11 ANOS, 11 MOTIVOS PARA
MANTER UM BLOGUE

Fotografia da minha autoria


«Amor é quando a gente fica»


A aventura começou há 11 anos, em plena véspera de S. João. Sem rede. Sem expectativas. Apenas com muita curiosidade e vontade de construir uma casa para os meus pensamentos. Em cada passo, tracei mais um pouco da minha identidade. Descobri a voz que pretendo priorizar. E permiti-me assumir um compromisso, mas sem me levar demasiado a sério. No fundo, quis voar alto, mas sem perder a noção do chão que me ampara.

O percurso não foi sempre pleno. Houve momentos de alguma turbulência, ao ponto de ter parado de me identificar com o meu primeiro blogue. No entanto, esta sensação nunca foi tão intensa que me levasse a querer desistir, simplesmente, tive necessidade de me mudar para um registo mais maduro, versátil e desafiante. E cada transição tornou-se uma nova página de possibilidades. Porque compreendi que, por mais que o mundo me vire do avesso, por mais que o futuro seja um pedaço de incerteza, há um lugar onde pertenço verdadeiramente. Posso reinventar-me, que terei sempre um laço a unir-me a esta plataforma.

Acredito que iniciar um projeto é simples. A dificuldade maior reside na sua manutenção. Porque exige entrega e um reconhecimento constante das motivações que estiveram na sua origem. E eu permaneço fiel às minhas. Por essa razão, continuo a sentir o mesmo entusiasmo do primeiro dia. O mesmo nervoso miudinho. E a mesma magia inerente às suas camadas criativas. Portanto, 11 anos depois de ter aberto as portas de um lar virtual, há 11 motivos que considero relevantes para manter um blogue. Porque são esses que marcam toda a minha caminhada.


 ONZE MOTIVOS PARA MANTER O BLOGUE 


1. A PAIXÃO PELAS LETRAS E PELA ESCRITA
Foi o motivo mais forte para avançar. E a verdade é que melhorei na forma como me expresso. Durante muito tempo, pareceu-me errado mencioná-lo, mas, hoje, não tenho qualquer problema em assumi-lo, porque não o faço com sobranceria. É, apenas, o reconhecimento de que, numa lista de coisas que poderia saber fazer, esta é o meu ponto forte. E sinto que é fundamental gostarmos de escrever, caso contrário, acabaremos por desmotivar e deixar os blogues abandonados.

2. DESCOBRIR QUAL É O MEU PERFIL
Quer enquanto escritora, quer enquanto criadora de conteúdo. E se há algo que me fascina é ter um espaço plural, que me permite explorar uma série de ideias, percebendo quais se adequam ao meu propósito.

3. ESTIMULAR A MINHA CRIATIVIDADE
É entusiasmante desenvolver conceitos. Pensar em formas de inovar certas rubricas. Ou priorizar a consistência. Quando criei o Parte do que sou, estava focada nos meus textos ficcionais, porque acreditava que aquele era o meu único caminho. Mas com As gavetas da minha casa encantada percebi que sou feita de mais paixões. E, principalmente, que tenho vontade de me reinventar. Termos um projeto que nos conceda esse privilégio só pode ser um ótimo motivo para o mantermos.

4. A INTERAÇÃO E OS LAÇOS QUE SE ESTREITAM
Num salto de empatia e de lealdade, tive pessoas a acompanhar-me do meu primeiro blogue. Mesmo sem saberem o rumo desta nova casa. Porque estabelecemos um vínculo que só é possível numa interação regular. E eu também sei que há bloggers que faço questão de manter perto, ainda que a sua morada mude ao longo dos anos. Por mais que me divirta a criar - o que acontece -, nada teria tanto encanto, caso não houvesse alguém desse lado para partilhar experiências, opiniões e perspetivas.

5. USAR A MINHA VOZ
Escrever sobre temas que adoro tem um valor inestimável. Mas trabalhar numa plataforma como a blogosfera mostra-me, todos os dias, que posso falar de entretenimento, mas que também tenho espaço para lutar pelas causas em que acredito. E poder usufruir deste palco virtual, para apelar ao bom senso e ao sentido de comunidade, auxiliando minorias, é a minha maneira de ir mudando o que sinto estar mal. Sozinhos podemos não chegar longe, mas, se formos plantando as sementes e cuidarmos delas, então, será possível verificar transformações positivas.

6. CONHECER OUTROS PONTOS DE VISTA
Nem sempre é fácil observarmos para lá da nossa bolha de conhecimento/sentimentos. Mas contactar com tanta diversidade e modos de analisar a mesma questão alarga-nos horizontes. E é assim que crescemos, que nos tornamos conscientes e, inclusive, mais tolerantes.

7. NO MEIO DO CAOS, É O MEU PONTO DE PAZ
Nunca encarei o blogue como um diário, ainda que exista sempre um detalhe biográfico, pelo menos. E quando o mundo lá fora parece estar no limbo, aqui tenho um porto de abrigo; tenho uma constante que me permite desligar por momentos e acreditar que tudo se irá compor.

8. A DIVERSIDADE
Porque há espaço para todos e é comovente ver a quantidade de vozes diferentes que existe, mesmo quando o tema é comum. Além disso, temos todo o poder para filtrar o que queremos acompanhar e, assim, sermos inspirados por aquilo e por aqueles que realmente nos interessam.

9. O DIVERTIMENTO
Eu divirto-me mesmo nesta plataforma, seja a explorar determinadas ideias, seja a criar rubricas novas ou iniciativas conjuntas, seja a visitar outros blogues. Se algo não potencia esta sensação prazerosa, é urgente reformular o conceito. Mas eu tenho sido muito feliz aqui.

10. MENOS COMPETIÇÃO
Também existe, é certo, mas sinto que esta pressão acaba por ser menos visível do que nas redes sociais, onde há uma necessidade imediata de retorno. Aqui, o algoritmo fica para segundo plano. E as pessoas sentem-se mais livres para desenvolver os seus pensamentos. Para perpetuarem a mensagem. Para serem ainda mais versáteis e profundas. Portanto, o foco direciona-se para o que é, de facto, importante.

11. APRENDIZAGENS PARA A VIDA
Manter um blogue - ou uma qualquer iniciativa digital - requer que priorizemos algumas componentes, como incluí-lo na nossa agenda. Mas, quase como se fosse uma consequência direita das nossas atitudes, também nos potencia aprendizagens que podemos e devemos implementar ao longo da nossa vida, nas mais diversas áreas. Desde que aderi à blogosfera, estou muito mais focada, organizada, ciente das minhas prioridades, da importância de manter uma rotina adequada à minha realidade e de ser curiosa. Por muito simples que pareçam, fazem toda a diferença no nosso quotidiano. Porque nos permitem evoluir.


Quais são os vossos motivos para manter um blogue? 

Comentários

  1. Parabéns minha querida, por estes 11 anos. Visitar este teu espaço já faz parte da minha rotina, todos os dias, às nove em ponto, gosto de vir cá ler-te. Quanto aos meus 11 motivos: incentivar a escrita, a aventura que um blogue nos traz, a diversidade de conteúdos que podemos oferecer, o desafio de escrevermos todos os dias, o divertimento, o prazer de partilhar, a capacidade de juntar pessoas com os mesmos gostos, a criatividade, estimular a leitura, conhecer pessoas e ser um refúgio.

    Beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida. Fico de coração cheio por ler esse retorno *-*
      Excelentes motivos, sem qualquer dúvida

      Eliminar
  2. Muitos parabéns e que venham outros tantos anos de boas publicações.
    Gostei da foto.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Wow, 11 years are a lot! Congratulations 🎉

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais PARABÉNS! Acho super normal que não te identifiques com o teu primeiro blogue, aliás a Andreia certamente não será a mesma, felizmente evoluímos e limamos a nossa personalidade.
    Discordo só quando dizes que começar um projeto é fácil. Às vezes não é tanto assim, porque é preciso coragem! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Claro que sim, faz parte deste processo maravilhoso que é crescer. E é natural que os nossos gostos e motivações se alterem, até porque vamos explorando novos registos e ideias.
      Quando me refiro a ser simples, é no sentido de só depender quase daquele momento. O ato de criar em si é mais fácil do que, depois, ir trabalhando no projeto diariamente, porque a vida coloca-se no meio. No entanto, concordo totalmente com o teu ponto de vista. Por vezes, falta-nos esse impulso

      Eliminar
  5. Hi, what an amazing blog. I am your new follower # 723 , follow back?

    https://insandfashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Bom dia de festa do blog, querida amiga Andreia!
    Temos o mesmo tempo em comum, farei onze anos daqui a dois meses.
    É uma alegria imensa blogar, aprendemos muito, partilhamos pequenos saberes, estreitamos laços,
    Dentre todos motivos expostos por você...
    Manter no ar tantos anos requer vocação para tal.
    Se não gostamos de ler e escrever, desanimamos.
    Desejo vida longa ao seu blog, parabéns!
    Tenha muitas alegrias com ele.
    Bjm festivo, carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto exatamente o mesmo, estamos em constante aprendizagem. E isso é maravilhoso *-*
      Muito obrigada, querida Roselia. Desejo-lhe o mesmo

      Eliminar
    2. 🕊️🙏💐🎂🎁🏡😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘

      Eliminar
  7. Muitos parabéns por te manteres aqui estes anos todos. Nem sempre é fácil e há quem desista no caminho, eu por exemplo tenho blogs a anos, provavelmente tantos como tu, mas já deixei blogs para trás, mas aqui estou de novo, pois quando amamos isto, e difícil ir embora de vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Sim, é verdade, não é nada fácil manter, até porque a nossa vida dá sempre muitas voltas e há alturas em que não conseguimos conciliar tudo.
      Sinto que também é uma maneira de irmos descobrindo a nossa identidade blogosférica

      Eliminar
  8. Parabéns Andreia! Este teu cantinho consegue levar-nos a tantos pontos diferentes! Continua com o teu trabalho! Nós estaremos sempre cá para te ler!

    Os meus motivos para continuar o blog, muitos são também os teus, porque apesar de como dizes nem todos os dias são iguais, existem momentos em que pura e simplesmente não apetece escrever e publicar nada, existem outros que este lugar só nosso nos ouve e nos motiva!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada *-*
      É mesmo importante saber isso. De coração!

      Vai dependendo sempre da nossa disposição emocional/temporal e acredito que temos que respeitar cada uma dessas vontades. Até porque o blogue não deve ser uma fonte de pressão, mas um estimulo positivo

      Eliminar
  9. Parabéns pelos 11 anos querida! ❤️ Não acompanho assim há muito tempo, mas neste curto período de tempo, já aprendi muito contigo. O teu blog é uma lufada de ar fresco, um sítio onde nos sentimos acarinhadas. Que continues sempre com a mesma motivação e que partilhes sempre o que mais gostas. Beijinho 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, minha querida! Enche-me o coração ler isso *-*

      Eliminar
  10. Muitos muitos Parabéns 🎈🎉 Venham mais, jamais percas essa inspiração boa 🧡🧡🧡 Quero muito continuar aqui a ler-te🌈🌻🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida *-*
      É bom ter-te desse lado a acompanhar cada passo. E a fazer parte das brincadeiras que vou propondo

      Eliminar
  11. Que muitos mais 11 anos venham. Muitos PARABÉNS.
    .
    Um dia feliz
    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  12. Comecei minha aventura com os blogs há dez anos, porém fiquei quatro anos e tive que deixar de lado - eu era muito intensa, e por motivos pessoais precisava priorizar outras coisas. Agora voltei. Amei o texto. Amor é realmente quando a gente fica.
    Visite-nos: Make Beauty Close | Instagram
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há momentos na vida em que temos que fazer essas escolhas. É a forma de o nosso caminho se desenvolver e levar-nos até onde precisamos.
      Que seja um ótimo regresso :)

      Eliminar
  13. Sinto o mesmo em relação à blogosfera: por muito que a vida mude, sei que há um lugar onde sempre pertencerei.
    Muitos parabéns pelos 11 anos de blogosfera, não é mesmo qualquer pessoa que consegue manter-se na blogosfera com uma escrita tão boa durante tanto tempo <3.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. E isso é impagável *-*
      Muito obrigada, querida Cherry. Fico de coração cheio ao ler isso <3

      Eliminar
  14. Parabéns! Cheguei hoje aqui e adorei o seu cantinho, já estou a seguir. Convido-te também para seguires o meu limão https://primeirolimao.blogspot.com/, que também faz este ano 12 aninhos. Inspiraste-me a assinalar a data!


    Beijinhos,
    Vanessa Casais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada *-*
      Este blogue em particular, ainda não tem 11 anos. Eu é que entrei há 11 anos para a blogosfera.
      Oh, que bom. Fico contente. E acho mesmo que deves assinalar a data, porque 12 anos é uma bela idade

      Eliminar
  15. Muitos parabéns, Andreia :). Cheguei cá há pouco tempo, mas quero manter-me por cá.
    Concordo contigo, o ar da blogoesfera é mais respirável, mais amigável. As redes sociais, com o tempo tornam-se tóxicas.
    Não é fácil manter um blog, já passei por muitos momentos em que apenas queria desistir e deixar de fazer partilhas. O engraçado é que, muito ao embalo dos motivos que aqui apresentaste, eu lá me vou aguentando.
    Que nunca nos faltem palavras para partilhar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, de coração *-*
      Também sinto isso, aqui há uma convivência mais saudável, porque talvez tínhamos outras preocupações/intenções. Não sei. É diferente. E, honestamente, prefiro muito mais esta energia blogosférica.
      Sem dúvida, porque envolve um investimento constante e nem sempre conseguimos gerir tudo. Acho que são os nossos motivos que nos impulsionam a continuar.
      Desejo o mesmo!

      Eliminar
  16. Não tenho motivos para manter um blogue!!

    Interessantes os teus motivos para manter o teu blogue, Andreia, que é um dos blogues de que mais gosto.

    PARABÉNS e FELICIDADES para os próximos 11 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que seja algo, aparentemente, mínimo, acredito que há sempre um motivo :)

      Assim fico sem palavras. Muito, muito obrigada, de coração!

      Eliminar
  17. 11 anos? Oh minha linda muitos parabéns, como o tempo passa a correr, mas que continues sempre assim que cada vez mais adoro o teu trabalho, agora é mesmo esperar por um livro teu
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alturas em que me parece impossível já ter passado tanto tempo. Muito obrigada *-*
      Oh, que querida!

      Eliminar
  18. Hoje temos festa!! Onze anos é uma linda idade .PARABÉNS! Venham muitos mais com excelentes publicações como tem publicado 🌷
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E dupla, já que estou em modo S. João [ainda que muito recatado].
      Obrigada, querida Amélia. Fico mesmo feliz por ler as suas palavras *-*

      Eliminar
  19. Muitos Parabéns por estes 11 anos, querida! Embora não te acompanhe desde o teu início acho muito possível que nos tenhamos cruzado, tendo em conta que eu me iniciei neste mundinho em 2011, porém eu abandonei-o por alguns anos e regressei há 3 eheh
    Acho incrível conseguires manter-te por cá tantos anos e fico a torcer para que fiques muitos mais, porque é um prazer ler-te ❤

    E são muitos dos pontos que enumeras que me fizeram voltar. A partilha, a genuinidade, o conhecimento, é tudo tão bom pela blogosfera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é bem provável que nos tínhamos cruzado quando eu ainda habitava no Parte do que sou. E acho isso fantástico :)
      Ainda bem que regressaste!
      Muito, muito obrigada, minha querida. Significa muito ler isso <3

      É mesmo, adoro *-*

      Eliminar
  20. Parabéns Andreia
    Que venham muitos mais a manter este magnífico blogue.

    ResponderEliminar
  21. Parabéns Andreia que nunca abandones o que te faz feliz ;)

    ResponderEliminar
  22. Parabéns Andreia por estes 11 anos 😊

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. Neste dia de festa ❤ ❤ ❤ ❤ 4:0 uma prenda do FCPORTO para a autora deste maravilhoso blogue ❤ ❤ ❤ ❤

    ResponderEliminar
  24. Parabéns pelos 11 anos de blog! ^_^

    É preciso ter um enorme amor e gosto por este cantinho para nos mantermos ao longo de tantos anos.

    Tenho meu blog à 8 anos, mas já com muitos anos de pausas pelo meio, mas sabe sempre tão bem regressar às origens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Neste blogue, ainda não estou há tanto tempo. Mas na blogosfera sim. E tem sido tão especial *-*

      Faz-nos perceber que temos sempre um lugar à nossa espera

      Eliminar
  25. Yaaaay, team dos 11 anos! 🎉🎉🎉

    Muitos parabéns pelos 11 anos e por tudo o que conquistaste! 💙


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  26. Identifico-me tanto contigo nesta publicação!
    E fico muito feliz por ver e saber que estás cá há tanto tempo e sempre com sucesso! Porque tens sempre uma rotina muito particular e dedicada com o blogue! E isso nem sempre se vê na restante blogosfera! És uma presença constante e bonita <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Owww, tão querida! Obrigada por essas palavras gentis. Fico de coração a transbordar *-*

      Eliminar

Enviar um comentário