2019 | 12 MESES, 12 VÍDEOS/PODCASTS

Fotografia da minha autoria


«É preciso aprender a ouvir»


A criatividade - acredito e defendo - não tem limites. Nem deve. E há inúmeras maneiras de a explorarmos, dando asas aos programas de lazer que nos confortam, animam e aquecem a alma. Porque é um motivo para quebrarmos a rotina e priorizarmos paixões. Assim, desligando-me do mundo fora da janela, divido-me por tudo aquilo que me fascina.

O meio audiovisual tem sido um aliado - a par da leitura e da escrita. Embora assistir a vídeos no Youtube continue a não ser o meu hábito mais regular, seria desonesto não evidenciar que me tenho cruzado com conteúdos interessantes, que me despertam uma vontade genuína de descobrir projetos incríveis. Por outro lado, 2019 estreitou a minha proximidade com os podcasts, incluindo-os na minha rotina [quase] diária. Não só pelo formato em si, que considero louvável, mas por acalmar a minha mente inquieta. Portanto, tenho estado mais atenta e predisposta neste sentido, encontrando novos portos de abrigo.

É difícil precisar a quantidade de vídeos que visualizei e o número de episódios que fui ouvindo. Apesar disso - e muito graças à rubrica Moleskine -, consegui reunir os 12 que me conquistaram em pleno.

// JANEIRO //
Por Falar Noutra Coisa: Guilherme Duarte disponibilizou o seu primeiro solo de Stand Up Comedy e o resultado não podia ser mais surpreendente. E com uma dinâmica bastante original. Mordaz e assertivo, é capaz, ainda assim, de não agradar a todo o tipo de público. No entanto, é brilhante. E isso comprova-se em palco.


// FEVEREIRO //
Sou Menino Para Ir: Salvador Martinha regressou para partilhar as experiências mais surreais a que se propõe - demonstrando, também, o seu traço camaleónico. Para o primeiro episódio, da segunda temporada, foi Montar a Tenda, numa tentativa de aprender a ser escuteiro.


// MARÇO //
Traz Cerveja Ep.23: Diogo Faro e Pedro Durão atualizaram o podcast. O que, por si só, deixou-me extremamente feliz. Porém, para melhorar, trouxeram a Bumba na Fofinha para uma conversa bem descontraída e engraçada, com várias memórias a serem exploradas. Precioso!



// ABRIL //
Brainstorm 5: Para o quinto episódio do seu podcast, Daniel Carapeto convidou um amigo e um companheiro de palco, Guilherme Fonseca. Sou suspeita, mas foi uma das melhores conversas, pela diversidade de temas e pela pertinência dos mesmos, ainda que tenham mantido um registo bastante descontraído. Tem quase uma hora e meia de duração, mas vale bem a pena - e nem nos apercebemos do tempo a passar.



// MAIO //
Impasse: Fiquei a conhecer Pedro Teixeira da Mota em Erro Crasso. E, desde então, tenho estado atenta ao seu percurso. Depois de um longo período de espera - e de uma hesitação perfeitamente compreensível, porque é diferente assistir a um espetáculo de comédia ao vivo ou através da internet -, disponibilizou o seu solo no Youtube. Absolutamente genial! Já o vi algumas vezes e fiquei rendida em todas. Porque tem um texto seguro, com margem para o improviso. Com boa energia e histórias hilariantes, tudo resultou na perfeição.


// JUNHO //
O Resto da Tua Vida_O Casting [VI]: Carlos Coutinho Vilhena criou uma série-documentário, centrando-se em João André, que interpretou o célebre Kiko dos Morangos com Açúcar. Atualmente, tem uma companhia de teatro - a Bruta - e é entregador de pizzas. Esta reviravolta foi o ponto de partida para o formato criativo. Alternando entre a realidade e a ficção, tem um cariz extremamente dinâmico e cativante. Além disso, o João não deixa de ser o rosto de uma geração e este trabalho, com muito humor associado, acaba por evidenciar a fragilidade do meio em questão. Partindo de um objetivo claro, somos envolvidos na luta pela reconquista, enquanto, num plano oposto, constatamos o quanto a nossa perceção dos acontecimentos pode ser manipulada.


// JULHO //
Cupido: Um gesto faz toda a diferente. E isso fica bastante claro neste vídeo. São quase nove minutos de uma sensibilidade comovente!


// AGOSTO //
Tudo o Resto com Carolina Deslandes: Filipa Galrão - que tem uma das melhores vozes de rádio - deu vida a um podcast [também com formato vídeo], no qual se procura conhecer o lado menos público de figuras conhecidas da nossa sociedade, mas sem ser de um modo evasivo. Uma das convidadas mais recente foi a Carolina Deslandes e a conversa não podia ter sido mais inspiradora. Porque a artista tem uma visão muito humana, descomplicada e empática, já para não referir o seu enorme respeito pelo outro. Precisamos de mais Carolinas no mundo, porque ela está a quebrar mentalidades! Não deixem de ouvir.


// SETEMBRO //
Terapia de Casal: Rita da Nova e Guilherme Fonseca lançaram um podcast. Acompanho o lado criativo de ambos e fiquei mesmo entusiasmada com esta novidade, até porque sinto que têm uma dinâmica muito engraçada. Neste projeto em comum, discutirão temáticas sobre as quais discordam profundamente. E os episódios contarão com dois formatos distintos: ora terão a presença de «terapeutas» para os auxiliar, ora responderão a perguntas enviadas pelos ouvintes. Neste mês, destaco o episódio com a convidada Joana Marques, que guiou e mediou esta sessão de terapia. É um podcast que promete.



// OUTUBRO //
E43 | Chill Talk com Diogo Piçarra: O podcast do Guilherme Geirinhas - Sozinho em Casa - é um dos que ouço religiosamente, porque identifico-me mesmo com a dinâmica que conseguiu criar. O episódio 43 contou com a presença de um dos meus músicos favoritos e foi maravilhoso - ainda que eu seja bastante suspeita. A genuinidade e a generosidade entre ambos tornou a conversa fluída, com vários tópicos interessantes. Foi uma bela maneira de terminar o dia, até pela vibração boa de cada um.



// NOVEMBRO //
A Minha Geração: Diana Duarte esteve à conversa com Pedro Teixeira da Mota e foi muito interessante acompanhar o rumo que esta partilha de ideias e opiniões assumiu, pois mostrou um lado mais reflexivo do humorista, ao mesmo tempo que foram abordados temas um pouco tabus, mas sem adquirir uma energia pesada. Muito pelo contrário.


// DEZEMBRO //
Hotel - O Natal: Luís Franco-Bascos ofereceu-nos um presente espetacular, ao disponibilizar um novo episódio da sua podsérie. «Há 10 anos, os Fagundes tentaram celebrar o Natal como se fossem uma família». Resultado? Mais situações caricatas e hilariantes.




Que vídeos/podcasts marcaram o vosso ano?

Comentários

  1. Confesso que não consigo definir um que tenha marcado o ano.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meio de tanto conteúdo disponível, é mesmo difícil escolher :)

      Eliminar
  2. Não tenho o habito de visualizar e pesquisar estes audiovisuais, estou a perder bons e divertidos momentos.
    Continuação de Boas Festas. 🎄

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há vídeos/podcasts mesmo interessantes. É uma questão de explorar :)
      Obrigada e igualmente, Francisco!

      Eliminar
  3. Tens aqui uma boa seleção, confesso que alguns não conhecia!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  4. Já ouvimos podcasts há mais de uma década:) neste o momento vamos a ouvir o Governo Sombra :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não costumo ouvir, talvez tenha que lhe dar uma oportunidade
      Beijinho grande*

      Eliminar
  5. NÃO conheço os teus vídeos, nem os quero conhecer‼
    Já do Governo Sombra, que a Matilda menciona, gosto de ver.
    Gostos não se discutem.
    Ontem na festa de um pequeno familiar, apareceu lá a prima com uma T-shirt com uma cantora que é a coqueluche de momento, e eu não quero de maneira alguma ouvir. Sou uma desmancha prazeres 🌚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás no teu direito, também não obrigo ninguém a ver :)
      Não acompanho o Governo Sombra, não posso opinar. Talvez explore no próximo ano.
      Honestamente, acho que os gostos se discutem, não se colocam é em causa.
      Tens as tuas preferências, como qualquer outra pessoa. Faz parte, não temos curiosidade pelas mesmas coisas/artistas

      Eliminar
  6. Gostei particularmente do da Carolina Deslandes.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  7. Confesso que não conhecia mesmo todos, mas não tenho assim algo assim de especial
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Com tanto video, o difícil é mesmo escolher o melhor :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  9. Tenho andado muito virada para os podcasts, mas confesso que houve muitos que me passaram ao lado. Talvez seja em 2020 que vicie nesta onda :p
    "O Resto da Tua Vida" foi das coisas mais giras que vi em 2019, gostei mesmo e acho que foi um ótimo trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que seja uma questão de predisposição, mais ou menos consciente, dependendo dos casos. É isso, talvez em 2020 te rendas ao formato :)
      Está genial!

      Eliminar
  10. Não sou muito de podcasts e, consequentemente não conheço nenhum destes, é grave?
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário