Gira-discos | Khalid

Fotografia da minha autoria


«Llévame donde deje mi corazón»



A música portuguesa é quase uma extensão da minha personalidade, porque me acompanha desde sempre. Além disso, acredito e admiro a nossa língua, os nossos artistas e a qualidade que os caracteriza. No entanto, não sou extremista ao ponto de não me permitir apreciar o que é produzido no estrangeiro. Nem é esse o propósito. E não potencio uma rivalidade perfeitamente desnecessária. Em mim, há espaço suficiente para ambas as vertentes, mesmo que tenha tendência a escutar mais uma do que outra. Atendendo a que a minha curiosidade é transversal a qualquer idioma, vou descobrindo músicos que me arrebatam por completo.

Khalid é um cantor e compositor americano, cujas inspirações musicais começaram com uma grande ligação ao R&B. Em 2015, aventurou-se numa carreira a solo e o seu nome tem conquistado um destaque cada vez maior, consequência natural do seu estilo versátil e do seu talento inegável e surpreendente. Curiosamente, a primeira vez que me cruzei com este jovem artista foi através de uma colaboração com Marshmello, da qual resultou Silence. Este tema tem uma mensagem poderosa e, a meu ver, inquietante e impossível de ignorar. E a voz que a exulta desarmou-me. O timbre de Khalid, para além de lindíssimo, é facilmente identificável e transmite [-me] uma sensação de aconchego tremenda. Sabem quando têm a impressão de que estão a ser abraçados, só por ouvirem determinada pessoa? É o que me acontece quando ligo o Spotify e deixo a sua playlist a tocar. Sinto-me em casa, mesmo quando as suas melodias me fazem viajar por diferentes realidades e experiências.

American Teen foi o seu álbum de estreia e, recentemente, lançou Suncity. Pelo meio, foram surgindo participações em músicas e discos de outros artistas. Seja em nome próprio ou a dividir o estrelato, não há um tema seu [ou no qual participe] que não goste. Porque aprecio, genuinamente, a sensibilidade com que interpreta os seus pontos de vista. E, claro, fascina-me o seu sentido musical tão franco, tão plural. Os alicerces da sua, ainda curta, carreira são sólidos. E, apesar de não o acompanhar desde o momento em que fez a sua primeira aparição, tenho verificado uma enorme evolução. Os seus pensamentos estão mais maduros, bem como a forma como se expressa. E o seu crescimento é notório. Por isso, reforço, tem construído um percurso muito interessante e inspirador, que me faz ter a certeza de que fará sempre parte das minhas escolhas. É maravilhoso perceber o quanto a sua música nos aproxima, até porque, a dada altura, todos passamos pelo mesmo; todos vivemos um processo de desconstrução e valorização pessoal, desgostos, conquistas, paixões. A diferença prende-se, somente, com a gestão individual de cada situação. Porém, nunca estamos sozinhos: os nossos caminhos cruzam-se repetidamente - muitas vezes, sem termos noção dessa particularidade.

Captando a agonia, o êxtase, a pertença, a presença, o amor, a vida, Khalid impressiona e distancia-se da norma. Encontrou a sua essência e tem-na explorado de uma maneira muito inteligente, estabelecendo uma ponte com os ouvintes e marcando uma posição. Nesta viagem introspetiva e, no fundo, de alerta para questões humanitárias, há espaço para versões mais descontraídas e dançáveis, o que prova que nem sempre é a forma como abordamos os assuntos que tem impacto, mas sim a pertinência com que o fazemos. Sendo muito autoconsciente e positivo, isso transparece na sua arte, uma vez que se foca em variadíssimas características e problemáticas. Em consequência, sentimos toda a componente emocional que lhe é inerente.

Khalid tem um mundo dentro dele. Privilegia o amor, que deve vencer, constantemente, o ódio. E é feito de uma honestidade comovente. Orgulha-me que saiba aproveitar a sua exposição e o seu dom para causas tão nobres. Porque a música pode ser um veículo de quebra de preconceitos; pode ser o passo certo para quebrar muros e estreitar laços. E ele fâ-lo com genialidade, generosidade e sem perder identidade. Música é sentimentos. E a sua faz-nos sentir. Tudo. Sem filtros. Com verdade.

Comentários

  1. Mais um artística que fiquei a conhecer.
    Boa semana!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Oi, Andreia!

    Vou procurar escutar as músicas... Já ouvi falar neste artista, mas não conheço o trabalho dele... Fiquei curiosa!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  3. Bom dia:- Confesso que também sou um consumidor de música portuguesa. A restante vou ouvindo ...
    .
    * Desnorte na Morte do Sentimento *
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
  4. Estou a começar a ouvir e estou a gostar! :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro o Khalid, conheci há alguns meses e adoro o trabalho dele, está na minha lista de artistas preferidos.
    Adorei o teu post sobre ele.
    Beijinhos,
    Throwalense

    ResponderEliminar
  6. Por acaso não conhecia! Obrigada pela partilha! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Como a maioria dos seguidores que deixaram comentário, confesso que também não conhecia e isto deixa-me algo preocupado. Começo a ficar para trás... "agarrado" às músicas mais antigas. Estou a perder a "pedalada".

    ResponderEliminar
  8. Olha eu tou como o Seminovo, perco-me do que vai saindo e agarro-me às músicas e albuns que já tenho.

    R: obrigada linda! Não te esqueças de seguir a crónica Health & Fitness ;) vou colocando mais exercícios e dicas!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia, mas fiquei rendida a "Silence", poderosamente bonita.

    Que boa forma de começar a semana!

    Beijinhos! =)

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro o Khalid, mesmo muito. Desde que o conheço (location a primeira música, é mesmo muito tempo ahah. mas comecei a acompanhar ainda mais depois da atuação numa premiação com a halsey e logic de 1-800-273-8255 que é o número de prevenção do suicídio na américa, lindooo) que acho as suas músicas tão lindas quanto a sua voz, tudo desde a melodia ao timbre me fazem sentir preenchida (e arrepiada claro).
    Que continue a lançar diamantes puros e a abraçar-nos com a sua voz!

    P.s. e a youth com o meu shawn? aaah

    ResponderEliminar
  11. r: É verdade, a tua júlia deve ser uma realidade bem grande...

    Um bom tema, sem dúvida :))

    Achei que isso iria acontecer, daí não o ter chegado a comprar parecia-me mais pobre em relação a outro também...

    Força nisso!! :D

    ResponderEliminar
  12. Adoro a voz do Khalid. Arrepia-me, não sei! Parece que só a voz dele já conta a história *.* Adorei coração <3

    http://www.thepinkelephantshoe.com/2018/11/porque-um-detox-capilar.html

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada! ;)

    Não conhecia esse artista. Mas já gostei só de saber que ele prega o amor acima de tudo! Adorei a voz dele. É doce!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  14. Ele é muito bom amei ter conhecido, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  15. Temos musica portuguesa com muita qualidade!
    =)
    Bjinhos e noite quentinha
    Por aqui com, Beleza rompendo o céu

    ResponderEliminar
  16. Poxa Andreia, não conheço o Khalid, acredita? Depois de ler esse seu post com palavras tão bonitas sobre a obra e carreira dele, claro que vou correr atrás e escutar algumas de suas músicas. Espero me surpreender positivamente. Um beijo! :*

    ResponderEliminar
  17. Posso dizer que mais um que não conhecia, mas adorei a tua partilha e vou tentar conhecer mais
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  18. Gostei deste teu texto tão bonito sobre este artista que desconhecia :) gostar de música com alma faz-nos escrever de coração cheio :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  19. Estou mesmo... nesta altura nem sei se ria ou se chore :P :P Mas estou a gerir melhor do que aquilo que pensava! :D

    Por acaso é um dos meus cantores favoritos, meu bem :D Creio que é dos poucos, no meio, a dar tanto de si às causas!

    NEW REVIEW POST | L’ORÉAL TRUE MATCH: FOR A COMPLETELY NATURAL SKIN.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  20. Mais um artista que não acompanho muito, vou ouvir pois penso não conhecer muitas músicas dele :)
    Tenho andado muito desligada a nível musical :\

    ResponderEliminar
  21. Vou ser honesta, não costumo ouvir muita música (seja ela qual for), mas as rádios portuguesas deviam dar privilégio a artistas portugueses!! E não passar sempre o mesmo hit chato

    ResponderEliminar

Enviar um comentário