COMO É QUE OS BLOGUES NOS PREPARAM PARA O MUNDO?

Fotografia da minha autoria



«Assim é a vida: interdisciplinar»


O conceito interdisciplinar fez-se sempre sentido, porque os nossos conhecimentos não vivem em compartimentos isolados. Pelo contrário, coabitam em permanente vínculo, influenciando-se e estabelecendo uma ponte entre várias áreas - pessoais e de formação. Por isso, acredito que podemos adequar as aprendizagens e aplicá-las em indistintos contextos, porque não são exclusivas de determinado caminho. Só precisamos de evidenciar e valorizar esse caráter tão transversal.

Há meios em que essa dinâmica é mais clara, proporcionando-nos uma análise mais aprofundada das informações que vamos reunindo. E, ao elencar as vantagens de ter um blogue, comecei a pensar sobre o quanto esta plataforma nos prepara para o mundo. Sou apologista de que viver em rede é muito redutor, porque, quando desligamos os nossos dispositivos, o que nos impulsiona não está tanto lá dentro, mas no que nos rodeia. Apesar disso, é inegável que nos permite alcançar ferramentas imprescindíveis, que podemos utilizar no nosso quotidiano - quer no ambiente profissional, quer nas nossas interações sociais.

Certamente, haverá outros aspetos a ressalvar. Porém, opto por destacar os cinco que considero prioritários e, até, mais evidentes.

AFIRMAR A NOSSA IDENTIDADE
Começamos por tentar encontrar o nosso nicho e, depois, afirmamo-nos através e para além dele. Porque descobrimos qual a voz que queremos ter nas e fora das redes e qual o alcance que temos. A partir do momento que estamos seguros da nossa identidade, somos capazes de definir aquilo que se adequa a nós, de dizer não e de compreender que não temos de nos diminuir para caber nos sonhos e ambições dos outros.

ADEQUAR O DISCURSO
Porque, mediante as partilhas que pretendemos fazer, sabemos que tipo de linguagem utilizar e o grau de seriedade, informação e entretenimento que devem conter. E isso ajuda a perceber que, no nosso quotidiano, também devemos adequar o discurso, uma vez que encontraremos públicos distintos a requerem diferentes abordagens, para que a comunicação seja percetível e sem intenções secundárias.

EXPOR AS NOSSAS IDEIAS COM PROPRIEDADE
Não com o intuito de as impormos aos outros, mas com o propósito de conversarmos sobre elas, de um modo fundamentado e claro. Porque começamos a gerir melhor o que é importante de partilhar e o que se torna ruído para a compreensão da mensagem. Além disso, percebemos que, agindo pela verdade, todos temos o nosso lugar e que não há razão para nos retrairmos. Respeitando o espaço individual, todos temos ideias que merecem ser ouvidas, logo, apenas necessitamos de ter sensibilidade para ver qual é a melhor oportunidade para o efeito.

FILTRAR O QUE QUEREMOS PARTILHAR E VER
Da mesma maneira nem tudo nos interessa, também não sentimos necessidade de expor cada detalhe da nossa vida. Vamos recebendo imensos estímulos, contudo, adquirimos mecanismos de defesa suficientes, que nos ajudam a perceber se ultrapassam os nossos limites. Em simultâneo, como queremos aproveitar melhor o nosso tempo, não desperdiçamos energia com aquilo que não nos acrescenta. E, se a privilegiarmos, esta abordagem é transversal à nossa postura offline.

LIDAR COM AS CRÍTICAS E A REJEIÇÃO
A partir do momento em que temos uma plataforma pública, estamos sempre sujeitos a receber críticas. No entanto, se forem construtivas, ajudam-nos a crescer. Num plano similar, compreendemos que não agradaremos a todos e que nem todos os que nos leem participarão nos nossos projetos. E isso é perfeitamente natural, portanto, quanto mais depressa o aceitarmos, menos angustias nos incomodarão. No início, poderá não ser intuitivo, até porque há um entusiasmo que nos molda, mas, depois, encontraremos um certo conforto nesta aprendizagem. Estar em exposição, tendo uma caixa de comentários disponível, prepara-nos para o facto de nem todo o retorno ser favorável, fortalecendo-nos.

Comentários

  1. Excelente post 🧡 Foste de encontro ao que eu penso sobre este nosso mundo dos blogues 💛 É por isto que não desisto do meu cantinho 🥰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida 💛
      Sinto mesmo que somos capazes de retirar inúmeras aprendizagens das nossas plataformas, tornando-as transversais a outras áreas da nossa vida

      Eliminar
  2. Esta tua publicação veio mesmo a propósito, já que hoje o meu blogue faz 7 anos. Fez-me reflectir bastante. Obrigada.

    Beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que coincidência tão boa *-*
      Muitos parabéns por estes 7 anos fantásticos. Que venham mais!

      Eliminar
  3. Concordo e gosto da tua reflexão.
    No meu blogue exponho um lado de mim que muita gente não conhece e que não adapto no meu dia a dia, mas que não renego e que me dá um grande gozo.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Magui!
      É maravilhoso quando, através das nossas plataformas, podemos explorar outros lados da nossa identidade.

      Eliminar
  4. Uma boa reflexão que acabas de fazer!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida uma reflexão com a qual me identifico! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog da Alice Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico de coração cheio com este retorno. Muito obrigada *-*

      Eliminar
  7. Lidar com as críticas e a rejeição. Nos Blogues que estou seguindo, costumo comentar em conformidade com o texto que leio. Tendo o cuidado de não confundir alhos com bugalhos. Posso não concordar. Todavia, a liberdade de poder comentar, não me dá o direito de ser ofensivo. Se o for cabe ao administrador do Blogue eliminà-lo ou igorá-lo da forma que melhor entender!

    Boa noite e um excelente fim de semana desejo para si Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Críticas construtivas são sempre bem-vindas e acho mesmo interessante quando, na caixa de comentários, se conseguem estabelecer diálogos e debates que nos enriquecem. Agora, naturalmente, não pode faltar respeito mútuo.

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  8. Que reflexão mais boa de ler, claro que acabas mesmo de dizer tudo,
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Já tinha saudades de te vir ler :).
    Tudo verdade neste post. Eu ainda acrescentaria o desenvolvimento de competências de escrita. Escrever num blogue melhora o nosso lado formal e informal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom *-*
      Sim, também é uma competência que desenvolvemos com outra profundidade. Tenho a certeza de que não escreveria desta forma, caso não tivesse o blogue. Embora a escrita faça parte da minha vida desde cedo e adore dedicar-me a esta paixão, ter uma plataforma onde a privilegiemos acaba por nos fazer assumir um compromisso.
      Assino por baixo!

      Eliminar
  10. Os blogues têm muito para nos oferecer e os aspetos que mencionaste são, sem dúvida, alguns dos mais fundamentais. Considero que ter um blogue (mais ou menos ativo) me ajudou bastante a nível pessoal.
    Gostei imenso desta publicação 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito mesmo que sim, até quando não conseguimos publicar com a frequência desejada, porque compreendemos que há alturas em que precisamos de priorizar outras componentes da nossa vida :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  11. Não podia concordar mais com o quarto ponto que referes aqui! Aprendemos a filtrar o que nos interessa e decidimos que batalhas travar e gastar a nossa energia. Quanto ao último ponto, é pena que haja pessoas que não saibam o significado de crítica construtiva e ficam-se pela palavra "crítica". Por detrás de um teclado e de um ecrã é muito fácil destilar ódio gratuito e as pessoas focando-se apenas numa palavra, infelizmente, é "meio caminho andado" para que haja aborrecimentos.

    Continua com estas tuas reflexões que, dentro da minha disponibilidade, vou continuar a estar por aqui!

    Beijinhos,
    Ricardo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, também definimos melhor as nossas batalhas, porque compreendemos aquilo que merece ou não a nossa energia. E esse crescimento é espetacular!
      Atrás de um ecrã, são todos muito fortes, mas não diriam metade, caso tivesse que o fazer olhos nos olhos e tenho mesmo pena que as pessoas [não todas, felizmente] não entendam a diferença entre crítica construtiva e ataque gratuito. Não faz qualquer sentido destilar esse ódio.

      Muito obrigada!

      Eliminar
  12. Uma excelente reflexão e analogia. É bem verdade aquilo que referes aqui, tanto relativamente à blogosfera, como redes sociais e ainda pequenos e médios negócios online :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida! Sinto que podem ser aprendizagens transversais, sem dúvida

      Eliminar
  13. O mundo da blogosfera é fascinante. A partilha de conteúdo, de vivências e gostos é algo que me deixa maravilhada e sempre com vontade de partilhar mais e mais. É certo que há contras, mas é como tudo na nossa vida, saber filtrar o que partilhar e o que é bom deixarmos para nós.
    Dou por mim a aprender com os meus leitores, a sorrir com um simples comentário carinhoso, a entender outras formas de viver e também a sentir as dores dos outros, tudo isto me faz crescer e é na escrita e na leitura que me encontro e me conheço mais um bocadinho.
    O mundo dos blogues é um mundo especial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiraste-me as palavras da boca, minha querida! Porque sinto que é mesmo isto. Pertencer à blogosfera é maravilhoso, quer pela aprendizagem, quer pela partilha *-*

      Eliminar

Enviar um comentário