BEM-ME-QUERO // EXERCITAR O CORPO

Fotografia da minha autoria


«Seja para ter um corpo sarado, para emagrecer ou simplesmente para manter a cabeça no lugar, o importante é se exercitar»


O compromisso que estabeleci comigo leva-me a um foco acrescido na vertente do amor próprio. E isso exige que saiba cuidar de mim: tanto da minha mente, como do meu corpo. Porque é essencial sentir-me bem quando me observo ao espelho. É fundamental aceitar-me e respirar confiança. E com dedicação, acredito, os complexos perdem peso.

Há algum tempo que pretendia retomar as aulas de zumba, que durante dois anos, sensivelmente, foram um escape maravilhoso. Neste estado de emergência, era impensável fazê-lo de uma forma presencial, portanto, optei por usufruir de uma ferramenta tão poderosa, como é a tecnologia, e utilizar as plataformas digitais para meu proveito. Até porque há imensos vídeos que nos permitem cumprir os nossos objetivos. A partir do momento em que fiquei em isolamento voluntário, percebi que não se justificava continuar a adiar a prática de exercício físico, ainda para mais quando o fator tempo deixou de ser um entrave. É tudo uma questão de motivação, organização e, claro, planeamento.

Assim, ciente da minha condição e da minha vontade, tenho alternado entre três possibilidades que me fazem sentir cada vez mais ativa.

POPSUGAR Fitness: Este canal de youtube tem um pouco de tudo, porque a mensagem passa por incentivar-nos a ter um estilo de vida mais saudável. Tendo em conta que adoro dançar, os 30 minutos custam menos. E gostei, particularmente, da energia de Nicole Steen. Mas, independentemente de quem seja o instrutor, sinto que vale bem a pena.


Treino Helena Coelho e Paulo Teixeira: Em período de quarentena, a Helena e o Paulo, que é Personal Trainer certificado, resolveram brindar-nos com diretos diários, de 16 minutos. Aparentemente, parece pouco tempo, mas é intenso. Só uma vez os acompanhei ao momento, porque prefiro exercitar de manhã. Então, aproveito que guardam os diretos por 24h e faço o treino no dia seguinte. E tenho fé que chegará o dia em que não me sentirei a desfalecer para cumprir o objetivo - ainda assim, faço por seguir o ritmo da Helena e não o do Paulo, que realiza os exercícios de modo a introduzir variantes para pessoas com algum tipo de limitação - física ou de resistência.

20 MIN Full Body Workout: Vi este vídeo sugerido pela Alice Trewinnard e decidi experimentar. É, também ele, curto, não necessitamos de equipamento específico e acabamos por trabalhar um pouco de tudo, de uma forma mais condensada e quase sem pausas. Fiquei fã.



Fazem exercício em casa? Seguem algum canal específico?

Comentários

  1. Tenho tentado manter o espirito de fazer algo de exercicio ao dia, mas custa-me bastante porque sou bicho de ginásio. Desconcentro-me e não me motivo muito em casa...mas enfim, lá se vai tentando.
    Porém, fiz esta semana pela primeira vez zumba em casa, só encontrei um video que tenha gostado realmente, quase todos são muitooooo de música latina e não é muito a minha praia =P
    Força aí!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentar já é meio passo para conseguir 💪🏻
      Ah! Pois, eu como topo a tudo, não me incomoda que a zumba seja feita com música latina. Mas pode ser que encontres outras opções, não desistas

      Eliminar
  2. Estes videos são um bom incentivo para que façamos algum exercício físico mesmo em casa.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! E, para além de nos manterem ativos, permitem-nos estar distraídos!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  3. Eu ando a tentar ao máximo manter a rotina de exercício que fazia antes da quarentena ser imposta, mas por vezes torna-se um pouco difícil pois é há uma diferença entre treinar em casa e no ginásio mas acredito que vou ser forte e vou manter o espírito de treinar um pouquinho.

    Espero que consigas manter o teu espírito ao máximo!

    Beijinhos!

    https://nabosaltitante.blogspot.com/2020/04/6-dicas-para-seres-produtiva.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acredito, a começar logo pelas distrações que acabamos por ter em casa. É isso mesmo, pensamento positivo, porque vais conseguir!

      Obrigada 😊

      Eliminar
  4. CORPO SÃO em MENTE SÃ

    Não sou de danças. Gosto simplesmente de longas caminhadas; desporto | Ginástica e ADORO jogar a bola. Agora faço ginástica no terraço.

    Continua sã fisicamente e mentalmente 🌿

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo 😊

      Também adoro caminhar e jogar futebol - apesar do pouco jeito para a coisa.
      Boa, o importante é não pararmos.

      Obrigada, tu também!

      Eliminar
  5. Tao bom :) Por aqui nao paramos ,andamos sempre de um lado para o outro e o pequenote anda sempre a dançar o dia todo :) Nao admira que chegue as 7 da tarde e aterre logo, e eu as 8 da noite ja estou a abrir a boca com o joao pestana à espreita hehe :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um pequenote é sempre mais difícil parar 😂
      Exato, anda a desgastar as energias durante o dia, depois, às 7h, já está pronto a descansar ahahah

      Eliminar
  6. O único exercício que fazia era natação.....agora é impossível...

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, para já, terá mesmo que permanecer em pausa 😐

      Eliminar
  7. Há 3 anos, o meu pai fez uma lesão num joelho que o obrigou a uma cirurgia ao menisco. Após deixar as canadianas decidiu comprar uma bicicleta estática para pedalar em casa e eu comecei a pedalar também. Primeiro 5min e depois fui aumentando, consegui perder uns 5Kg a fazer quase meia hora. Entretanto desleixei-me, mas este estado de emergência fez-me voltar e tenho pedalado de dois em dois dias para retomar lentamente. :)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é ótimo! Nada como aproveitarmos os recursos que temos à disposição e que já percebemos que resultam connosco. Vai com tudo 😊

      Eliminar
  8. Essa forma de fazer exercício físico, faz bem e é divertido. Eu gosto de caminhar. Mas agora que estou em casa. Tenho uma bicicleta estática para, nela, pealar.

    Gostei de ver os videos. Tenha um bom dia de Terça-feira. Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de caminhar! Nestas alturas, sobretudo, a bicicleta estática pode ser uma bela aliada 😊

      Obrigada e resto de boa noite

      Eliminar
  9. Já estive no ginásio e já estive de facto mais focada do que agora. 😅 Em casa sempre ando de um lado para o outro, contudo, nada comparado ao quanto andava no trabalho. Preciso da rotina de novo 🤦🏻‍♀️ Nunca experimentei fazer zumba mas é algo que gostava de experimentar (embora ache que não tenho jeitinho nenhum!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tive grande paciência para ir para o ginásio, confesso, por isso, nunca me aventurei. Em casa, sei que é mesmo uma questão de foco, porque faço sem distrações, caso me predisponha a tal.
      Experimenta, é incrível! Também não tenho grande jeito, mas adoro 😂

      Eliminar
  10. OLá:- Por vezes até me parece ouvir a voz do meu espelho a dizer: Exercício precisa-se ... :)
    .
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro a dança me faz muito bem, desde de pequena eu pratico. Só preciso voltar a academia kkkk
    Beijos

    Segredosdamarii.blogspot.vom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que não, mas através da dança trabalha-se muita coisa 😊

      Eliminar
  12. O treino da Helena e do Paulo é bastante famoso, mas ainda não tive coragem de fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a sensação, porque, no início, também me faltou a coragem. Mas acredita que vale a pena 😊 caso não possas fazer em tempo real, tens sempre a possibilidade de ver o direto depois, porque eles guardam-no

      Eliminar
  13. Também tenho feito os treinos da Helena e do Paulo, mas faço em tempo real. Tenho gostado muito dos treinos e estou muito agradecida por terem decidido fazê-lo. Embora tente fazer a maioria das alternativas da Helena, ainda não consigo fazer todas sem falecer, portanto vou intercalando, mas mesmo assim já é uma canseira! 😂



    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma iniciativa extraordinária, sem qualquer dúvida! Hoje, por acaso, não fiz o deles, mas quero ver se amanhã de manhã faço 😊
      Exato, mesmo fazendo as do Paulo já é tenso ahahah
      Nós havemos de lá chegar!

      Eliminar
  14. Não há mesmo desculpa agora para fazer em casa, porque há muitos videos que ajuda bastante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Exercicio nunca foi muito o que gosto de fazer e admito que não o faço. Só no trabalho lol
    Fazes muito bem linda, é bom estar ocupada.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito que também não é o que mais me entusiasma, mas é mais uma maneira de me manter distraída. Já para não mencionar, claro, os benefícios para a saúde 😊

      Beijinho grande*

      Eliminar
  16. Tento manter uma caminhada de meia hora, tenho jardim e pátio, portanto dá para fazer sem ir para a rua.

    ResponderEliminar
  17. Training at home is the best way to have a good quarantine!
    HAPPY WEDNESDAY AT HOME
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Também tenho tentado fazer algum exercício por causa, mas parece que perco a motivação passando uns dias :/

    ResponderEliminar
  19. E que bem que fazes, o exercício é uma mais valia para o nosso corpo e mente :)
    Também tenho feito exercício em casa e ando a convencer as minhas amigas a fazerem comigo através de chamada de vídeo eheh
    Acompanho os treinos de algumas pessoas que vejo no Instagram e outras vezes - como estou na área - acabo por criar o meu próprio treino :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso saber aproveitar o tempo a nossa favor. E ficar parado, nesta altura, seria um desperdício!
      Olha que bela ideia, assim motivam-se umas às outras :D
      Pois, acabas por ter mais noção de exercícios que possas praticar

      Eliminar
  20. Tal e qual! também procurei uma app para começar a fazer exercício na quarentena! sendo que gasto 6 horas por dia em transportes públicos, não consigo fazer nada e tenho sempre que excluir coisas nas folgas porque não chegam para nada.
    agora como estamos de quarentena, também aproveito para fazer exercício que faz tão bem à alma. agora que o meu corpo se está a habituar à dor física, consigo ver o quão bem faz a um corpo, dá para ver a diferença. até mentalmente, uma pessoa consegue definir objectivos e ver que muita coisa na vida é irrelevante mas que em dias normais lhes damos tanta importância quando na realidade, não vale perder a cabeça com aquilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que é mais uma maneira de nos mantermos ativos, sãos e distraídos!
      Pois, tanto tempo em transportes acaba por impossibilitar a realização algumas tarefas, que até nos motivam

      Eliminar
  21. Já enchi a minha bola de pilatos, só me falta começar!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário