THE BIBLIOPHILE CLUB // JULHO

Fotografia da minha autoria


Tema: Livros para ler ao sol


A perspetiva de passar horas sucessivas deitada ao sol, confesso, não me fascina. E talvez seja por esse motivo que dispenso idas à praia. No entanto, sempre que vou, faço-me acompanhar por livros, até porque, verdade seja dita, é um cenário que convida a ler, tornando o processo de morenar muito mais agradável. Numa possibilidade alternativa, a esplanada de um bar é, também ela, uma excelente hipótese. A tranquilidade do mar abre portas para uma realidade narrativa paralela. E o aroma a brisa salgada embala a transição entre páginas. Neste ambiente descomplicado, há histórias que combinam na perfeição.

É raro estabelecer leituras mensais - excetuando este ano, uma vez que me comprometi com dois clubes de leitura. Contudo, em tempo de férias, procuro selecionar obras mais leves, que me permitam desfrutar de um enredo descontraído. Embora esta decisão não seja inflexível, tento priorizá-la, pois é uma maneira de alimentar a minha paixão literária, ao mesmo tempo que descanso. Isso não significa excluir exemplares com temas mais sérios, simplesmente, tento que a abordagem não tenha uma carga tão intensa. Quando vi a categoria de julho [e agosto] para o The Bibliophile Club, hesitei na escolha. Porém, percebi qual o caminho que me fazia mais sentido e estendi a toalha a Clara Não.

Miga, Esquece Lá Isso! lê-se num sopro, mas tem uma mensagem poderosa, destacando-se pelo sentido de humor, pela ironia, pela irreverência e pelos traços de ternura. Em simultâneo, importa ressalvar a força das ilustrações, atendendo a que complementam as palavras e a luta pela igualdade, pela exposição de tabus sociais e pela exploração de experiências pessoais. A dinâmica deste livro é bastante particular, oscilando entre a agressividade e a delicadeza. Entre a emoção e a razão. Entre a indignação e o divertimento. E, independentemente de todas as dicotomias que se encontrem, há uma certeza: transborda humanidade. A autora procura, em vários pontos, chocar, consciencializar e desconstruir ideias tão enraizadas na sociedade. É por essa razão que este manuscrito, apesar de entreter, não deixa de ser um grito: de revolta, de alerta, de libertação.

As «reflexões autobiográficas, que funcionaram como processo de cura», evidenciam um processo de auto-descoberta. E a travessia entre as várias fases emocionais de uma rutura. Assim, começamos por um estado de irritação, onde os insultos - sempre criativos - assumem um papel de destaque, fechando a porta a um possível regresso. Posteriormente, há um foco no amor, no compromisso, nas saudades e na preservação das memórias felizes, o que implica a gestão dos conflitos sentimentais. Numa terceira etapa - possivelmente, a mais introspetiva -, existe uma tomada de consciência sobre o valor da mulher. Neste manifesto, sente-se a influência da auto-valorização e da autoestima, diminuindo a opinião de terceiros, pois não é ela que define quem somos. No fundo, é quando há um reclamar de direitos. E de respeito. Por fim, abraçamos o recomeço. E, alheados do passado, voltamos a privilegiar os pensamentos soltos, fruto de ligações especiais.

Miga, Esquece Lá Isso! é uma fonte de amor-próprio, reunindo «alguns dos melhores dilemas, desaires e bandeiras urgentes do quotidiano». Porque todos nós, em algum momento da nossa vida, enfrentamos a solidão, o desencanto e os desgostos próprios do nosso crescimento. Ainda que Clara Não, com a sua abordagem descomplexada, consiga despertar a nossa boa disposição, o conteúdo desta obra é pertinente, porque insiste no feminismo, na independência, na individualidade, na igualdade, na defesa das nossas crenças e no quanto é fundamental sermos o nosso mundo, virando os problemas do avesso e observando-os de outra perspetiva. Porque tudo passa. Só não nos podemos esquecer que, embora as desilusões sejam dolorosas, o sol voltará a brilhar.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Eu estava onde tu estavas, mas tu já lá não estavas» [p:25];

«Estou tão confusa que me perdi em mim» [p:41];

«Sinto. Sinto muito» [p:50];

«Ninguém tem jeito para o amor, o amor é que nos apanha a jeito» [p:53];

«Eu só faço o que eu quiser. Não, é não» [p:64].


Disponibilidade - Wook: Livro | eBook // Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Um livro interessante para ler nas férias, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, é uma ótima companhia :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  2. Por acaso estou neste momento ao sol e gostei desta tua sugestao leve e divertida :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu também adoro esplanar e depois de algumas horas nisto é que vou finalmente para a praia já aquele sol que torra tudo está mais meiguinho, também levo leitura!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim também dá para desfrutar melhor, porque o sol não é tão forte! Leitura sempre :)

      Eliminar
  4. Aprecio muito quem se dedica à leitura:))

    Hoje:-Pétalas de rosa em cálidos sorrisos

    Bjos
    Votos duma óptima Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
  5. Um ótimo livro
    Beijinhos, Jéssica
    https://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela sugestão! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Mais um livro que ainda não conhecia, mas parece ser bem interessante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Mais um livro a acrescentar à minha lista =)

    Beijinhos! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito divertido e pertinente! Acho que ias gostar de ler :)

      Eliminar
  9. Também gosto de ler na praia, de preferência à sombra...
    Este livro pareceu-me uma boa sugestão de leitura.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, à sombra é melhor :)
      É uma leitura bastante descomplicada e divertida
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  10. Fiquei muito curiosa, não conhecia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Tenho visto imensas fotos desse livro e confesso que estou curiosa. Parece-me ser um livro de leitura rápida ideal para este tempo do ano tal como mencionaste.
    Também não sou pessoa de ficar horas na mesma posição na praia, mas gosto de ir especialmente quando está pouca gente e aproveitar para ler e relaxar (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê-se mesmo muito bem :)
      Pois, isso é verdade, quando está mais deserta pode-se relaxar melhor

      Eliminar
  12. É mesmo engraçado não é?
    A melhor de todas é a gaivota! Sem dúvida xD beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R: Se queres que te diga nem sei como é que me lembrei de fazer um ''à séria''. Eu já fazia uma lista, mas nada do género...
      Tenta! É mesmo relaxante.

      Eliminar
    2. Adorei! A Clara Não tem uma abordagem muito descomplexada e sarcástica, o que é incrível. Ri-me muito durante a leitura :)
      Essa está hilariante ahahah

      Eliminar
    3. Mas ainda bem que o fizeste, porque acredito que dê mesmo jeito :)
      Eu vou tirando apontamentos dos livros que leio e registo as leituras no Goodreads, mas nunca me tinha ocorrido essa alternativa.
      Acho que vou mesmo tentar

      Eliminar
  13. faz meeeeesmo toda a diferença :D

    awwww, deve ser incrível. a escrita dela é só maravilhosa!

    NEW TIPS POST | SUMMER BEAUTY NEWS!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  14. Certamente uma belíssima proposta de leitura para férias!...
    Também sou incapaz de passar horas ao sol... até porque lá na praia deixaria a pele... de branquela que sou... :-) agora horas numa esplanada em sítio estratégico, às voltas com um bom livro... isso sou... descaradamente, em tempo de férias!... :-D
    Já tenho uns quantos a postos, para ler, nestas férias!... Assim tenha tempo e disposição!... Pois desta vez, preciso mesmo de descansar, o espírito, após o que foi um ano bem desgastante!...
    Não conhecia o livro... vou tentar espreitá-lo numa Bertrand... e quem sabe... será mais um que levarei comigo, para respirar os ares da praia, nas férias do mês que vem... :-))
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles livros que valem mesmo a pena :)
      Também prefiro mais a segunda modalidade, é bem mais prática e confortável!
      A leitura pode mesmo ajudar nesse descanso, porque nos permite desligar do que aconteceu e deambular por uma infinidade de histórias.
      Tenho que preparar a minha lista para o verão ahah
      Se leres, depois diz-me o que achaste

      Eliminar
  15. Tenho sempre um livro como companhia,muitas vezes o tempo é tão curto que não me proporciona a leitura que desejava, mas não consigo estar horas sucessivas deitada ao sol numa praia.
    Desejo um excelente fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que bela companhia, Amélia :)
      Pois, nem sempre é fácil conseguir conjugar tudo

      Eliminar
  16. Interessante!
    Também sou como tu a ideia de passar o dia ao sol, não me fascina, mas sempre que vou para a praia não dispenso de levar um livro, no ano passado foram lidos debaixo do guarda-sol 😂, que não se aguentava o sol!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também aproveito para dar um bom avanço nas leituras na praia :)
      Que maravilha!

      Eliminar
  17. Só conheci a Clara Não quando o livro saiu e fiquei maravilhada com o talento e as mensagens que ela transmite. Quero muito ler (e ver) este livro! 😊


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha lido algumas partilhas dela, mas não conhecia muito do seu trabalho. O livro está incrível, vais adorar :D

      Eliminar

Enviar um comentário