SINTRA | PALÁCIO DE MONSERRATE

Fotografia da minha autoria


«Uma das mais belas criações arquitetónicas»


O céu envolto de névoa, acentuando o misticismo de locais magníficos, recebeu-nos à porta de um sonho antigo. Observando o meu Norte a ficar para trás, rumei até Sintra, para me perder na sua paisagem saída de um conto de fadas. E, para garantir que a experiência seria ainda mais memorável, programei duas visitas distintas, mas com imenso potencial. Tentei que as expectativas não assumissem proporções perigosas, porém, foi simples compreender que nunca seriam defraudadas. Porque, para iniciar a aventura em pleno, calcorreei um espaço exótico. Harmonioso. Contrastante. Inigualável. E onde a magia é praticamente palpável.






O Parque e Palácio de Monserrate é uma das construções «paisagísticas do Romantismo em Portugal» e um forte testemunho dos «ecletismos do século XIX». Além disso, «é um dos mais ricos jardins botânicos portugueses», permitindo-nos recuperar energias pela sua extensa área verde, enquanto nos maravilhamos com as inúmeras espécies «vindas de todo o mundo», encontrando-se organizadas por secções geográficas. E é indescritível a energia que nos abraça e que nos desarma a cada passo, pois deambulamos por um misto de sensações, de cores, de estilos arquitetónicos. E o mais curioso - e fascinante - é que tudo encaixa na perfeição, como se cada traço só fizesse sentido desenhado daquela forma. Numa combinação de itinerários, obras de arte, memórias, vivências e natureza, o meu coração ficou conquistado para sempre.






Quando cheguei à zona do Palácio, senti-me a ser transportada para uma realidade paralela. No exterior, somos recebidos pela Fonte do Tritão. Assim que entramos, ficamos sem palavras para a planta octogonal com arcos góticos e colunas de mármore rosa, prendendo-nos o olhar em constante admiração. Sendo o Átrio Sul uma das entradas, possibilita-nos uma ligação direta ao piso inferior, no qual se localiza a cozinha, e a dois pisos superiores, onde se «situavam os aposentos de Sir Francis Cook». Não desfazendo qualquer detalhe, tendo em conta que tudo é deslumbrante, o teto «trabalhado com motivos vegetalistas» é absolutamente sublime. E inesquecível. Por seu lado, o Átrio Principal, que se encontra ao centro, «destaca-se pela fonte de alabastro, pela estátua e pela cúpula». A vista privilegiada e os apontamentos rendilhados pautam, também, toda a perceção da visita.






O jogo de luz na Galeria Central é conseguido pelos «padrões mouriscos em estuque relevado». E é a sucessão de arcos «que marca o ritmo das colunas e potencia o efeito da perspetiva zenital». A partir daqui, vagueamos por várias ramificações: a Sala de Estar Indiana [com especial foco no florão central do teto]. A Sala de Música [de planta circular, com um «friso animado com representações de musas e graças]. A Sala de Bilhar [dedicada exclusivamente para o jogo inglês]. A Biblioteca [que é o «único espaço do piso térreo dotado de porta»]. A Sala de Jantar [que, atualmente, apresenta uma decoração original, sob «a técnica de stencil]. A Cozinha [que beneficia de acesso direto para o exterior]. E a Capela [um lugar de oração e evocação a Santo António]. Comum a todas as divisões é o cuidado na sua preservação, uma vez que pertencem a um património de valor incalculável. No piso superior, é possível encontrar exposições temporárias, bem como atividades e conferências, dinamizando esta área mais íntima.






A alma de Monserrate revelou-se sedutora e inspiradora. Porque é inegável a sua beleza. A sua história. A sumptuosidade da componente decorativa. E os pormenores que reforçam a sua identidade. Começando pela Quimera [criatura mitológica, que «introduz a ideia de fantástico para lá dos portões»], passando pelo Arco de Vathek, pela Cascata de Beckford, pelo Hipocrene [lago], pela falsa ruína da Capela, pelo Arco Indiano, pela Casa de Pedra, pelo Caminho Perfumado, pelo Terraço e terminando no Jardim do Japão, no Roseiral, no Jardim do México e no Vale dos Fetos, o segredo é redobrar a atenção. E absorver tudo aquilo que o nosso olhar alcança, procurando mergulhar um pouco mais fundo.






Por caminhos sinuosos e uma essência eletrizante, esta Paisagem Cultural - Património da Humanidade - foi muito mais do que idealizei. Trouxe-me o mundo. E mais um espaço-casa, com particularidades apaixonantes. Em processo de conservação, é paragem obrigatória. Mas para ser descoberta com calma. Usufruindo de todo o seu esplendor.






















Já visitaram o Parque e Palácio de Monserrate?

Comentários

  1. Respostas
    1. Fiquei completamente rendida a cada recanto!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Que fotos lindas! Gostei! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  3. Fotos encantadoras

    Passando e desejando um Feliz Natal, bem como, um Ano Novo (2020) repleto de Paz, Saúde, compreensão, e algum dinheiro que dá sempre jeito, para a administração, e TODA A FAMÍLIA AMIGA, deste lindíssimo e aprazível blogue.

    BOAS FESTAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo!

      Um Santo e Feliz Natal, para si e para os seus. Que seja uma quadra maravilhosa, cheia de luz e de paz

      Eliminar
  4. Visitei Sintra em 2014, optei por visitar a Quinta da Regaleira e o Palácio da Pena. Espero um dia poder visitar este palácio, é lindíssimo.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais adorar, minha querida, é maravilhoso *-*
      O Palácio da Pena também está na minha lista. Aliás, sempre foi a minha escolha prioritária. No entanto, por conselho indireto, acabei por optar por Monserrate e pela Quinta da Regaleira e adorei ambos

      Eliminar
  5. Que sitio magico a fazer lembrar as Mil e Uma Noites e esta epoca de Natal :)
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  6. É mesmo um bonito lugar para conhecer e viver uns bons momentos
    feliz natal
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. É lindo, está na minha lista.
    Feliz Natal
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vais adorar, Marisa!
      Obrigada e igualmente :)

      Eliminar
  8. Lindas imagens! O palácio é muito bonito, mas eu sempre fico ainda mais impressionado com a beleza das "construções" da própria natureza, essas árvores, por exemplo, com seus galhos e troncos tão bonitos e antigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! É tudo maravilhoso neste lugar. Ficamos mesmo com a sensação de que estamos num ambiente paralelo. E o contacto tão próximo com a Natureza é, de facto, apaixonante

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Completamente, Magui!
      Muito obrigada. Um Feliz Natal para vocês

      Eliminar
  10. Que palácio lindo!
    A minha estadia em Sintra foi muito curta,mas eu gostei muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só fui lá um fim de semana e reservei o sábado para estas visitas. Fiquei completamente rendida. Que lugar lindo!

      Eliminar
  11. Oh meu Deus, que lugar lindo!!! Já te confidenciei que Sintra é dos locais que mais quero visitar, estas fotografias que nos trazes deixaram-me absolutamente encantada e só me deixaram ainda mais curiosa. Parece um local não real, mesmo! QUE SONHO <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, parece mesmo saído de um sonho! Ficava boquiaberta em cada passo que dava. Vais-te render a cada detalhe *-*

      Eliminar
  12. Nunca fui mas já a algum tempo que quero ir, as fotos que via eram sempre tão giras mas agora que vi as tuas sem dúvida que é um sítio lindo e a visitar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comecei a querer explorar Sintra, confesso que o Palácio de Monserrate não era uma das minhas prioridades, até porque foquei-me sempre no da Pena. No entanto, ainda bem que mudei de ideias. Porque este é absolutamente deslumbrante *-*

      Eliminar
  13. Infelizmente, ainda não tive oportunidade de visitar Monserrate, mas tenho uma grande curiosidade e a tua publicação só ajudou a aumentá-la!



    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um pedaço do meu coração ficou lá para sempre. Porque é de uma beleza impressionante. Em cada recanto, senti-me a ser transportada para uma realidade alternativa. Aconselho mesmo a visita *-*
      Oh, que bom, fico contente

      Eliminar

Enviar um comentário