MESA REDONDA | FÁBRICA DA NATA

Fotografia da minha autoria


«Cozinhar é só um jeito diferente de amar»


Os Pastéis de Nata «são uma das mais tradicionais especialidades da doçaria» nacional. No final do século XVII, «vários conventos e mosteiros em Portugal produziram uma gama diversa de pastelaria à base de ovo, utilizando as sobras das claras para a lavagem de roupa e no processo de produção de vinho». Com a expulsão das ordens religiosas e o encerramento dos edifícios supracitados, a receita em questão popularizou-se, tornando-se parte da nossa identidade.

Um azulejo com a história deste doce é um dos cartões de visita que nos convida a entrar e a deliciarmo-nos na Fábrica da Nata, situada na Rua de Santa Catarina, no Porto. Este espaço, porém, não se limita a este detalhe, uma vez que não faltam motivos para o querermos descobrir, deixando-nos encantados com o conceito, com a imagem e com a confeção. Quando passamos a entrada, parece que somos transportados para outra realidade, porque o ambiente é agradável e percebe-se que a estrutura e a decoração foram pensadas com cuidado e com contexto. Disponibilizando opção de pequeno-almoço, almoço/jantar e lanche, é mesmo uma escolha versátil, nunca esquecendo qual é a estrela da casa.

Uma característica que não passa despercebida é a plataforma giratória com bandejas no teto, conferindo um aspeto mais amoroso e original. Assim, é no rés do chão que a magia acontece, atendendo a que é possível vermos o forno de onde saem as natas. Para desfrutarmos do aconchego desta loja, temos, também, acesso a duas salas, em dois pisos distintos, coloridas com sofás azuis, mesas em pedra, quadros decorativos, imponentes candeeiros e mosaicos hidráulicos. Com o intuito de receber mais convidados, satisfazendo a vontade de permanecer no exterior durante o tempo mais quente, foi montada uma esplanada. Aqui recebe-se bem e serve-se ainda melhor!

Já tinha tido a oportunidade de experimentar as deliciosas natas. E a verdade é que é difícil resistir ao impulso de provarmos mais do que uma. Mas só no mês passado consegui jantar na Fábrica da Nata e usufruir do espaço: tão luminoso, tão aconchegante, tão elegante. A equipa não se poupa na simpatia e o atendimento fica mais valorizado por isso. É, sem dúvida, uma paragem obrigatória, ainda para mais tendo música portuguesas de fundo. Ficou prometido um regresso.












Já conheciam?

Comentários

  1. Hmmmse tem natas o meu filhote vai gostar Hehe :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, em que zona do Porto fica? Quem sabe em Agosto não passo lá?

    Beijos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica na Rua de Santa Catarina, mesmo em frente ao Via Catarina :)
      Parece-me um bom programa!

      Eliminar
  3. Hummm que delícia de publicação :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira.

    ResponderEliminar
  4. Que lugar encantador! Adoro natas! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos meus doces favoritos, não resisto :p
      O espaço é mesmo agradável!

      Eliminar
  5. Abriu-me o apetite de um belo pastel de nata. Que sítio mais agradável tenho que visitar.

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  6. Um espaço que não conhecia de todo, mas parece ser bem bom para visitar, adorei conhecer um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Conheço pouco do Porto, mas não esquecerei numa próxima vez que lá for.

    ResponderEliminar
  8. Que espaço incrível, ainda não conhecia. Tinha tudo um excelente aspeto, especialmente as natas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passa-se uma refeição bem agradável por lá! As natas são uma delícia :D

      Eliminar
  9. Neste pequeno e acolhedor pais, temos de tudo e de muito bom. Não gosto de ouvir algumas pessoas dizerem que é o pior pais do mundo. Porque temos a gasolina mais cara, os salários são mais baixos, pagamos mais impostos. Como dizer até tenho vergonha de ser português. Pois eu apesar de tudo isso, tenho orgulho em ser português. Para mim não há melhor pais do que Portugal, o meu pais!

    Tenha uma boa noite Andreia e, VIVA PORTUGAL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos aspetos negativos, mas Portugal também tem particularidades maravilhosas! E merece um maior reconhecimento

      Eliminar
  10. Sendo muito sincera, tenho de te admitir que nunca fui à Fábrica da Nata e sinceramente não tenho grande vontade de ir. Aqui em Lisboa espaços como este começaram a surgir em demasia, por todo o lado, tirando o lugar a outras pastelarias mais antigas que só "morreram" porque não tinha um conceito definido. Vou dar-te um pequeno exemplo, na Rua Augusta há uma Fábrica da Nata com uma pastelaria mais antiga ao lado, que, por sua vez, tem uma montra cheia de bolos e também pastéis de nata com um aspeto muito apetitoso. No entanto, desde que a Fábrica da Nata abriu passou a fazer parte dos roteiros turísticos, pelo simples facto de ter "nata" no nome. Tal como te disse, nunca lá fui, mas uma vez levei lá um amigo que só comia na Fábrica da Nata e ele depois disse-me que tinha passado a preferir os pastéis da outra pastelaria, por não serem tão gordurosos...
    Apesar deste desabafo, tenho de te dizer que a comida tem bom aspeto nas tuas fotografias. Não sei se cá também servem refeições, mas penso que os espaços são mais pequenos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o mal destes novos espaços, porque acabam por ter outra projeção e retiram algum destaque a lojas/pastelarias mais locais. Mas também acho que faz toda a diferença ter esse conceito definido, porque as pessoas têm uma ideia mais concreta do que as espera. Isso não quer dizer que a qualidade seja menor, mas, se calhar, na hora de escolher, tem outro peso.
      Da Fábrica da Nata do Porto, só posso tecer elogios. Acho que as natas estão mesmo no ponto.
      Acho que também servem refeições, pelo menos, fiquei com essa ideia

      Eliminar
  11. Nunca fui a este espaço! Mas concordo um pouco com o comentário da Joana Grilo, normalmente fujo destes lugares mais populares.

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não os procure por serem mais populares, também não os descarto pelo mesmo motivo. Depende sempre da qualidade do atendimento e da confeção

      Eliminar
  12. Faz um bocado de confusão esta invasão de lojas de natas no Porto. Parece uma lisboanização. a nata é de lisboa e não faz sentido transformar o porto com estas aberturas. nem sabia que serviam jantares. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me faz qualquer confusão, até porque é um doce adotado por várias zonas, mesmo que não sejam a sua de origem. Podia haver um certo equilíbrio e doseamento nos estabelecimentos que se abrem, sim, mas também é uma forma de fazer chegar as várias opções a novos locais

      Eliminar
  13. Não conheço, mas fiquei curiosa. Parece um espaço bem acolhedor e as natas, nhaaam, adoro natas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ias adorar, coração! É daqueles espaços agradáveis, que nos acolhem na perfeição

      Eliminar
  14. Muito interessante!
    Se calhar já passei por essa fábrica da nata, e nem reparei, qualquer dia tenho mesmo de lá parar, parece acolhedor.
    As fotografias estão muito bonitas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É provável que sim. Fica mesmo em frente do Via Catarina :)
      Recomendo, acho que irias gostar
      Muito obrigada!

      Eliminar
  15. Que candelabros lindos!
    Já para não falar do aspecto dessas natas :P Estou a babar-me para o ecrã, neste momento, menina Andreia... o que tu nos fazes eheheheh :'D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, não são? Fiquei encantada quando os vi *-*
      Como te compreendo! Até a mim me "custou" escrever esta publicação, ainda para mais, quando vi a foto das natas ahahah

      Eliminar

Enviar um comentário