PROJETOS LITERÁRIOS IMPERDÍVEIS
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«Já leste hoje?»
A minha paixão literária permite-me focar noutras vozes que partilham o mesmo tipo de identificação com esta arte. E é por esse motivo que sou, facilmente, conquistada por projetos que a privilegiem. Como seria expectável, não consigo envolver-me em todos, mas há alguns dos quais não posso mesmo abrir mão. Porque acredito na mensagem que pretendem transmitir. Porque apresentam um conceito original e entusiasmante. E, claro, porque são desenvolvidos por pessoas com as quais me revejo, pois comunicamos através do mesmo dialeto emocional.
LER É RESPEITAR A HISTÓRIA
A Sandra Cavaleiro - Leituras Descomplicadas - acredita que podemos fazer a diferença por meio da leitura - e eu também. Portanto, defende que «lermos sobre acontecimentos passados, do nosso país e do mundo, é respeitar quem lutou. É respeitar quem mudou o rumo da história e quem acreditou sempre». Além disso, uma das suas leituras preferidas é sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. E, socorrendo-se desta preferência, desenvolveu o projeto Ler é Respeitar a História, cujo objetivo principal consiste em «fortalecer os laços com quem» aprecia explorar este tema, permitindo que outras pessoas «possam aprender sobre o mesmo». Sem categorias e/ou livros obrigatórios, possibilita-nos uma descoberta mais intimista, ao mesmo tempo que apela para a importância de compreendermos o que aconteceu e não queremos que se repita, valorizando, ainda, os vários atos de coragem da humanidade.
Um livro que recomendo:
O Diário de Anne Frank
Um livro que pretendo ler para o projeto:
O Rouxinol, Kristin Hannah
Um filme cujo livro tenho em falta:
O Rapaz do Pijama às Riscas, John Boyne
#UMPORTUGUÊSPORMÊS
A Sofia Costa Lima - A Sofia World -, enquanto conversava sobre ler autores nacionais, no seu instagram, teve a ideia de criar um desafio que destacasse os escritores portugueses e lusófonos. Sem qualquer restrição de género, tema, idade. Desde que seja de Portugal ou de um país de língua portuguesa, todas as escolhas são válidas. Para participarmos nesta iniciativa, o processo é bastante simples e intuitivo, uma vez que basta selecionarmos um livro por mês [ou mais, dependendo da nossa predisposição] e partilhar a leitura com a hashtag #umportuguêspormês. Assim, não só estaremos a promover a nossa literatura - tão cheia de talento -, como também poderemos contribuir para que mais pessoas a abracem num compromisso regular e sério.
A minha lista de sugestões seria vasta, mas, para começar, deixo-vos com os livros que li este mês. Talvez vos possam auxiliar na escolha.
Ficaram com vontade de participar em algum dos projetos?
22 comments
Hoje, li somente o jornal.
ResponderEliminarNão fiquei com vontade de participar nos projetos.
Prescindo de todos os livros que falam sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Claro está, que li O Diário de Anne Frank, todo o mundo leu.
O Rapaz do Pijama às Riscas, John Boyne, tenho dois exemplares, um em inglês e o outro em alemão. Não li o livro, nem vi o filme.
O meu PROJETO LITERÁRIO é sobre a Literatura Alemã, Alinhas, Andreia?!
Compreendo perfeitamente. O que seria do mundo se tivéssemos todos os mesmos interesses? Só o ano passado li O Diário de Anne Frank, mas sei que dificilmente o esquecerei.
EliminarRecomendo imenso o filme. Agora tenho que ler o livro.
Ler literatura alemã? Tenho que investi nisso :)
Todo o livro tem a sua beleza de leitura. Depende apenas do gosto de quem o lê.
ResponderEliminar.
Saudações amigas
Cuide-se
Sim, sem dúvida, Ricardo!
EliminarIgualmente
Realmenete é mesmo verdade ler e respeitar a historia que o outro escreveu, para quem relamente adora apreciar uma boa leitura
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
É fundamental :)
EliminarAwwwwwwww! Muito muito muito muito muito obrigada! 🙏💙
ResponderEliminarA Sofia World
Nada que agradecer, minha querida! Os bons projetos merecem ser partilhados 💙
EliminarQuero muito fazer o desafio da Sofia até porque tenho bastantes livros de autores portugueses para ler e muitos são desta tua lista :)
ResponderEliminarTambém quero ler o O Raoaz do Pijama às Riscas :)
Beijinhos*
Yeeeah, que bom! Vamos a isso 💙
EliminarAdorei o filme, por isso, ando desejosa de ler o livro
Durante alguns tempos também fiz um desafio semelhante ao de #umportuguêspormês, mas o meu ritmo de leitura modificou-se e não chegava sempre ao final do ano sem cumprir o desafio. Mas faço por ler o máximo de escritores(as) nacionais que consigo! :)
ResponderEliminarIsso é maravilhoso, até porque há autores nacionais incríveis :)
EliminarAcredito que estabelecermos desafios pessoais também nos ajuda a ter um ritmo mais regular. Mas sem pressões
Por enquanto ainda não consigo participar em desafios literários visto que ora leio muito ora não leio nada. Mas adorei os desafios. ☺️ Beijinho
ResponderEliminarCaso queiras arriscar, estes desafios são ótimos porque podes gerir o ritmo da tua participação. Aconselho :)
EliminarTambém tenho em falta "O rapaz do pijama às riscas"
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Depois de ter visto o filme, não me pode faltar o livro :)
EliminarAl leer muchos libros, podemos tomar muchas lecciones y lecciones del autor. Muy inspirador.
ResponderEliminarSaludos desde indonesia
Concordo totalmente! Muito obrigada :)
EliminarSeja sempre bem-vindo
Alguns livros referidos são muito bons.
ResponderEliminarNum mês não consigo ler tantos livros. Três ou quatro já é muito bom...
Querida amiga Andreia, continuação de boa semana.
Beijo.
É mesmo! Até porque o mais importante será sempre a história e o quanto nos envolve. E há meses em que conseguimos ler mais do que outros. Faz parte :)
EliminarObrigada e igualmente, Jaime
Tenho andado tão afastada da leitura....
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Pode ser apenas uma fase :)
Eliminar