XXVIII // SUPOSIÇÕES SOBRE MIM

Fotografia da minha autoria


«Quero ser como as borboletas»


Vinte e oito. Em primeiro lugar, convidar-vos a entrar no meu humilde lar. Em segundo, confidenciar-vos que não sou a maior entusiasta de números pares. Ainda assim, por curiosidade, procurei a vossa simbologia e, sem ser crente nestas questões, não desgostei do que transmitem. Afinal, há mesmo um ciclo antigo a terminar e um novo a conquistar espaço. Garanto-vos que os vinte e sete prepararam bem o caminho, permitindo-me construir rotas de harmonia. Empatia. Gratidão. E muito amor próprio. E como canta Slow J., no seu Bem vindo a casa, «eu não estou preso aqui, eu só voltei. Aqui eu só ostento o que de dentro de mim vem». Temos tudo para tornar esta parceria memorável.

É um hábito meu preparar uma publicação distinta no meu aniversário, porque faz-me todo o sentido estender a comemoração ao blogue, uma vez que é uma parte tão especial da minha identidade. Então, para este ano, desafiei-vos a partilhar suposições que tivessem sobre mim. E só posso agradecer, com todo o meu coração, por tão prontamente alinharem nesta brincadeira. Porque é uma demonstração de carinho que nunca esquecerei. E que já fez com que os vinte e oito começassem cheios de energia. E magia. Sem mais demoras, será que existem mais suposições verdadeiras ou falsas? Será que sou capaz de vos surpreender? Acompanhem-me nesta viagem por alguns recantos da minha essência.


// AS SUPOSIÇÕES DA ANA RIBEIRO //

Suponho que faças limpezas domésticas: Costumo dizer que vivo bem dentro do meu caos, porque tem uma organização própria. No entanto, ainda que não seja a maníaca das limpezas, é uma parte que não descuro e na qual faço por ajudar cá em casa. Só por curiosidade, adoro lavar a loiça e, em criança, divertia-me imenso a lavar a banheira.

Suponho que sejas extrovertida:
Só com quem me sinto confiante, à vontade. A não ser que a pessoa consiga despertar esse conforto imediato, sou bastante reservada.
Suponho que gostes de saídas à noite: Culpada, gosto mesmo! E já tenho imensas saudades de sair para dançar, regressando a casa pela manhã.


// AS SUPOSIÇÕES DA TERESA SILVA //

Suponho que sejas uma pessoa calma e ponderada: É preciso muito para me tirarem do sério. Além disso, gosto de ter a certeza dos passos que dou.

Suponho que sejas uma pessoa com quem se pode contar:
Sempre! A partir do momento que os nossos elos se estreitam, assumi um compromisso com aquela pessoa, portanto, faço por não lhe falhar.


// AS SUPOSIÇÕES DA RUTE MARQUES //

Suponho que trabalhas ou já participaste num grupo musical: Um coro de igreja conta? É a experiência mais próxima. E começou, salvo erro, no meu penúltimo ano de catequese, quando o meu catequista teve a ideia de criarmos um para a missa de sábado. O ambiente era espetacular, porque estava quase em família. E tenho pena de me ter afastado quando entrei no mestrado. Foi, sem dúvida, uma fase bonita do meu crescimento.

Suponho que não gostes de cinema: Gosto, só não é tão prioritário.

Suponho que já publicaste um livro ou sonhas publicar: Já publiquei três textos: dois na revista do Montepio e um graças ao desafio promovido pelo AXN, A Audiência Escreveu Um Crime. Quanto à publicação de um livro, continua em suspenso.


// AS SUPOSIÇÕES DA TIM //

Suponho que sejas uma pessoa sensível e organizada: Eu bem digo que tenho um coração de pedra e sou má pessoa, mas a verdade não é essa. Afinal, estão a ler alguém que chora sempre que vê o filme Up - Altamente! Quanto ao ser organizada, tento, mas de uma forma equilibrada. Porque acho importante gerirmos bem o nosso tempo, o nosso espaço e as nossas tarefas, mas sem permitir que isso nos traga [mais] ansiedade.

Suponho que não deves ser boa cozinheira:
Não sei o que possa ter dado esta impressão, mas... não está muito longe da realidade. E aqui aproveito para agradecer a confiança da Ematejoca que, ao contrário da Tim, supôs que eu era boa cozinheira. Honestamente? Desenrasco-me. Mas acho que o que me falta é mesmo ter mais segurança nas minhas qualidades. E compreender que não preciso de estar à altura de um Chef. Só preciso de descontrair e deixar de ter receio de errar. Apesar disso, adoro arriscar nas sobremesas. Ou em petiscos.


// AS SUPOSIÇÕES DA MARISA CAVALEIRO //

Suponho que adormeces com a cama cheia de livros: E correr o risco de acordar com eles deformados? Nem pensar! Mexo-me muito a dormir, por isso, o mais provável seria tê-los todos no chão, a formar tapete.

Suponho que sonhas com as histórias que lês:
É muito raro lembrar-me dos meus sonhos, mas já aconteceu, sim. E não deixa de ser engraçado.


// A SUPOSIÇÃO DA MATILDE FERREIRA //

Suponho que, um dia, vais escrever um livro: É um dos meus sonhos mais antigos, mas tenho que admitir que já foi um objetivo com mais peso do que aquele que tem agora. E lido bem com esta mudança. Porém, continuo sem estar disposta a largar a mão, pois pode ser uma questão momentânea, por ainda não ter encontrado a ideia indicada, aquela que me faça sentir que vale a pena avançar.


// A SUPOSIÇÃO DO CAPACIDADE DE SER //

Suponho que és artista: Não, de todo. Embora não me importasse nada. Gosto, sim, de alimentar o meu lado criativo, seja na escrita, seja na fotografia - que são duas expressões artistas que me enchem as medidas por completo.

// AS SUPOSIÇÕES DA MARTA CARVALHO //

Suponho que és muito calma e raramente te enervas; que és muito organiza; que és ponderada e que pensas muito bem nas decisões que tomas: Como já respondi a suposições semelhantes, não vale a pena repetir.

Suponho que és uma pessoa que estás sempre lá para os amigos e família, nos bons e nos maus momentos: Embora também já tenha partilhado uma idêntica, optei por destacá-la por uma simples razão, pois é importantíssimo sabermos estar presentes em ambas as situações, com o mesmo nível de compromisso. E isso nem sempre é orgânico. Mas quando as pessoas nos são importantes, quebramos qualquer barreira que nos desvie.


// AS SUPOSIÇÕES DA CAROLINA PIMENTEL //

Suponha que tinhas 24 anos: Apesar de não me fazer qualquer confusão envelhecer, fiquei contente com esta suposição.

Suponho que és muito dona de ti, mulher de ideias fixas e de garra:
Tento, pelo menos, mas este é um caminho em permanente construção, porque depende muito da confiança que temos em nós.

Suponho que corras atrás do que te faz feliz e dos teus sonhos, dedicando-te de corpo e alma ao que mais amas:
Só sei ser e sentir por inteiro, por isso, dou tudo de mim nos meus compromissos e nos meus sonhos. E acho que isso também faz parte do respeito com que assumimos determinadas responsabilidades. Portanto, se é para ser, é para ser.

Suponho que não deixes de ter um sorriso nos lábios para os outros e, especialmente, para ti, ainda que estejas em dia não: Também quebro e não tenho qualquer problema em demonstrá-lo. E não forço uma atitude positiva só para parecer bem. Tenho é o cuidado de não me esquecer que os outros não têm culpa. Além disso, por norma, encaro a vida pela perspetiva do copo meio cheio. E sou de sorriso fácil. No fundo, curto a minha neura, mas não permito que demore muito tempo em mim.

Suponho que és exigente, sabes o que queres e não aceitas menos do que isso: Sou, sobretudo, exigente comigo. Mas tento não me cobrar em demasia - nem aos outros. E, mesmo sabendo o que quero, tenho a humildade de perceber que a vida é feita de cedências e que há alturas em que temos que aceitar menos. Porque, por vezes, construímos grandes expectativas em objetivos que não são tão sólidos assim.


// AS SUPOSIÇÕES DA MENA ALMEIDA //

Suponho que és uma pessoa extremamente carinhosa: Sim, bastante. Mas também tenho o meu traço de mau feitio. Faz parte. Contudo, num panorama geral, sou uma pessoa de afetos. E de abraços.

Suponho que és culta até dizer chega: Gostava de ser muito mais, admito, porque ainda há muita coisa que desconheço. Mas sou curiosa e procuro instruir-me. Porque acredito mesmo que o saber não ocupa lugar.

Suponho que sentes pena de não arranjar emprego: Mais do que pena, é mesmo a frustração de nos dedicarmos tanto numa área para, depois, não termos quem nos dê a mão, porque nos falta experiência - esquecem-se é que só podemos ter essa experiência se nos derem oportunidades para tal. Mas dias melhores virão. E, até lá, continuo a dar alguma assistência num centro de estudos.

Suponho que adoras o teu afilhado e o Porto; que adoras passear, conversar e a tua família; que tens talento para a escrita, que amas dedais e que o teu calçado favorito são os ténis: Sem falsa modéstia, são todas verdadeiras. Mas em vez de ténis, digo sapatilhas.


// AS SUPOSIÇÕES DA MARY //

Suponho que leias cada publicação umas 20 vezes antes de publicar no blogue, para teres a certeza que nada falha: E, mesmo assim, falha, porque o nosso cérebro adora prega-nos partidas. Não digo que sejam 20, mas tenho este cuidado, sim. Porque acho inconcebível publicar sem rever e sem ter a certeza de que era aquilo que pretendia transmitir ao leitor.

Suponho que tens mais de 1,65m: Admito que tive de ir confirmar ao cartão de cidadão e esta é, precisamente, a minha altura.

Suponho que tudo no teu quarto tenha um lugar bem definido e que nunca o tenhas desarrumado: Uma vez que não é uma divisão grande, não convém que o tenha num caos. Mas também preservo aquela cadeira da vergonha. Quanto à disposição, embora os objetos tenham lugares definidos, não é nada muito rígido. Volta e meia vou reorganizando a decoração.

Suponho que sejas mais de dar do que receber: Suponho que sim, ainda que adore receber - e não precisa de ser algo material -, porque é maravilhosa a sensação de se lembrarem de nós. Mas sou mesmo feliz a mimar os meus. E a demonstrar-lhes que ocupam um lugar muito especial.

Suponho que sejas muito paciente, que raramente te chateias, mas quando o copo enche, enche de verdade: Sem dúvida! Costumo dizer que a minha paciência é um saco sem fundo, mas também não abusem da sorte, porque até eu tenho ataques de mau génio.

Suponho que dês segundas oportunidades, mesmo que te tenham magoado muito no passado:
Segundas, terceiras, quartas... Enquanto a pessoa me der motivos para não desistir, eu persisto. Contudo, quando percebo que não há volta a dar, corto pela raiz.

Suponho que mesmo que o tempo não seja muito, estás sempre lá para os teus e moves o que for preciso por eles:
Sim, até porque há muitas formas de estarmos presentes. E, mais do que uma questão de tempo, acredito que seja, sobretudo, uma questão de predisposição.


// AS SUPOSIÇÕES DA JULIANA PINTO //

Suponho que adoras ler livros: Adoro! É mesmo uma das paixões mais bonitas da minha identidade.

Suponho que já deves ter escrito um livro [mesmo sem partilhar ou publicar]:
Criei um, muito amador, para oferecer à minha melhor amiga. E, no ano passado, acabei por partilhar a história no blogue - O Nosso Amor é Como o Vento.

Suponho que pensas muito antes de escrever um post: Depende bastante da publicação em si, porque há algumas que escrevo quase num sopro. Mas há outras que me exigem mais ponderação. O cuidado que tenho sempre é verificar se aquela ideia faz sentido, se a trabalhei como desejava e se transmite, exatamente, a mensagem que pretendo.

Suponho que gostas de viver um dia de cada vez: Sinto que é importante termos planos a médio e a longo prazo, porque isso dá-nos perspetiva e objetivos. Mas foco-me muito no presente, para estar bem comprometida com os desafios do momento. Sem descartar por completo o amanhã, sim, gosto de viver um dia de cada vez, até porque a prática é sempre diferente do que idealizamos, sendo necessário adaptarmo-nos.


// AS SUPOSIÇÕES DA THE ORANGE CLUB //

Suponho que não gostes de cerveja: Adoro cerveja. Principalmente, preta.

Suponho que tenhas medo de centopeias: E aranhas. Aliás, é um misto de medo e de nojo. Só de pensar, já estou toda arrepiada e cheia de comichões.



// AS SUPOSIÇÕES DA SOFIA ALVES CARDOSO //

Suponho que gostas mais dos livros que dos filmes: Verdade, até porque, muitas vezes, as adaptações cinematográficas dispensam pormenores fundamentais. Acho que só no caso d' O Diário da Princesa é que gostei mais do filme.

Suponho que gostas de fotografia:
Adoro e quero muito tirar um curso.

Suponho que não gostas de favas e beringela: E supões muito bem. Porque, de facto, têm sabores que não me conquistam. De todo!


Muito obrigada ♥

Comentários

  1. Antes de mais parabéns minha querida, espero que seja um dia super feliz apesar da situação que atravessamos.

    Adorei conhecer-te melhor através deste post de suposições. Foi um prazer participar.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, minha querida!
      Que bom, fico mesmo contente. Agradeço, também, por teres feito parte deste momento <3

      Eliminar
  2. Bom dia:- Sem comentar mais nada, digo apenas que, você tem o sorriso mais lindo que uma mulher pode oferecer. Que seja sempre assim.
    .
    Cumprimentos solidários

    ResponderEliminar
  3. Adorei conhecer-te mais um pouquinho! Parabéns!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, minha querida <3
    Antes de mais, quero apenas desejar-te as maiores felicidades e que os 28, ainda que tenham começado de um modo que não esperavas certamente, sejam incríveis. Que este novo ano te traga o máximo de conquistas e que aproveites tudo ao máximo!
    E agora quero dizer-te que adorei ler esta publicação e que esta ideia das suposições foi mesmo mesmo gira. Confesso que algumas me surpreenderam e outras até já estava à espera de uma resposta mais ou menos parecida com as que deste - afinal o blogue é quem o escreve e acabamos sempre por nos conhecermos através das entrelinhas, não é? -.
    Para terminar, continuo a achar que és um amor de pessoa, uma pessoa com os valores no lugar certo e com um coração giganteeeeee. PARABÉNS ❤

    P.S. Julgava que eras mais alta, mas é curioso ter escolhido precisamente a tua altura eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, minha querida ❤
      Faltam-me as palavras para expressar o quanto este retorno me deixa de coração cheio. Mas é mesmo maravilhoso recebê-lo!
      Queria fazer algo diferente e achei que esta ideia fazia sentido.
      Verdade, acabamos por ir percebendo algumas coisas nas entrelinhas :)
      Awwww, que amor!

      Engano bem na altura ahahah acertaste em cheio

      Eliminar
  5. Parabéns minha linda ��❤
    Vês, já sei muito de ti ahahahahah
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida ❤
      Pois é! É o que dá acompanharmo-nos há bastante tempo ahah

      Eliminar
  6. Muitos parabéns Andreia.
    Que linda idade, 28 anos.
    Escapou-me este desafio, mas adorei saber mais sobre ti
    Beijinho especial, neste dia especial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Magui :)
      Pode ser que eu o repita. Assim, terás outra oportunidade.

      Eliminar
  7. Muitos Parabéns mais uma vez, minha querida Andreia :) Espero e desejo de coracao que este teu dia seja magico e muito especial :) E que os 28, te tragam muitas coisas boas, ou biscoitinho como dizia a minha querida Mirinha, avo do meu Rui dizia :) Confesso que tive algum dificuldade em escolher varias suposicooes talvez por ja te ir conhecendo, afinal de contas ja contamos com meia duzia de anos desta amizade virtual, mais coisa menos coisa :) Acredita que em relacao a cozinhar nao estas sozinha e é mesmo esse o pensamento :) Tambem me emocino sempre que vejo UP :) E sei que es uma pessoa com quem se pode contar, e isso é muito bom :)
    Beijinhos de nos os 3*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, minha querida ❤
      Pois é, já caminhamos perto há vários anos. O que acaba por dar outra bagagem de conhecimento e menos suposições. Mesmo assim, foi uma participação maravilhosa, que me permitiu exprimir um pensamento que tem vindo a ser recorrente.
      O filme está mesmo maravilhoso! É impossível não nos emocionarmos *-*

      Um grande beijinho para todos

      Eliminar
  8. Parabéns minha querida ❤
    Espero que tenhos um dia muito feliz, apesar destas limitações todas
    Gostei destas suposições e de conhecer um pouco mais sobre ti :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida ❤
      Fico muito contente por ler isso!

      Eliminar
  9. Muitos parabéns, querida!
    Gostei de te conhecer melhor! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Marta :)
      E agradeço, também, a tua participação

      Eliminar
  10. Em primeiro lugar Parabéns, quem me dera ter 28!!
    Isto só prova que as pessoas criam uma imagem nossa que por vezes não é a acertada, mas muitas acertaram!!
    Esse emprego há de chegar.
    Beijinhos e sê feliz😘😘❤

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marisa :)
      Pois é. E é sempre engraçado percebermos o que os outros supõem
      Acredito que sim ❤

      Eliminar
  11. NUNCA cheguei a saber, qual é o dia do teu aniversário 🎂

    ResponderEliminar
  12. Posso dizer que gostei bastante de conhecer um pouco mais, mas antes de mais muitos parabéns
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Andreia!!!!!
    Gostei tanto de te conhecer melhor! Desejo-te tudo de bom e que todos nós possamos ir sair à noite rapidamente xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida ❤
      Sim, por favor, estamos mesmo a precisar de sair ahah

      Eliminar
  14. Muito giro esse desafio. E já agora que seja um ano em cheio! Bjs

    ResponderEliminar
  15. Desafio muito engraçado :) e que permite conhecer um bocadinho melhor os autores :)

    Btw tb já li o crime do expresso do médio oriente xD

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelo lindo 28, desejo muitas felicidades. Adorei ver esse lindo sorriso, que a vida lhe sorria sempre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Antes de mais renovo o voto de parabéns!!
    Adorei ficar a saber mas um pouco de ti... Apesar de não nos conhecermos pessoalmente, tenho a impressão que já te conheço.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, querida Sandra :)
      Esse retorno é maravilhoso, fico de coração cheio

      Eliminar
  18. Muito interessantes as suposições das suas amigas. Bem como as suas respostas às mesmas. Gostei de ler. Parabéns Andreia, muitas felicidades. Boa noite e bons sonhos.

    ResponderEliminar
  19. Só esta manhã é que tive tempo disponível para ler o texto completo, que embora interessante, não me deixou surpreendida: SEMPRE te vi como tu te descreves. E tenho a certeza que és mil vezes melhor cozinheira do que eu. Não achas que é altura de realizar o teu sonho e publicarem um livro, não só com a tua escrita, mas também com as tuas fantásticas fotografias.

    Um abraço e beijo de parabéns 🎂 da amiga de longe 💙 Teresa (ematejoca é o nome do blogue) 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que me aventurar mais na cozinha, acho que é isso que me falta :p
      Agradeço, de coração, o elogio! Mas, honestamente, acho que ainda não é a altura certa, porque ainda não descobri o caminho exato para esse sonho. Sem pressões, hei-de continuar a desbravar esse desconhecido.

      Muito obrigada!

      Eliminar
  20. Adorei saber mais de ti e Parabéns moça ;)

    ResponderEliminar
  21. Eu suponho que cheguei demasiado tarde para as suposições...=(
    Mas gostei do que li...acho que todas as minhas suposições foram respondidas.
    Muitoooos parabéns =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só um bocadinho, mas pode ser que eu repita a experiência e, aí, já consegues participar :) ainda assim, se tiveres alguma em específico que gostasses que eu respondesse, também podes deixar aqui que eu terei todo o gosto em fazê-lo.
      Obrigada *-*

      Eliminar
  22. Eu acho que já falaram tudo, só me
    resta te dar um beijo e parabenizar
    por tudo. Só isso.

    ResponderEliminar
  23. Suponho, ou melhor, estou vendo que vc é gorda, cheiona e que não é de todo uma mulher bonita, mais me parece simpática. Parabéns pelos 28, que é minha idade, também.
    Joselene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, mesmo assim, sinto-me bonita e muito bem resolvida, já viste? :)
      Obrigada!

      Eliminar
  24. Gostei de saber mais sobre ti e é engraçado ver que temos coisas em comum. Também nunca correria o risco de deformar os meus livros XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Gosto de saber isso :)
      São demasiado preciosos para tal ahah

      Eliminar
  25. Não pareces nada ter 28 aninhos, tens uma carinha tão "baby" (é um elogio, eheh)!
    Beijinhoo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário