2019 | 12 MESES, 12 MOMENTOS

Fotografia da minha autoria


«Um pedacinho de um momento muito feliz pode ser a mão
que nos levanta quando caímos»


O traço imprevisível embala a viagem. Constrói-nos pontes e tira-nos o tapete, na medida em que a nossa vida mais precisa de ser desafiada. Para crescermos. Para abrirmos as asas. Para nos reinventarmos. Porque seguirmos a nossa estrada não significa fecharmos a porta a metamorfoses. Aliás, é precisamente o contrário. E eu procurei fazer de 2019 o impulso certo para evoluir. Para arriscar. Para viver em pleno. Aceitando os meus medos, mas sem permitir que me atrasassem.

O ano começou em festa. Com uma lista de desejos conscientes - mas nem todos alcançados. E uma margem de progressão em aberto. A balança manteve-se bastante equilibrada, contudo, reservou-me detalhes inesquecíveis e situações cheias de luz boa, aconchegando o lado esquerdo do peito. Naturalmente, não foi tudo um mar de rosas - nunca é -, porém, tive mais razões para sorrir. A conclusão de um novo ciclo desperta sempre a nossa energia mais reflexiva. E eu aprecio mesmo este exercício de análise, que me possibilita compreender o que alcancei, as mudanças que ainda necessito de fazer e tudo aquilo de que larguei a mão. Além disso, é a maneira mais consistente de reforçar o quanto estou bem resolvida por dentro. E em paz.

A bagagem emocional aumentou. Percebi a mulher forte em que me estou a tornar. Senti-me muito amada e estive presente para os meus. Lutei por causas que me pareceram justas. E vivi experiências absolutamente memoráveis. Como faço por guardar o lado bom de cada passo, deixo que o vento leve o resto. Embora não seja simples reduzir um ano a 12 momentos, cada mês trouxe mais uma peça para contar a minha história.

// JANEIRO //
Aniversário do tio M: De há oito anos para cá, o dia quatro de janeiro tem um impacto agridoce, porque foi quando perdi a minha avó materna. Ainda assim, sinto que preservamos a memória dos que já partiram quando celebramos a vida de quem está perto - e que, de alguma forma, não permite que as lembranças vacilem. Por isso, reunimo-nos num jantar para festejar os 75 anos do meu tio. E foi maravilhoso.

// FEVEREIRO //
Mishlawi | Hard Club: Foi, sem qualquer dúvida, um dos pontos altos do meu mês, até porque ambicionava esta oportunidade há bastante tempo. O concerto foi muito mais do que aquilo que imaginei e, ainda hoje, continuo sem palavras para o descrever com total justiça. Porque ele proporcionou um espetáculo ao mais alto nível - não estivesse esgotado, e teria marcado presença na segunda data, no Porto.

// MARÇO //
Storyteller Dice | O Projeto: Quando encontrei estes dados para contar histórias, senti logo vontade de criar uma iniciativa que me desafiasse ao nível de escrita e de criatividade; e que pudesse englobar participantes - bloggers ou não. Fiquei mesmo feliz pela aceitação e pelo interesse de algumas pessoas, que se mostraram entusiasmadas para enveredar nesta aventura. Que continuemos juntos!

// ABRIL //
Roda Bota Fora: Há melhor do que realizar sonhos? Sinto que não! No passado dia 24 de abril, desloquei-me ao Hard Club para assistir a um espetáculo de comédia, com um conceito original, desafiante e que me enche as medidas. As minhas expectativas iam elevadas, mas conseguiram superá-las. Há projetos que merecem todo o reconhecimento. E este é um deles. Só espero ter a oportunidade de os reencontrar ao vivo.

// MAIO //
Imposição & Cortejo: A conclusão de um ciclo é sempre importante e especial. Em 2017, quando fui finalista, muita coisa passou pelo meu coração em suspenso. E houve, naturalmente, uma elevada dose de nervosismo, porque era a minha vez de me despedir. No primeiro domingo de maio, deste ano, regressei à ESE para ver a minha afilhada e a minha sobrinha a cartolarem. Não chorei - nem mesmo na altura das bengaladas -, mas carreguei uma nostalgia diferente. Porque as vi crescer. E porque as vi conquistar o seu lugar de capa traçada. Já no Cortejo, a história repetiu-se. E, felizmente, consegui chegar a tempo de as ver passar na tribuna. Ainda hoje não tenho palavras para descrever tudo o que se desenrolou no meu peito, atendendo a que estes momentos expõem sempre o nosso lado mais emotivo, mas é maravilhoso - e gratificante - fazer parte deste mundo. Transborda pertença.

// JUNHO //
Blogger há dez anos: A 23 de junho de 2009, quando me aventurei na Blogosfera, não tinha noção do que me esperava, nem projetei o futuro. Contudo, tem sido uma viagem maravilhosa. Com altos e baixos, é certo, mas repleta de sentido e aprendizagens. Portanto, queria celebrar este marco de uma maneira diferente e só poderia incluir aqueles que me acompanham neste caminho: os meus leitores. Foi assim que surgiu a ideia das dez reflexões, que me proporcionaram dez dias intensos e bonitos - pelo menos, para mim -, porque me permitiram relembrar as origens, analisar questões que sustentam o meu trajeto blogosférico e a minha postura no mesmo e, ainda, ponderar o amanhã. Obrigada ♥

// JULHO //
Jantar com a Gémea: Sabem aquelas pessoas com quem a conversa é sempre descomplicada e fácil, mesmo que estejam uma eternidade sem se verem? Isso acontece-me com a minha melhor amiga! Há alturas em que, com imensa pena nossa, passamos mais tempo do que desejávamos sem combinarmos um encontro. Contudo, sempre que conseguimos agendar um programa, é como se tivéssemos estado juntas no dia anterior. Bem sei que pode soar a lugar comum, mas a verdade é que isso só é possível graças à cumplicidade que construímos desde que nos conhecemos. Ambas sabemos a importância que cada uma tem na vida da outra e fazemos por estar perto, ainda que a presença física não se concretize. É este cuidado constante que faz a diferença. E como uma boa conversa combina melhor com uma refeição de conforto, nada como experimentar as pizzas do Rei da Gula. Foi uma noite fantástica. Não podia pedir mais.

// AGOSTO //
Férias 2019: O seu lado descomplicado e leve é sempre fascinante, mas a oportunidade de gerir este período de pausa para explorar o meu país é inacreditável. E, este ano, foi bastante sentimental, porque reencontrei-me com sítios que soam a casa. A vida dá sempre voltas inesperadas, privando-nos de algumas situações, mas quando tudo se alinha tem um significado mais poderoso. Deste modo, passeei por Portalegre, Campo Maior, Elvas, Olivença, Monsaraz, Reguengos de Monsaraz, Estremoz, Vidigueira, Mértola, Beja, Évora, Setúbal, Mafra, Ericeira, Torres Vedras, Óbidos, Alcobaça e Costa Nova. E fi-lo sempre de sorriso largo e uma paz imensa a transbordar do peito. Para a despedida, ainda consegui passar uns dias em Bragança. Voltamos ao Lago de Sanabria. E passei um dia em Baiona. Que retiro indescritível! A minha Pão de Forma imaginária fartou-se de deambular pelos nossos recantos encantados. E, assim, completei mais um álbum de memórias.

// SETEMBRO //
Formação sobre Crianças com NEE'S: No início do mês, através do Centro de Emprego, surgiu a oportunidade de frequentar uma Unidade de Formação de Curta Duração [50h], que contempla uma temática crucial para uma Escola Inclusiva. Crianças com necessidades educativas e/ou específicas existem e não têm menos direitos que as demais. Por isso, é fundamental, enquanto profissionais de Educação, estarmos constantemente atualizados e conscientes das respostas que podemos dar, de modo a não comprometer as suas qualidades, as suas competências e o seu currículo. Naturalmente, atendendo à durabilidade desta UFCD, houve muitos aspetos que não puderam ser explorados e aprofundados. No entanto, sinto que derrubamos mais um muro, porque concluímos esta etapa com mais sensibilidade e ferramentas de ação. Além do mais, acredito que o sucesso da formação também ficou a dever-se à formadora e à turma em que calhei [havia duas]. Porque, embora estivéssemos todos em patamares e níveis de experiência distintos, tínhamos em comum a humildade e a ânsia de saber mais e melhor. Em nenhum momento houve uma luta de egos. Houve, sim, muita partilha genuína. E empatia. Ao olhar ao meu redor, percebi que teria o maior gosto em trabalhar com qualquer uma daquelas pessoas. E sei que cresci muito também por elas - mesmo que não tenha sido capaz de o dizer pessoalmente. Naquela sala reforcei os motivos que me fizeram ingressar nesta área: porque podemos mesmo fazer a diferença.

// OUTUBRO //
Família Morais On The Road: Na segunda sexta-feira de outubro, depois de um longo dia de trabalho, rumamos até à Ericeira, para vivermos um fim de semana único. Finalmente, com os astros todos a favor, fui descobrir Sintra e perder-me na magia de dois monumentos que arrebataram o meu coração. A minha prioridade passou sempre por explorar o Palácio da Pena [algo que já queria ter feito nas férias de verão, mas que, por força das circunstâncias, adiamos]. No entanto, quando surgiu esta oportunidade, recordei um tweet da Inês - Bobby Pins - a aconselhar outras duas paragens como prioridade, porque, no seu entender, refletem melhor a cidade. Assim, ciente deste retorno, optei por distanciar-me do óbvio e programei uma visita ao Palácio de Monserrate e à Quinta da Regaleira. E ainda bem que o fiz, porque são um charme! Com uma energia encantadora e misteriosa. Fosse possível e mudava-me para Monserrate neste preciso momento, porque é fabuloso. Quanto à Regaleira, parece um cenário digno de filme. Mesmo que o valor dos bilhetes não seja o mais acessível, requerendo uma organização financeira prévia, vale bem a pena o investimento. Embora o centro de Sintra transborde pontos de interesse, o nosso fim de semana ficou, ainda, marcado pela visita ao Cabo da Roca, a Peniche e a São Martinho do Porto. E pelo regresso ao Sítio, na Nazaré.

// NOVEMBRO //
Caramel Macchiato: Pedro Teixeira da Mota regressou ao Porto para apresentar o seu segundo solo. Queria ter ido a uma das datas de outubro, porém, como os bilhetes esgotaram num estalar de dedos, não foi possível. Apesar disso, e tendo em conta que continuaria a ser uma bela prenda de aniversário para a minha afilhada, aguardei mais um pouco e aproveitei a oportunidade que surgiu este mês. No dia 12, rumamos até ao Teatro Sá da Bandeira. E deixamo-nos cativar. Porque Caramel Macchiato espelha crescimento. Maturidade. E superou todas as nossas expectativas. Com uma dinâmica fluída, que até teve direito a um momento musical, o humorista arrasou naquela sala tão carismática. E provou, novamente, o porquê de ter tantas datas esgotadas: porque chegou para marcar o futuro da comédia em Portugal.

// DEZEMBRO //
Natal: A época mais mágica do ano tinha que assumir todo o protagonismo deste último mês. E não só. Porque os valores que preserva acompanham-me a vida toda. E é por isso que a vivo de uma forma tão intensa. Sem precisar de muitas palavras, a noite da consoada foi absolutamente aconchegante. Familiar. E inesquecível. A juntar a todo o mimo, fui surpreendida com prendas maravilhosas. Para abraçar toda a magia desta quadra, dediquei-me a assistir à maratona de Harry Potter - que montanha russa de sentimentos.


Que momentos marcaram o vosso ano?

Comentários

  1. É um orgulho, ano após ano, e ver o quão evoluíste. Estás a tornar-te nisso mesmo, numa mulher mais forte, como bem referiste na publicação :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. É bom sentir que a cada ano que passa nos sentimos mais fortes.
    Tiveste um ano cheio de coisas boas.
    Andreia, continuação de boa semana e um Feliz ano de 2020.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá-nos força para continuarmos a lutar por nós, pelos nossos sonhos, pelas nossas pessoas :)
      Tive mesmo!
      Obrigada e igualmente, Jaime

      Eliminar
  3. Momentos especiais e diversificados :) Os espetáculos deixam-nos memórias e ainda bem que foram das boas :) O que mais gostei do teu post foi o positivismo. Muitas vezes realçamos as coisas menos boas, mas esquecemo-nos das boas. Contra mim falo lool A experiência que mais me marcou foi ir ao s. bento a pé desde braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia ter pedido melhor :)
      Há situações menos positivas, dias dolorosos e dores que nos invadem a alma, mas acho importante aprendermos a tirar o melhor de cada momento, porque isso dá-nos força.
      Acredito que tenha sido mesmo especial!

      Eliminar
  4. Que ano tão bom e cheio de memórias maravilhosas:)
    Venha 2020 sempre com o mesmo espírito :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Em Janeiro, começar o ano com alegria. Com alegria em Dezembro terminar. Então, que 2020 seja, ainda, melhor!

    Continuação de boas festas Andreia.

    ResponderEliminar
  6. Que belos momentos! Para o ano também vou ver o espectáculo do Pedro Teixeira da Mota! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Que foi um ano cheio de coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. És tão incrível Andreia e acho que em 2020 podemos tentar alinhar os nossos astros e marcar um cafezinho pela tua cidade, quero muito conhecer-te, juro <3
    2019 não foram só vitórias, mas ainda bem, pois temos sempre algo a retirar das quedas e dos tropeços, algo que nos torna sempre mais fortes, ainda mais conscientes e algo que nos aproxima ainda mais de nós próprios. Não sei o que te reserva o novo ano, mas espero, de coração, que sejas tão ou mais feliz e que te realizes ao máximo.
    «Naquela sala reforcei os motivos que me fizeram ingressar nesta área: porque podemos mesmo fazer a diferença.» Nunca pares de tentar fazer a diferença, porque és linda assim, juntos somos sempre melhores.

    Ainda não sei se farei uma retrospetiva do meu 2019 em jeito de momentos, porque acabei por fazê-lo na publicação sobre os 23 anos, mas talvez me inspire em ti e fale de alguns dos momentos mais especiais.

    Espero que 2020 seja incrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou muito a favor desse alinhamento de astros ♥
      Claro que, num momento inicial, tendemos a pensar que se corresse tudo bem, a nossa vida seria bem melhor. Mas a verdade é que, por mais tentador que isso soe, acabaríamos por estagnar. Não adquiriríamos novas aprendizagens, nem nos superaríamos. E limitar-nos-íamos a sobreviver.
      Obrigada, de coração, por cada palavra. E desejo-te um 2020 maravilhoso, porque tu mereces, minha querida *-*

      Vou adorar ler, se o fizeres!

      Obrigada mesmo*

      Eliminar

Enviar um comentário