THE BIBLIOPHILE CLUB // DEZEMBRO

Fotografia da minha autoria


Tema: Poesia


As palavras são melodia. São casas. E são asas. Têm o dom de nos unir num dialeto intemporal e de nos levar a conversar sobre os nossos sentimentos mais profundos. Desvendando as camadas que nos descrevem, somos feitos de um traço de mistério, que alivia o silêncio, o medo, as emoções. E abrimos a porta para mundos alternativos, quando colocamos o nosso sentir fora do peito, preenchendo páginas em branco. Tal como a poesia, que nos grita do coração. E sendo este o último tema do The Bibliophile Club, deixei-me envolver na linguagem de um dos autores portugueses que mais me tem emocionado: Afonso Cruz.

Paz Traz Paz mostra-nos a força dos pequenos gestos. E dos atos heróicos. Apela à importância da infância e ao saber valorizar a humanidade. Porque nos concede a oportunidade de deambular por entre pensamentos, inquietações, experiências e sonhos profundamente relacionados com a dinâmica que estabelecemos em sociedade. Além disso, com uma narradora tão particular, sentimos uma certa aleatoriedade encantadora, que acaba por expor as nossas incoerências e fragilidades. Através de um discurso simples e empático, compreendemos que as pequenas coisas podem, na realidade, adquirir um enorme significado, transmitindo a ideia de desenvolvimento. Crescimento. E de cuidado perante o outro. Com observações cómicas, sublimes e sinceras, o jogo de palavras é uma constante. E embala-nos pelo coração de uma menina que nos faz olhar de dentro para fora.

Confesso que não estava a par da obra poética do autor - só conhecia a lírica da sua prosa -, mas este livro é imperdível. Não só pela escrita sumptuosa, mas também pelo foco literário. Porque, embora pareça destinar-se aos mais novos, engloba-nos a todos. Nestas «páginas feitas de inusitada poesia», reconhece-se um caráter transgeracional, porém, há um elo muito forte que nos mantém nos braços da infância - talvez por ser a ponte para as restantes fases da nossa jornada; talvez pela capacidade de abrir a janela da imaginação e de não perdermos a nossa essência. A nossa identidade livre, que nos permite observar o mundo com outra consideração. Em simultâneo, prova o quanto é imprescindível sabermos brincar. E que, no meio do caos, há sempre uma luz. Porque é tudo uma questão de coragem. E de perspetiva.

Paz Traz Paz transborda pensamentos mágicos. Com uma voz inocente, mas igualmente inquietante, a narradora desarma-nos com a sua capacidade de desafiar a lógica, de analisar para lá do óbvio. Partindo, então, de meditações sábias, sentimos o pulsar imprevisível da vida espelhado em versos absolutamente inspiradores e marcantes. Afonso Cruz, ao comunicar connosco sobre o amor, a saudade, as memórias e a esperança, transporta-nos para mais uma encruzilhada da nossa existência.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Já que se perde tanto, pelo menos
levamos connosco
malas de histórias» [p:9];

«Sim, o mais complicado são os pormenores,
pensei eu. Mas não lhe disse nada,
porque ele ainda é muito novo para se esquecer
de que as coisas pequenas
são muito importantes» [p:37];

«Quantas pessoas
são necessárias
para que nos sintamos sozinhos?» [p:64]

«Isso que leva no bolso é perigoso?
Sim.
Vicia?
Sim.
Afecta o cérebro?
Sim.
Gera perturbações emocionais?
Sim.
Choro? Riso? Distorções espaciais e temporais?
Sim.
Capa dura?
Não, livro de bolso» [p:70];

«Gosto da maneira como o Ricardo me olha,
aquela maneira estranha que dá
a sensação de ser uma estrada
cheia de curvas» [p:94].


Disponibilidade: Wook || Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Respostas
    1. Acho que vai gostar. Está fantástico!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Fiquei mesmo muito curiosa! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  3. Nunca li nada do Afonso Cruz.
    Mas vou tomar nota da sugestão.
    Andreia, um bom fim de semana.
    E um Feliz Natal.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um autor que aconselho vivamente. Porque tem uma escrita desarmante!
      Obrigada e igualmente, Jaime

      Eliminar
  4. Nunca li nada do autor e fiquei curiosa :)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  5. Nunca li nada do autor, mas gostei de algumas das citações!

    "Os artistas estão aqui para perturbar a paz." James Baldwin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem um estilo de escrita brilhante! Tornou-se, rapidamente, um dos meus autores favoritos

      Eliminar
  6. Não conhecia mesmo, mas ser bem interessante

    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Paz trás paz, violência gera mais violência. Para tudo é preciso ter vontade e paciência para o que se deseja alcançar. Saber esperar sem desesperar. Viver a vida em paz com saúde, ser amada amar e ser feliz!

    Tenha um bom dia de Quinta-feira Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Edumanes. Não diria melhor!

      Obrigada e boa sexta

      Eliminar
  8. Afonso Cruz é um excelente escritor.
    Neste momento ando a ler o Priorado do Cifrão de João Aguiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há livro que, até agora, não tenha gostado. Bem sei que ainda não li muitos dele, mas fiquei encantada com todos!
      Esse não conheço, vou pesquisar

      Eliminar
  9. Conheço a obra, ainda não li, fica para 2020😄.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Quero muito ler :) O teu review deixou-me muito curiosa :) Muito por causa do titulo simples e dos "pensamentos magicos" :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que te vais identificar muito com a narradora, que é absolutamente cativante na sua forma de pensar :)

      Eliminar
  11. O Afonso Cruz vai conquistando cada vez mais espaço na minha estante! <3
    Tive de comprar uma nova estante há um mês, pois já não tinha espaço para os livros que tenho em casa, mesmo depois de ter feito aquela «limpeza» de desapego de títulos que não tenham sido tão fundamentais para mim... Quantas vezes é que isto já te aconteceu?
    É que eu tenho noção que leio muito menos que tu. Mas cá em casa, o único lugar onde há livros é mesmo no meu quarto. Mais ninguém lê por aqui pelo que quando algum livro anda espalhado pela casa me pedem logo para o guardar no meu quarto... Sinto que daqui a uns 2 anos vou ter de sair de casa ou então dedicar mais paredes e fazer uma estante gigante. Tens alguma dica para arrumação de livros, para além das estantes? Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma escrita muito particular, que tenho adorado descobrir *-*
      Estreei-me na sua obra o ano passado, mas só neste é que realmente alarguei o leque e não houve um livro que me tivesse desiludido.

      Também me acontece, porque acho que o nosso desapego nunca é proporcional aos exemplares que pretendemos guardar. Portanto, a diferença acaba por não ser tão notória.
      Confesso que não sou a melhor pessoa para dar dicas de arrumação de livros, porque também preciso de reestruturar o local onde tenho os meus. Neste momento, estou a aproveitar o móvel da sala. Não sendo a solução ideal, tem dado algum jeito. Depois, também aproveitei a minha secretária. Como ela foi feita para o meu computador fixo, tem a zona da torre incorporada. Uma vez que esse computador já não existe, coloquei uma prateleira e guardei aí alguns livros. Mas quero ver se invisto numa estante, para libertar algum espaço. E gostava de colocar algumas prateleiras na parede do meu quarto ou, então, substituir a cabeceira da cama, de modo a conseguir criar um suporte que pudesse levar livros.

      Eliminar
  12. Olá amiga Andreia

    Passando pra desejar um Feliz natal pra ti e todos os teus.

    Bjss natalinos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário