ENTRELINHAS | A LISTA DOS MEUS DESEJOS

Fotografia da minha autoria


«O meu nome é Jocelyne. Quando era jovem, sonhava trabalhar no mundo da moda em Paris e conhecer um Príncipe Encantado»


A nossa predisposição temporal e emocional tem um impacto incalculável. E na transição entre leituras comprovamos isso mesmo, até porque os livros implicam-nos de distintas maneiras, além de provocarem reações particulares, pesando ou acalmando a paz que nos vem de dentro. Por isso, numa fase em que necessitava de uma narrativa descomplicada e familiar, optei por regressar a um contexto que, não sendo novidade, possibilitar-me-ia conforto e novas descobertas.

A Lista dos Meus Desejos transmite uma energia leve, muito pela abordagem da protagonista. No entanto, é uma obra com inúmeras camadas. Plural. E centrada em aspetos vitais para a relação que mantemos connosco e para a pegada que deixamos no mundo. Assim, faz a travessia desde a aceitação do nosso corpo até à realização de sonhos. Pelo caminho, desconstruímos as mentiras em que insistimos acreditar. Fomentamos a necessidade de partir - da imagem que observamos ao espelho, de quem somos, do lugar onde vivemos. Gerimos a traição, a perda e o luto. Compreendemos a influência da nossa partilha. E abraçamos uma jornada de auto-conhecimento, de consciencialização profunda acerca do que é realmente importante na nossa vida.

Grégoire Delacourt, através de uma premissa que parece abordar um lugar comum - o dinheiro não proporciona felicidade -, conseguiu partilhar um testemunho próximo e sólido, uma vez que sentimos as hesitações, as angústias, as frustrações da personagem principal. Durante todo o desenrolar da história, há uma certa indefinição que nos leva a questionar sobre as suas verdadeiras intenções. Inclusive, no momento em que o seu presente fica do avesso - aparentemente, para melhor -, é quase palpável a sua apatia e o receio de sonhar demasiado alto. E este contraste não deixa de ser curioso, pela característica tão terra a terra, pela ausência de deslumbramento e pela preferência em manter segredo, para que as mudanças não sejam excessivas. Há ocasiões em que a nossa realidade se transforma de raiz, mas esperamos sempre um ponto de equilíbrio, que nos transmita segurança.

Nesta obra, que transborda humanidade, acompanhamos uma viagem introspetiva e de conquista pessoal, onde sobressaem algumas dicotomias: Culpa vs Perdão. Materialismo vs Espiritualismo. Ambição vs Conformismo. Em simultâneo, explora as relações humanas, a quantidade de vezes que ignoramos objetivos em detrimento de alguém - e o quanto nos anulamos para corresponder às expectativas dos outros. E há duas questões que se evidenciam: será que conhecemos verdadeiramente as pessoas? E quando o amor não supera tudo?

A Lista dos Meus Desejos pode não ter o enredo mais surpreendente, mas emociona. Permite-nos abrandar e redefinir prioridades. E, com uma escrita fluída e revestida de ternura, corrobora o quanto a felicidade é uma condição subjetiva, demonstrando, também, que não está intimamente relacionada com bens monetários e materiais. Porque há coisas que o dinheiro não compra, sobretudo, quando se relacionam com a nossa saúde e a nossa autoestima. Dentro deste livro, existe um reencontro: com o que se perdeu. E com quem queremos continuar a ser.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Mentimos sempre a nós próprios» [p:11];

«Guardava as palavras dentro dela, como se fossem raras. Conjugávamos o silêncio, ela e eu: olhares, gestos, suspiros em vez de sujeitos, verbos, complementos» [p:24];

«Fez-me lembrar as primeiras noites dos amantes, aquelas em que aceitamos morrer ao raiar do dia; aquelas noites que não se preocupam com nada a não ser com elas próprias, longe do mundo, do barulho, da maldade» [p:61];

«[...] as nossas necessidades são os nossos pequenos sonhos quotidianos. São os nossos pequenos afazeres que nos projectam para o amanhã, o depois de amanhã, para o futuro. Esses pequenos nadas que compraremos na semana que vem e que nos permitem pensar que, na semana que vem, ainda estaremos vivos» [p:129];

«Quer voltar para casa agora. Tem inúmeras palavras para lhe dizer; palavras que jamais proferiu. Agora já sabe o significado de simbiose» [p:162].


Disponibilidade - Wook: Livro | eBook // Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Respostas
    1. É uma leitura bastante agradável :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  2. Pelo que li é uma leitura ideal para o verão‼
    Nunca tinha ouvido falar desse livro ou da sua autora.
    No verão também evito livros difíceis 📚

    ResponderEliminar
  3. Parece ser interessante.
    Gostei da apresentação do livro.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso o livro Andréia você tem muito bom gosto gostei muito das citações bjs.

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia o livro. Fiquei muito curiosa.

    Realmente dá que pensar, sobre se realmente o que pensamos ser as nossas prioridades...

    Beijos e abraços
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que esta narrativa nos permite refletir sobre isso mesmo. Porque estabelecer prioridades é fundamental

      Eliminar
  6. Confesso que não conhecia mesmo esse livro, mas parece bem interessante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Fiquei curiosa :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
  8. Parece ser bem legal, fiquei curiosa ! Sou nova se puder dá uma passadinha no meu blog e me segue lá tb

    ResponderEliminar
  9. completamente, meu bem :D
    estava tudo tão bom +.+

    não conhecia, mas parece totalmente a minha caraaa!

    NEW DECOR POST | SUMMER MEANS NEW DECOR!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Fiquei mesmo curiosa com este livro, vou já levá-lo para a lista de livros a ler.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade de ler, depois diz-me o que achaste!

      Eliminar
  11. Confesso que desconhecia por completo, mas fiquei curiosa!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia de todo o livro, mas fiquei com curiosidade de o ler (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Fiquei mesmo curiosa! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  14. Só pela tua belíssima descrição, fiquei fascinada pelo livro.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Pela descrição fiquei curiosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Bem resumido o livro por ti minha linda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. não podia estar mais de acordo, meu bem!!! decorar é um dos nossos reflexos!

    NEW GET THE LOOK POST | TRENDS STILL THE SALE PRICE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. Pela tua review, parece bastante interessante!

    ResponderEliminar
  19. Adorei, parece mesmo algo que estou a precisar de ler neste momento. Obrigada por mo dares a conhecer. Vou encomenda-lo amanhã através da tua conta de afiliado 😉
    Não me lembro de o ter visto alguma vez na fnac
    Obrigada
    Agora, como sempre, vou ficar ansiosa que ele chegue 😁
    Beijinho enorme 😘❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww, obrigada! Espero que gostes tanto como eu gostei deste livro :)
      Como te compreendo ahahah

      Beijinho grande

      Eliminar

Enviar um comentário