GIRA-DISCOS | SOUTH SIDE BOY

Fotografia da minha autoria


«Sente na mente o que ninguém te fala»


As noites caem serenas. Há um vazio a palpitar, bombeando as emoções que desarmam um coração em [desas]sossego. Porque tudo pode ser diferente, rompendo o escuro luar que repousa numa aura a quarto crescente. Rumo a Sul, acompanhando o doce cantar dos anjos, que aparecem, secretamente, refletidos na água turva das minhas memórias. Porém, é cedo. Há promessas em sequência. Num ritmo normal, mas que nos obriga a olhar para dentro. E o teu choro chama-me, despertando-me para sentir tudo o que eu respiro, tudo o que eu ensino, tudo o que eu consigo, tudo o que eu vivo. Porque isto é tudo o que eu sou.

South Side Boy é o terceiro álbum de Diogo Piçarra e simboliza «os nossos medos, as nossas falhas, as nossas inseguranças» e todas as dúvidas que marcam o nosso percurso. E, nas palavras do músico, representa «o miúdo ou a miúda que ainda vive dentro de nós e que nunca cresceu», sendo a voz da realidade, sobretudo, para «nos relembrar de onde viemos» ou, inclusive, para ser «o grito que nos faz perder a confiança». Por essa razão, este trabalho assume uma dinâmica muito mais visceral, intensa e matura. Pelas experiências que abraçou e pelas aprendizagens que retirou de cada uma delas. Além disso, é uma prova de fogo, quer pela mensagem, quer pela abordagem. E é o quebrar do silêncio que o manteve em estúdio para se voltar a superar.

Este disco tem uma energia mais introspetiva, menos polida e «mais escura», até pelas temáticas que coloca em evidência. Simultaneamente, é uma homenagem às suas origens, à sua casa. E, sem descurar um traço romântico, espelha a fase que atravessa e algo que considero louvável: o seu perfil camaleónico. Porque não tem receio de arriscar, de explorar novos caminhos e novas sonoridades, mas sempre com a sensibilidade de se manter fiel à sua essência. Portanto, fiquei completamente siderada com este lado mais sombrio, que reflete sobre vários assuntos e características transversais na sociedade, que podem condicionar o seu futuro - generalizado e individual -, alertando para os obstáculos, para a necessidade de haver compromisso. Empenho. Seriedade. Fazendo-o de uma perspetiva empática e sem filtros.

Composto por 12 temas [sendo que dois só estão disponíveis na versão Deluxe], com os quais fiz um jogo de palavras no primeiro parágrafo, South Side Boy transborda identidade. E tem um cunho ainda mais vincado do artista, uma vez que assume uma postura fortalecida enquanto produtor. Munido com «uma linha mais coerente», é palpável a evolução, tornando este álbum arrojado. Genial. E não posso - nem quero - ignorar a qualidade das letras. Porque a sua escrita, em permanente metamorfose, tem uma lírica que nos arrebata. Que nos lê a alma. E que nos aproxima. Porque é poderosa. Terna. Inesquecível. Carismática. E com a dose certa de luz e sensações para nos emocionar.

O Diogo é mesmo feito de música. Tem o coração no lado certo. E uma honestidade que cativa. No entanto, neste disco, mergulha mais fundo, estabelecendo uma ponte entre aquilo que é [e pensa] e o que nós sentimos. Pessoal e relacional, South Side Boy é para escutar em constante repetição. Porque sai da sua zona de conforto. E porque, certamente, será um dos álbuns do ano. Que obra de arte inspiradora!




Já ouviram o álbum? Têm alguma música favorita?

Comentários

  1. Ainda não ouvi o disco todo mas gosto da Anjos e Coração. São lindíssimas.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ouvires, depois diz-me o que achaste :) são mesmo incríveis!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Fico tão contente por esse retorno! Ainda bem que gostou :)
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  3. És mesmo fã dele....confesso que conheci as músicas dele através de ti!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de algumas músicas, mas confesso que não é o CD dele que mais goste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem um registo diferente dos anteriores, compreendo que não agrade a todos

      Eliminar
  5. Se um dia o Diogo Piçarra descobre a paixão que tens por ele, até te dedica uma canção 🎵🎵🎵

    ResponderEliminar
  6. Js te disse o quanto gosto deste rapaz? :) Tenho de ouvir bem este disco :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já, mas nunca é demasiado reforçar, porque ele é incrível *-* vais adorar

      Eliminar
  7. Ainda não conheço todas dele, mas obrigada pela sugestão
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Só ouvi o dueto com a Carolina Deslandes e gostei.

    ResponderEliminar
  9. Gosto de algumas dessas músicas :P

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  10. Tu adoras o Diogo, eu e apesar de não conhecer esse álbum, como já te disse, não gosto de o ouvir. E quando não se gosta nem "tenta" ouvir :) mas é tão bom quando há um cantor que gostamos, aí só queremos ouvir as músicas dele.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo, admiro-o imenso. Não só pelo talento, mas pela pessoa que transmite ser. É incrível :) claro, não gostamos todos do mesmo, nem dos mesmos. Faz parte

      Beijinho grande

      Eliminar
  11. Vou ouvir! Sei que gostas muito do trabalho dele, inclusive o conheci através do teu blog. A capa do álbum parece estar bonita, suponho que o conteúdo também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, o conteúdo é absolutamente maravilhoso, mas também sei que sou bastante suspeita ahah
      Se ouvir, depois diga-me o que achou :)

      Eliminar
    2. Ouvi! Gostei mais de algumas letras do que da sonoridade, dos arranjos, é um som moderno, com certeza, feito para o tempo em que vivemos, mas não é o tipo de música que costumo ouvir! Em algum outro momento ouvirei os outros álbuns. :)

      Eliminar
    3. A nível de melodia, está muito diferente do habitual. E percebi que isso poderia não agradar a todos.
      Aconselho :)

      Eliminar
  12. É claro que já ouvi! Uma fã como nós, fanzaças, tem de o fazer.
    Confesso que a anjos não foi das que mais me chamou a atenção (talvez por ter sido lançada na altura que foi e assim sendo, acaba por não me dizer nada), a coração até gosto e a que ele lançou a seguir "normal" conquistou-me do primeiro minuto até hoje!
    Quando o albúm "saiu" para a internet quis logo ouvir todas as músicas. Se é o meu favorito de todos? Não, e penso que entenderás porquê. A batidas das músicas não é a que estamos habituadas, e reparei que acabam por ser sempre a mesma entendes-me? Mas é o Diogo, então é Ele, há sempre algo que nos puxa seja de que maneira fora. Em termos de letras, está mesmo muito forte, e nesse aspeto sim: é dos meus discos dele favoritos. Consigo identificar-me com basicamente todas, talvez pelo momento que estou a passar(?). Quando as ouvi, as palavras pareciam espadas, a cravar no meu coração a cada verso!
    Não sei lidar, mesmo!

    Saudades deste teu cantinho e de te visitar <3
    Mas já vi que pouco mudou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a favoritas! Ia-me esquecendo ahah
      A noites, aaaah
      A "diferente", choro um bocadinho quando ouço
      A "Escuro" toca-me de uma maneira diferente, porque a vejo não como 'eu' sabes? Coloco-me no lugar de outra pessoa e imagino que transmite uma mensagem mesmo forte, adorei!
      A "Água turva" é daquelas que não posso ouvir num dia em que esteja mais em baixo, porque vou ficar a deprimir com a letra ahah
      A 'Normal', toca-me, de uma maneira diferente. Então, acho que por isso mesmo, é a minha favorita*

      Eliminar
    2. A Anjos é das minhas favoritas, pela letra, pela melodia, pela parceria e por toda a mensagem associada. Acho que conseguiram criar um dueto maravilhoso *-*
      A mim cativa-me, precisamente, o facto de a batida ser diferente do que estamos habituados, porque mostra todo o seu lado camaleónico. Mas, assim que ouvi, percebi que poderia não ser do agrado de todos.
      Sim, a nível de letras, para mim, é o trabalho mais poderoso dele!

      Oh, obrigada <3

      Eliminar
    3. Relativamente aos temas favoritos, excluindo aqueles que ele já tinha lançado, adoro Água Turva, Cedo e Chama-me *-*
      Sinto que a Escuro é quase um grito!

      Eliminar
    4. Tenho de concordar contigo!
      Entendo perfeitamente, mostra um lado diferente dele sim! É como tudo na vida ;)
      Isso sem dúvida alguma!

      Escuro é um grito mesmo! Não há palavras até!

      Eliminar
    5. Isso cativou-me mesmo! Porque abre portas a outro registo, mas sem perder a sua essência, pois há muito dele ali, acompanhando-o desde o primeiro trabalho *-*

      Quanto mais ouço, mas gosto da Escuro

      Eliminar
  13. Confesso que não estou a par do álbum, mas tenho de ouvir. Estou encantada com a "Anjos" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão linda 😍 quanto ao álbum, deixo-te ir ouvi-lo com atenção, porque só vou conseguir tecer elogios ahahah

      Eliminar

Enviar um comentário