temos esse complemento.

As ilustrações têm sempre um objetivo, alimentando novos sentidos. Apesar de ler mais livros em que elas não estão presentes, reconheço-lhes potencial, porque guardam mundos infinitos dentro dos seus traços. E porque podem potenciar «as aspirações do leitor». Sem desvalorização, permitamo-nos abraçar esta arte, pois ajuda a reproduzir aquilo que nem sempre resulta por palavras. Em simultâneo, estabelece conexões. Estrutura o pensamento. Aproxima quem lê. E concede espaço para que cada um torne a história mais à sua imagem.

Comentários

  1. As ilustrações são muito importantes para estimular a criatividade. Por vezes ainda gosto de ver os meus livros da infância, quase nem preciso de ler nada porque as ilustrações dizem tudo. :)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo! É tão bom mergulhar nessa realidade através das imagens *-*

      Eliminar
  2. Também concordo que as ilustrações são mesmo muito importantes 😉

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Adoro :) Ha imagens que valem mesmo mais do que mil palavras (acabei de escrever isto no post que vai sair hoje) <3 É por estas e por outras que adoro receber postais do postcrossing <3 Fico encantada com as suas ilustracoes, ate dos selos <3
    E sim, mesmo ainda nao sabendo ler, desde pequenino que o Louis ja vai contando historias atraves das ilustracoes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As ilustrações abrem-nos portar para outros mundos e outras interpretações. É tão bom *-*
      Isso é tão incrível!

      Eliminar
  4. DEPENDE DAS ILUSTRAÇÕES.
    Algumas têm grande potencial, tal qual, como as tuas fotografias, que tanto me encantam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, como em tudo na vida. Mas, de um modo geral, as ilustrações têm sempre mensagens associadas, não são algo vazio :)
      Muito, muito obrigada!

      Eliminar
  5. Há sempre mesmo alguma ilustração que para nós tem um segnificado, mas para outras nem sempre
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como nas histórias, acabamos por fazer diferentes interpretações. E há sempre ilustrações que nos tocam mais do que outras

      Eliminar
  6. Sem dúvida que as ilustrações são muito importantes e ajudam a passar a mensagem...

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. as palavras podem abrir margens para muitas possibilidades de interpretações, e as imagens também! quando isso acontece, para além do óbvio, é que surge a verdadeira magia da comunicação. há mais valor, para mim, qualquer tipo de arte que sirva como uma ponte de acesso irrestrito aos questionamentos!

    ResponderEliminar
  8. As ilustrações são mesmo muito importantes num livro, não sei se concordas mas todos os livros deviam ter algum tipo de ilustrações, mesmo aqueles que não são supostos!
    Imagina-te a ler um daqueles grandes livros e de repentes viras uma página e encaras uma ilustração... era surpreendente.
    Os meus filhos bem antes de saberem ler, sabiam contar histórias ao observar as ilustrações em cada página que viam!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Podiam ser apenas em algumas páginas específicas, onde sentissem que esse complemento visual enriqueceria a leitura.
      Verdade, seria espetacular *-*
      Isso é tão bom, até porque estão a desenvolver imensas competências

      Eliminar
  9. As ilustrações tal como o texto permitem dar asas à imaginação. Não concordo muito com a Sandra C. Acho que as ilustrações só devem existir quando faz sentido e trazem valor acrescentado :) Há livros em que não. As ilustrações só criariam confusão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dependeria sempre da abordagem. Se a ilustração acompanhar a ideia, acho que faz todo o sentido

      Eliminar
  10. Isto tudo é tão importante. Este ano li vários livros infantis e deparei-me com toda uma nova forma (esquecida) de ver as coisas. Já me tinha esquecido do maravilhoso mundo da literatura infantil e que é muitas vezes desvalorizado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A literatura infantil tem um peso tão positivo, mas, infelizmente, continua a ser desvalorizada, como se fosse uma leitura menor

      Eliminar

Enviar um comentário