Doce ou salgado q.b. #6


«Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial», Sayonara Ciseski


O verão está a chegar e as pessoas começam a preocupar-se mais com a alimentação, por isso, e como não quero que faltem receitas que sustentem a «operação biquíni 2015», decidi partilhar algo extremamente saudável e que nos permitirá ficar em forma: salame de chocolate! Brincadeira à parte, até porque precisamos de tudo um pouco desde que não seja em exagero, é das sobremesas mais simples e rápidas de serem feitas - além de que sabe bem em qualquer altura. Só desta vez, vamos esquecer as calorias. E para que a consciência não pese comemos só uma fatia. Prometo que a seguir fecho a gaveta da doçaria e vamos todos correr durante uma hora e fazer sequências de abdominais, flexões de braços, agachamentos e saltos de canguru. Parece-vos bem? 


Salame de chocolate

Ingredientes:
- 100g de manteiga;
- 100g de açúcar;
- 100g de chocolate em pó;
- 1 ovo;
- 200g de bolacha Maria.

Preparação:
- Passar as bolachas pela máquina de picar;
- Amassar muito bem a manteiga com o açúcar;
- Misturar o ovo e bater muito bem;
- Juntar o chocolate e voltar a mexer bem;
- Adicionar as bolachas, envolvendo tudo;
- Fazer com o preparado um rolo, enrolando-o em papel prata;
- Levar ao frigorífico.

Nota:
- Podem optar por partir as bolachas à mão (que é o que faço normalmente);
- Coloco sempre metade, ou até menos, da quantidade mencionada de açúcar;
- Para quem quiser, na receita sugerem regar o salame já enrolado no papel prata com vinho do Porto (nunca experimentei, por isso não sei se fica bom ou não).


Já fizeram salame? Gostam? Que receita utilizam? Qualquer dúvida e/ou sugestão que tenham deixem nos comentários ou enviem-me uma mensagem para o e-mail do blog.

Comentários

  1. Adoro salame de chocolate, confesso que nunca experimentei fazer a receita em casa, mas agora abriste-me muito o apetite acho que vou pôr mãos-à-obra.

    r: Fico feliz por saber isso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrei da palha italiana,
      que vontade dessas tentações...

      Um beijo, gente.

      silvioafonso


      .

      Eliminar
  2. JASUS!!! Escusava de ter lido isto...fiz em tempos, mas já não me lembrava da receita...Oh demónio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também esconjuro
      essas tentações, mas
      elas são mais fortes,
      mesmo que eu as exor-
      cize.

      Um beijo aos fracos, como
      eu.

      silvioafonso



      .

      Eliminar
  3. Pois eu gosto de uma boa fatia de salame bem fresquinho.
    Um abraço e uma doce semana.

    ResponderEliminar
  4. Se eu fizer esta beldade antes de um treino de Krav e o comer todinho logo a seguir abato tudo xD por isso acho que não me importo de fazer esta delícia um dia destes :p

    ResponderEliminar
  5. Adoro chocolate...mas confesso que não gosto nada de cozinhar.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adoro chocolate...mas confesso que não gosto nada de cozinhar.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Eu vi muitas veces no Pingo, mas nunca esperimentei.
    Acho que tem que ser uma delicia. Vou ter que experimentar
    Se olhas para isto é mesmo parecido a uma coisa muito tipica de pertinho da minha terra, a morcilla (mas a morcilla está feita de sangue) kkkk


    Beijinhos querida

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz mas adorooo! :D Também adoro arroz doce, dou por mim a ir comprar no aeroporto a meio da tarde, quando estou a trabalhar ehehe

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito do Salame de Chocolate! Onde eu moro, é hábito cozinar-o durante as férias de Natal
    beijo

    behindkaleidoscopeeyes.blogspot.it

    ResponderEliminar
  10. Adoroooooooooo salame ahahah :D

    ResponderEliminar
  11. Amo de paixão salame de chocolate, mas, infelizmente, não vou arriscar a tua receita para não o comer todo sozinha ahahah

    ResponderEliminar
  12. Na última gaveta do meu quarto que
    fica nos fundos de uma avenida de
    outras cinco eu guardo o seu retrato.
    Ninguém, além de mim, terá acesso
    a ele, mesmo que me mate, como
    os meus sonhos você matou ao fugir
    de mim...

    Um beijo, Andreia e obrigado pelo
    espaço. Tô seguindo seu blog, mas
    a honra seria toda minha se você
    seguisse o meu.

    silvioafonso




    .

    ResponderEliminar
  13. Recuso a ler a receita, acabei de fazer exercício (tantar voltar a esta rotina) e estou aqui que nem é bom lol
    xD eu adoro doces!
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Não gosto ay3 porque ovo cru não como.
    E chocolate tão pouco
    Kis:=>}

    ResponderEliminar
  15. Doce ou salgado,tanto faz!
    desde que seja preparado
    com carinho, amor e paz
    sabe bem em qualquer lado.

    Tenha Andreia uma boa tarde, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  16. Olá, olá. Só para recordar que o passatempo para ganhar uma capa para o telemóvel termina dia 16. Não te esqueças de comentar a publicação com o teu slogan. Fico à espera! :)

    ResponderEliminar
  17. Mas que bom :o que fome ahahah e eu amo doce e sangados!

    Beijinho, Kelly
    Blogue Scream of Beauty
    FanPage do Facebook

    ResponderEliminar
  18. r: o problema é que poucas pessoas estão a responderem :s

    ResponderEliminar
  19. Não é o meu doce favorito mas como de vez em quando.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Neste momento se eu desse um salto (e nem precisava ser de canguru eheh), acho que me desmanchava todo e ia dar uma trabalheira enorme a montar, porque já me faltam peças. ahahahah

    ResponderEliminar
  21. eu costumo fazer como tu, uma vez experimentei com uma tablete de chocolate e não ficou tão bom :p
    xoxo
    BLOG // FB PAGE // BLOG'S GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  22. Nunca fiz, mas tinha uma colega de casa na universidade que fazia e ficavam óptimos. Saudades eheh

    ResponderEliminar
  23. Que delicia amei, eu gosto do doce e salgado o importante
    é que seja gostoso.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Ahahahah, qualquer dia tens uma lista de metro :o ou melhor... já a deves ter :P

    Não me lembro da última vez que comi salame, acreditas? Vou ver se faço para os meus aninhos :P

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  25. uma coisa que sempre me atormentou na receita do salame: como não vai ao forno... o ovo "come-se" cru? :|

    r: é só gente estúpida :/

    ResponderEliminar
  26. Adoro salame!! Volta na volta fazemos lá no ATL com os nossos pequenos :) Mas por acaso há muito tempo que não faço aqui em casa ;)

    ResponderEliminar
  27. Ando a espreitar as tuas receitas e não é que fiz salame neste fim de semana, exactamente como o da tua receita ;) Apenas juntei alguns pistachos aos bocadinhos na massa, de resto tudo igual, quantidades e tudo ! :)

    ah ! E fica tão bom !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário