ESTANTE CÁPSULA // 4 AUTORES & 3 LIVROS

Fotografia pessoal


«Livros são almas aprisionadas até que alguém os tire
 de uma estante e os liberte»


A minha mente divaga. Fragmenta-se em infinitos pensamentos, com várias ramificações por dentro. E a destreza - ou a urgência - de atribuir uma forma às palavras tornou-me mais ampla, quando comecei a ler com regularidade. Porque a literatura abre portas. Constrói pontes. E alimenta um inegável mundo de realidades paralelas, permitindo-nos explorar registos distintos e compreender quais se adequam mais ao nosso dialeto. Eu encontrei o meu. E sei que permaneço no lado certo da margem, navegando e regressando quantas vezes pretender. Porque há uma casa onde poderei sempre estabelecer morada.

O colo de um livro é amor em estado puro. E, para além de o sentir a cada nova leitura, aprendi a celebrá-lo em qualquer pretexto, porque conversar sobre esta paixão, partilhando-a, nunca será um exagero. Portanto, no final do ano transato, comecei a idealizar um desafio simples, mas extensível à comunidade livrólica - com blogue ou outras plataformas de criação de conteúdo -, para comemorarmos uma data tão importante: o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, criado pela UNESCO, em 1995, com o grande objetivo de «promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores». Ciente desta premissa maravilhosa, ponderei bastante. Elenquei passos e reorganizei estratégias. Para, assim, definir uma iniciativa que me encheu as medidas, deixando-me bastante entusiasmada para lhe oferecer asas e a fazer chegar a pessoas que têm uma admiração literária semelhante.

A sinopse não tinha como enganar: Mudas de casa. E na tua estante nova só tens espaço para ter quatro autores e três livros. Quais escolhes? E foi com esta inocência que nasceu a Estante Cápsula, cuja missão consiste em levar-nos a observar as prateleiras da nossa biblioteca [física, digital ou emocional], refletindo sobre os nossos autores favoritos e os livros - de escritores diferentes - que nunca seríamos capazes de abandonar. Naturalmente, é um exercício hipotético, porém, acredito que nos auxilia neste processo de consciencialização. Além destes dois capítulos, reuni sete perguntas de bolso, para dinamizar um pouco mais a publicação e torná-la parte da nossa essência. 

Como só fazia sentido ser uma celebração conjunta, estou muito bem acompanhada. E o meu agradecimento é infinito, porque significou imenso receber tantas respostas positivas. Não duvidem, reforçaram aquilo que, para mim, a blogosfera tem de melhor: a interação. E a possibilidade de sermos um vínculo em forma de livro. O mundo envolve-nos de histórias. E as nossas estantes conquistaram uma voz-abraço.


// ESTANTE CÁPSULA //

Miguel Esteves Cardoso
O meu compromisso com a leitura revelou-se tardiamente, mas houve um nome que me marcou muito cedo, através das suas crónicas intemporais, relevantes e transcendentes, atendendo a que o MEC tem um estilo de escrita mordaz, camaleónico, com um jeito único de se apropriar das palavras. Em simultâneo, tem a capacidade de analisar os detalhes que passam despercebidos à maioria dos comuns mortais, elevando o seu impacto. Por esse motivo, para onde eu for, as suas obras terão sempre lugar na minha casa. Porque é uma referência. Porque não precisa de muitos floreados para nos fazer chegar ao seu ponto de vista, levando-nos numa viagem reflexiva. Porque tem o dom de equilibrar o sarcasmo com um traço mais intimista. E porque me impulsiona a alargar horizontes, privilegiando a vontade de escrever sempre mais e melhor.


Os favoritos: Como é Linda a Puta da Vida | O Amor é Fodido


Torey Hayden
É a grande responsável por eu ter despertado, em definitivo, para a leitura. E a minha vida cruzou-se com a sua obra por acaso. Sem qualquer menção prévia. Mas toucou-me profundamente, uma vez que as suas narrativas partem de casos verídicos. O facto de trabalhar, maioritariamente, com crianças que apresentam necessidades educativas especiais, muitas delas desencadeadas por passados traumáticos, pode ser um verdadeiro murro no estômago. E Torey não faz qualquer tentativa de adornar a realidade. Muito pelo contrário. Por essa razão, rendi-me por completo ao seu discurso, porque as histórias são intensas, mas o profissionalismo da autora transparece amor.


Os favoritos: A Criança que Não Queria Falar
Os Filhos do Afeto


Afonso Cruz
A prosa poética. A simplicidade que inebria. A infinidade de entrelinhas comoventes. Assim é, para mim, a escrita de Afonso Cruz, porque o modo como cuida das palavras é pura magia e excelência. E são estas que nos embalam a alma. Que nos permitem viajar por histórias fantásticas e singulares, com pormenores que se colam à nossa pele. Além disso, tem o dom de criar laços especiais, com personagens sólidas e inspiradoras. Tenho consciência do quanto sou suspeita, mas considero-o um dos melhores autores nacionais, pois é genial nos contextos que inventa. E agita-nos por dentro. O seu dialeto ímpar entrou no meu quotidiano com naturalidade. E criou raizes fortes.


Os favoritos: O Pintor Debaixo do Lava-Loiças
Os Livros que Devoraram o Meu Pai


Stieg Larsson
O jornalista e escritor sueco conquistou o meu coração à primeira frase. Porque sabe mesmo contar uma história, tendo em conta o quanto a sua escrita é altamente impressionante e viciante. E, embora não tenha o maior termo de comparação [porque ainda não li tantas trilogias quanto isso], sinto que poucos têm a capacidade de manter a qualidade e o suspense de um livro para o outro. Mas Larsson fê-lo com mestria e deixou um legado inigualável e inesquecível. Portanto, nunca poderia permitir que ficasse de fora da minha estante. E a Millennium merece todo o reconhecimento possível, uma vez que estabelece uma ponte com a luta social do autor. Infelizmente, partiu demasiado cedo, vítima de um ataque cardíaco. Mas permanece o peso da sua obra.


O favorito: Os Homens que Odeiam as Mulheres


O Principezinho - O Grande Livro Pop-Up //
 Antoine de Saint-Exupéry 
A história que mais me entusiasma. A que faço por reler todos os anos. A que me proporciona novas descobertas e aprendizagens, sempre que a revisito. Porque o poder da sua mensagem é revigorante, transmite uma paz imensa e faz-nos acreditar na beleza - e na pureza - das relações. Em simultâneo, teve um impacto bastante significativo na minha ligação às palavras, que transportam tantos sonhos. Esta edição Pop-Up transborda magia. E apela, ainda mais, à nossa imaginação. Já para não referir a sensação de, também nós, sermos uma parte do enredo e de todas as aventuras com que fomos crescendo. É um dos exemplares mais recentes da minha coleção, contudo, tem um valor inestimável, até porque foi uma oferta de alguém muito especial - a minha afilhada.

Orgulho & Preconceito // Jane Austen
O encanto das grandes narrativas prende-se com a capacidade de se manterem alicerçadas à nossa memória. E este clássico da literatura terá sempre um lugar de destaque no meu coração. Não só porque moldou a forma como observo o mundo, mas também pela força com que cobriu o meu carárer. É que acompanhar uma mulher tão decidida como Elizabeth Bennett só podia inquietar-nos a essência e despertar este nível de inspiração. Além do mais, esta obra é uma janela aberta para uma época diferente da minha, concedendo-me a possibilidade de a conhecer, mas sem ficar restrita à mesma, pois há comportamentos transversais. Nesta história tão plural, para além de todas as questões politicas, territoriais e socioeconómicas - e da crítica inata -, desconstroem-se as primeiras impressões [nem sempre abonatórias]. E vence o amor.


O Pintassilgo // Donna Tartt
Este livro piscou-me o olho várias vezes, mas hesitei adquiri-lo porque, ao ler a sinopse, algo me fazia sentir que não estava preparada para mergulhar no seu enredo. No entanto, por coincidência ou por sinal do destino, cruzei-me com um passatempo que o tinha como prémio e decidi não perder a oportunidade. E fi-lo no momento certo, pois tornou-se uma das histórias da minha vida. A dureza dos factos é equilibrada por um amor comovente. Mas também há momentos em que prevalece o sentimento de culpa, a angustia, as saudades. No fundo, existe um traço muito credível e humano, por isso é tão simples identificarmo-nos e apaixonarmo-nos pelo percurso e superação de Theo, tantas vezes encarado como um anti-herói. Com uma profundidade singular, faz-nos refletir sobre a verdadeira essência das relações intra e interpessoais. E prova-nos que acabamos sempre por encontrar a luz que nos permite [re]conquistar um novo rumo. E recomeçar.



1. Para acompanhar a leitura...
... Um chá de jasmim.

2. Sublinhar livros?
Nem pensar! Mas lido bem com quem o faça, porque, honestamente, cada um deve viver os livros como lhe fizer mais sentido.

3. Uma personagem para tomar café?
Kya - a miúda do Pantanal [Lá, Onde o Vento Chora]

4. Team marcador de livro 
Ou qualquer coisa serve para marcar a página?
Sou team marcador de livro [principalmente, o meu do Principezinho].

5. Um livro para reler?
Cinco Quartos de Laranja, Joanne Harris.

6. Um livro que te acompanha da infância?
Tenho vários, mas destaco O Principezinho e Contos de Princesas.

7. Na mesa de cabeceira tenho...
... 1Q84 Volume 2, Haruki Murakami.


Os livros unem pessoas. E estas são as caras por trás das estantes:
Beatriz Sousa [Suspiros da Bea] | Rita Correia [The Choice] | Sofia Costa Lima [A Sofia World] | Carolayne Ramos [Imperium Blog] | Tim [Os Devaneios da Tim] | Ana Ribeiro [EscreViver] | Ângela Ribeiro [Ar] | Sandra Cavaleiro [Leituras Descomplicadas] | Carolina Ferreira [Bem-Me-Quer] | Cherry [Life Of Cherry] | Andreia Moita [Andreia Moita] | Beatriz Cruz [Mas Bea!] | Rita da Nova [Rita da Nova] | Ana Garcês [Infinito Mais Um] | Matilde Ferreira [Cantinho da Tily] | Andreia Morais [As gavetas da minha casa encantada]


Sintam-se à vontade para participar na Estante Cápsula
[se o fizerem, deixem-me o link para ir ler]

Comentários

  1. Hoje é um grande dia para todos aqueles que gostam de livros e eu estou neste momento a ler um livro de viagens que aconselho, Tempo de Dádivas de Patrick Leigh Fermor.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o nosso dia :D
      Obrigada pela partilha, Francisco! Não conhecia o livro, nem o autor, mas já vou procurar.
      Igualmente

      Eliminar
  2. Great post as always!Thanks for sharing!

    ResponderEliminar
  3. Essa paixão pela leitura é gigante!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Culpada :p ahahah
      Despertei tarde para a leitura, mas acho que tenho aproveitado bem esta jornada tão bonita!

      Eliminar
  4. Adorei conhecer as tuas escolhas. Que todos possamos hoje celebrar o livro comprando pelo menos um. Feliz dia do livro a todos os livrólicos :)


    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida. E obrigada, também, por teres aceitado participar neste desafio ♥
      Já fui desgraçar a minha conta bancária ahahahah
      Feliz dia, minha querida!

      Eliminar
  5. Tenho muito orgulho de estar nesta lista :)
    Adorei a frase, melhor descrição de um livro :)
    Tenho de mandar vir mais livros do MEC :) Gosto tanto dele :)
    Feliz Dia do Livro minha querida 🧡🧡🧡🐛📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que faças parte dela ♥
      Adorei a frase mal a encontrei, acho que fazia todo o sentido.
      Aconselho, nenhum nos desilude *-*
      Obrigada e igualmente, minha querida

      Eliminar
  6. Mal entramos no post e vimos o principezinho fez nos recuar aos nossos 6 anos.
    Beijinhos :)
    Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderEliminar
  7. Bons autores e bons livros são aqui referidos com muito saber e dedicação. Nunca me referi diretamente aos textos que a Andreia escreve, mas faço-o agora: são muito bem estruturados e escritos, sendo uma leitura que, apesar de relativamente longa, é muito apelativa e interessante. E, assim, dei comigo a pensar: "esta rapariga pode ser escritora com alguma facilidade", de romances, porque julgo que não morre de amores pela poesia.
    Querida amiga Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, Jaime, por essas palavras tão generosas. Fico mesmo de coração cheio ao lê-las, até porque escrever é mesmo uma das minhas grandes paixões.
      Pois, é verdade, os textos cá de casa ficam sempre mais longos ahahah
      Vou-me aventurando a escrever poesia e gosto muito de a ler. Mas reconheço que não a priorizo tanto.

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  8. Que ideia gira, querida. O teu amor pelos livros é qualquer coisa de maravilhoso ❤

    ResponderEliminar
  9. Hoje queria comprar um livro. Mas como fazê-lo? Online não tem o mesmo sabor que in-loco. Não posso sair de casa por causa do confinamento.

    Pronto, ok, Vou ler um que tenha em casa... e tenho tantos

    Um dia do livro muito feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprar nas livrarias tem sempre outro encanto. E mal posso esperar que tudo isto passe para voltar a fazê-lo. Mas confesso que também gosto muito de comprar online, até porque há sempre campanhas simpáticas :)
      Aproveitar os livros que temos em casa é sempre uma bela opção!

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  10. Adoro a Torey Hayden!!!
    Do Afonso Cruz tenho cá em casa um livro há alguns anos, mas nunca me puxa para ler. Como agora sei que é dos teus favoritos, vou experimentar xD
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão incrível! Fico sempre de coração apertado ao ler os seus relatos, mas há tanto amor e cuidado das suas palavras e nos seus atos, que é impossível ficarmos indiferentes *-*
      Nossa, estou a acusar a pressão ahahah mas recomendo imenso que o faças. Que livro é que tens dele?

      Eliminar
  11. Confesso que não conheço bem nenhum dos autores que partilhaste, tendo apenas um livro do Afonso Cruz em conjunto com outros 5 autores. Relativamente aos 3 livros, apenas li "Orgulho e Preconceito" e também é um dos meus favoritos!

    Beijinhos,
    https://inescm2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que sou muito suspeita, mas recomendo todos :D
      Sinto que tudo em Orgulho e Preconceito está perfeito. E, por mais vezes que o releia, ficarei sempre conquistada

      Eliminar
  12. Olá !
    Gostei muito do texto e do desafio em si, resolvi também experimentar :D
    Obrigada pela ideia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awww, a sério? Que bom! Muito obrigada por isso *-*
      Mais logo vou cuscar as tuas escolhas

      Eliminar
  13. Olha que interessante! Belo desafio! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marta *-* se quiseres fazê-lo, estás à vontade

      Eliminar
  14. Antes de mais, obrigada por teres criado este desafio e por me teres dado a oportunidade de participar. Nas escolhas, só temos em comum o MEC, mas achei curioso um pormenor: quando li "Orgulho e Preconceito" li exactamente na versão que tens!



    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por alinhares neste desafio ♥
      Estamos unidas pelo melhor ahahah :D
      A sério? Que coincidência tão gira! Por acaso, gostava de comprar este livro com outra capa, mas não sei bem qual

      Eliminar
  15. Sugestões tão boas! Algumas que já conhecia, outras não. Dás-me sempre vontade de me agarrar aos livros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Owww, que retorno tão bom! Muito obrigada, querida Sofia *-*

      Eliminar
  16. Que cantinho mais bonito tu tens, confesso que alguns que tens aí ainda não conhecia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  17. Excelentes sugestões que aqui nos trazes! Adorei a forma como tiraste as fotografias, ficaram muito bem :)

    ResponderEliminar
  18. Adorei a ideia e os livros/autores que escolheste. Infelizmente a minha jornada com os livros ainda é muito prematura, espero um dia poder ter mais leituras nas minhas estantes. 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo retorno! Tenho a certeza que sim, vais ver :)

      Eliminar
  19. Eu recebi de presente o Cinco quartos de Laranja, mas ainda não li! Adoro o MEC também eo Princepezinho e o Orgulho e Preconceito!! Boas escolhas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O MEC é surpreendente! E tanto O Principezinho, como Orgulho e Preconceito terão sempre um lugar de destaque no meu coração *-*
      Adorei Cinco Quartos de Laranja

      Eliminar
  20. Adorei, adorei este post! Primeiro porque a ideia tem muita graça e depois porque adoro Miguel Esteves Cardoso e Afonso Cruz, de MEC adoro o Amor é Fodido, é dos livros que mais me marcaram e o Afonso Cruz, bem, não há muito a dizer sobre a delicadeza daquela escrita. No entanto, fiquei muito curiosa com o Stieg Larsson e já apontei os títulos no meu caderno para não me esquecer na próxima compra. Em relação aos três livros, o meu coração suspira pelo Orgulho e Preconceito e em relação ao Pintassilgo já está escolhido como uma das próximas leituras!

    Beijinhos grandes e boas leituras!
    www.ophelia.sapo.blogs.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que é ler isso, muito obrigada *-*
      São autores fabulosos. Não paro de me surpreender com o talento de cada um deles e com a capacidade com que nos envolvem nas suas palavras.
      Sou muito suspeita, mas a escrita de Stieg Larsson é viciante. E toda a ideia da saga ficou incrível, mesmo não tendo podido ser ele a terminá-la.
      São livros muito especiais

      Eliminar
  21. Excelente forma de assinalar o Dia do Livro
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Obrigada Andreia pela convite e que o Afonso Cruz nunca deixe de escrever

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por fazeres partes deste desafio ♥
      «e que o Afonso Cruz nunca deixe de escrever», assino mil vezes por baixo!

      Eliminar
  23. Há dias para tudo. Sendo a leitura tão importante para a vida de todos nós. É mais do que justo que se comemore, também, o dia do livro.

    Tanha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais um belo pretexto para celebrarmos esta arte tão especial!

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  24. Boas escolhas. Obrigado pela sugestão musical. Gostei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada 😊
      Ora essa, sempre às ordens. Ainda bem que gostaste

      Eliminar
  25. Obrigada por estas sugestões fabulosas! São extremamente precisas nesta quarentena! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo retorno 💛
      Se quiseres participar nesta iniciativa, estás mais do que convidada

      Eliminar
  26. Ótimas sugestões! Principalmente com tudo isso que passamos! Amei. Beijos

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Adorei e adoro sempre ler-te sobre livros.

    Só agora me apercebi de que os links na minha página não estavam a redireccionar para os blogues dos participantes! Mas já está resolvido, penso eu 😊 acho que foi por ter feito a publicação no telemóvel e não deve ter associado a um link.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração esse retorno! Muito obrigada, minha querida *-*

      Ah! Se calhar, pode ser sido por isso. Mas ainda bem que deu para solucionar

      Eliminar

Enviar um comentário