SETE // PERSONAGENS LITERÁRIAS COM QUEM GOSTARIA DE TOMAR CAFÉ

Fotografia da minha autoria


«Há certas coisas que, depois de partilhadas, 
nos obrigam a gostar uns dos outros»


As páginas de um livro são o lar certo para almas inquietas, porque é simples encontrarmos personagens - principais ou não - que nos definam, sendo quase um espelho da nossa essência. E, nem que seja por breves instantes, o mundo torna-se mais confortável. Tudo fica mais claro e leve. E não nos sentimos tão sós. Por oposição, há protagonistas que são tão diferentes, que despertam a nossa curiosidade a partir de outra perspetiva. E esta dinâmica, para quem mergulha de peito aberto numa obra literária, nunca será indiferente.

Acredito que todos os leitores, em determinado momento, desejaram ter o poder de transportar uma personagem para a realidade. Porque é demasiado especial para permanecer, unicamente, dentro da história. Não sendo possível, continuamos a dar asas à imaginação. A incluí-la em conversas e pensamentos. E a revisitá-la, para que se prolongue na nossa memória. Observando a minha estante, sinto o privilégio de me ter cruzado com pessoas ficcionais singulares. Resilientes. Com uma energia contagiante. E, mesmo que só existam no papel - ou, posteriormente, renasçam em adaptações cinematográficas -, sei que ocuparão sempre um lugar de destaque no meu coração. Demonstrando-me que a estrada pode ter curvas imprevisíveis, mas muito bonitas. E que há uma lição em cada reviravolta. E isso tem um valor incalculável.

Cresço imenso quando abro as portas de minha casa a personagens de um livro novo. Apesar de ter plena consciência de que a lista poderia ser maior, por tudo o que me transmitiram, há sete que gostaria de conhecer para lá de todas as palavras que as eternizaram em mim.


// PERSONAGENS COM QUEM TOMARIA UM CAFÉ //



Com que personagens gostariam de tomar um café?

Comentários

  1. O Hercule Poirot é realmente uma figura fascinante uma genial criação da grande escritora Agatha Christie.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho da sua opinião, Francisco. É mesmo!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. O principezinho; Gary List (A noite em que o verão acabou), Mike Harris (Laços que perduram do Nicholas Sparks), Jacob Hunt (No seu mundo, Jodi Picoult, personagem com austismo).

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Principezinho também é uma bela escolha e, claro, também seria a minha. Mas tentei resistir e escolher outras ahahah

      Eliminar
  3. Estou a ler neste momento O Pintassilgo, portanto, um café com o Theo Decker era uma boa ideia‼

    Volto mais tarde com as sete personagens 📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos meus livros favoritos! É uma personagem bastante intrigante e complexa :)
      Cá estarei para ler

      Eliminar
  4. Há personagens que nos tocam e nos levam a querer transportá-las para a realidade....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Neste momento só leio papéis e mais papéis, folhas e mais folhas, relativas ao meu trabalho.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Há personagens tão incríveis que queríamos mesmo que fossem reais :)

    Assim de repente não me lembro de alguém (isto porque eu e os livros andamos meios chateados🤔), mas acho que ia muito tomar café com o Sr. Grey :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mesmo! Fosse possível e era extraordinário *-*

      O Mr. Grey também esteve nesta lista, por acaso. E não me importava nada de tomar um cafézinho com ele ahahah

      Eliminar
  7. O Hércule Poirot adoraria toar um café (acho que seria mais um chá), mas gostaria sem dúvida de por exemplo tomar um café com uma escritora... a Isabel Allende.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um chá também cai sempre bem :D
      Um encontro com escritores seria uma bela ideia!

      Eliminar
  8. Fiquei super curiosa com o Sirius
    Ando agora a aproveitar estes dias para ver os filmes todos (mais vale tarde que nunca ahah) e sabes que quando conheci essa personagem pela primeira vez senti isso? Mesmo tendo em conta o transparece sinto que não ficará por ai, principalmente no filme em que estou (HP e o Príncipe Misterioso) acho que a jura que ele fez no inicio vai dar que falar ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o Sirius! Que personagem especial *-*
      Vais sempre a tempo. Eu também só o ano passado é que li os livros e vi os filmes.

      Eliminar
  9. r: Eu adorei ver Vis a vis, fiquei mesmo "viciada" :)

    ResponderEliminar
  10. Tomaria facilmente um café com a Alice Hart e com a Elizabeth Bennet. De todas as outras personagens, torna-se difícil escolher, mas convidaria umas quantas mulheres revolucionárias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que teríamos conversas muito interessantes com ambas, adorava!
      Pois é, são tantas as personagens que valeriam a pena conhecer, que é mesmo difícil reduzir a lista

      Eliminar
  11. Adorava tomar um cha com o Hercule Poirot :) Seria uma conversa bem ineressante pois acompanho as suas aventuras desde a adolescencia :)
    Beijnhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria tão, tão incrível! É uma personagem espetacular :)

      Eliminar
  12. Oh que há mesmo coisas que acabamos por ler e que alguma coisas delas faz sempre sentido na nossa vida
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Olá
    São grandes personagens, mas o meu coração pende para o Poirot e as suas pequenas células cinzentas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  14. Sem dúvida, que também escolhia Elisabeth Bennett e a Lisbetht Salander. Mulheres super interessantes, cada uma à sua maneira. As outras não conheço, mas pareceram uma ótima companhia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que seria uma conversa espetacular :D
      Sou suspeita, mas acredito que sim!

      Eliminar
  15. Nunca pensei nisso.
    Da tua lista escolheria Elizabeth Bennett.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daquelas personagens que nos marcam para sempre :)
      Igualmente, Magui!

      Eliminar
  16. Boas escolhas :) retive em particular o detetive Poirot de Agatha Cristhie. Tb gostava de conhecer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma maneira de ser tão carismática, que sinto que nos conquista a todos :D

      Eliminar
  17. Vi alguns episodios de uma das séries que passou na televisão. Gostei da forma como o detetive Hercule Poirot, se dedicava à investigação, com profissionalismo/sabedoria.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um homem muito atento aos detalhes! E a sua inteligência é mesmo fascinante :)

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  18. Antes de ter o poder de transportar uma personagem para a realidade, muitas vezes preferia ser eu a transportar-me para a ficção. É certo que ficaria preso numa história, num livro, mas não estaremos todos presos a uma realidade muito mais assustadora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também era algo que adorava fazer, mas sinto que acaba por ser a vontade mais comum. Então, optei por inverter o sentido :p
      Neste momento em concreto, acho que aceitaríamos todos ficar presos numa história

      Eliminar
  19. Como os que mencionaste nunca li nada deles, eu gostava de falar com o Anthony Hopkins e falar-lhe do filme o silêncio dos inocentes ahahahah adoro o filme e gostava mesmo de o ver ao vivo lol
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também seria uma bela escolha :) o filme, confesso, nunca vi
      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Tentei fugir àquelas que, para mim, seriam as mais óbvias, porque passo a vida a dizer o quanto são especiais, como é o caso d' O Principezinho ou da Bela :D

      Eliminar
  21. O Sirius seria realmente uma companhia perfeita até porque o seu ar misterioso certamente traria muitas histórias à conversa. Com a Elizabeth Bennet acho que seriamos grandes amigas e com a Eleanor irei descobrir, fiz hoje a compra do livro, espero que chegue rápido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que o Sirius é daquelas personagens que não necessitam de muito para nos conquistar. E a prova é que não permaneceu assim tanto tempo na história [com muita pena minha] e continua na nossa memória *-*
      Tenho a mesma sensação em relação à Elizabet Bennet. E espero, de coração, que a Eleanor te surpreenda - acredito que sim :) depois diz-me o que achaste

      Eliminar
  22. Siiiim, também quero um café, ou um chá, com a Lizzie 😁

    Mas também com:
    - Lizzie, de O amigo comum, de Dickens
    - Hermione Granger
    - Professora McGonagall
    - Liesel, A Rapariga que Roubava Livros

    📖✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que teríamos ali um belo momento de conversa *-*

      A Hermione e a professora McGonagall também seria belas companhias, sem dúvida. Quero tanto ler A Rapariga que Roubava Livros

      Eliminar

Enviar um comentário