GOODREADS | READING CHALLENGE 2019

Fotografia da minha autoria


«Ler é viver mil vidas diferentes numa única existência»


A passagem para um novo ano trouxe no regaço uma meta literária um pouco mais ambiciosa, porque pretendo sempre desafiar-me a ler mais, mas sem descurar a qualidade das obras e do tempo que disponibilizo para este momento de leitura. Porque nenhum número se sobrepõe ao prazer de abraçar novos autores, contextos e enredos. E é nesta bolha de palavras, sonhos e imaginação que cresço. E que deambulo de sorriso largo, aconchegando o lado esquerdo do peito numa onda de amor.

O Reading Challenge, da plataforma Goodreads, tem sido o meu principal aliado nesta missão. À semelhança de 2015, 2016, 2017 e 2018, defini um objetivo que me pareceu exequível, tendo em conta a minha prestação anterior e a quantidade de exemplares presentes nas estantes cá de casa. Assim, marquei o meu topo da montanha nos 50 livros. E consegui concluí-lo em agosto. Porém, tenho mantido o ritmo, o que me permitiu superar o plano inicial. Sinto que a minha jornada foi muito mais equilibrada e consistente, por isso é que fui capaz de atingir um registo bastante superior aos anos transatos, o que me deixa orgulhosa, até pela componente organizacional, imprescindível para esta conquista. Contudo, as contas estão longes de estarem fechadas.

Por curiosidade, o meu percurso literário apresenta algumas especificidades: no total, li 18 158 páginas em 75 livros, sendo que o mais curto é A Maior Flor do Mundo [José Saramago] e o mais longo é A Rainha no Palácio das Correntes de Ar [Stieg Larsson] - o primeiro com 36 páginas e o segundo com 715. Da minha lista, a obra mais popular é Harry Potter e a Pedra Filosofal [J. K. Rowling] e a menos popular é Contos da Cidade das Pontes [org. José António Gomes]. A minha avaliação média ronda as 4,3 estrelas. Numa pesquisa individual, julho foi o mês em que li menos [3] e agosto foi o que li mais [10]. Estas particularidades, disponíveis no separador Year in Book, concedem-nos uma análise mais detalhada, traçando um perfil singular e fascinante.

Este ano foi marcado, principalmente, pelos clubes literários, pelo reencontro com a Saga Millennium e pela estreia no universo de Harry Potter. Com poucas releituras, mas com inúmeras descobertas maravilhosas, 2019 transbordou de autores e histórias memoráveis.


O meu ano em livros [ainda a contar]


Janeiro: A História Secreta [Donna Tartt] | O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari [Robin Sharma] | A Cidade e as Serras [Eça de Queirós] | Vem Voar Comigo [Margarida Rebelo Pinto] | Os Livros que Devoraram o Meu Pai [Afonso Cruz] | Regresso de Sherlock Holmes II [Sir Arthur Conan Doyle].

Fevereiro: Guerra: E Se Fosse Aqui? [Janne Teller] | O Amor é Fodido [Miguel Esteves Cardoso] | Crónica de Uma Morte Anunciada [Gabriel García Márquez] | Ulisses [Maria Alberta Menéres] | Patagonia Express [Luis Sepúlveda].

Março: Orgulho e Preconceito [Jane Austen] | O Diário de Anne Frank | Filhos do Abandono [Torey Hayden] | O Livro da Tila [Matilde Rosa Araújo] | Paula [Isabel Allende].

Abril: Somos Todos Idiotas [Diogo Faro] | Obras Completas de Agatha Christie 1 | A Maior Flor do Mundo [José Saramago] | O Limpa-Palavras e Outros Poemas [Álvaro Magalhães] | Cinderela [João Cardoso] | Histórias do Tempo Vai, Tempo Vem [Maria Alberta Menéres] | A Fada Oriana, A Floresta e O Cavaleiro da Dinamarca [todos de Sophia de Mello Breyner Andresen].

Maio: As Flores Perdidas de Alice Hart [Holly Ringland] | O Pintor Debaixo do Lava-Loiças [Afonso Cruz] | Na Boa! [Diogo Faro] | Ensina-me a Voar Sobre os Telhados [João Tordo] | Foi Sem Querer Que Te Quis [Raul Minh'alma].

Junho: Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai [Gonçalo M. Tavares] | Carta à Minha Filha [Maya Angelou] | Quem Não Sonha Voar, Alice? [Julia Claiborne Johnson] | O Homem de Giz e Levaram Annie Thorne [ambos de C. J. Tudor] | A Vida Inteira [Miguel Esteves Cardoso] | O Modelo [Lars Saabye Christensen] | Quando o Coração Não Perdoa [Ana Rita Correia].

Julho: Terra Sonâmbula [Mia Couto] | Miga, Esquece Lá Isso! [Clara Não] | As Dez Figuras Negras [Agatha Christie].

Agosto: Um Dia Naquele Inverno [Sveva Casati Modignani] | Mudanças [Mo Yan] | A Volta ao Mundo em 80 Dias [Júlio Verne] | Seja o que For o Amor [Sofia Costa Lima] | A Educação de Eleanor [Gail Honeyman] | Ao Fechar a Porta [B. A. Paris] | Raparigas Como Nós [Helena Magalhães] | A Doença, o Sofrimento e a Morte Entraram num Bar [Ricardo Araújo Pereira] | Debaixo de Algum Céu [Nuno Camarneiro] | O Carteiro de Pablo Neruda [Antonio Skámeta].

Setembro: Os Homens que Odeiam as Mulheres [Stieg Larsson] | Harry Potter e a Pedra Filosofal [J. K. Rowling] | A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo e A Rainha no Palácio das Correntes de Ar [ambos de Stieg Larsson].

Outubro: A Vida de Pi [Yann Martel] | Demência [Célia Correia Loureiro] | No Meu Peito Não Cabem Pássaros [Nuno Camarneiro] | Harry Potter e a Câmara dos Segredos [J. K. Rowling] | A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha [David Lagercrantz] | Nenhum Olhar [José Luís Peixoto] | Feminismo para os 99% - Um Manifesto [Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya & Nancy Frase].

Novembro: Contos da Cidade das Pontes [org. José António Gomes] | Não Se Encontra o que Se Procura [Miguel Sousa Tavares] | A Que Sabe a Lua? [Michael Grejniec] | O Que Diz Molero [Dinis Machado] | Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban [J. K. Rowling] | O Homem que Perseguia a Sua Sombra [David Lagercrantz] | Vai Tudo Correr Mal [Joana Marques] | As Minhas Aventuras na República Portuguesa [Miguel Esteves Cardoso] | Harry Potter e o Cálice de Fogo [J. K. Rowling].

Dezembro: A Noite de Natal [Sophia de Mello Breyner] | Flores [Afonso Cruz] | I'll Be The For You [Kelsey Miller] | Paz Traz Paz [Afonso Cruz] | Harry Potter e a Ordem da Fénix [J. K. Rowling - a terminar]

Pretendo, ainda, ler A Rapariga que Viveu Duas Vezes [David Lagercrantz] - concluindo, assim, a Saga Millennium - e Quantas Madrugadas Tem a Noite [Ondjaki], perfazendo um total de 78 livros.


Qual foi a vossa meta literária para este ano?
[Os links redirecionam-vos para as respetivas publicações]

Comentários

  1. Respostas
    1. É um livro maravilhoso, gostei imenso! Aliás, até agora, ainda não li nenhum de Afonso Cruz que não me enchesse as medidas.
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. 25 livros. Com a escrita deixei a leitura algum tempo em pausa. Mas quero superar esta meta em 2020.

    Termino o ano a reler o mais recente livro do José Luís Peixoto: Autobiografia, é uma obra-prima. Recomendo.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a escrita exige muito de nós, por isso, nem sempre é fácil conciliar ambas. Vais ver que consegues!

      Ainda não o li, mas tenho na minha lista

      Eliminar
  3. Um registo admirável e de aplaudir. Confesso que fico um pouco envergonhado com a minha média dos últimos anos.

    Envergonhado, porque gosto de ler e acabo por desdobrar os meus tempos livres em inúmeras atividades quando sei que o livro acaba por dar-me um descanso diferente e concordo plenamente, "Ler é viver mil vidas diferentes numa única existência"

    A mudança de Ano, corresponde para muitos no estabelecimento de metas... não costumo marcar os meus objetivos com esta data, mas, vou aqui e agora estabelecer que quero voltar a ler mais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Honestamente, acho que não há motivos para ter vergonha. O importante é ir lendo, independentemente de a quantidade ser muita ou não.

      Há atividades que, inconscientemente, se tornam mais prioritárias, faz parte.

      Força nessa decisão!

      Eliminar
  4. Comecei o ano com a meta e 30...li 40! Em 2016, salvo erro, consegui ler 51. Acho que não irei conseguir repetir o feito, mas nunca se sabe. Acho que, mais do que a quantidade, é a qualidade. Nada de ler à pressa só para se ler muitos livros. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é ótimo! Conseguiste superar-te :)
      Exato, nunca se sabe. Depende muito do nosso estado de espírito, das tarefas que tivermos que realizar e da própria organização que vamos estabelecendo. O importante é mesmo lermos por gosto, sem pressa e sem a ideia fixa de alcançar determinado número só para mostrar que se leu

      Eliminar
  5. Ohh não contei os meus mas tenho noção que não chega nem perto... já lá foi a era que esses números eram fáceis de alcançar!

    ResponderEliminar
  6. Foi um grande ano literário, com muitas e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, foi muito especial! E quando reli os títulos que li, senti-me de coração cheio, porque cruzei-me com imensas histórias maravilhosas *-*

      Eliminar
  7. Ler faz bem ao espírito e suaviza a alma
    .
    Votos de um feliz Natal

    ResponderEliminar
  8. Foi um ano cheio de leitura por esses lados, parabéns, confesso que não li assim tanto coisa de livros
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Ler é mesmo isto, tão bom ;) e aprendemos tanto a fazê-lo :) com a idade diminui as minhas leituras, mas tenho muito orgulho que o meu filhote adore livros, e como ainda não sabe ler, inventa histórias com os seus livros :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendemos mesmo. Abrir um livro é abraçar uma viagem imprevisível e isso é maravilhoso *-*
      Awww, que riqueza!

      Eliminar
  10. Tens lido bastante! "Somos Todos Idiotas" é o título que mais gosto, o livro que mais me desperta a curiosidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano foi uma completa surpresa e superação nesse sentido :)
      Foi um dos meus favoritos do ano

      Eliminar
  11. Ando a falhar como leitora este ano, não queria nada! Até porque a leitura é como um refúgio. Mas as únicas coisas que fui tendo tempo para ler foram os artigos para a dissertação de mestrado!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário