UMA DÚZIA DE LIVROS // JULHO

Fotografia da minha autoria


Tema: Um livro do ano em que nascemos


O estreitar de laços pode deixar-nos mais perto das nossas raízes. E é sempre curiosa a maneira como a literatura nos vincula à nossa história e ao nosso tempo. Recuso-me a aceitar que somos uma só estrada, porém, cada fragmento da nossa alma é influenciado - consciente ou inconscientemente - pelo contexto, pelo núcleo emocional e pela geração à qual pertencemos. Eu nasci em 1992 e, embora seja um processo subjetivo, queria descobrir mais da sua essência. E os livros são uma janela aberta para essa possibilidade.

O meu compromisso literário não tem muitas regras, mas contempla alguns desafios particulares. Um deles prendia-se com a minha vontade de ler obras publicadas no meu ano de nascimento, como mencionei nesta publicação. Impulsionada pelo clube da Rita da Nova - Uma Dúzia de Livros -, e após alguma ponderação, optei por complexificar o tema de julho, aventurando-me num autor que fui conhecendo através de passagens soltas e que me foi despertando bastante interesse. Assim, abraçando a novidade, embarquei no mundo de Mia Couto.

Terra Sonâmbula transborda caos e humanidade. E é de um realismo descritivo que nos desarma, uma vez que nos coloca em permanente análise - interna e externa. Esta narrativa, que corresponde ao primeiro romance do escritor, é envolta num cenário de guerra, retratando um período de sucessivos conflitos armados contra o domínio português e pela independência do país. Portanto, tem um peso histórico impossível de negar, até porque, em simultâneo, mantém o leitor em contacto com as tradições, as crenças, a linguagem e a própria identidade de uma sociedade fechada e, por vezes, preconceituosa - que ficamos a conhecer nas entrelinhas. Deambulando entre os destroços, as memórias, o passado e o presente, compreendemos o quanto é ténue a linha que separa a realidade da ficção.

Esta obra é, sobretudo, feita de pessoas e de emoções. Por essa razão, cruzamo-nos com personagens «nómadas, desenraízadas, como se a terra lhes fugisse». E são estes protagonistas que, dotados de uma enorme empatia, procuram gerir a rejeição, a orfandade, a ausência, a fome, a corrupção e a apropriação de riqueza. Acompanhado os sonhos de dois jovens, sentimo-nos a desbravar histórias dentro de histórias, como se o enredo fosse uma autêntica Matrioska. E é com este sentido profundo de sobrevivência, de ambivalência, que comprovamos que pode existir atrocidade sem a aparente violência. Além disso, aliando o «realismo mágico à arte narrativa tradicional africana», encontramos sempre uma espécie de dualidade: Guerra-Sonho. Vida-Morte. Caos-Esperança.

Terra Sonâmbula é um livro que emociona, porque a escrita poética de Mia Couto transparece muita sensibilidade. Paralelamente, prevalece um caráter cheio de simbolismo e de antiguidade, tornando a leitura mais rica. Caracterizando-se, ainda, pela constante brincadeira com as palavras, esta história não carece de contexto. Privilegiando a terra, a visão ecológica e a presença dos mortos no mundo dos vivos, potencia uma viagem de descoberta, com um final em aberto.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«De dia já não saímos, de noite não sonhávamos. O sonho é o olho da vida. Nós estávamos cegos» [p:26];

«Fui eu que te trouxe, fui eu que te chamei. Quando queremos que vocês, os da luz, venham até nós, espetamos uma semente no teto do mundo. Tu foste um que semeámos, nasceste da nossa vontade. Eu sabia que vinhas» [p:134];

«- O que aprendeste debaixo da casca desse mundo?
- Eu quero voltar, estou cansado. Eu agora sei quem és, me ajude a voltar...
- O que andas a fazer com um caderno, escreves o quê?
- Nem sei, pai. Escrevo conforme vou sonhando» [p:297]


Disponibilidade - Wook: Livro | eBook // Bertrand: Livro | eBook
Mia Couto: Wook // Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Respostas
    1. Fiquei impressionada com esta obra. Sem dúvida que terei que me aventurar em mais :)
      Continuação de boa semana

      Eliminar
  2. Li esta obra há cerca de 7 anos. Adorei. Tudo. A intensidade, a realidade distinta. Muito forte, mas muito bonita! E tenho o livro guardado com muito carinho 💖

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles livros que mexe imenso connosco, precisamente pela intensidade e pela realidade descrita. Fiquei rendida *-*

      Eliminar
  3. Bem interessante :))

    Hoje:- Afastam-se as nuvens do céu azul.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não compreendi a razão, porque nunca me apeteceu ler a obra de Mia Couto‼‼‼ Há coisas assim ‼‼‼

    Na minha mão tenho O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO. Talvez, desta vez, me aventure‼‼‼‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tive muita curiosidade, mas acabei por ir adiando, até que surgiu esta oportunidade perfeita e não me arrependi :)
      Também está na minha lista!

      Eliminar
  5. Ainda não conhecia, mas parece ser uma boa opção para ler
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. "escrevo conforme vou sonhando", eu ainda gostava de sonhar, mas acho que já perdi essa capacidade!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  7. Por incrivel que pareça nunca li Mia Couto, com grande pena minha mas vou sempre a tempo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um autor com o qual sentia estar em falta. Ainda bem que, finalmente, parei de adiar o meu contacto com a sua obra!
      Claro que sim, minha querida :)

      Eliminar
  8. Nunca li esse livro mas já anotei a sugestão :p Adoro ler e principalmente no verão :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se leres, depois diz-me o que achaste :) também é quando leio mais

      Eliminar
  9. Mia Couto é um escritor de leitura obrigatória.
    Este livro, por isso, é uma excelente sugestão.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andava em falha com a sua obra há demasiado tempo! Agora vou querer ler muito mais :)

      Obrigada e igualmente, Jaime!

      Eliminar
  10. Mia Couto é certamente uma boa leitura para este Verão !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a minha primeira obra do autor, mas recomendo-o totalmente!

      Eliminar
  11. Quero muito ler um livro do Mia Couto, mas ainda não decidi por qual vou começar. Talvez leve a sugestão! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa também era uma das minhas dificuldades, mas fiquei mesmo satisfeita por me ter cruzado com esta obra, porque está fantástica!

      Eliminar
  12. Nunca li nada de Mia Couto. Se calhar, até devia estar envergonhada em dizer isto. Acho que nunca calhou.
    Pode ser que um dia pegue na tua dica e leia finalmente.
    Vou tomar nota da tua sugestão.

    Beijinho. Boa sexta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sinto que seja caso para sentir vergonha, é apenas uma consequência natural das nossas preferências. Um autor pode ser muito conceituado e, mesmo assim, não nos despertar interesse - total ou momentâneo.
      Se tiveres curiosidade, recomendo muito este livro. Fiquei rendida à escrita de Mia Couto :)

      Eliminar
  13. É que ficam mesmo bem, meu anjo :D

    adoro!!! parece ser bastante interessante, de facto :D

    NEW MAN TO MAN POST | PERFECT SKIN CARE ROUTINE TO MODERN MEN!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia, mas parece bem interessante!

    ResponderEliminar
  15. Um autor que adoro... excelente sugestão literária, Andreia!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a minha estreia na sua obra e, claramente, tenho que descobrir mais *-*

      Eliminar

Enviar um comentário