AS MINHAS VIAGENS DE METRO #79

Fotografia da minha autoria


«Desfoca o seu umbigo e sente aquilo 
que o seu próximo está sentindo»


Suspiro. Há algo que não consigo compreender: porque é que os teus problemas são mais sérios que os meus? Porque não sentes os danos que os meus infligem? Não é justificação. É que eu também não sinto os teus com a mesma propriedade e não é por isso que os menosprezo.

Estamos longe de ser alguém moralmente superior, com competência suficiente para colocar em causa a gravidade de certas situações. Catalogando-as. Descartando-as sem qualquer arrependimento. Portanto, mesmo achando que sim, não tens o direito de julgar as minhas queixas. As minhas inquietações. Com que direito tentas diminuí-las? Com que direito sobrepões as tuas? São válidas, claro. E eu aprendi a escutá-las com o coração nas mãos, embalando-te as lágrimas que retens. Só gostava que tivesses a mesma empatia pela minha bagagem emocional.

Essa tua prepotência tira-me as forças. Tira-me do sério. E não sou capaz de lidar com pessoas como tu. Logo, como valorizo muito a minha sanidade, não te permito engrandecer, colocando-te no centro do mundo, ocultando-me da equação. Os teus problemas não são mais importantes. São apenas teus. Não quebres a base do respeito que te relaciona com os demais. Porque, um dia, abres os olhos e só te resta o teu ego.


M, 23.03.2015

Comentários

  1. Gostei muito, muito deste texto.

    Bom fim de semana, Andreia!

    ResponderEliminar
  2. De facto, as pessoas têm tendência a menosprezar os problemas dos outros, achando que os deles são mais importantes. Adorei o texto que nos faz reflectir sobre isso mesmo.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo que nem sempre é fácil colocarmo-nos no lugar dos outros, mas não é justo menosprezar as suas preocupações, mesmo que nos pareçam disparatadas, porque não sabemos o quanto as magoam.

      Muito obrigada, minha querida

      Eliminar
  3. Gosto noite de ler AS MINHAS VIAGENS DE METRO, mas hoje o tema é delicado.
    Há problemas tão banais, que eu não tenho pachorra para os ouvir. Claro está, que os meus problemas ainda são mais banais, mas são incomodo ninguém com eles.

    Uma linda fotografia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... mas não incomodo ninguém com eles.

      Eliminar
    2. Sinto que é um tema que nos deixa sempre no limbo. Porque nos obriga a pensar fora do nosso contexto e isso nem sempre é fácil

      Eliminar
    3. Há grandes problemas e há problemas mais banais, mas devemos ter à vontade suficiente para conversar com os outros sobre os mesmos. Não pode é haver julgamentos

      Eliminar
  4. Sempre irá haver quem menospreze os problemas dos outros, porque nunca estiveram em tal situação ou porque não têm a maturidade suficiente para saber ouvir. Colocarmos-nos na pele de outras pessoas é difícil, mas quando o fazemos começamos a entender o que elas sentem, o porquê de quererem desabafar o mais simples dos problemas. Antes também custava a ouvir todos os tipos de desabafos e hoje em dia ouço, porque espero que quando desabafar também seja ouvida. Dá o que queres que te dêem. Um dia, muitas pessoas, vão ficar apenas com o seu ego e é uma pena isso. Mas tens toda a razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é verdade, há sempre quem ache que os seus problemas são superiores aos dos outros. Mas isso só demonstra uma autêntica falta de empatia e humildade.
      Colocarmo-nos no lugar do outro nem sempre é fácil, como bem referes, não podemos é diminuir as suas preocupações por causa disso. Porque não sabemos o quanto os magoa.
      Sim, sem dúvida, quando fazemos esse esforço, pelo menos, vamos tendo uma ideia do quanto as afeta.

      Eliminar
  5. Revi-me bastante neste teu texto, quantas vezes ponho os meus problemas de lado para nao chatear ninguem... sempre fui mais de ouvir do que de falar, e muitas das vezes prejudico-me um pouco pois as pessoas aproveitam-se um pouco disso, por isso este teu conselho veio em boa hora :) Nunca é tarde para nos valorizarmos mais e por de parte quem se aproveita de nos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sempre fui muito assim, prefiro ouvir os outros e lidar sozinha com as minhas preocupações.
      Sim, até porque é sinal de que estamos a cuidar de nós. E isso, para além de ser válido, é fundamental.

      Eliminar
  6. Oh que texto mais bonito, como é sempre bom voltar as tua viagens de metro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Texto muito sedutor de ler. Gostei demais.
    .
    Tenha um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Há pessoas assim, são as que so pensam nelas. Eu também já ouvi muito os problemas dos outros, mas a partir do momento em que via que quando eu precisava não me ouviam, afastei essas pessoas da minha vida.
    Beijinho linda.
    Bom fim de semana.
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o ego fala mais alto, as pessoas têm tendência para achar que só o que as afeta é que tem importância, infelizmente.
      Fizeste tu muito bem, minha querida!

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  9. Este texto/grito de revolta, apetece-nos muitas vezes dizer a algumas pessoas.

    ResponderEliminar
  10. Há tantas pessoas assim na nossa vida. Pessoas que só falam delas, dos problemas delas, das coisas delas, dos dias delas, elas, elas e elas. Fico tão irritada quando me cruzo com alguém assim.
    Não é sempre fácil colocarmo-nos no lugar do outro, mas menosprezar não deve ser opção porque cada um sabe de si e cada pessoa é que sabe o que a magoa ou não, os meus problemas não devem ser sobrepostos aos de ninguém, muito menos quando as pessoas me procuram para desabafar.
    Ser mais humilde e generoso, é das qualidades que mais vejo faltarem ao ser humano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo desgastante. Sinto que a nossa energia fica logo no zero :/
      Claro que, por serem os nossos problemas, vão tocar-nos com mais força e vão magoar-nos com mais intensidade, mas isso não significa que podemos menosprezar o que os outros sentem.
      Falta-nos mais empatia!

      Eliminar
  11. Tantas vezes acontece testemunhar algumas pessoas em conversa e parece que, de um momento para o outro, a conversa se torna num concurso de lamentações para ver quem se queixa com mais verosimilhança e ver quem recebe mais atenção. Já me aconteceu, mais do que o esperado. Afasto-me de pessoas assim, que se acham superiores e menosprezam os problemas dos outros, achando que só os seus importam! É preciso consciência e empatia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-me tanta confusão quando chega a esse ponto, porque é tão desnecessário! Nem tudo é uma competição. Escutar os outros não devia, pelo menos. Uma coisa é partilharmos a nossa experiência, sem qualquer tentativa de superiorizar o que vivemos, apenas para dar outra perspetiva da situação ou, até, para demonstrar que o outro não está sozinho. Agora, quando entra nesse despique, é ridículo.
      Afastarmo-nos é mesmo o melhor!

      Eliminar

Enviar um comentário