1+3 // PÓS-PANDEMIA:
EXPECTATIVA VS REALIDADE E PLANOS

Fotografia da minha autoria


«Não discuto com o destino»


A transição para 2020 não permitiu antever o quanto sentiríamos a nossa vida em suspenso. Aliás, considerei mesmo que seria um ano surpreendente [pelos melhores motivos], cheio de conquistas e reencontros. No entanto, até os meus pontos de retorno se encontram numa pausa por tempo indeterminado. Porque o mundo está parado. E o futuro é uma autêntica página em branco. Independentemente das linhas que se venham a escrever, compreendemos que há um traço falível nos nossos passos, portanto, é necessário continuarmos a ser prudentes.

Honestamente, não sei se me amedronta mais este período de pandemia ou o pós. E eu tenho-me como uma pessoa otimista, sendo o meu melhor trunfo para lutar contra as adversidades. Atendendo a que sou uma das privilegiadas, uma vez que apenas tenho que permanecer em casa a cumprir as recomendações da OMS/DGS, centro-me naquilo que posso controlar: a minha saúde mental. Dessa forma, motivo-me a idealizar o momento em que poderemos respirar fundo e retomar a normalidade. Bem sei que o mantra «vai ficar tudo bem» tende a despertar uma certa ansiedade, porém, acredito nele com todo o meu coração. Até porque, caso contrário, estarei a assumir uma derrota que não estou disposta a aceitar, sobretudo, quando temos profissionais na linha da frente a combater com afinco. E se eles não desistem, eu também não o farei!

É provável que a escuridão ainda persista por mais tempo. Mas a luz acabará por vingar. Apesar disso, existem inúmeras áreas cinzentas. E questiono-me se o pós-pandemia será tão glamoroso como o ambicionamos.


A perspetiva de recuperarmos os nossos velhos hábitos/rotinas é aliciante e, para além disso, entusiasma bastante. Contudo, prevejo que, quando pudermos voltar à rua, persistirá um certo desconforto e uma dúvida permanente: estabilizou ou haverá sequelas? E assusta-me pensar que algumas pessoas retirarão pouco desta situação. Não sei se estamos, verdadeiramente, preparados para o que nos espera, mas quero crer que, enquanto sociedade, retiraremos lições imprescindíveis, que vão desde o valor do outro ao poder do abraço. E sem esquecer o refúgio que deve ser a nossa casa, a nossa cultura, as nossas pessoas.


// OS MEUS PLANOS //

O desafio é real e sério. Exige compromisso. E, para serenar, criei uma lista de planos para quando se erguer o sol da nossa liberdade.

Dar um beijo de boa noite aos meus pais: Cá em casa, nunca nos deitamos sem privilegiar este ritual tão cheio de amor. No entanto, como o meu pai continua a ter que sair para trabalhar, protegemo-nos o melhor que sabemos/conseguimos. Custa, mas é por um bem maior.

Visitar a minha madrinha: Que está num lar. E, portanto, sem visitas presenciais. Sei que ela está bem e isso, nesta altura, vale o mundo. 

Festejar o meu aniversário: Com as minhas pessoas-casa. Com muitos abraços. E com a melodia insubstituível de uma gargalhada ao vivo.

Jantares de quarta: Uma vez por semana, os meus afilhados, a minha comadre e o namorado vêm jantar cá a casa. Inicialmente, tínhamos um dia fixo - às quartas -, mas agora vai dependendo dos turnos da minha comadre. E uma das piores partes desta quarentena é não poder estar com eles. Quando tudo isto passar, vou querer matar as saudades todas!

Comprar livros numa livraria: Pelo simbolismo e por me permitir contribuir para uma causa em que acredito. Em simultâneo, pretendo incluir um regresso à Lello, que estava nos meus objetivos de abril.

Ir ao Bibó Porto! comer uma francesinha: Pela qual ando a suspirar.

Passear pelos Jardins do Palácio de Cristal: Uma vez que são quase uma segunda casa e as saudades são gritantes - e gigantes também.

Ir de fim de semana: Não sei para onde, mas ir. Porque era suposto ter acontecido após o meu aniversário. E bem que merecemos.

Ver Lugar Estranho: O Diogo Faro tinha espetáculo agendado no Sá da Bandeira e, finalmente, ia vê-lo ao vivo. Com a pandemia, foi tudo adiado e, sem perspetivas de melhoria, acabei por pedir o reembolso dos bilhetes. Mas a vontade de assistir ao seu solo não esmoreceu. Quando houver data definitiva para o mesmo, farei por estar presente.


Vocês já têm planos para o Pós-Pandemia?
[Publicação inserida no desafio 1+3]

Comentários

  1. Os planos são bons minha amiga, não se vê é o fim à vista desta pandemia.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa parte está mais complicada, mas vamos ter fé!
      Obrigada e igualmente, Francisco :)

      Eliminar
  2. Antes da pandemia começar, tinha planeado ir a Lisboa ver a Exposição de Harry Potter, espero conseguir vê-la depois deste pesadelo. Se não for possível, que haja oportunidade de ir à Feira do Livro Lisboa ou Porto dar um abraço ao José Luís Peixoto. Gosto das nossas conversas e já não acontecem desde 2015.

    Em Maio sai o novo disco dos OneRepublic, espero conseguir ir a uma loja comprar ou então recebê-lo em casa.

    E quero muito caminhar na ciclovia cá em Chaves, adoro a paisagem do rio. O bom tempo já convida, mas por enquanto não é possível.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adorava ter ido à Exposição e, caso não fosse a pandemia, era bem provável que me tivesse aventurado.
      Fico a torcer pelos teus planos maravilhosos, minha querida <3

      Eliminar
  3. Planos? Confesso que ainda não pensei nisso, mas desejo voltar, logo que isso seja possível, voltar à minha LIBERDADE, liberdade de fazer e que quero, como e quando... voltar ás minhas rotinas da natação, hidro e ginásio, aos meus "pequenos prazeres"... tomar um cimbalino no café da esquina, ir beber um fino e comer uma bifana :)))) e acima de tudo, ter aqueles abraços e sorrisos que tanta falta me fazem.
    Tudo de bom.
    Cuida-te ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recuperar a nossa liberdade é mesmo uma ambição incrível! E, neste momento, é o que nos dá alento.
      Que saudades de comer bifanas :D

      Eliminar
  4. Eu confesso que me assusta tudo...o agora e o depois....vai ser muito dificil voltar ao normal.
    Que os teus planos sejam concretizados brevemente.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também senti que será complicado até voltarmos a sentir, efetivamente, a marca da normalidade nas nossas vidas.
      Obrigada, Isa!

      Eliminar
  5. // OS MEUS PLANOS //

    Voltar ao mundo em que eu vivia antes do Covid 19:

    CAMINHADAS com o Caldor Amedeo.

    Passar horas na biblioteca.

    Encontro do Círculo Literário.

    Visitar exposições.

    Usar os bilhetes que tenho para Teatro, Ópera, Concerto.

    Viajar! Viajar! Viajar!

    AQUI a escuridão vai continuar por muito mais tempo, já anunciaram os políticos e cientistas.

    O pós-pandemia não vai ser glamoroso como pensam os idealistas. A realidade é uma outra. O mundo não vai ficar melhor, talvez até fique muito pior.

    Gostei imenso de ler o texto, Andreia, com o qual concordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a fotografia é uma maravilha!!!

      Eliminar
    2. Que belos planos, Ematejoca. Fico a torcer para que se realizem o mais rápido possível! Entretanto, que os usemos como motivação, para não perdermos a esperança <3

      Eliminar
  6. Sempre dei o valor e continuo a dar às pequenas coisas da vida, talvez por ter sido obrigada a parar... neste momento estou a precisar de ir fazer exames de rotina mas estou a aguentar pois sei que não posso sobrecarregar ainda mais os nossos médicos e enfermeiros. Acredito que isto vai passar para trazer a minha mãe aqui para junto de nós como tínhamos planeado no início do ano. A humanidade estava a precisar disto e espero que aprenda com este sacrifício...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixes de cuidar de ti <3
      Que continuemos a acreditar, a cumprir as recomendações e a lutar da maneira que conseguimos, para que a realidade volte ao normal.
      Espero que esse plano se cumpra o quanto antes, minha querida

      Eliminar
  7. Oiê, confesso que estou em choque e permaneço assustada. Mas minha Fé tá maior creio que vai demorar um pouco mas vai passar.
    Planos tenho tantos primeiro deles sair com minha filha. Beijos

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um plano maravilhoso, sem dúvida!
      Que não percamos a fé *-*

      Eliminar
  8. Também vi os meus planos adiados, mas esperemos que seja só por uma questão de tempo curta e que em breve a gente já possa voltar ao normal!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  9. Tos nós tínhamos planos para este ano de 2020. Todos os quase, tiveram que ficar em banho-maria. Todos os desejos que gostaria de realizar, são, certamente, os desejos de todos nós.

    Haja fé e esperança que as coisas um dia melhorem. Resta saber é quando...
    .
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos todos com a vida em suspenso, a remar na mesma direção.
      Sim, é isso mesmo, que haja fé. Isto vai melhorar!

      Eliminar
  10. Quando é que isto vai voltar ao normal, não está mesmo a ser facil, mas vamos pensar que tudo vai ficar bem
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futuro está muito incerto, mas vamos manter a esperança em dias melhores!

      Eliminar
  11. 2020 está estranho atualmente, de facto, parece que tudo parou. Infelizmente...
    Mas é bom fazer planos, parece que nos dá uma luz de esperança que isto vai passar muito muito brevemente!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    https://splitting-soul.blogspot.com/
    Instagram (@ellamorgan17)
    Twitter (@Ella_Morgan2018)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que todos temos formas de lidar com as mesmas situações. Mas, para mim, idealizar estes planos dá-me mais um pouco de força para acreditar. Afinal, nenhuma tempestade dura para sempre. Algumas demoram é mais um pouco a passar.

      Eliminar
  12. Temos de sonhar com as coisas boas que vão voltar no pós-pandemia, mas também temos de ter a capacidade de ter os pés firmes para o que aí vem.
    Espero que consigas realizar os teus planos todos o mais cedo possível, seria bom sinal ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo, temos que nos manter em equilíbrio. Porque os próximos tempos não serão fáceis, mas temos que ter mecanismos de motivação.
      Obrigada <3

      Eliminar
  13. A única coisa que consigo pensar é em ir ter com a minha pessoa-casa, ver o mar e voltar ao trabalho. Quero muito voltar à rotina mas é claro que assusta o cenário do pós-pandemia. Esperemos que muitos hábitos mudem em geral, na sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero mesmo que não nos esqueçamos do que vivemos, para que as nossas atitudes sejam mais conscientes.
      Havemos de voltar ao nosso ritmo normal <3

      Eliminar
  14. Francamente não tenho planos.
    Só desejo voltar à minha rotina, e que voltemos a ficar bem.

    ResponderEliminar
  15. Confesso que ontem e hoje, talvez pelas notícias que fui lendo e ouvindo, sinto-me mais positiva. Porém, tenho noção que ainda temos de ficar em casa durante um bom tempo e, lá está, quando voltarmos às ruas vão haver diferenças e isso sim, vai exigir de nós uma outra luta.
    O pós-pandemia não vai ser fácil, vão haver mudanças, mas havemos de conseguir, aos poucos. Temos mesmo de tentar não cair nos pensamentos mais sombrios que vagueiam algures pela nossa mente, porque pode-se perder muita coisa, mas acho que isto nos irá fazer sair mais humanos e mais dados, ainda que a desconfiança faça parte dos nossos dias.
    Só de me imaginar a abraçar a minha família, os meus amigos, voltar ao meu café, fico de coração cheio e ansiosa que chegue o dia, imaginar isso tem de ser a nossa maior força, isso e os nossos planos. Fico a torcer por ti, pelos teus planos, por nós, pelo mundo. Ai do mundo que não se levante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que estar bem conscientes que os próximos tempos serão complicados. E que a luta não termina só por nos permitirem retomar a nossa rotina. Sim, também acho, aos poucos vamos conseguir!
      Sei que nem sempre é fácil manter um espírito positivo, mas dar espaço a esses pensamentos mais sombrios também não nos levam a bom porto. Temos que encontrar um meio termo. Arranjar forma de respirar fundo e continuar a fazer o melhor que somos capazes.
      «porque pode-se perder muita coisa, mas acho que isto nos irá fazer sair mais humanos e mais dados, ainda que a desconfiança faça parte dos nossos dias», assino por baixo, minha querida!
      E eu por ti <3

      Eliminar
  16. O teu post é daqueles que fica para a posteridade :) Revejo-me em tudo o que escreveste e no teu estado de espírito. Evito escrevê-lo mas tenho medo do que aí vem. é algo desconhecido mas parece que não vai haver nada de positivo. é que não é só emprego, nem falências, é a nossa vida emocional, social e coletiva que está numa espiral sem luz ao fundo do túnel. A China diz que tem as coisas controladas, a Austria está a tentar flexibilizar, mas é tudo tão incerto e desconhecido. Em casa, as pessoas estão com medo, deprimidas e são o nosso contacto. Ligamos as televisões ainda é pior. Abrimos a internet é um horror de noticias negativas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Sinto que um dos grandes problemas é mesmo essa incerteza, que nos deixa um pouco no limbo. E nem sempre é fácil manter uma postura positiva, sobretudo, quando o futuro não se afigura fácil. Mas temos que arranjar forma de manter a cabeça erguida. Podemos ir ao chão, não nos podemos é ficar lá. Porque os próximos tempos vão exigir muito de nós, emocional e psicologicamente falando, e temos que estar no nosso melhor - ou tentar, pelo menos

      Eliminar
  17. Os afazeres nunca acabam. O que não se conseguir fazer hoje. Poderá ser feito amanhã. Desde que haja saúde. Sendo para a não perder, que todos aqueles que ainda dela gozam, devem cumprir as recomendações da OMS/DGS, eu cumpro.
    Gostei de ler, que os seus planos sejam realizados em conformidades com os seus desejos.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a saúde é mesmo fundamental. Sem ela não adianta fazermos grandes planos.
      Exato, cumprir as recomendações é fundamental!
      Muito obrigada :)

      Eliminar
  18. Vou te dar um conselho de uma "velha" ahahahahah
    NÃO faças planos, vês o que está a acontecer? já ha algum tempo que eu não os fazia, agora muito menos, no entanto, desejo que consigas :)
    Beijinho linda.

    r: querias dizer que há pais que só agora estão a ver as pestes que têm em casa ahahahahah
    Sim tens razão, nem sempre é posivel ter os pais em casa, mas acho que são mais os que podiam estar em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo correndo o risco de falharem todos, acho importante fazermos planos. Porque nos dão um propósito na vida e, além disso, também são uma motivação extra. Não podemos é esquecer-nos de que a vida tem o seu lado imprevisível e que, por isso mesmo, temos que construir alternativas.

      Também 😂
      Acredito que muitos, simplesmente, não queiram saber, mas não sei se serão a maioria. Quero acreditar que não

      Eliminar
  19. It's hard what it will come after that, but we have to be prepared!
    HAPPY THURSDAY AT HOME
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Uma listinha especial e encantadora e não tenho dúvidas que poderás realizar todas elas no tempo que for oportuno e seguro!

    Fiquei com vontade de fazer também uma lista dessas para me lembrar da importância das pequenas coisas e das pessoas todas que quero abraçar e passar todos os minutos do dia após a pandemia =)

    Beijinhos e muita saúde ! Where I Belong

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quando tudo isto passar, sem a pressão de ter que ser tudo para ontem, acredito que dê para tornar esta lista realidade. Até lá, serve como fonte de motivação :)

      Arrisca! Acho que pode fazer uma diferença muito positiva

      Eliminar
  21. Estou em casa devido ao surto da doença que por acaso lembrou-se vir antes da pandemia, e tenho a hipotese de estar em casa a cumprir o pedido da DGS, mas se não fosse por isso iria trabalhar, e isso assusta porque sou um das pessoas de risco, e na minha empresa não fizeram grandes mudanças.
    Costumo ser uma pessoa positiva, aliás as pessoas dizem que sou uma pessoa que transmite isso mesmo, mas assuta-me o pós-pandemia o desconhecido.
    Mas temos de acreditar que isto vai passar, e espero que todos nós tiremos uma lição disto.
    Planos? Não tenho feito, ultimamente vivo um dia de cada vez, mas espero e quero que realizes os teus planos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, essa parte é mesmo assustadora, porque a pessoa nunca se sente em segurança!
      Sinto-me no mesmo barco, porque acho que o pós-pandemia ainda nos dará muito que fazer. Sim, é verdade, temos que continuar a acreditar e a fazer o melhor que sabemos.
      Muito obrigada :)

      Eliminar
  22. estou tão arrependida de não ter comprado aquele livro que eu queria para trazer para a quarentena. =( acabei por me esquecer... e era tão bom ler um livro novo agora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo! Um livro é sempre uma excelente companhia, sobretudo, nestas alturas. Mas podes sempre tentar comprar online :)

      Eliminar

Enviar um comentário