O MEU PERFIL DE ESCRITA: PARTICULARIDADES & MUDANÇAS

Fotografia da minha autoria


«Ler é magia. Escrever é milagre»


O meu traço reflexivo envolve-me em permanentes conversas introspetivas. Porque considero útil e bastante gratificante termos noção dos nossos passos. Da estrada que percorremos. E das metamorfoses que abraçamos. E procuro estende-lo a várias áreas da minha vida, se bem que algumas são mais intuitivas e evidentes. Portanto, vou priorizando componentes particulares, como a escrita.

As palavras são a minha companhia desde que as aprendi. Porém, a maturidade com que as combino, levando-as a formar um qualquer texto novo, não é possível de comparar. Não só porque cresci, conquistei novas perceções e mais mundo, mas também porque compreendi qual é a minha voz e qual é o meu propósito. E, claro, no decorrer do processo, defini o que me entusiasma e que vertentes já não me fazem assim tanto sentido. Esta gestão requer tempo. E compromisso. Porque é uma descoberta prática e interna. Só vamos entender o que resulta connosco - e merece o nosso investimento - se experimentarmos. Se criarmos com uma certa regularidade. Mas não deixa de me impressionar o quanto podemos mudar num período tão curto. É por isso que sinto que esta desconstrução é tão fascinante. Possibilitando-nos tantas direções.

O meu perfil de escrita está em permanente construção, visto que o meu desenvolvimento criativo segue a mesma dinâmica. E como não procuro respostas inflexíveis, aventuro-me a estabelecer uma ponte entre o que é um hábito e o que pode vir a fazer parte do meu conteúdo - seja na estruturação, seja no produto final -, até porque, independentemente das transformações, há pormenores que estarão sempre presentes em mim.

PARTICULARIDADES

Há detalhes que, muito provavelmente, passam despercebidos à maioria, mas eles manifestam-se em todos os momentos que me dedico à escrita.

📝 Todos os meus textos são escritos à mão. Sei que terei o dobro do trabalho, mas sinto que é o toque que me desbloqueia a criatividade;

📝 Gosto mais de escrever à noite. Pelo sossego. E pelo silêncio;

📝 Textos longos. Não porque acredite que a qualidade dependa do tamanho, mas porque me permitem explorar mais determinadas ideias;

📝 Não gosto de ir direta ao assunto. Pelo menos, no parágrafo inicial tenho que criar algum contexto, quase como se contasse uma história;

📝 Quando transcrevo o texto para o blogue, não gosto que as frases ocupem meia linha ou que passem para a seguinte por causa de uma palavra. Esteticamente, faz-me confusão. Portanto, tenho esse cuidado;

📝 Já o referi na publicação #17 A minha vida tem..., mas continua atual, pois não consigo começar os textos com determinadas palavras.

MUDANÇAS

Ter um blogue permite-me estar consciente de todas as transformações. Por essa razão, tenho anotadas algumas que me parecem claras.

✏ Comecei a escrever mais poesia;

✏ Estou mais predisposta a explorar novos registos;

Usar as palavras para lutar por aquilo em que acredito. Embora o caminho seja longo, é uma missão que pretendo tornar regular;

✏ Recorrer a listas, sobretudo, com a semana das sete coisas;

✏ O fascínio pelos subtítulos, porque percebi que ajuda a harmonizar as partilhas mais longas e a destacar aspetos que considero relevantes/curiosos - ou, até, ajudar a que os leitores selecionem apenas a parte que mais lhe interessa, se o seu tempo for escasso;

✏ A maior mudança, no entanto, ocorreu quando passei a ler mais. Porque adquiri vocabulário. Porque tornei-me mais imaginativa. Porque descobri mais maneiras de estruturar o meu pensamento. Porque reforcei a certeza de que não há certo e errado, há escolhas e há espaço para todos. A leitura abre-nos portas e eu sei que nunca escrevi tão bem como agora, modéstia à parte, porque faltava-me este complemento.


Como é o vosso perfil de escrita? 

Comentários

  1. Gostei das suas particularidades sobre a escrita.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Comecei por escrever quase tudo à mão, depois percebi que as ideias surgiam com mais força em frente ao ecrã do computador, no entanto, por vezes, regresso aos cadernos.

    Considero-me uma escritora de detalhes, não gosto de me ficar pela simplicidade, gosto de descrever. Talvez, por isso, ainda não me aventurei a escrever para crianças.

    Gosto de escrever sobre temas. Escolho um tema e escrevo um texto sobre ele.

    Prefiro escrever de manhã, porque à noite dedico-me à leitura e já estou cansada do dia.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há raríssimos momentos em que isso também me acontece, mas, por norma, sou muito mais criativa quando escrevo à mão.
      Sabe tão bem regressar aos cadernos :)

      Os detalhes fazem toda a diferença numa narrativa. Quando bem explorados, elevam-na a um nível surpreendente.

      Gosto tanto de saber estas particularidades :D

      Eliminar
  3. Bom dia!
    Quase sempre escrevi à mão, mas neste momento uso muito as notas do telefone (está cheio delas).
    Aos poucos também vou mudando a forma como escrevo...

    Adoro como escreves!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo! Também têm sido verdadeiras aliadas, sobretudo, quando já estou na cama e me surge alguma ideia :)

      Acho mesmo fascinante reconhecer estas mudanças

      Owww, obrigada *-*

      Eliminar
  4. Sem dúvida que a leitura abre horizontes.
    Desejo-te muito sucesso neste teu caminho da escrita.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito destas metamorfoses da escrita, vamos mudando a nossa forma de ver as coisas à medida que amadurecemos :) E sim, ler ajuda-nos tanto a melhorar a nossa escrita :) Continua assim minha querida 🧡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo maravilhoso refletirmos sobre estas questões. Dá-nos uma perceção de evolução tremenda *-*
      Sem dúvida!
      Prometo que sim, minha querida

      Eliminar
  6. Bom dia:- Gostei das suas particularidades em relação ao ler e escrever.
    Tudo o que se faça com gosto é sempre salutar para o bem estar do nosso ego.
    .
    Deixando cumprimentos
    Um miminho 🌹

    ResponderEliminar
  7. Gostei das tuas particularidades de escrita e pessoalmente, já tinha encontrado alguns aspectos que sempre usas ou a forma como estruturas os posts, etc. Admiro imenso a forma como escreves, porque nunca um post se torna aborrecido para ler e num abrir e piscar de olhos, estamos tão envolvidos no texto que o mesmo acaba, sem darmos conta.
    Não tenho bem um método. Quase sempre escrevo no telemóvel ou no computador, as ideias surgem-me assim. Mas já escrevi muitas vezes em papel primeiro. Simplesmente escrevo o que me apetece e o que sinto no momento. Preciso ainda de muito mais vocabulário e só agora vejo o quão importante é ler mais. Devagarinho, todos vamos melhorando a nossa escrita, uns mais depressa do que outros, cada um no seu ritmo. Apesar de tudo, fico feliz por ser uma das pessoas da geração de 2000 a escrever muito e a ler também. 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada *-*
      Sim, há detalhes que acabam por ser mais fáceis de encontrar, sobretudo, quando se acompanha as pessoas com tanta regularidade, como tu fazes comigo [e, também, por isso não podia ser mais grata].
      Enche-me mesmo o coração receber todo esse feedback *-*

      São estas particularidades que definem o nosso percurso e é mesmo interessante perceber os hábitos que vamos criando e as mudanças que, depois, nos abraçam.

      Claro que sim, é fundamental respeitarmos o nosso ritmo :)

      Eliminar
  8. Olá Andreia! Há já algum tempo que não visitava o teu blog e que agradável surpresa quando aqui vim. Para começar adoro o teu novo cabeçalho, está lindo! Adoro a tua escrita, é super agradável! Também adoro escrever à mão. Desque que começou esta quarentena comecei a escrever uma espécie de diário.

    Um beijinho!
    Comecei um novo blog vamos ver no que dá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que bom que é ler isso. Muito obrigada, de coração *-*
      Sinto que escrever à mão torna tudo muito mais pessoal.

      Boa sorte para esta nova aventura

      Eliminar
  9. Quero bastante ver quando sai um livro escrito por ti, porque sempre que venho cá não há mesmo como não gostar, adoro bastante o teu trabalho
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awww, tão querida, Sofia. Muito obrigada! Se um dia acontecer, vocês saberão logo *-*

      Eliminar
  10. Eu gosto de ser mais direto ao assunto, embora me esforce para contextualizar sob pena de ser mal interpretado :) O teu blog é diferente do meu na forma e conteúdo, pelo que no meu não faz muito sentido escrever à mão. Eu acho que uma das grandes desvantagens de escrever ao computador é a dificuldade de construir um raciocínio. À mão, obriga-nos a estruturar e a pensar mais e melhor. No computador, podemos apagar, reescrever, copiar e colar. Não acho que isso seja muito positivo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E cada pessoa tem o seu processo, permitindo-lhe rentabilizar melhor o seu tempo e o seu lado mais criativo. O que é espetacular :)
      Não sei bem explicar, mas acho que no computador é mais "superficial", no sentido em que, quando nos enganamos ou queremos reformular algo, basta um clique quase impercetível para desaparecer a parte do texto que pretendemos. Enquanto que, no papel, o toque transmite-nos outras sensações e mais consciência do que estamos a fazer

      Eliminar
  11. Comecei por escrever à mão, mas ultimamente prefiro o computador.
    Dou preferência aos textos curtos, mas adoro ler os teus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que essa é mesmo a parte mais gira de todo o processo, porque permite-nos descobrir o que resulta melhor connosco :)
      Fico de coração cheio por ler isso! Muito obrigada, querida Magui

      Eliminar
  12. Olha, gostei muito deste texto. Afinal só te conheço pela escrita e é giro ver-te falar disso. Refletir sobre nós, em todos os aspecto da nossa vida, é muito importante e acaba por se revelar inspirador para nós que o fazemos e para quem lê também. Costumo analisar os textos que escrevi e o que escrever significa para mim, mas nunca fiz este teu exercício, aqui está uma boa ideia para mim, eheh!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que bom! Fico tão feliz por isso *-*
      Sinto que é mesmo mais uma forma de nos conhecermos e de revelarmos mais um pouquinho de quem somos aos outros, a quem nos lê, a quem acompanha as nossas pegadas, ainda que à distância.

      Se deres forma a esse exercício, tenho a certeza que adorarei ler :D

      Eliminar
  13. Também sou muito produtiva quando escrevo a noite pois o texto flui me melhor. Faço sempre apontamentos num caderno e depois transfiro para o blog
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o sossego da noite nos deixa mais predispostos a mergulhar nos nossos pensamentos :)

      Eliminar
  14. Sempre que escrevo também gosto de pegar num papel e caneta e também gosto mais de escrever à noite :)

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Já te acompanho há tempo suficiente para saber que escreves tudo à mão e só depois passas para o computador eheh e, sinceramente, acho todo esse processo incrível. Porém, eu não tenho essa paciência e, normalmente, vou logo para o computador :p
    Outra coisa, confesso que não gosto de textos longos, mas os teus leio bem até ao fim e normalmente fico sempre com vontade de ler mais, além disso, o teu tipo de letra é tão adequado que acabo por não cansar (o que não acontece sempre).
    Pode passar o tempo que passar, mas o teu blogue faz-me sempre querer ler tudo (ou quase tudo), não me sinto bem ao perder uma publicação, porque sinto que saio sempre mais rica daqui, juro! Por isso, podes sempre contar com a minha visita :p
    Admiro a tua organização, a tua dedicação e o teu empenho e é por isso que este é dos melhores cantinhos que por aqui andam :)

    Em relação a mim e ao meu blogue, sou aquela escritora desnaturada. Tão depressa escrevo com frequência como não, muitas vezes por falta de tempo e outras vezes por falta de ideias. Se me poderia organizar melhor? Claramente que sim, mas pronto. Também não gosto de ir ao blogue só para encher e publicar algo para mostrar que estou ali. Como sabes, o Shimbalaiê é um blogue generalista e hoje podes encontrar apenas uma música, amanhã encontras uma publicação onde falo sobre mim, os meus medos e afins, porque eu sou assim e sinto que tenho sempre uma opinião para dar em relação a tudo. E entre as publicações mais curtas ou mais extensas, o importante é que olho para ele e vejo-me ali :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me tiraste a pinta ahahahah
      É mesmo maravilhoso quando se criam estes laços, ao ponto de sabermos que determinados leitores já captaram certas particularidades. Só mostra o poder da interação *-*
      Entendo perfeitamente. E há dias em que nem eu estou com a disposição adequada para textos longos. Tento é colocar-me sempre do outro lado e, ao reler, perceber se o texto está coerente ou se tem repetições, porque de nada adianta escrevermos grandes publicações, para mostrar conteúdo, se depois batermos sempre na mesma ideia.
      Pessoalmente, gosto de um tipo de letra ligeiramente mais pequeno, mas sei que não seria confortável. E não quero nada que as pessoas não se sintam bem ao ler, sobretudo, por questões que são facilmente resolvidas.
      Nem tenho palavras para agradecer todo esse retorno e carinho, coração! É mesmo especial e significa muito. Obrigada mesmo pelas tuas palavras <3

      Tens o teu método, que é tão válido como qualquer outro. O importante é que te permita sentir confortável :D
      Podem vir mil dicas de como manter um blogue ou sermos mais produtivos - o que for -, que nenhuma será mais importante do que esta que acabaste de enumerar: «o importante é que olho para ele e vejo-me ali»

      Eliminar
  16. Andreia, gostei tanto desta publicação! 😍 É uma excelente forma de "meditação" e de avaliação do nosso progresso e também revela as peculiaridades do processo. Por exemplo, o facto de escreveres sempre as publicações à mão ou o gostares mais de escrever à noite. Gostei mesmo e vou dedicar algum tempo a fazer a mesma reflexão sobre a minha escrita.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awwww, que bom. Fico mesmo feliz *-*
      Adoro fazer este exercício, porque sinto que é mesmo uma excelente maneira de percebermos o nosso progresso, de vermos o que é que se mantém e as coisas que se foram alterando pelo caminho.
      Acredito que te venhas a surpreender :)

      Eliminar
  17. Eu também prefiro escrever pela noite dentro, pelo mesmo motivo, pelo sossego, por aquela espécie de solidão (no bom sentido) que chega a invadir-me e que me deixa de certa forma mais tranquila. E escrever no papel, claro, porque é o que sinto que dá magia e encanto ao acto de escrever <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é precisamente isso. Há um silêncio diferente, que nos permite conectar melhor com as nossas ideias.
      Flui tudo tão melhor *-*

      Eliminar

Enviar um comentário