ENTRELINHAS // A POESIA QUE SAI DENTRO DE MIM

Fotografia da minha autoria


«Sinto uma vontade que me afaga»


A escrita não é um mero processo. É um refúgio. É a nossa voz. E a nossa força. Porque, no meio das palavras, há um pedaço benigno da nossa alma, que permanece são e isento de qualquer maldade. E, pelos laços da poesia, embarcamos à camada visceral da nossa história. Tecendo em rimas os sonhos adormecidos de uma vida imprevisível.

Quando publiquei sobre os novos autores portugueses, tive o privilégio de ser contactada pela Cláudia Lopes, que, gentilmente, me cedeu o eBook do seu livro A Poesia que Sai Dentro de Mim. E eu não só fiquei sensibilizada com o gesto e a confiança, como também o fiquei pelo propósito desta obra. Porque é uma catarse, nascida da sua necessidade de combater a solidão e a tristeza, tão vincadas pelo bullying que sofreu na escola. Por essa razão, é notória a pluralidade de temas que submergem das profundezas do espírito e das relações interpessoais. Nem sempre saudáveis. Nem sempre destrutíveis. Numa dicotomia tão característica da nossa jornada, mas que nos pesa mais quando a base do respeito e da aceitação se perde em personalidades mal resolvidas.

O que mais me cativou foi, portanto, a sua forte componente emocional. A intensidade das sensações. O amor, o desamor, a nostalgia. Mas também a presença da Natureza nos seus versos. E é assim que, deambulando pelo valor da amizade, do desgosto, da paixão, do mar, da praia e da chuva, libertamos a mágoa e o sofrimento, para respirarmos paz, bravura e serenidade. Carece de uma revisão [responsabilidade que ultrapassa a autora], porque há alguns erros que quebram o ritmo da leitura. No entanto, não deixa de nos falar ao coração, até porque somos capazes de nos rever em determinadas situações. E emoções.

A Poesia que Sai Dentro de Mim é o desejo de libertar o passado. As feridas. E as lágrimas. Renascendo para uma vida muito mais plena.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Vagueio pelo destino à espera de ser encontrado
Fui enganado por aquele que me era mais chegado
Farto de ser julgado
Fui usado para a solidão» [p:86];

«Sento-me no canto húmido da janela
Escondida da sombra que me tenta prender
O silêncio instala-se na noite
Como se a fosse aprisionar» [p:163];

«Em breves vontades que aqui sinto
Desabrochando em ti,
Tudo o que por ti sinto» [p:191].


Disponibilidade: Wook | Bertrand
Também podem entrar em contacto com a autora aqui

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Já li o livro da Cláudia, foi o último que pedi à editora no âmbito da parceria que tinha e gostei muito, a poesia dela é muito madura. Tem poemas muito bons.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem poemas que nos deixam mesmo sem palavras! Gostei muito *-*

      Beijinho grande

      Eliminar
  2. É sempre muito agradável receber um livro das mãos do autor(a).
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A confiança que depositam em nós é mesmo gratificante :)
      Obrigada e igualmente, Francisco!

      Eliminar
  3. Bom dia:- Escrever o que nos vai na alma é sem dúvida uma benigna forma de libertação dos nossos sentimentos.
    .
    Um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retira-nos o peso dos nossos ombros, ajuda-nos a respirar!

      Eliminar
  4. Acho que nunca li nada da Cláudia Lopes.
    Mas gostei muito dos excertos escolhidos e publicados.
    Querida amiga Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi uma estreia para mim, mas gostei muito :)

      Obrigada e igualmente, Jaime!

      Eliminar
  5. Cada vez mais, adoro ler poesia e sei que tenho de me aventurar muito mais nessa categoria. Vou colocar o livro na minha lista. Adorei as citações que escolheste. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A poesia quase que nos embala. Adoro e também quero investir em mais obras poéticas *-* recomendo

      Eliminar
  6. Que sugestao tao bonita com um tema que dá que pensar...
    Adoro poesia :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontrou um mecanismo de defesa que nos comove!
      Somos duas, minha querida *-*

      Eliminar
  7. Oh, que sim é uma boa sugestão para o fazer e conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Muito bem, escrever sobre algo que nos atormenta ou deixa tristes é verdadeiramente libertador.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajuda a retirar algum peso destas feridas que fazem parte da nossa história!

      Eliminar
  9. Ai eu amei, não conhecia mas já quero ler mais.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Às vezes eu penso que Deus nos deu a poesia como consolo. Meus melhores poemas foram escritos em momentos particularmente muito difíceis da minha vida, geralmente rfelacionados à perda de pessoas queridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A poesia tem mesmo esse dom maravilhoso! Obrigada pela partilha, Ana

      Eliminar
  11. E, ela escolheu uma boa divulgadora!!
    xoox

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Transmite uma confiança incrível! Fico mesmo sensibilizada com estas manifestações *-*

      Eliminar

Enviar um comentário