THE BIBLIOPHILE CLUB // OUTUBRO

Fotografia da minha autoria



Tema: «Se eu li isto, também deveria ler...»


A minha admiração por Afonso Cruz é tanta, que arrisco na sua obra sem precisar de qualquer referência. Porque conquistou-me à primeira frase. E é este vínculo emocional que torna a experiência mais estimulante, aumentando a minha vontade de ler todos os seus livros. Portanto, quando o The Bibliophile Club partilhou o tema para outubro, o meu pensamento foi: se já li alguns da sua autoria, então, tenho de abraçar o único que me falta descobrir - dos que tenho cá em casa.

«Havia breves e raros momentos em que a nossa casa sorria» [p:20]

Princípio de Karenina é uma carta de amor escrita por um pai para a filha que não conhece, contando-lhe a sua caminhada desde a infância até à idade adulta, numa tentativa de minimizar a distância e a ausência. Este tom intimista, que nos leva aos confins do mundo, mais concretamente, à Cochinchina, permite desconstruir o silêncio, a deformação física, o medo do desconhecido e os preconceitos que nos limitam. Além disso, expõe a cegueira que nos impede de ver - e de apreender - o que se passa à nossa volta, muito por influência da nossa estrutura familiar, que tem o dom de nos abrir janelas ou de nos cortar as asas. E não deixa de ser angustiante perceber como estas marcas nos impedem de alargar horizontes, perpetuando uma herança que não ambicionamos, mas que assumimos como uma verdade absoluta, porque crescemos naquele ambiente. Assim, é percetível que devemos educar, no máximo alertar para o perigo, mas nunca impor a nossa forma de estar.

«O meu pai, sei disso hoje, resumia-se a uma palavra: medo» [p:37]

Esta narrativa é feita de escolhas e de arrependimentos que se tornam quase palpáveis, porque o discurso do protagonista é extremamente honesto, incentivando-nos a refletir sobre a solidão, a intensidade dos nossos sentimentos e emoções e, inclusive, sobre a medição da felicidade. Até que ponto é que é indicado fazê-lo? Qual o resultado dessa tentativa? Será que existe mesmo uma escala? Deambulando por uma série de memórias, começamos a olhar para dentro, a fugir do isolamento em que nos acomodamos e a procurar perceber quem somos, quem desejamos ser e que rumo queremos para a nossa vida. Uma vez que o destino consegue sempre reservar-nos um apontamento de ironia, é nesta viagem introspetiva, que nos faz sentir o mundo para além das nossas fronteiras, que compreendemos o quanto o amor é tão desarmante.

«É isto, não é? Não percebemos o lugar onde vivemos 
porque estamos encerrados nesse mesmo lugar» [p:96]

O medo pode ser paralisante - e imaginem o que seria temer tudo o que é estranho ao nosso contexto -, mas, quando nos permitimos desagregar da manipulação de terceiros, descobrimos a nossa verdade. Através de uma história simples, mas a transbordar de lições preciosas, acompanharemos um pai a redefinir-se, a construir pontes na diferença e a validar o sentimento mais poderoso que nos palpita no peito, aceitando o outro e tudo aquilo que aprendeu a rejeitar, porque não traria benefícios. Em simultâneo, recuperando a perceção de que o núcleo familiar pode ser disfuncional, assume um caminho de redenção.

«Com a alegria, todos riem de maneira semelhante, mas, face 
ao sofrimento, a atitude é quase sempre uma surpresa» [p:115]

Princípio de Karenina, com a sua escrita poética, explora a suplantação da maldade, a pluralidade da condição humana e as imperfeições que criam variedade. Deixando-nos sempre com uma sensação de nostalgia, é um livro que nos desperta, que nos comove e que nos faz analisar os nossos limites - emocionais, mentais e geográficos.

«Fiquei atento à tua chegada ao avião para ver se o teu 
rosto correspondia ao que sonhara e imaginara» [p:176]


// Disponibilidade //
Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada ♥

Comentários

  1. Nunca li nada do autor, mas deixaste-me muito curiosa para ler este livro. Vou levar a sugestão para a minha lista.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Olá Andreia!
    Não conhecia o autor mas ao ler o post suscitou-me curiosidade em ler este livro, em particular. Obrigada pela partilha.
    Boa semana

    https://sosweetgirlythings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que sou suspeita, mas é um autor que vale muito a pena conhecer. Aconselho :)

      Eliminar
  3. Mais uma excelente sugestao :) De cada vez que falas neste autor fico ainda mais curiosa por ler livros dele :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca li, mas vou tomar nota da dica.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Estava muito indecisa na primeira leitura que faria de Afonso Cruz. Acabei por comprar "O Pintor Debaixo do Lava-Loiças" e vou ler agora em Novembro para o #umportuguêspormês + Ler Os Nossos (@amulherqueamalivros).
    Apesar de ainda não ter lido nada do autor, já tenho a minha wishlist cheia de livros dele, incluindo este de que falas na publicação, pois todas as sinopses me cativam e acho que vou adorar ler Afonso Cruz 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compraste um dos meus livros favoritos do Afonso Cruz *-* espero que gostes!
      Fico sempre rendida à sua capacidade de contar histórias, é incrível

      Eliminar
  6. Nunca li nada de Afonso Cruz.

    Continuação de boas leituras.

    ResponderEliminar
  7. Parece ser bastante interessante!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  8. Nunca li nada dele, mas parece ser muito interessante. Bjinho

    ResponderEliminar
  9. Força e boa disposição. Para melhor ser a leitura. Viajando nas páginas dos livros que nos conduzem a, alguns, lugares onde nunca se irá fisicamente. O que não deixa de ser fascinante.

    Continuação de boa semana Andreia.

    ResponderEliminar
  10. Ainda não tinha ouvido falar desse livro nem conhecia quem o escreveu, mas parece ter uma história bem interessante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Que vergonha, tenho andado sem paciência para ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alturas em que a nossa predisposição não combina com a literatura, faz parte

      Eliminar
  12. Fiquei curioso. Adoro estas partilhas.
    Bem-hajas, tudo de bom!

    ResponderEliminar
  13. Não conheço este autor mas deixaste me curiosa com as tuas partilhas
    beijinhos
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Até me senti inspirada a escolher de que livro falar para o tema de outubro eheh
    Estou para ler Afonso Cruz há imeeeeeeeeenso tempo. E é junto de ti que essa vontade aumenta. Tenho mesmo de o explorar, não consigo ficar indiferente ao modo como o mencionas, de verdade!
    Esta história parece-me daquelas com as quais criaria uma ligação profunda, imensamente empática. Talvez, comece por ela!

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG //  CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem querer pressionar, mas pressionando, lê, por favor. Sinto que Afonso Cruz te irá conquistar *-*
      É uma história aparentemente simples, mas o traço emocional é maravilhoso. Embora seja suspeita, porque adoro sempre os livros do autor, acho que vale mesmo a pena.

      Eliminar

Enviar um comentário