FRAGMENTOS // PONTAS SOLTAS

Fotografia da minha autoria


«Pontas soltas, isso é comigo»


O álbum Os Capitão Fausto Têm os Dias Contados marcou uma viragem definitiva na história da banda. Por ter sido na altura em que se mudaram para Alvalade, com o claro objetivo de fazerem da música a sua vida. E por revelar toda a sua sabedoria criativa em maturação. E este processo de criação ficou registado neste brilhante Pontas Soltas.

Ricardo Oliveira acompanhou o grupo durante a composição e gravação deste disco [2016]. E realizou um documentário bastante fiel do método de trabalho dos Capitão Fausto e da amizade que os une. Em simultâneo, esta longa-metragem [apresentada, pela primeira vez, no festival Porto/Post/Doc] transmite-nos um caráter intemporal, genuíno, descontraído e intenso; e distinto, porque apostou num conceito muito próprio na combinação de cenas, memórias e momentos, elevando toda a experiência sinestésica. Além disso, parte de um interesse partilhado por todos os elementos: a mecânica quântica. Num paralelismo evidente, no qual este ramo da física «questiona regularmente o que conhecemos da realidade», também o filme questiona a sua estrutura, «reinventando-se à medida que avança, tentando comunicar com a audiência». E proporcionando-nos um mundo novo nas suas entrelinhas.

Pontas Soltas prova que não «é uma mera e passiva ilustração de algo», mas sim a essência dos Capitão Fausto. Embarquem nesta obra de arte.



Já viram este documentário/filme?

Comentários

  1. Gosto mito de Capitao Fausto e ja estou a ver o filme :) Muito obrigada pela sugestao :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São incríveis! E este documentário está um mimo :)
      Ora essa, obrigada eu

      Eliminar
  2. Não vi o filme, mas sou capaz de aproveitar o fim de semana para tal. Não me considero super fã de Capitão Fausto, eles apareceram depois de eu sair de Portugal e então, como muita música portuguesa, escapou-me entre os dedos no processo. Continuo a ouvir muita, mas músicas soltas, sem seguir de perto certo artista.
    Mas vou espreitar que pode que aprenda o que tenho perdido =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que te aproxime ainda mais da música portuguesa :)
      Sou suspeita, mas acho que vais gostar!

      Eliminar
  3. Por acaso ainda não vi, mas obrigada pela partilha! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Não vi, mas estou curioso e vou vê-lo mais logo. Também não tenho acompanhado muita da música que se fez nos últimos anos... estou naquela fase em que começamos a ficar agarrados ao passado e com pouca esperança no futuro. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Espero que gostes :)
      Compreendo, mas não percas essa esperança no futuro. Ainda não

      Eliminar
  5. não vi, mas fico com a recomendação!

    ResponderEliminar
  6. nice post =)
    Antonella
    https://antonellabasile.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Olá, boa tarde:- Uma boa sugestão musical.
    .
    Saudações fraternas.

    ResponderEliminar
  8. Posso dizer que não ando muito dentro das novidades, mas não conhecia mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora tenha sido apresentado em 2016, este documentário só ficou disponível a todos muito recentemente. Se tiveres curiosidade, aconselho :)

      Eliminar
  9. Ainda não vi, mas vou guardar para ver. Obrigada pela sugestão!

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois diz-me o que achaste :)

      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  10. Ainda não vi, mais irei salvar essa sugestão! Um beijo

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Uma ótima sugestão! Não posso dizer que sou fã mas gosto de ouvir em muitos momentos
    Beijinhoo ;*

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma sonoridade muito particular :)
      Espero que gostes de ver

      Eliminar
  12. Não sou fã, acho mesmo que só acho piada ao nome!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  13. Do senhor Capitão Fausto,
    do que faz bem não duvido
    por ser um bom espetáculo
    fantástico muito divertido.

    Bom fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
  14. Interessante. Não conhecia.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  15. Great post!
    HAPPY WEEKEND AT HOME
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. looks good, may be i will try to watch. Take care of yourself.
    New post on My Blog | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  17. Confesso que só comecei realmente a gostar de Capitão Fausto a partir d'"A Invenção do Dia Claro". O álbum entrou de tal forma na minha vida que comecei a ouvir mais dos álbuns anteriores. Por isso, não conhecia este documentário, mas vou adicionar à lista para ver. Muito obrigada pela sugestão!



    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse álbum está extraordinário, por isso, compreendo *-*
      O documentário é relativamente recente. Quer dizer, foi apresentado em 2016, mas não ficou disponível para o público em geral. Ainda bem que o disponibilizaram, porque está uma bela obra de arte.
      Espero que gostes!

      Eliminar
  18. Adoro Capitão Fausto, tenho mesmo de ver isto <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário