As Saudades que nos fazem perto

Fotografia da minha autoria


«Saudade é a prova de que tudo valeu a pena»



As pessoas chegam à nossa vida de mansinho, quase como se caminhassem sobre uma nuvem de algodão. E, nesse silêncio intencional, deixam-nos o coração em alvoroço. Como numa casa, reorganizam-nos, mas sem o propósito de nos mudarem a essência. E nós fazemos o mesmo. Tornamo-las num lar e desejamos que os nossos destinos nunca parem de se cruzar. Embora, por vezes, a distância física nos impeça de estar perto com frequência. Porque compreendemos, com as amizades certas, que o estar assume inúmeras formas. E que existem demonstrações que estreitam os nossos laços. E, ainda, que é com elas - e por elas - que descobrimos a melhor definição de pertença.

Quando conheci a R., no dia da nossa apresentação, no 6º ano, estava longe de imaginar a importância que teríamos - e continuamos a ter - na vida uma da outra. Não me recordo das primeiras palavras que trocamos, mas sei que não estabelecemos uma ligação automática. Foi crescendo com o tempo. Em passos firmes e com muita verdade. Não gosto de imputar rótulos, porque aqueles que fazem parte de nós são muito mais do que essas possíveis designações. Porém, ela é - e será sempre - a minha melhor amiga. A gémea de coração. A família que escolhemos e que pretendemos preservar até ao fim. Duas décadas depois, somos presença constante. Por mais que não conversemos diariamente, por mais que demoremos a combinar uma saída, sei que seremos sempre o colo uma da outra. Há olhares, há sorrisos, há sensações que nos mostram o exato momento em que devemos chegar. Porque sabemos ler-los para lá do silêncio. E quando nos reencontramos, sentimos que permanece tudo igual, na mesma proporção familiar de quem palmilha uma estrada no mesmo compasso de tempo.

Acredito, mesmo que soe a lugar comum, que as pessoas entram na nossa vida por uma razão. E que a duração da sua estadia não é desprovida de sentido. E ela chegou, de alma e bagagem, para me ensinar que existe sempre alguém que não nos deixa sós. Mesmo que tudo se desmorone à nossa volta, há amparos incondicionais. Pessoas insubstituíveis, porque são bonitas por dentro. Há uma cena na série Anatomia de Grey que descreve bem o nosso vínculo afetivo: quando Cristina Yang confidencia a Meredith Grey «you're my person». E ela é a minha, sem qualquer dúvida. Hoje, neste dia tão especial, por ser o teu aniversário, são as saudades que se manifestam com ruído. Estás longe, mas sempre perto. Levantaste voo para espalhar essa luz genuína que habita em ti. Para iluminares o caminho daqueles que se cruzarão com o teu. E para fazeres a diferença junto de quem mais necessitam. E é um orgulho imenso saber que eles vão poder conhecer um pouco de quem tu és. Sorte a deles por te terem agora e sorte a minha, porque te tenho como exemplo. Prometi ficar deste lado a preparar o abraço para o teu regresso. E não vou a lado algum. E esta certeza é válida para sempre.

Vivemos no mesmo lado da margem. Mas se a vida nos trocar as voltas e nos levar para lugares opostos, continuaremos a ter uma ponte para atravessar. Porque há pessoas que chegam discretamente, mas o impacto que têm em nós é estrondoso. Mereces o mundo, gémea. Feliz aniversário ❣


[Quando regressares, temos um jantar com arroz de forno em espera]

Comentários

  1. Adorei este homenagem, espero que a R. tenha a possibilidade de ler... amizades assim, as pontes nunca se quebram!!!

    ResponderEliminar
  2. Há amizades que ficam para a vida!
    Boa semana!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Existem amizades tão especiais que são mais que família.
    :))

    Hoje : As palavras ternas do meu dicionário

    Bjos
    Votos de uma Segunda-Feira

    ResponderEliminar
  4. Essas amizades são as melhores :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. As vezes estar perto parece ainda mais longe e distante... contraditório não? As circunstâncias da vida levam-nos a afastar de pessoas que nos são muito queridas, masnao é por nossa culpa...ainda bem que no vosso caso isso não aconteceu.
    Muitos Parabens por esta homenagem tão bonita*
    Beijinhos e boa semana
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, amizade é um sentimento forte que só faz parte das pessoas de bom caráter, é o seu caso, a R certamente que vai estar presente nesta publicação.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  7. Que amizade linda e muitos parabéns! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. Como quisera o destino. Belíssima homenagem escrita por Andreia Morais. Desejando a sua amiga com sincera amizade, feliz aniversário. Amizade há só uma. A sincera e mais nenhuma!

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  9. Aquela foto linda da ponte D.Luís. É tão bom ter amigos que são para a vida :)

    r: é mesmo, tenho pena de agora estar menos tempo com ela, pois ela vive em Aveiro e nem sempre dá para estarmos juntas.

    ResponderEliminar
  10. Que coincidência, hoje é o dia de aniversário da minha melhor amiga, que conheço desde os 10 anos. Bem, ela não é a minha melhor amiga, ela é a irmã que não tive.

    Li este texto com grande emoção.

    Ergo a minha taça de champanhe à AMIZADE 😘

    ResponderEliminar
  11. Mesmo verdade, há mesmo pessoas que entram na nossa vida e deixam aquela marca que nunca nos esquecemos mesmo que não tenham dito um adeus, Mas adorei bastante a tua homenagem
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Que coisa linda Andreia, suas palavras me emocionaram (e olha que eu nem sou a R., imagino a emoção dela ao ler!). Um beijo :*

    ResponderEliminar
  13. Isto é amizade verdadeira. Que sentida homenagem. Genuína e profunda.

    Gostei imenso. Tenho a certeza que será uma das melhores prendas da R.

    R: Obrigada minhá querida.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Tão bom e gratificante ter assim amizades, hoje há poucas sabes? a vida, as circunstancias ou às vezes sem saber porquê afastam as pessoas, que a vossa amizade perdure para sempre <3
    Beijinho Linda.

    ResponderEliminar
  15. ;D

    É muito bom ter uma amizade dessas. Parabéns pra sua amiga!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  16. meu bem, a viagem foi absolutamente incrível. superou, totalmente, as minhas expectativas e fez mudar muito a forma como penso. é uma realidade que sabemos que existe, que não queremos acreditar, mas que está muito presente. em certa parte é um choque cultural mas que no final compensa muito!

    eu gosto de sentir saudade, embora possa parecer algo estranho. tal como referes, é a prova de que o passado valeu a pena. podemos, inclusivé, aprender muito em relação à mesma...

    NEW BRANDING POST | BELLISGIRL: JEWELLERY IS UNISEX!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  17. Que linda declaração de amizade, o coração fica tão quentinho com a presença dessas pessoas nas nossa vida :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Amigos verdadeiros, almas gémeas, são raros, são tesouros, temos que cuidar deles eternamente.
    Linda homenagem
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  19. Tão bonita esta publicação, Andreia! É tão bom termos pessoas assim na nossa vida, os anos a passarem, as distâncias que a vida nos impõe às vezes, mas uma amizade que não quebra.
    É maravilhoso saber que temos ali alguém que vibra connosco, que nos ampara quando vamos ao fundo e que ri quando celebramos, que está connosco sem nos exigir demais.
    Que continuem sempre assim juntas e que a vossa amizade se mantenha sempre forte e genuína como me parece ter sido até agora <3

    ResponderEliminar
  20. P.S. Faz anos no mesmo dia que eu, só pode ser boa pessoa :p

    ResponderEliminar
  21. Espero que a R tenha lido. Foi tão bonito da tua parte!

    Sabes, é curioso ler isto, quando ando num impasse de ir ou não ir ao Porto encontrar um amigo. Curiosamente, conhecemo-nos em 2015, deixamos de ter contacto (devido ao meu relacionamento) e este ano por ironia do destino, ele voltou a contactar-me com esperança que lhe retribuísse o “olá”. Senti-me mal por não me lembrar logo dele, mas à medida que ele foi falando e me recordando das nossas chamadas até de madrugada, lembrei-me. (Por ironia, mandou mensagem agora ahahah isto não é fácil 😂) Sabes o tal que “destrui” a auto-estima? 😂 é esse mesmo! Ahah Estamos muito longe. Há um oceano a separar-nos e embora queira muito conhecê-lo e sabendo que ele também sente o mesmo, há algo que me impede, por saber que por um lado, quando voltar será pior. Será pior viver com a distância sendo que saberei o que é estar perto. 😩 Ainda não decidi quando irei ou se deva ir ou não. Talvez irei deixar o coração decidir desta vez.

    É tão complicado lidar com a distância. Tenho amigos na própria ilha e não me faz confusão nenhuma não os ter conhecido ou não estar com eles constantemente, mas o L é diferente. Nem sei bem o porquê. Beijinho 😚

    ResponderEliminar
  22. Tão bonita esta homenagem 😊
    E muito bonita essa vossa amizade.
    Espero que seja sempre assim, é sempre bom termos alguém assim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário