LER HARRY POTTER AOS 27 ANOS

Fotografia da minha autoria


«Hogwarts sempre ajudará aqueles que merecem»


As palavras entraram em minha casa cedo, através de um manto de histórias, que fugia pelos meus dedos irrequietos. Muitos foram os cadernos preenchidos com contos e poesia. E por ser tão focada nesta produção em letras, fui-me distanciando dos mundos construídos no interior dos livros. Não por descrédito, mas por acreditar, erradamente, que a leitura e a escrita são dissociáveis. Portanto, não tinha maturidade suficiente para compreender que se influenciam e que poderia acolhê-las quase em simultâneo. Porque coabitam em harmonia.

Fui cimentando a minha estrada. E não cresci a ambicionar receber uma carta de Hogwarts. Embora não me tenha faltado pretexto, uma vez que me ofereceram o primeiro livro da saga Harry Potter. E eu fiquei tão entusiasmada, que procurei adquirir os dois volumes seguintes, com a clara intenção de me perder neste universo mágico. Tal não aconteceu. E quanto mais adiava este encontro, menos sentido fazia aventurar-me nos seus enredos. Porque palpitava o pensamento de que já era tarde para me identificar com a sua história. Afinal, até quando é que feitiços e feiticeiros são estimulantes? Será que há mesmo um tempo certo para a liberdade da fantasia? Desconstruir estes dilemas literários foi uma batalha subtil, que nem sempre tive noção de abraçar. Mas que foi crucial para alterar a minha postura e compreender que sou eu que marco o meu ritmo. Inclusive, quando se trata de priorizar obras que não aparecem referenciadas para adultos.

OS TEMPOS CERTOS PARA CADA LEITURA

A minha voz aponta sempre num sentido, atendendo a que defendo que cada livro tem um momento mais indicado. Porém, isso tem pouco que ver com a idade. Relaciona-se muito mais com a nossa predisposição emocional e temporal - e com as nossas preferências. Porque nem sempre atravessamos a fase mais oportuna para ler determinada narrativa, o que condicionará a ligação que teremos com a mesma. Por essa razão, temos que nos saber escutar. Temos que saber progredir ou parar. Porque só assim poderemos desfrutar da melhor experiência literária.

Em simultâneo, considero tão válido ler literatura infanto-juvenil durante essas etapas da nossa vida, como lê-las em idades mais avançadas. Porque obteremos retornos distintos. E isso não significa que seja menos especial. Assim, desde que exista essa vontade, vamos sempre a tempo desse investimento. Ademais, esta dinâmica não é transversal à sociedade. É, pelo contrário, muito pessoal. E não permitam que vos façam acreditar que já não têm idade para iniciar ou continuar a descobrir certos exemplares. Porque isso, sim, é errado.

O CONTACTO COM HARRY POTTER

Os três primeiros volumes acompanharam, então, o meu crescimento, mas da pior maneira possível: parados na estante, a decorá-la. Só não acrescento a acumular camadas de pó, porque tinha o cuidado de os manter bem preservados. Mas nunca foram uma escolha de leitura, primeiro, por ter demorado a despertar para esta arte e, segundo, por sentir, como descrevi anteriormente, que tinha perdido a carruagem. No entanto, depois de os colocar à venda, possibilitando o voo para outro lar, compreendi que havia um desejo sério de colmatar esse vazio. De, finalmente, quebrar todas as dúvidas e dar espaço para que a minha mente curiosa e inquieta explorasse um novo registo. Um ambiente que fui ignorando, mas que me pareceu tão deslumbrante... aos 27 anos.

COMO É LER HARRY POTTER AOS 27?

Naturalmente, tive receio de não me identificar com a escrita, com o desenvolvimento da ação, com o contexto e com a própria mensagem. Contudo, assim que comecei esta jornada, os receios dissiparam-se e entendi que o difícil seria despedir-me dela - e de março a dezembro, do ano transato, abracei-me aos livros com veemência. Porque faz-nos sonhar. Atribui-nos um propósito. Mostra-nos que, por maiores que sejam os nossos tormentos, nunca estaremos sozinhos. A linguagem simples vai-se transformando, complexificando-se no retrato da pessoa que somos e seremos. Mas sem perder o seu traço puro de encanto. Quando refleti no meu compromisso, não precisei de muitos motivos para verificar que a história se tinha colado à minha pele. É certo que aborda muitos sonhos e esperanças infantis e juvenis. Mas mais certa ainda é a capacidade de estabelecer pontes com o mundo dos adultos.

O imaginário visual é mesmo uma das maiores riquezas de Harry Potter, porque as descrições minuciosas transportam-nos para aquele ambiente dentro e fora de Hogwarts. Além disso, exalta a amizade, os valores benignos, a lealdade e a imprevisibilidade do destino. No nosso planeta não há feitiços, dragões, horcruxes, nem dementors [enquanto figura]. Mas há guerras, racismo, doenças mentais e perdas. As denominações podem ser diferentes, mas, sendo bem analisadas, há laços que se unem. E esta transversalidade é surpreendente. Estimulante. E mais uma prova da importância de não diminuirmos o poder da literatura infanto-juvenil. Porque as suas entrelinhas escondem vínculos, que só poderemos compreender se nos livrarmos de todos estes preconceitos.

Portanto, aos 27 estava a sentir-me conquistada por um enredo que marcou gerações, anos antes. E questionei-me se, fazê-lo nesta fase, teria mais vantagens ou dissabores. Como em tudo, há prós e contras.

Os Prós:
👓 Ter a sensibilidade de perceber a influência de determinados avisos e metáforas. Provavelmente, se tivesse lido na infância/adolescência, perderia esta aproximação à saúde mental, por exemplo. Mas também perderia a riqueza temática da obra, porque não há só misticismo. Há política, psicologia, história, física, ética, desporto, comunicação. E muitos saltos de fé. Porque esta saga está cheia de camadas.

👓 Compreender que nunca é tarde para mudar.

👓 Olhar para personagens que, talvez, não fossem as favoritas. Em miúda, provavelmente, perder-me-ia de encantos pelo trio de amigos. Em adulta, mesmo tendo sido conquistada por Harry, Hermione e Ron, as minhas preferências recaem noutros nomes: Neville [pelo sentido de lealdade e pela evolução], Sirius [porque há pessoas que nos marcam para sempre] e Snape [pela complexidade] - mas, também, Luna e Lupin.

👓 A beleza da primeira vez. E do recuar à minha infância.

Os Contras:
👓 Não conseguir crescer no mesmo compasso das personagens. Acredito que, neste aspeto, a aventura tivesse sido muito mais incrível.

👓 A ausência de inocência na interpretação de certas passagens, porque há uma bagagem da qual não me posso dissociar. E, mesmo que não seja esse o intuito, acabo sempre a analisar comportamentos.

👓 Não sentir, por completo, o deslumbramento puro da magia. Porque, embora a autora tenha conseguido transportar-nos para aquele ambiente, mesmo em adultos [e eu ter vibrado imenso], nada tem tanto encanto como quando o descobrimos na fase da vida em que estamos mais predispostos para fazer da imaginação o nosso meio de transporte.

CONCLUINDO

Qualquer altura é maravilhosa para lermos Harry Potter. Sei que ainda permanece um certo estigma, receio de sermos rotulados e das nossas escolhas serem desvalorizadas, mas triste é aquele que considera as suas leituras superiores. Portanto, se ouvirem o rapaz da cicatriz a chamar por vocês, não lhe virem as costas. Tenham 11 ou 71 anos.

É imprescindível ler esta história? Essa resposta dependerá sempre da vossa vontade e curiosidade. Mas, hoje, sei que a minha cultura literária e a minha vida não seriam tão espetaculares, se não lhe tivesse aberto a porta da minha casa. E do meu coração hospedeiro.

Comentários

  1. Estou agora a fazer uma maratona de Harry Potter, tinha muita curiosidade de ler os livros e comparar com os filmes, apesar de só ter visto 4 filmes. Está a ser uma aventura interessante.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tinha visto apenas os dois primeiros filmes, mas os livros nunca me tinham chamado à atenção, até ao ano passado. O bichinho nasceu e ainda bem que me aventurei, porque foi uma experiência incrível *-*

      Beijinho grande

      Eliminar
  2. Confesso que nunca li Harry Potter..
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Que post completo! Confesso que estava curiosa para ler como é só ter contacto com a saga aos 27 anos quando o referiste com o Twitter. E concordo com muitas das coisas que disseste, nomeadamente que ler um livro pouco tem a ver com a idade, às vezes se lemos mais tarde tem a ver com a nossa predisposição e maturidade.
    Adorei o facto também de teres feito uma lista de prós e contras :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cherry *-*
      Acredito mesmo nisso, seja qual for o livro. Porque a nossa predisposição conta imenso nesta questão. E há histórias que só nos chamam à atenção mais tarde.
      De certeza que ainda faltou algum pró/contra, mas achei que seria interessante incluí-los :)

      Eliminar
  4. Gosto imenso do Harry Potter, principalmente, dos filmes! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei completamente apaixonada por todo este mundo de Harry Potter! Mas confesso que são os livros que têm o meu coração. Embora tenha gostado dos filmes, sinto que há algumas adaptações que carecem de alguns detalhes essenciais

      Eliminar
  5. Quando comecei a ler este texto pensei imediatamente "qualquer idade é boa para ler Harry potter" e curiosamente foi nesse mesmo registo que terminou!!
    Eu tenho a sorte de ser praticamente da mesma idade do Harry, logo li os primeiros 4 livros com 12 anos e os restantes à medida que foram saindo - o último já estava na faculdade :)
    Por isso, consegui ver a história pelas várias perspectivas de que falas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir do momento em que nos faça sentido, acredito mesmo que qualquer idade é boa para isso :)
      Adorava ter passado por essa experiência!

      Eliminar
  6. Vamos sempre a tempo :) Com 43 anos nunca li e estou a aespera que o meu Louis cresça para fazer uma maratona de leituras da saga com ele :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Defendo muito isso :)
      Tenho a certeza que vos espera uma bela experiência!

      Eliminar
  7. Eu cresci com o trio maravilha e acho que isso tornou tudo ainda mais especial :) Concordo plenamente com as tuas conclusões - tanto os prós como os contras. Estou seriamente tentada a reler a obra novamente.

    P.S. Mesmo em miúda sempre adorei Sirius. E a Molly, que muitas vezes passa despercebida, acabou por ser a mãe que Harry nunca teve e por mais dificuldades que tivessem, tratou-o sempre como um filho. Ajudar alguém quando temos muito é fácil, difícil é partilhar o pouco que existe e foi algo que ela fez na perfeição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse aspeto, adorava recuar no tempo, só para abraçar esta história na infância/adolescência *-*
      Acho que é uma belíssima meta!

      Não me importava nada de ter um padrinho como o Sirius. Sim, sem dúvida, a Molly também é incrível. Aliás, toda a família. Esse altruísmo só demonstra o coração enorme que ela tem.

      Eliminar
  8. Confesso que harry potter nunca me chamou muito atenção, nem os filmes nem os livros, mas acho que é um genero de filme e livro só para quem gosta
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu-me exatamente o mesmo! Só o ano passado é que senti esse "chamamento" :p

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Acredito, até porque, até ao ano passado, também nunca o tinha feito :p

      Eliminar
  10. Vamos sempre a tempo, por acaso não li por preguiça, a pior prenda que os meus filhos podiam receber era livros, uma vez nos anos do meu filho mais novo recebeu 3 livros do harry Potter e 2 do Homem que Mordeu o Cão, foi uma grande desilusão e ainda cá estão os livros sem serem lidos.😁
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Defendo o mesmo, querida Amélia. Desde que essa seja a nossa vontade, qualquer altura é maravilhosa.
      Oh, que pena! Mas pode ser que alguém ainda lhes dê uma hipótese :D
      Agora que penso nisso, mesmo tendo atravessado uma fase desligada da leitura, nunca fiquei triste se as minhas prendas fossem livros

      Eliminar
  11. Querida Andreia,por muita pena minha os meus filhos não lêem, a minha filha lê pouco nada comparado comigo,eu recebo muitos livros inclusive oferecidos por eles porque sabem que gosto de ler
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessam-se por outras manifestações artísticas :)
      Pelo menos, têm esse cuidado de lhe oferecer a si, o que é maravilhoso

      Eliminar
  12. Nunca li nada sobre Harry Potter. Quando Harry Potter apareceu, eu já tinha passado aquela fase das ilusões e não achei que o tema viesse acrescentar nada à minha imaginação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei isso, mas depois percebi que há nos acrescenta sempre algo à imaginação :)

      Eliminar
  13. Sou fã dos filmes, mas nunca li os livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres curiosidade, Magui, aconselho muito os livros *-*

      Eliminar
  14. Quando o HP saiu em Portugal, eu trabalhava numa livraria numa zona central, e sabes quem comprava para ler? As pessoas mais velhas, e quando perguntava se era para dar diziam que era para eles mesmos, pois é preciso divagar e sonhar um pouco no meio do caus dos trabalhos e da vida.

    Nunca mais me esqueci, eu por exemplo, uso os policiais, enfim, mas também sou super fã dos livros e dos filmes, aliás, este mês vão voltar a dar no Hollywood!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é espetacular! Adoro *-* têm toda a razão. E a verdade é que este universo do Harry Potter nos permite divagar e dar asas aos nossos sonhos, à nossa imaginação.

      Também adoro policiais :D
      Pois é! Mal posso esperar para os rever

      Eliminar
  15. Harry Potter sempre vai fazer parte da nossa história, assisti todos os filmes mais ainda não li os livros bjs.

    ResponderEliminar
  16. Nós vimos harry potter mas os filmes :)
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já vi os filmes, mas o meu coração está com os livros :D

      Eliminar
  17. Concordo com o que escreves. Li o Harry Potter à alguns anos quando era miudo. Gostei da história mas na altura era a "trend". :) Toda a gente lia e comentava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma parte de mim lamenta não ter lido há uns valentes anos, porque acho que iria desfrutar ainda mais de toda a magia da história. No entanto, a outra parte reconhece que fazê-lo nesta idade me abriu outras portas de interpretação :)
      Acho que é fácil compreender o porquê de o ser

      Eliminar
  18. Querida Andreia, os primeiros livros que acolhi, do Harry, foram os três primeiros que vieram de ti, tão bem estimados! Também só comecei a ler Harry Potter quando adquiri os teus livros (não me recordo exactamente da data, mas já tinha 22 ou 23 anos. E desde então que fiquei apaixonada por todo este mundo que é tão complexo. Por vezes, ainda tenho «vergonha de dizer» que só agora comecei a ler estes livros, mas não me arrependo nada e tal como dizes (e estou plenamente de acordo): «(...) mas triste é aquele que considera as suas leituras superiores (...)». Devemos ler aquilo que nos faz sentido e não para «ficar bem na fotografia», até porque nem é possível retirar prazer e partido se assim o for.
    Beijinho <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentei estimá-los o melhor possível e fico mesmo feliz por terem voado para uma casa onde o amor aos livros é palpável *-*
      Eu entendo essa vergonha, mas, lá está, temos que ler aquilo que nos satisfaz, independentemente do que os outros possam pensar.
      Precisamente!

      Eliminar
  19. Nunca li os livros, confesso, mas acho que não há idade para se ler determinado livro ou saga, o que importa é a nossa vontade e vamos sempre a tempo de o fazer :)
    Adorei a lista de prós e contras!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acredito nisso! Dependerá sempre mais da nosso predisposição, do que a idade. E se nos faz sentido, porque não ler?
      Obrigada, coração :)

      Eliminar

Enviar um comentário