SETE // OBRAS LITERÁRIAS PARA
DESABAFAR

Fotografia da minha autoria


«Quando estiver cansado da realidade, abra um livro»


Os livros são a nossa voz. Da razão. De incentivo. De amparo. Quando a vida nos vira do avesso, a literatura tem o poder de nos resgatar de um estado de insegurança e de dormência prolongado. Porque desenha um propósito na nossa existência. Porque nos sossega a alma. Porque nos transmite um rasgo de esperança. As letras oferecem-nos patamares de perspetivas. E estimulam-nos a alargar horizontes. Por isso, dentro das histórias ganho asas. E permito-me ser várias versões de mim.

Aprendi a subir esta escadaria literária, ciente de que nunca estarei sozinha. Porque preservo sonhos e moradas, com mundos intermináveis. Porque, através das páginas encantadas de um livro, tenho força para me reinventar. E porque sou capaz de construir pontes em formato de papel. Além disso, cresço a tornar válidos os meus sentimentos. E, por fim, compreendo que, mesmo que soe a um lugar comum, posso ser a protagonista do enredo que pretender. A leitura abre todas as gavetas desta casa e eu tornei-a minha aliada. Portanto, quando as palavras me faltam - ou quando a estrada me deixa no limbo -, esta arte é o meu dialeto. Aliás, já o é em qualquer circunstância. Porém, o seu impacto é maior quando necessito de libertar o ar que fica preso no peito.

Neste período conturbado, que tantas oscilações emocionais nos provoca, a Raquel - @bichodagalaxia - lembrou-se de um desafio bastante original: Desabafar Com Livros. Seja pela narrativa, pela capa, pelo título ou por qualquer outro critério, o objetivo passa por expressarmos o que sentimos em relação a esta quarentena, de modo a ficarmos mais leves, mais relaxados, mais entretidos. E como eu fui alternando por alguns estados de espírito dicotómicos, selecionei sete obras da minha estante, cujos nomes espelham bem essas transições.

Sou otimista por natureza. Mas também quebro. E este exercício corroborou, uma vez mais, o quanto os livros são terapêuticos.


 O MEU DESABAFO COM LIVROS 









Outros exemplares possíveis de figurar nesta lista [infinita]: Sensibilidade e Bom Senso [Jane Austen] | A Fórmula da Saudade [Daniel Oliveira] | Mudanças [Mo Yan] | A Vida Num Sopro [José Rodrigues dos Santos] | A História de Uma Serva [Margaret Atwood] | O Sol Nasce Sempre [Ernest Hemingway] | Debaixo de Algum Céu [Nuno Camarneiro].


Que livros escolheriam como desabafo?

Comentários

  1. Há sempre uma primeira vez; Antes que seja tarde, O dia em que chegaste, o céu é para quem não desiste de voar, Abraço-te-

    Estas seriam as minhas escolhas. Gostei muito desta publicação pela sua originalidade.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me uma bela seleção :)

      A Raquel teve uma ideia fantástica!

      Eliminar
  2. ah os livros sao um mundo maravilhoso para irmos! gostei de conhecer esses livros e seu desabafo com eles

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  3. Não encontro nos livros dons terapêuticos, todavia, é um prazer ler um Ernest Hemingway, uma Margaret Atwood, uma Jane Austen, uma Dulce Maria Cardoso, ou até, um Miguel Esteves Cardoso 📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel Esteves Cardoso não pode faltar cá em casa! E quero muito explorar mais obras dos restantes autores

      Eliminar
    2. Até agora, li unicamente "O amor é fodido", um presente de um familiar. Gosto de ler as crónicas. Há outros escritores portugueses que me entusiasmam mais como, por exemplo, Lobo ANTUNES, Lídia Jorge, Afonso Reis Cabral 📚

      Eliminar
    3. O Amor é Fodido é um dos meus favoritos! Tenho que me aventurar na obra de Lobo Antunes e Lídia Jorge

      Eliminar
  4. Para dizer a verdade não sei o que escolhia...

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Estive para responder a este desafio e, por acaso, o livro do RAP e o do MEC faziam parte das minhas escolhas.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei muito curiosa com as respostas que viriam daí :)
      RAP e MEC a dar forma às nossas emoções ahah

      Eliminar
  6. Adorei a citação inicial!
    Achei bastantes curiosos os títulos das obras que aqui trazes e fiquei com vontade de conhecer alguns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bonita :)
      Obrigada! Ainda há algumas que não li, mas está para breve

      Eliminar
  7. Andreia livros fascinante, são livros encantadores, fica difícil escolher um livro para desabafo todos são maravilhosos, Andreia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, Luciamar. Há tantos livros que poderiam estar neste lugar

      Eliminar
  8. Curiosamente, não conhecia nenhum. Tenho de investir mais em livros que envolvem este assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São obras muito distintas entre si, mas achei que os títulos fariam todo o sentido :)

      Eliminar
  9. Tenho uma estante que contém mais de 1000 livros. É a pura verdade. Muitos oferecidos, outros comprados, de tantos e tantos autores. Se li un s 150 foi muito. E se calhar estou a exagerar, lol

    Mas sim.A leitura faz bem à alma, sossegando o coração

    .
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito ou pouco, o importante é ler. Porque há sempre uma obra que nos compreende :)
      Sem dúvida!

      Eliminar
  10. São tantos que nem sei qual escolhia, mas são boas opções para ler
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Ando a querer ler "Vai Tudo Correr Mal" mas ainda não tive oportunidade.

    ResponderEliminar
  12. Através dos livros, podemos viajar por tantos mundos... não sei bem que escolhas faria... mas é um caso a pensar!

    Beijos e abraços
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente, querida Sandra. Os livros dão-nos asas *-*
      É um exercício muito interessante

      Eliminar
  13. Acho que precisaria de toda uma biblioteca para que servisse de desabafo neste momento.
    (curiosamente ontem vi finalmente o filme birdbox...achei piada pela foto =)...demorei, mas lá o vi)
    Boa semaninha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo ahahahah
      Uma bela coincidência. O filme também já tive a oportunidade de ver e gostei bastante. O que achaste? O livro hei-de ler mais para a frente.
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  14. Muito interessante o desafio.
    Neste tempo de pandemia é urgente ultrapassar a própria imaginação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Raquel teve uma bela ideia, até porque é um exercício que ajuda a acalmar :)

      Eliminar
  15. Muitos destes livros não conhecia mas fiquei curiosa depois de ler as referências de cada um deles. Assim de repente não consigo escolher um livro que traduza o que me vai na alma mas muitas das tuas citações foram quase como se me visse ao espelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não li todos desta lista, porque falta-me O Retorno, Estar Vivo Aleija e Às Cegas, mas achei que os títulos resultavam muito bem neste desafio :)

      Eliminar
  16. Eu escolheria o Sol Nasce Sempre. Com esperança de ser para todos e não só para alguns.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  17. Quero muito ler o do MEC, o da Joana e o do RAP :) Gostei muito das tuas reflexões:)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O do RAP será a minha próxima leitura. Os outros dois aconselho imenso *-*

      Eliminar
  18. Uma boa lista de livros, ofereceram-me o livro de Miguel Esteves Cardoso ( Como é Linda a Puta da Vida) mas ainda não comecei a ler.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o meu favorito dele, porque alia o seu lado mordaz com um toque mais pessoal e emocional :)

      Eliminar
  19. Acho que me parecem todos boas opções, sinceramente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há três que ainda não li, mas acredito mesmo que sim :D

      Eliminar
  20. Otimos livros. Parecem ser muito bons! Beijos

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não li todos, mas acredito que valham todos muito a pena :)

      Eliminar
  21. Boa dica. Vou procurar me inteirar.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  22. Caramba, que desafio interessante!
    Vou ponderar em reflectir sobre isto!
    Mas acho que escolheria:
    1. Abraço, J.L.Peixoto
    2. Uma dor tão desigual, contos de vários autores
    3. Ensaio Sobre a Cegueira, Saramago
    4. Não há longe nem distância, Richard Bach
    5. Estar Vivo Aleija, R.A.P.
    6. Terra Sonâmbula, Mia Couto
    7. Morreste-me, J.L.Peixoto

    📖💛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Raquel teve mesmo uma ideia brilhante!
      Da tua lista, apenas li Terra Sonâmbula, que adorei. E a minha próxima leitura será o do RAP

      Eliminar

Enviar um comentário