STORYTELLER DICE // A HORA DO JANTAR

Fotografia da minha autoria


«Se é no lar que o coração se forma, então, é à mesa 
que ele se conecta»


Silêncio. É nesta acalmia que me levanto. A casa está vazia e os horários em desencontro. Há um hiato gigantesco entre a minha presença e a convivência com o meu núcleo familiar, fruto das respetivas responsabilidades. Por vezes, sinto-me em falência, a questionar se as palavras e os afetos da noite anterior não foram uma mera partida da minha imaginação. Porque em cada nova manhã acordo sozinho.

O tempo arrasta-se, caótico. Implicando-me em várias vertentes, obrigando-me a assumir posturas diferenciadas e adequadas aos contextos em que me movo. E sem dar conta, porque sou consumido pela azáfama de compromissos inesgotáveis, carrego as saudades e a urgência de regressar à minha fortaleza. À sensação de pé descalço. E ao conforto do sofá onde somos quatro corações em alvoroço, alheados da realidade que deixamos à porta. No entanto, ainda me espera um dia longo. Aborrecido. E frenético. Há muito mundo e partilha ao meu redor, mas nada me faz sentir pleno. Sou muito grato pelas minhas conquistas e pelo privilégio de estar num emprego de sonho, mas falta-me mais espaço de casa. É aí que me reconheço por inteiro.

Embora existam imprevistos, planos em separado e alturas em que a paciência se esgota com facilidade, mantemos uma regra de ouro: encontarmo-nos no nosso ponto favorito - a sala -, à hora do jantar. Sentados à mesa, por entre pratos, panelas e comida deliciosa, as conversas multiplicam-se. E quase nos atropelamos nas novidades. Nem sempre são muitas [para ser honesto, há dias em que são inexistentes], contudo, não descuramos a comunicação e o cuidado de saber do outro. Focados no momento, ouvimos as ambições, as angústias e os disparates. Trocam-se opiniões e conselhos sábios. E sei que somos a personificação de uma verdadeira união. Certo dia, disseram-me que há poucas coisas na vida que nos façam tão bem como estar à mesa com os nossos, saboreando uma refeição preparada com todo o carinho. Demorei a senti-lo. Mas, hoje, compreendo que não existe afirmação mais pura.

O relógio está prestes a anunciar o recolher. O descanso. E os abraços beijoqueiros com desejos de uma noite tranquila. Ainda assim, recosto-me na cadeira a absorver os minutos que me restam. É esta paz que me transcende. E mesmo que amanhã regresse a rotina, mesmo que as circunstâncias possam descambar, hei-de voltar a esta bolha de energia. Porque tudo é passageiro, menos este nosso amor.

Comentários

  1. E tão bom quando a casa se enche com aqueles que mais gostamos!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Gosto do convivio com amigos à volta de uma boa refeição, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescenta-nos de uma maneira incalculável! Obrigada e igualmente :)

      Eliminar
  3. É à mesa que as famílias se reúnem e que se comportam de forma conjunta. É o melhor! Por isso é que o natal é tão bom na nossa opinião. Boa mesa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo maravilhoso, depois de um dia longo, chegar a casa e reunir a família. Parece que ficamos logo em paz *-*
      Concordo convosco!

      Eliminar
  4. Texto inspirador :)
    A fazer lembrar a hora do jantar em casa dos meus pais, por aqui vamos tentando jantarmos todos quando marido consegue chegar cedo a casa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida <3
      Acho que é mesmo importante haver esse cuidado!

      Eliminar
  5. Confesso que já gostei muito de convívio mas os que tenho ido tem algo que acaba sempre mal, porque se pegam por algo que não tem nada haver
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Na próxima quinta-feira feira sou obrigada a estar presente a uma festa de família. Felizmente, os alemães não ficam eternamente à mesa como os portugueses. Quando era criança e adolescente detestava que os meus pais não me deixassem levantar da mesa logo após a refeição. Que tédio ‼‼‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom ficar à mesa com os nossos! Por acaso, nunca tive esse hábito de sair mal acabasse a refeição, porque sempre adorei a partilha, a comunicação com os meus

      Eliminar
  7. Com o aparecimento da televisão, bem como dos telemóveis e computadores. Os bons costumes de outrora estão caindo em desuso! À hora das refeições as televisões deviam estar desligadas e os telemóveis em silencio. Mas não é isso que acontece. Nos restaurantes cada pessoa tem o seu telemóvel em cima da mesa durante e refeição. Nos hospitais enquanto esperam para serem atendidas. As comunicações são uteis, mas para serem utilizadas sempre que necessário for e, não apenas por vicio?

    Gostei de ler esse belo texto. Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, focou uma realidade cada vez mais evidenciada. Parece que agora só se funciona em rede :/

      Eliminar
  8. Tão real e tão forte. Tem muito de ti este texto, pois, sei que adoras estes convívios familiares. Gostei imenso.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inspirei-me nesse detalhe, sim. Fez-me todo o sentido tendo em conta o tema *-*
      Muito obrigada, minha querida!

      Eliminar
  9. Só com aquela primeira frase vi logo que este texto ia ser fabuloso!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. O texto está lindo. Acho que nunca iremos conseguir escrever assim tão bem :o
    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  11. Belas palavras.
    Gostei do espaço. Estarei por aqui agora.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  12. Os momentos à volta da mesa são sempre especiais e trazem conforto. Gostei muito do texto!

    ResponderEliminar
  13. Lindo, lindo <3
    São tão bons estes momentos!!!

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro almoços/jantares com a mesa cheia, e quando está a família que está no estrangeiro ainda melhor! Adoro ficar à mesa a ouvir e a conversar, é tão simples e tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses momentos são mesmo preciosos! Fazem-nos sentir em casa de uma maneira muito especial *-*

      Eliminar
  15. Que maravilha de texto, Andreia!
    Para ler e reler! Adorei!!! E muito bem harmonizado com a convidativa imagem...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, de coração, Ana! Fico mesmo feliz com este retorno *-*

      Eliminar

Enviar um comentário