THE BIBLIOPHILE CLUB // JUNHO

Fotografia da minha autoria


Tema: Um livro que está na tua estante há mais de um ano


A simbiose entre as minhas metas de leitura e os temas mensais dos clubes literários que abracei tem acontecido sempre de um modo natural, mas entusiasmante. Porque me permite não desviar da rota idealizada, enquanto encontro mais uma motivação para observar a minha estante e priorizar aquele título que continuo a adiar. E para o The Bibliophile Club optei por selecionar um dos livros obrigatórios do secundário, procurando transformar a experiência num marco positivo.

Felizmente Há Luar! denuncia a injustiça, a repressão e as perseguições políticas «levadas a cabo pelo Estado Novo». Por essa razão, a peça foi censurada e proibida, durante vários anos. Dividida em dois atos, há uma critica inerente à sociedade, ao sistema e à forma desumana como se forjavam provas para acusar inocentes, só pelo facto de expressarem opiniões contrárias. Retratando a realidade em Portugal - país esquecido e governado pelos poderosos, após as invasões francesas e «com a família real a viver no Brasil -, espelha bem a ganância e o fanatismo dos homens. A tentativa fracassada pela Revolta Liberal [1817]. E a hipocrisia que começa na igreja, usando Deus para fazer valer a luta pelo poder, manipulando almas indefesas.

Luís de Sttau Monteiro quase que criou duas narrativas em simultâneo, ora destacando as altas figuras do regime e as suas intenções, ora concedendo protagonismo ao povo, sempre injustiçado e desvalorizado. Mas o seu objetivo é claro, atendendo a que pretende que o leitor reflita acerca da dualidade de critérios, do sofrimento do outro, da ausência de moral e incitando-o a posicionar-se neste dilema. Porque «a sabedoria é tão perigosa como a ignorância». E uma sociedade que pense e que critique pode levantar demasiados problemas. Alimentando-se da intriga, das crenças, da aparente traição à Pátria, da falsa integridade, da miséria, da impotência e do escárnio, compreendemos que, em lados opostos da batalha, cada Homem está preso à sua maneira.

Houve uma questão que me marcou: Quem vive mais feliz? O que luta por uma vida digna e acaba na forca ou o que vive em paz com a sua inconsciência e acaba respeitado por todos? Tentando obter uma resposta elucidativa, esta obra é, também, um palco de descoberta, pois obriga-nos a olhar para quem somos, decifrando quais os valores que nos movem. Além disso, é a voz da consciência. E a prova de um grande amor. No meio de todo o sarcasmo e de toda a tristeza, a entrega e paixão de Matilde por Gomes Freire é surpreendente e inspiradora, mostrando-nos a bravura que cobre os nossos sentimentos.

Felizmente Há Luar! apresenta um duplo sentido. Ilustra a esperança, pois até na noite mais enegrecida há um farol que ilumina o nosso destino. E, permanecendo com um texto tão atual, será sempre um grito de revolta, de sacrifício, de resistência. Sempre em prol da mudança.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Este homem está aqui porque já não serve para nada. Ouviram?» [p:22];

«E condena-se um inocente?» [p:60];

«Vivi com ele os anos mais felizes da minha vida. Olhando para trás, parece-me que nunca conheci outro viver. Se alguém teve tudo, esse alguém fui eu» [p:92];

«Quando precisamos deles, dão-nos cinco réis! Quando precisam de nós, pedem-nos a vida!» [p:107];

«Há homens que obrigam todos os outros homens a reverem-se por dentro...» [p:137].


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Luís de Sttau Monteiro infelizmente um escritor muito esquecido.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim, até porque contra mim falo, pois só conhecia esta obra.
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Há bastante tempo que não leio o livro, desde que o analisei nas aulas de Português. Na altura gostei muito da narrativa, até chegamos a ver a peça em vídeo. Tenho que o reler.

    Um beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o único contacto que tive com a obra também. E tenho pena, porque sinto que não a exploramos da melhor forma

      Beijinho grande

      Eliminar
  3. Gostei tanto de ler esse livro quando o dei na escola :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena de sentir que a demos muito a correr, nas minhas aulas. Mas foi bom revisitar esta obra :)

      Eliminar
  4. Gostei muito dessa obra! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. Um livro que está na minha estante há muitos anos, isto é, já estava na estante dos meus pais. Luís de Sttau Monteiro infelizmente um escritor muito esquecido como diz um dos teus leitores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que me aventurar em mais obras da sua autoria. Embora também tenha este livro na estante há muito tempo, acabei por nunca explorar outros

      Eliminar
  6. Ótima resenha!
    Novamente, a velha questão: o que vale mais: um covarde vivo ou um valente morto?
    Não sei. Depende...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daquelas questões que nos deixam sempre hesitantes.
      Muito obrigada, Ana :)

      Eliminar
  7. Excelente sugestão :) Quero muito ler :)

    ResponderEliminar
  8. Quero ler este livro porque seus motivos são bons. Obrigado por sua recomendação.
    Saudações da Indonésia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pelo retorno :)
      Cumprimentos até à Indonésia

      Eliminar
  9. Posso dizer que ainda não conhecia mesmo esse livro, nem me lembra de ter ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Um livro de leitura obrigatória.
    Continuação de boa semana, querida amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem aprendizagens tão importantes!
      Obrigada e igualmente, Jaime

      Eliminar
  11. Felizmente, um livro e espero que uma temática, que se ensina aos jovens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que haverá professores a partilhá-la da melhor maneira com os seus alunos. Quando a estudei, não senti essa envolvência, mas, felizmente, sei que nem todas as abordagens são assim

      Eliminar
  12. Luís de Sttau Monteiro, um grande escritor. Faleceu novo (67 anos) a 23 de Julho de 1993. Acredito que o livro aqui falado, seja muito bom de ler. Não tenho esse livro
    .
    Um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. «a sabedoria é tão perigosa como a ignorância»
    Esta frase só demonstra o quão actual é a sua obra nestes tempos que vivemos de vandalização da História!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sabedoria é má para aqueles que pretendem governar sem alguém que os questione, assim como a ignorância é terrível para podia ter uma voz para o impedir e não consegue

      Eliminar
  14. Por acaso uma de nós já leu no secundário o livro
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi na altura em que o li, mas não fiquei com a melhor experiência, confesso

      Eliminar
  15. Olá,passei aqui para deixar o novo link do meu blog, pois apaguei o outro, e se quiseres seguir outra vez o link é este:
    https://oblogdapimenta.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela partilha! A maior das sortes com o nosso projeto :)

      Eliminar
  16. Oi boa tarde tudo bem? Aceita um seguirmos o blog do outro? Podemos fazer parceria entre os nossos blogs. https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  17. Já ouvi falar e acho que já li :)

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Andreia,
    Seu blog é repleto de cultura e entretenimento.
    Gostei também da formatação e das artes.
    Um belo espaço, de alguém que sabe colocar a “cuca para pensar, sem esquentar a mufa!” 😉
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  19. Não conhecia esse livro. Tenho dois livros de parcerias de autores daí de Portugal.

    ResponderEliminar
  20. Lembro-me pouco do livro :(. Acho que merecia ser lido novamente e absorver aquelas palavras com uma nova maturidade.
    Daquela altura ficou-me a viagem ao Porto para assistir à peça. Adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já não tinha grandes memórias da história, confesso.
      Sim, sinto que merece essa experiência :)
      Por acaso, acho que nunca cheguei a assistir à peça.

      Eliminar
    2. Eu adorei ver a peça. Ajudou-me imenso na altura. Não sou muito fã do género dramático e custou-me a ler. Ver a peça permitiu-me uma maior compreensão do texto e das particularidades da história.

      Eliminar
    3. Acredito, até porque dá para ter outra ideia da carga emocional e das expressões. Depois de terminar a leitura, fiquei com a sensação de que iria gostar ainda mais da peça

      Eliminar
  21. Tal como falámos, este é um livro que gostava muito de reler. Na altura lembro-me de ter gostado, mas acho que seria interessante perceber o que acho agora, sem a "obrigação" de o ler.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acredito que te permitirá descobrir outros recantos da obra. Se puderes, acho que vale a pena a releitura :)

      Eliminar

Enviar um comentário