LISTA DE DESEJOS LITERÁRIOS

Fotografia da minha autoria


«Livro é tão bom que deveria ser elogio»


O meu aniversário aproxima-se. E eu tento evitar pensar no quanto será diferente, este ano, por causa da nossa atual condição [é por um bem maior]. No entanto, no meio de toda a imprevisibilidade e instabilidade que nos envolve, há algo que permanece como símbolo de paz e de esperança: os livros. Que serão sempre aliados de peso em qualquer combate, seja para viajar sem sair do lugar, seja para minimizar as saudades ou, então, para equilibrar a nossa saúde mental.

Sempre fui muito fácil de agradar, até porque é o cuidado em si que me emociona. Porém, desde que a literatura se tornou numa paixão, ficou ainda mais simples surpreender-me e, por consequência, presentear-me. Não tem como enganar. Portanto, como livros nunca estarão em demasia na minha estante, a lista de desejos - para além do óbvio que é poder reunir-me e abraçar os meus - não ficaria completa sem englobar esta arte que me define por inteiro. E que ficou com o meu coração até ao fim do fim. E como é maravilhoso termos este colo que nos conforta.

As opções são imensas, mas esta é a seleção que mais me entusiasma.

O Que Nos Magoa // Diogo Simões: «Tudo o que Francisca desejava como prenda de aniversário era descobrir o que a vida lhe reservava para o futuro. Na noite em que completa dezoito anos, conhece Daniel, um jovem que lhe desperta novos sentimentos. Com um passado recheado de medos, Francisca deixa-se envolver pelo rapaz misterioso».

Para Onde Vão os Guarda-Chuvas // Afonso Cruz: «O pano de fundo deste romance é um Oriente efabulado, baseado no que pensamos que foi o seu passado e acreditamos ser o seu presente, com tudo o que esse Oriente tem de mágico, de diferente e de perverso».

A Rede de Alice // Kate Quinn: «Trinta anos depois, atormentada pela traição que acabaria por ditar o fim da Rede de Alice, Eve passa os dias embriagada e isolada do mundo na sua decadente casa, em Londres. Até ao dia em que uma jovem americana lhe bate à porta e a recorda de um nome que Eve tudo tem feito para esquecer».

Caraval // Stephanie Garber: «Scarlett Dragna nunca saiu da pequena ilha onde ela e a irmã, Tella, vivem sob a vigilância do seu poderoso e cruel pai. Scarlett sempre teve o desejo de assistir aos jogos anuais de Caraval. Caraval é magia, mistério, aventura».

O Filho de Mil Homens // Valter Hugo Mãe: «Raramente a literatura universal produziu um texto tão sensível e humano quanto este. O filho de mil homens é uma obra da ourivesaria literária de Valter Hugo Mãe. Uma experiência de amor pela humanidade que explica como, afinal, o sonho muda a vida. Crisóstomo, um pescador solitário, ao chegar aos quarenta anos de idade, decide fazer o seu próprio destino. Inventa uma família, como se o amor fosse sobretudo a vontade de amar».

Illuminae // Amie Kaufman: «É diferente de todos os livros que alguma vez leste. Através de documentos pirateados, emails, mapas, arquivos militares, transcrições de interrogatórios e mensagens, vais descobrir que o pior dia da vida de Kadie é apenas o início da história».

Os Testamentos // Margaret Atwood: «Quinze anos depois de A História de Uma Serva, o regime teocrático da República de Gileade mantém-se no poder, mas há sinais de que está a começar a cair por dentro. Neste momento crucial, os percursos de três mulheres radicalmente diferentes cruzam-se com resultados potencialmente explosivos».

Os Outros // C. J. Tudor: «Uma rapariga pálida num quarto branco… Ao conduzir uma noite para casa, Gabe vai atrás de um velho carro, quando vê a cara de uma menina aparecer na janela».

O Ano do Pensamento Mágico // Joan Didion: «É assim que Joan Didion inicia a sua viagem pela memória do ano mais transformador da sua vida, começando na noite em que o seu marido, o escritor John Dunne, com quem foi casada mais de 30 anos, morre de ataque cardíaco, e a sua única filha está em coma no hospital».

Jogos de Raiva // Rodrigo Guedes de Carvalho: «Um homem levanta a voz acima da algazarra de conversas. E pede que ponham mais alto o som do televisor do restaurante. É então que todos reparam no que ele vê. Não percebem ou não acreditam. E na rua, no bairro, na cidade, no país, homens, mulheres e crianças vão-se calando. Está por todo o lado, a imagem horrível e hipnotizante. O homem que pediu silêncio leva as mãos à cara e pensa: como chegámos aqui?».

A Cor Púrpura // Alice Walker: «Aborda temas como a violência doméstica a que estavam sujeitas as mulheres negras no início do século XX, a relação dos negros com o seu passado de escravatura, e a busca do espiritual num mundo cruel e sem sentido».

A Civilização do Espetáculo // Mario Vargas Llosa: «Uma duríssima radiografia do nosso tempo e da nossa cultura, pelo olhar inconformista de Mario Vargas Llosa. A banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo sensacionalista e a frivolidade da política são sintomas de um mal maior que afeta a sociedade contemporânea: a ideia temerária de converter em bem supremo a nossa natural propensão para nos divertirmos. No passado, a cultura foi uma espécie de consciência que impedia o virar as costas à realidade. Agora, atua como mecanismo de distração e entretenimento».

Mulherzinhas // Louisa May Alcott: «As irmãs Meg, Jo, Beth e Amy conhecem algumas dificuldades depois da partida do seu pai para a guerra e dos problemas económicos que a família enfrenta. Mas o espírito lutador e de união que reinam naquele lar ajudam-nas a seguir em frente. Quer em casa, quer nas relações com os amigos e vizinhos, elas conseguem surpreender e continuar e ser fiéis aos seus sonhos, vivendo cada dia com esperança e boa-disposição».

Extras: Pelo valor simbólico e, em parte, sentimental, há obras que permanecerão transversais a qualquer lista que crie, sendo o caso d' O Principezinho - O Grande Livro Pop Up, as Edições Ilustradas de Harry Potter [excluindo A Pedra Filosofal, que já tenho], a versão comemorativa dos 20 anos com a sobrecapa da minha casa [Gryffindor] e The Beauty and The Beast, de Gabrielle-Suzanne Barbot de Villenueve.


Há algum livro que considerem prioritário incluir na minha lista?

Comentários

  1. Uma bela selecção de livros, destes já li e recomendo Para Onde Vão os Guarda-Chuvas e Jogos de Raiva.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento tanta curiosidade em relação a esses *-*
      Obrigada e igualmente, Francisco!

      Eliminar
  2. Escolheria "A noite em que o verão acabou" do João Tordo e "Autobiografia" do José Luís Peixoto. São muito bons.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Noite Em Que o Verão Acabou foi uma das minhas últimas compras e estou desejosa de o começar *-*

      Eliminar
  3. Olá:- Para quem gosta de ler ( e não só ... ) é sempre saudável oferecer um livro.
    .
    Feliz semana santa

    ResponderEliminar
  4. Confesso que não conhecia uma grande parte dos títulos que mencionas, mas fiquei curiosa com alguns!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  5. Li três dos livros aqui indicados 📚
    Detesto que me ofereçam livros, embora eu tenha uma paixão pela leitura.
    Um desafio, Andreia: Que livro me oferecias no dia do meu aniversário?!
    A prenda que desejo ardentemente é que me deixam sair de Düsseldorf nos fins de MAIO 🌹🌹🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais?
      Por acaso, sou o oposto, adoro que me ofereçam livros, não só porque é sinal de que as pessoas me conhecem bem, mas também porque acabam por me fazer descobrir novos autores e contextos.
      Ui, essa é muito difícil, mas talvez apostasse em Debaixo de Algum Céu, de Nuno Camarneiro

      Que essa prenda chegue rápido!

      Eliminar
    2. Os Testamentos // Margaret Atwood // A História de Uma Serva

      A Cor Púrpura // Alice Walker

      Mulherzinhas // Louisa May Alcott

      Talvez, gostasse do livro que escolheste para me ofereceres no dia do meu aniversário. Nunca ouvi falar do autor.

      Eliminar
    3. Que trio!

      Claro que é tudo muito subjetivo, mas a aparente simplicidade da história marcou-me. Porque é incrível a banalidade e a intensidade que coabita num mesmo prédio

      Eliminar
  6. Compreendo bem o que queres dizer! Fiz anos em março e senti exatamente isso...
    Espero que estejas bem minha querida ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podermos reunir os nossos, num dia tão especial, custa sempre!
      Comigo está tudo bem, obrigada. Espero que contigo também ❤

      Eliminar
  7. Partilho os mesmos interesses que tu para as próximas leituras. Entretanto, também encomendei "Verity" para ler, deve estar a chegar cá a casa. XD

    Beijinhoos!

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é outro livro que me desperta imensa curiosidade. E acho que vou acabar por encomendá-lo através do Book Gang *-*

      Eliminar
  8. Gostei das tuas escolhas. Infelizmente o tal pack que tinha encomendado das Mulherzinhas esgotou e terei de os comprar separadamente. Quero muito ler vários mas nem há tempo para tudo (e a preguiça é um pouco grande ahah).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, é realmente uma pena, porque estava um pack muito interessante.
      Pois, a preguiça pode mesmo ser um inimigo :p

      Eliminar
  9. Uma bela lista, com títulos muito interessantes!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  10. É uma boa lista, realmente tudo é mesmo diferente, devido ao que estamos a passar é mesmo triste, mas vamos pensar que o teu dia vai ser especial
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma realidade que nos deixa em suspenso. Vamos ter esperança em dias melhores!
      Obrigada, Sofia :)

      Eliminar
  11. Verdade os livros são a nossa esperança faz a gente viajar sem sair do lugar! Eu amo. Não conhecia a maioria dos indicados mais me interessei por todos !! Beijos

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajudam-nos a serenar, nem que seja só por um bocadinho :)
      Se leres algum, depois diz-me o que achaste!

      Eliminar
  12. Adorei o livro da Joan Didion.
    Acrescentaria qualquer um de Mia Couto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns anos, tive a oportunidade de assistir ao monólogo d' O Ano do Pensamento Mágico, interpretado pela brilhante Eunice Munoz e, desde então, a história ficou-me sempre na memória!
      Mia Couto também me parece uma excelente aposta. Até agora, ainda só li um livro seu, mas adorei

      Eliminar
  13. Iluminnae já quero ler desde que soube da existência dele e os 2 livros a seguir que ainda não estão traduzidos.
    Os restantes, passaram para a imensa wishlist(ahah)
    Nem de propósito nos 100% da Wook, encomendei algumas das versões ilustradas de HP e o Pop-up de Principezinho ! (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só descobri essa trilogia graças à C., d' O Meu Reino da Noite, mas fiquei cheia de curiosidade. Tenho pena é que os seguintes ainda não estejam traduzidos :/
      Parece que essa lista só sabe aumentar ahahah
      Awwww, adoro! Eu acho que vou aproveitar o meu aniversário para me desgraçar mais um pouco. Porque essas edições estão qualquer coisa <3

      Eliminar
  14. De todos li o Jogos de Raiva. Sem dúvida um dos melhores livros que já li e que é o reflexo desta geração. Da mesma forma quer os livros de eça refletiam a sociedade em que viveu (o conde de abranhos é sublime), este livro é a nossa. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho imensa curiosidade em relação a esse, até porque tem uma premissa intrigante :)
      Vou adicionar o de Eça à lista!

      Eliminar
  15. Uma bela seleção de livros, destes já li O Que Nos Magoa,Para Onde Vão Os Guarda-chuva, A Reda de Alice e a Cor Púrpura. O Princepezinho é um livro que passa em várias gerações.
    Beijinhos, continuação de boa leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awww, que maravilha! Quero muito lê-los *-*
      Verdade, é um legado muito especial

      Eliminar
  16. Vai ser um dia muito especial, vais ver :)
    O meu marido recomenda o O Filho de Mil Homens :) E eu quero oferecer o O Principezinho pop—up ao meu filhote :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim :)
      Também o tenho na lista! Quero mesmo investir mais em Valter Hugo Mãe.
      Que prenda maravilhosa, sinto que ele vai adorar

      Eliminar
  17. Que seleção incrível, deu a ideia pra fazer uma também, meu aniversário também se aproxima rsrs

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É uma lista sempre agradável de se fazer 😊
      Fiquei curiosa com as tuas escolhas

      Eliminar
  18. Não conhecia muitos dos títulos que você citou no post..Vou pesquisar mais sobre! Curti! ♥

    ResponderEliminar
  19. Muito boa lista, alguns deles nunca tinha ouvido falar mas vou investigar, apesar de por vezes ser dificil ter livros portugueses a ser entregues no estrangeiro...estou farta de ler em linguas que não são a minha, quando a minha é tão mais bonita. Enfim...
    A selecção de livros de um é puro reflexo da sua personalidade, é bom ficar a conhecer-te um pouco mais =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo pouco que sei, os portes acabam por não ser muito simpáticos, o que desmoraliza logo :/
      Compreendo! A nossa língua é mesmo uma ternura e, além disso, para quem está longe, tem aquele colo a casa que sabe tão bem!
      Também acredito nisso :) obrigada

      Eliminar
  20. O livro do Diogo está qualquer coisa de extraordinário!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário