POLAROID | ÁGUEDA & AVEIRO

Fotografia da minha autoria


«Fotografar é uma maneira de ver o passado»


O meu coração estará eternamente dividido entre as minhas raízes - Vila Nova de Gaia - e as cidades que me transmitem uma sensação genuína a casa. Porque têm uma energia acolhedora, com um grau elevado de afetos, como se nos envolvessem num abraço interminável. É por isso que sou tão grata pelos e nos regressos, na possibilidade de revisitar os lugares de sempre, que são já uma extensão da minha identidade.

Águeda era mais um local de passagem do que de paragem. No entanto, há memórias insubstituíveis. E, observando o que me rodeia, sou capaz de recuar alguns anos no meu percurso, recordando os passeios ao domingo em que esta rota, de quinze em quinze dias, era uma constante. É impressionante como a vida avança, mas existem laços que nunca se quebram. Na cidade dos guarda-chuvas coloridos, perdi-me de amores pelos detalhes. E deixei-me embalar pelo ambiente festivo.















Aveiro, por seu lado, é um dos exemplos mais automáticos que consigo apontar quando me questionam sobre as minhas cidades favoritas. Porque nunca me canso da sua beleza, da sua hospitalidade, da sua história. Há um traço a paz no ar que convida a permanecer. E mesmo quando não posso ficar muito tempo, é uma dádiva sentir a sua essência familiar. Deambulando pela terra dos Moliceiros e dos ovos moles, é simples decifrar o quanto a Veneza Portuguesa é especial.
















O que não posso perder numa próxima visita?

Comentários

  1. Águeda é para mim um ponto de passagem; também já a visitei nesta altura do ano, e é giro ver tanto chapéu de chuva. Dá um efeito fanntástico.

    Aveiro é a minha cidade adoptiva. Amo de paixão Aveiro, vivi lá alguns anos e nunca, mas nunca deixarei de gostar da cidade e das gentes. os locais que fotografaste fazem-me lembrar sitios onde passei bons momentos, para recordar o resto da vida. e onde também larguei mágoas. Mas sem dúvida, Aveiro será a cidade das coisas boas da minha vida.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O efeito fica mesmo maravilhoso! Foi a primeira vez que a visitei nesta altura e fiquei rendida *-*
      Há cidades que nos marcam para sempre. E isso é tão especial!

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Belas fotografias de Águeda e gosto de ver nas cidades estas decorações urbanas, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Lindas fotos!
    Estive em Gaia neste sábado (valores musicais mais altos se levantaram!)...pelo menos "ouvi dizer" que era assim...:))
    Águeda nunca fui, mas fiquei com imensa vontade pela tua forma de a descreveres! E Aveiro é sempre bonito e bom de visitar!
    Grande beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Estiveste numa bela terra! Infelizmente, com imensa pena minha, não consegui ir, mas já soube que foi maravilhoso.
      Vale a pena visitar

      Eliminar
  4. Parabéns pela publicação cheia de beleza e brilho. Adorei

    Hoje:- Faço do champanhe o sorriso, a felicidade [Poetizando e Encantando].

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderEliminar
  5. apaixonada por essas suas fotos! amo passear por cidades diferentes e ver novas e lindas paisagens como essas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  6. Quero muito ir a Àgueda, que nunca fui.
    Adorei as tuas fotos! (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Eu bem não quero elogiar as tuas fotografias, Andreia, mas elas são absolutamente espectaculares ‼‼‼

    Gosto muitíssimo mais da cidade de Aveiro do que da cidade de Amarante. Fiquei com vontade de ir até PORTUGAL, mas não no mês de Agosto‼‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, de coração, Ematejoca!
      Aveiro nunca perde o encanto. Gosto sempre de lá ir. São duas cidades diferentes, mas também gosto muito de Amarante.

      Eliminar
  8. Mas que lugares lindos o nosso portugal tem, confesso que se parei aí talvez foi quando era mais pequena, mas é uma boa ideia para ir lá um dia,
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portugal é mesmo cheio de locais encantadores!
      Recomendo, valem a pena a visita :)

      Eliminar
  9. Duas terras maravilhosas :) adoro Aveiro e tenho de ir a Águeda :)
    As tuas fotos são inspiradoras :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adorei as fotos, principalmente dos guarda-chuvas. Que lindo!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Gostei do post!! Um beijinho querida :P

    https://skylykika.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. tenho bastante curiosidade em conhecer Aveiro :)

    ResponderEliminar
  13. Tens que descer mais um pouco e vir conhecer Leiria e tirar umas fotos lindas como estas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro ir a Leiria! Por acaso, já não vou aí há algum tempo, tenho que colmatar essa falha :)

      Eliminar
  14. Nunca visitei mas por aquilo que ouço Águeda tem sempre eventos cativantes e chamativos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do que vou tendo conhecimento, tenho a mesma impressão :)

      Eliminar
  15. Nunca visitei Águeda, mas sempre tive uma enorme curiosidade em ir ver os chapéus-de-chuva! Por sua vez, já fui a Aveiro, mas há uns bons anos. Passei lá só de passagem recentemente quando fui ao Porto, pois era uma das paragens do comboio. Fiquei com vontade de lá voltar! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A decoração fica amorosa! Vale a pena ver ao vivo :)
      Nunca me canso de Aveiro, tem um charme particular! Acho que fazes bem em voltar, não te irás arrepender

      Eliminar
  16. Conheço ambas e também adoro Aveiro, sempre que posso dou lá um salto. Em Águeda já estive deitada nas camas ahahahah é linda também.
    Sou como tu, vejo nas fotos uma forma de ver o passado.
    Beijinho Linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas excelentes paragens, que nos permitem desfrutar dos encantos do nosso país *-* aquelas camas são uma maravilha ahah

      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  17. PORTUGAL É MEMUH LINDO, PORRAAAAA!!!!!!!

    r: yaaaas!! obrigada! :D

    ResponderEliminar
  18. Quanta cor!! Que delícia! 🌈
    Estou como a Teresa... eu bem que não queria dizer que as fotos estão mesmo bonitas (e que tiveste muita sorte com o dia que tinha um céu lindo!) porque acabo por me estar a repetir... mas vai ter de ser! 😃

    E sabes uma coincidência gira? No sábado passado estive em Aveiro, fui rever a cidade e assistir a parte das actividades do "Festival dos Canais" e andei por locais que aqui nos mostras (adorei a ponte "Laços de Amizade"). No próximo Sábado, conto ir a Águeda, cidade que ainda não conheço e que queria ainda visitar enquanto está engalanada. E com a tua ajuda já levo os meus "TPC's" feitos! 😉

    Obrigada e parabéns por esta dupla reportagem!
    Beijinhos coloridos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim deixam-me mal habituada! Muito obrigada *-*
      Sim, tive mesmo sorte com o tempo, porque esteve espetacular.

      Oh, a sério? Que máximo. Há coincidências mesmo giras. Vi alguns cartazes a anunciar o Festival dos Canais, mas não sabia da sua existência, confesso.
      Vale a pena ir. Águeda é uma cidade encantadora, com muita cor e arte de rua.

      Eu é que agradeço pelo retorno!

      Eliminar
  19. Não conheço Águeda, talvez no verão dê para lá ir, mas adorei as fotos!!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Fabulosas as tuas imagens de Águeda e de Aveiro... e adorável a forma como tão calorosamente te referiste a estas cidades que te são tão especiais!
    Adorei revê-las através dos teus olhares, pois já vou para estes lugares há um bom tempito!...
    Estão aqui nesta série, umas imagens com uns enquadramentos fantásticos!
    Beijinhos! Bom fim de semana! E por estes dias, virei com mais tempo, espreitar então mais uns quantos posts, por aqui, que ultimamente se me escaparam...
    Ana

    ResponderEliminar
  21. As fotografias estão fantásticas 😍
    Tens bom olho 😉

    ResponderEliminar

Enviar um comentário