CHRISTMAS IS COMING | TRADIÇÕES FAMILIARES

Fotografia da minha autoria


«O Natal é um dia de significados e tradições»


A alma deslumbrante do Natal é resultado dos detalhes que se repetem a cada novo ano e que dividimos, de peito aberto, com as nossas pessoas-casa. E eu fico sempre fascinada com esta dinâmica familiar, que prioriza momentos mais íntimos e partilhas muito particulares.

Os rituais que procuramos preservar ou acolher permitem acrescentar um novo capítulo à nossa história. E, embora cá em casa não tínhamos tradições surpreendentes, apaixona-me a certeza de estarmos envolvidos nesta sinergia; num elo próprio e especial. Ademais, vibro imenso com o facto de haver costumes transversais, ao mesmo tempo que outros estão colados à pele de cada lar. Portanto, valorizo muito os que me correm no coração, enriquecendo esta quadra com ainda mais cor.

Há um traço carismático que também abraça metamorfoses. Porque crescemos e adotamos novos métodos, adequando-os à nossa essência. Durante anos, fui eu a assumir a figura do Pai Natal, na altura de abrir os presentes, com os meus tios e os meus primos reunidos à mesa. Atualmente, o protagonista vai alternando. Por isso, acredito, as minhas tradições movem-se por chão seguro, com amor, descrevendo-me.

Decorações de Natal: Por mais apaixonada que seja, só montamos a árvore no dia 8 de dezembro. Esta passagem de testemunho, que vem do tempo da minha avó materna, mantém-nos conectados às memórias, àquela sensação de pertença acolhedora e às pessoas que, hoje, apenas têm morada no nosso coração. Por essa razão - e enquanto não fizer sentido outra data -, faço por continuar este costume. No futuro, não sei, mas, para já, é o que me deixa plena. Além disso, esta ocasião é perfeita para evidenciar todo o espírito de equipa que nos une, porque dividimos tarefas e estamos envolvidos para o mesmo fim. E é assim que, a seis mãos, a casa vai ficando vestida para a época.

Noite de Consoada: Não pode faltar o bacalhau cozido - que só me sabe realmente bem neste dia. A mesa cheia de conversa, animação, gargalhadas e partilha - mesmo quando repetimos algumas histórias pela milésima vez. E, no final, os presentes abrem-se à meia-noite, nem que, para isso, seja necessário fechar os olhos, fazendo o tempo voar.

Postais de Natal: Numa vertente mais pessoal, adoro escrever à mão e acho que um postal faz sempre a diferença, porque demonstra cuidado e lembrança. Nos últimos anos, fazia-o de uma forma bastante esporádica, mas era uma das tradições que mais queria recuperar. E, agora, tenho conseguido ser mais ativa neste objetivo, mimando um grupo de pessoas específicas, porque a blogosfera tem este dom de construir pontes.

Filmes, Mantas e Sofá: A minha relação com o cinema não é a mais sólida. No entanto, na noite e no dia de Natal, graças aos canais televisivos portugueses, reuniamo-nos para ver clássicos imperdíveis, como o Sozinho em Casa [que revejo todos os anos] e Harry Potter e a Pedra Filosofal [a RTP transmitia-o sempre e nós deixavamo-nos ficar no sofá, embalados por toda a magia e mistério associados ao argumento]. Entre conversas intermináveis e comentários mais irónicos, porque nem as adaptações cinematográficas têm força suficiente para nos manter em silêncio, aconchegamo-nos numa verdadeira onda de amor.

Biscoitos de Banana com Pepitas de Chocolate: No dia 24 de dezembro, a nossa cozinha parece um campo de batalha, onde os aromas assumem o protagonismo. Enquanto os meus pais se revezam na confeção dos doces mais tradicionais, eu divirto-me a preparar esta receita que encontrei, há uns anos, no blogue da Cê - Sem Jeito Nenhum.

Reunião Familiar: Esta é, muito provavelmente, a tradição mais óbvia. Mas é, também, a mais especial. Porque, para mim, o Natal tem que ser passado em família, mudando, apenas, a casa onde o celebramos. Tudo o resto pode nem sequer acontecer, mas esta reunião é obrigatória. E que sortuda sou por ainda ter a maioria dos lugares à mesa ocupados. Cresço imenso neste convívio. E não o trocava por nenhum outro.

Mensagens Temáticas: Tento sempre criar uma mensagem para enviar à minha família do coração. Uma vez que não podemos estar juntos, é uma maneira de encurtarmos as distâncias e estarmos presentes.

A Minha Bolha: A título individual, é nesta altura que aproveito para reler O Principezinho e O Quebra-Nozes - revendo, ainda, o filme desta última história. Por todo o caráter mágico que se funde nesta época natalíca. E por sentir que representam tudo aquilo em que acredito.


Que tradições mantêm presentes?

Comentários

  1. As decorações que tu falas acontecem de igual forma com o presépio cá é cá, só é feito no dia 8

    ResponderEliminar
  2. Também partilho do mesmo gosto, parece que o bacalhau cozido na noite de Natal tem outro sabor!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Porque é que o bacalhau na noite da Consoada sabe sempre melhor? É um mistério que não tenho explicação.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de ter explicação para isso ahahah talvez seja a nossa parte emocional a falar mais alto
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  4. Das tuas tradições do Natal, invejo o bacalhau, que a mim me sabe bem, mesmo no verão‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de bacalhau durante todo o ano, mas cozido, curiosamente, acabo por comer mais nesta altura :)

      Eliminar
  5. A consoada é passada em casa da minha madrinha, somos habitualmente dez pessoas à mesa. Já fomos mais, mas dois dos meus tios vivem fora e passam a consoada com os filhos. Jantamos bacalhau e polvo, eu prefiro o Polvo. Pelas 23h30 distribuem-se os presentes, quando a minha avó materna era viva esperávamos pela meia-noite, agora fazemos mais cedo. E pelas 00h30min dormimos. Quando a minha avó era viva ainda jogávamos à sueca e bebíamos chocolate quente, ultimamente perdeu-se esse hábito.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por força do tempo e das circunstâncias, há costumes que vamos perdendo ou adaptando. Faz parte. A parte boa é que as memórias ficam connosco :)
      Obrigada pela tua partilha, minha querida

      Eliminar
  6. Sim, a ceia de Natal
    É algo maravilhoso
    Que além do prazer ou gozo
    Tem o que é transcendental.

    Creio que em Portugal
    Tudo é bem mais primoroso
    Por tradição, e cioso,
    Faço um pecado mortal

    Que Deus perdoa por certo!
    Portugal está mais perto
    Do Natal da minha infância

    Vinda do Porto e desperto
    Por ancestrais; hoje aberto
    A costumes. E minha ânsia...

    Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
  7. Fizeste-me lembrar a série Conta-me como foi, mesmo longe partilho as tradições de Natal da minha família :) Adoro enviar e receber postais de Natal:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? :)
      Isso é tão bom! Também é um hábito que pretendo manter, porque enche o coração

      Eliminar
  8. Aí que saudades que me deu de um natal assim, pois o que posso dizer que o natal já não é o que era dantes
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Faltou o Sozinho em Casa eheheheh
    Revejo-me nessas tradições. Qto a postais não tenho esse hábito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faltou, está mencionado no ponto "Filmes, mantas e sofá" :D

      Eliminar
  10. Temos muitas em comum :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  11. Que foto mais querida.
    Este ano também recuperei a tradição dos postais de Natal.
    Também costumo fazer a árvore no dia 8, mas este ano com muito que estudar e imprevistos que surgiram no caminho ainda não a fiz, vou ver se a faço amanhã.
    O bacalhau cozido com molho quente não pode faltar na consoada (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww, obrigada *-*
      É uma bela maneira de mimarmos as pessoas. E é algo tão simples, mas cheio de significado. Quero ver se ainda consigo fazer um postal para cada presente
      Pois, imagino, assim fica mais complicado.
      É sagradíssimo :p ahah

      Eliminar
  12. A tradição cá de casa é o polvo, bem dispenso o bacalhau. Sem Polvo na mesa para mim não é natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também conheço algumas famílias que priorizam o polvo :) cá por casa, apesar de adorarmos, nunca tivemos esse hábito

      Eliminar
  13. Em época de Natal, fala-se da árvore de Natal, dos presentes, de bacalhau e couves para a ceia. Das filhoses e outras guloseimas para miúdos e graúdos. Em família, que o Natal seja para toda a gente, passado em paz, com saúde, amor e alegria.

    Bom fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Natal é mesmo da família. E isso é tão, tão bom *-*

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  14. Partilho algumas tradições, mas Biscoitos de Banana com Pepitas de Chocolate, nunca tinha ouvido falar!

    ResponderEliminar
  15. Adoro imenso ver o Quebra - nozes e partilho do mesmo pela comida
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Embora não ligue à quadra em sim, também "festejo" a noite com a família do mais-que- tudo e como é aí no norte e lá vive-se a quadra com mais intensidade até gosto de lá ir. Beijinho linda <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz a diferença quando estamos com pessoas que gostam e que a vivem de uma maneira bonita. Além disso, no Norte tem sempre outro encanto ahahahah [não sou nada suspeita :p]
      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  17. Partilho algumas das tradições, nomeadamente as que referes acerca da consoada. Só que deste lado como ninguém gosta do bacalhau cozido, de há uns anos para cá passou a ser sempre assado com batatas a murro! Também esperamos sempre pela meia noite, com muitas rabanadas e sonhos pelo meio. Depois no dia 25 já está tudo cheio de comida, mas também de felicidade. O Natal é uma época linda! 🎄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Huuuum, adoro o acréscimo das batatas a murro *-*
      É tão bom sentirmos essa onda de felicidade e de presença. É mesmo!

      Eliminar
  18. Humm, tenho de experimentar esses biscoitos :P
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  19. Ohh são tão boas estas tradições. Adoro! Cheira mesmo a natal!!!

    ResponderEliminar
  20. Tenho algumas, mas tentamos mantê-las sempre de pé, apesar de o número de familiares a vir cá a casa estar a descrescer cada vez mais...

    Desculpa a pergunta... adoro a decoração da tua fotografia. Se não te importares, podias partilhar onde a encontraste?

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preservar as tradições que temos é maravilhoso, acho que transmite um aconchego diferente!

      Nada que pedir desculpa, minha querida, é claro que partilho: o carrossel encontrei-o na Tiger e a árvore comprei-a no hipermercado Auchan :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada! São mesmo muito bonitos 🎄❤️

      Eliminar
    3. Ora essa, de nada ❤️
      Fiquei encantada com as decorações que encontrei pelo Auchan. Tinha pendentes lindíssimos - assim como no Espaço Casa.
      Salvo erro, na Tiger também existia um carrossel maior

      Eliminar
  21. As tradições de Natal são aquelas que mais me dá gosto manter e me deixam o coração mesmo quentinho. Por cá, fazemos a árvore no dia 1 ou no dia 8 de dezembro, nunca fora desses dias. Este ano foi no dia 8 porque foi quando conseguimos estar todos presentes.
    Na noite de consoada também há sempre o bacalhau cozido, faz-me sentido que assim seja para sempre e nessa noite e no dia 25 é para ver filmes - sejam novos ou rever clássicos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sustenta o nosso sentido de pertença e isso é maravilhoso ♥
      Que maravilha, sabe mesmo pela vida

      Eliminar

Enviar um comentário