ENTRELINHAS // AZUL INSTANTÂNEO

Fotografia da minha autoria


«No fim resta a obra»


O azul foi sempre a minha cor favorita. Por me aproximar da imensidão do céu e do mar. Por fazer parte do meu clube. E, sobretudo, por me recordar o colo que eram os olhos da minha avó materna. Quando o Pedro Vale entrou em contacto comigo, propondo-me a leitura do seu livro de estreia, senti logo este elo emocional ao ler o título. E, depois, mergulhei num dos dialetos mais intensos da humanidade: a poesia.

Azul Instantâneo reúne os poemas publicados na sua página de facebook, entre março de 2016 e setembro de 2017, demonstrando-nos a agilidade do seu pensamento. A consistência. E a evolução da sua escrita. Sem ter qualquer bagagem, fui agradavelmente surpreendida pelo seu talento e pela criatividade intrínseca às palavras e à forma como as dispôs. Porque esta obra é muito rica ao nível visual, criando uma cadência que ultrapassa os cânones do verso. Portanto, ao folhear, virtualmente, este exemplar, encontramos uma estruturação inovadora, que nos desafia a captar as entrelinhas do seu traço iconográfico.

Sinto-me sempre sem rede a analisar poesia, pois tem uma aura muito singular. E, acredito, representa um processo de interpretação visceral, nem sempre nítido. Apesar disso, adoro as reações que desperta no lado esquerdo do peito. Com um tom filosófico, mas racional na mesma proporção, faz-nos deambular pela voz da nossa consciência, pelo cansaço de viver, pela solidão, pelo caos. Embora seja percetível a desordem interna e emocional, também partilha a beleza do olhar, do sentir, do sonhar, da própria passagem do tempo e da vida; e do privilégio de sermos autênticos. Explorando os limites da linguagem, sem ter qualquer pretensão de criar um fio condutor entre mensagens, não abraça apenas o nosso idioma. Além disso, há poemas que nos fazem mesmo sentir o seu ondular, envolvendo-nos na sua dança. E o que escreveu dedicado ao Porto tocou-me particularmente.

Azul Instantâneo apelas aos nossos sentimentos e à nossa imaginação. Tem várias cores por dentro. E consegue ser, de um modo muito equilibrado, firme, suave, livre e misterioso. Com uma mancha textual calmante, revolta e reflexiva, que nos inebria, impele-nos a explorar a nossa alma perdida. E a procurar um sentido para a nossa jornada.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Talvez um dia recordes
num qualquer espelho torto
quão simples fora a tua salva» [p:12];

«O rio não corre,
Só o pensamento» [p:34];

«Finto a noite
A eterna substância
Do tempo:
Memória e vento» [p:45].


// Disponibilidade //
Entrem em contacto com o autor através do seu instagram - aqui

Comentários

  1. aaaa, que citações mais lindas...
    minha cor preferida sempre foi azul também. Azul é P A Z ! Um ótimo dia beijos.

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Também é uma das minhas cores preferidas principalmente no vestuário.
    Gostei das citações.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica de uma elegância incrível!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  3. O azul também é a minha cor favorita. Fiquei curiosa com este livro, gostei imenso das citações.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  4. Não faço ideia quem é, mas vou tentar encontrá-lo.
    Mais uma foto muito criativa e bem conseguida, parabéns.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que também não conhecia o autor, até o mesmo ter entrado em contacto comigo, mas foi uma agradável surpresa!
      Oh, obrigada :)

      Igualmente, Jaime, para si e para os seus

      Eliminar
  5. Tenho dificuldade em escolher uma só cor... (sorrisos) agradeço a sugestão, fiquei com vontade de ler mais. Quando a análise de algo é trabalhada por uma escrita como a sua, é impossível não ficar interessado.

    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mais algumas que gosto, mas o azul há-de ser sempre a número um :D
      Aconselho, vale a pena.
      Isso é um elogio muito generoso, obrigada!

      Eliminar
  6. Uma de nos adora rosa a outra vermelho
    linda citações
    Beijinhos, https://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de vermelho, rosa já nem tanto ahah :p

      Eliminar
  7. tbm adoro a cor azul e já adorei conhecer esse livro de poemas, fiquei curiosa pra ler tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  8. Também adoro a cor azul, mas comfesso que não conhecia esse livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é muito divulgado, mas espero que comece a chegar a mais pessoas!

      Eliminar
  9. Não conhecia este livro!! Muito obrigada pela publicação!
    Beijinhos ;*

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas a oportunidade de o descobrir :)
      Obrigada eu pelo retorno!

      Eliminar
  10. Que lindoo!

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. So pelo nome ja tem mais uma seguidora :) Adorei :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. gosto do azul também, ora não fosse do porto :)

    ResponderEliminar
  13. Sou mesmo obsecada pela cor AZUL. A cor dos olhos da minha mãe. A cor do FCPORTO.

    Tenho pena de não poder entrar em contacto com o autor, mas não quero ter conta no Instagram ou Facebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aww, que maravilha *-*
      Podes sempre entrar em contacto através do e-mail: valedepedro@gmail.com

      Eliminar
  14. Não conhecia,fiquei curiosa
    Beijinhos, muita saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver curiosidade, recomendo a leitura :)
      Igualmente, querida Amélia!

      Eliminar
  15. Gosto de todas as cores. Umas mais do que outras. Fui criado no campo e, na primavera adorava ver e ainda hoje adoro, as papoilas encarnadas colorindo as verdes searas de trigo!

    Gostei e desejo para si Andreia, uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro papoilas, são maravilhosas!
      Que belas recordações :)

      Obrigada e boa sexta, Edumanes

      Eliminar
  16. Como sabes também eu adoro o azul ahahahah
    Gostei das frases :)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoas com bom gosto estão sempre em sintonia :p ahahah
      São maravilhosas!
      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  17. Não conhecia... a propósito o azul também é uma das minhas cores preferidas...
    Adorei as citações.

    Beijos e abraços
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário