O mundo por olhos tom de castanha #43

Fotografia da minha autoria


«Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual»



É um conforto e uma grande sensação de liberdade passear perto da praia. O aroma da maresia e a extensão infinita do mar estabelecem uma parceria ímpar, que nos envolve no seu regaço imaginário. Por momentos, sinto-me a entrar numa bolha introspetiva. Absorvo aquele pedaço de natureza e reconecto-me, somente, com os meus pensamentos. E deixo-me ir. Sem pressas. Por um caminho que tem tanto de surpreendente, como de familiar.

É mesmo agradável estacionar o carro, independentemente do sítio, e percorrer toda a extensão de praias em Gaia, cumprimentando-as, discretamente. Elas sucedem-se num traço de vizinhança unido, quase como se fossem uma só. Mas todas têm algo que as distingue, seja no areal, seja pela paisagem em redor. Há seis anos, durante as férias da minha mãe, decidimos traçar dois itinerários, a cumprir em dois dias seguidos: no primeiro, ir de Salgueiros à Afurada - e voltar; no segundo, partir da Afurada e ir até ao Cais de Gaia - fazendo, posteriormente, o percurso inverso. Foram caminhadas revigorantes, marcadas por inúmeros detalhes. E, claro, a minha máquina fotográfica tinha que nos acompanhar.

Em passo desacelerado, para desfrutar de toda aquela vista maravilhosa, procurei captar a sua essência. Nestes fragmentos que preservo com carinho, espelham-se lugares que me fazem sentir em casa.






Comentários

  1. Fotografias maravilhosas!!! Com essas paisagens, entendo na perfeição o teu texto!!!

    ResponderEliminar
  2. Um belo passeio que deu estas maravilhosas fotografias que gostei bastante de ver.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Desde que não esteja vento, o que é dificil, adoro caminha ao pé do mar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Muito muito obrigada pela partilha destas imagens que me dizem tanto :) descreveste na perfeição o que eu sentia e sinto quando ia caminhar à beira-mar mas as minhas praias de Gaia são mais a sul :) tens de explorar a praia de Sophia e do Eça, a minha, nossa Granja :) e já agora, Aguda, Miramar e Espinho :) mal posso esperar para voltar:)
    Beijinhos e boa quarta*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  5. Que coisa mais linda, que fotos que transmitem calmaria e coisas boas :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  6. Bom dia. Parabéns pelas imagens brilhantes e pelo excelente texto. Adorei. Parece que sinto o cheiro da maresia. :))

    Hoje com: Trilhos da Solidão

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderEliminar
  7. Também eu adoro o mar ;)
    Lindos registos que conseguiste tirar.
    Beijinho linda.

    r: nao aei se ja viste as criancas com aquelas boias, ao vivo. Eu já vi e nao gostei nada :(
    Enfim...

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Conheço bem essas praias... visito-as com frequência... também gosto da zona da Granja e de Espinho.

    A Natureza é revigorante econvida a um (re)enconto com nós próprios...

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Tenho tantas mas tantas saudades de ver o mar de perto... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Nossa quanta fotografia mais linda, e lugares para para um pouco e conhecer
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Adorei as fotos, que guardam e relembram um excelente passeio/caminhada por locais que também conheço.
    Continuação de boa semana.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  12. Adorei as fotos, transmitem uma beleza intemporal. Quase que se sente a maresia :)

    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  13. Quando for ao Norte vais ser a minha guia turística, ai vais vais. As tuas fotografias são tão lindas. Concordo com a Ana Ribeiro, quase se sente a maresia ❤

    ResponderEliminar
  14. Uma ponte sobre um rio,
    e alguns barcos parados
    a navegação é um desafio
    não para os amedrontados!

    Com os olhos regalados,
    essas imagens se podem ver
    desses lugares fantásticos
    onde feliz se poderá viver!

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  15. Parece mesmo! ;)

    Apesar de não gostar de ficar em praias acho lindas as paisagens! Adorei suas fotos.

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  16. Que fotografias fantásticas, Andreia, e que saudades sinto do meu querido PORTO.

    Eu fotografo para prender o presente.
    Só que a minha mania de estar sempre a fotografar, incomóda muita gente.

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  17. Coincidência vir aqui no teu blogue e encontrar agora essa postagem falando sobre fotografias, pois hoje mesmo, há pouco, postei uma fotografia que fiz do céu visto da janela do meu quarto, a cor estava tão linda que parecia que o céu estava pedindo para ser fotografado. Reparo sempre no céu, é algo que gosto muito de fazer, ver desenhos nas nuvens, perceber o tom das cores, mas hoje estava especialmente belo. E tuas fotografias estão lindas, Andreia, dá vontade de pular para dentro dessas imagens e passar um bom tempo nesses lugares. Um abraço :)

    ResponderEliminar
  18. Maravilhosas fotos,belos passeios. Costumo passear em Belém,junto ao rio Tejo passando pela Torre de Belém e padrão dos descobrimentos sem máquina fotográfica rsrsrs.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Que lugar lindo! Eu amo fotografar o mar... É incrível!

    Acho que o melhor lugar pra se estar é no mar. Lá podemos nos refrescar. Tanto no calor como em pensamentos. ❤️
    O mar é poesia.. e fotografia então.. nem se fala.

    www.heylou.com.br

    ResponderEliminar
  20. Gostei muito das fotos, estão lindas, confesso que não conheço quase nada dessas zonas, só passeei umas duas ou 3 vezes pelo Porto, mas deu muita vontade de ir conhecer mais <3

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  21. Meu Deus, o Mar!
    Que paisagens, que beleza que cai em torrente! ❤

    ResponderEliminar
  22. Mesmo, mesmo meu anjo. Amanhã, por esta hora, já estarei no ar... literalmente no ar :D
    Só quero ter capacidade de partilhar tudo convosco :D

    Sei perfeitamente aquilo que sentes. A par da sensação de tranquilidade inerente, é uma energia tão positiva, tão revitalizadora :')
    A tua galeria está tão bonita. Que vontade!!!

    NEW PERSONAL POST | TRAVEL BULLET JOURNAL #1 !!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  23. Que fotografias bonitas Andreia! Adoro fotografar, é algo tão puro e espontâneo. Capturar e guardar o momento para sempre. Recordar é viver!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  24. E como eu gosto de passear à beira mar. Quando era pequenita os meus pais deixavam-me levar a bicicleta para Gaia e lá andava eu nos passadiços toda contente.

    ResponderEliminar
  25. Não sei como antes nunca tinha visto esta rubrica 🤨, mas não me recordo mesmo. Em contrapartida, adorei as fotografias. Ando há 5 anos sem ir ao mar e este mês quero mesmo ir. (Estamos a metade e ainda estou longe de o fazer, por andar tão ocupada.) Quem sabe se no próximo ano, não poderei passar por perto desses locais. 🙃 Beijinho 😘

    ResponderEliminar
  26. Que fotografias tão bonitas! Não há nada como podermos eternizar certos momentos com apenas um clique :)
    E passear assim à beira mar ou beira rio é reconfortante.
    Ainda ontem andei pelo belo Porto e que bem que soube ir até à Ribeira :)

    ResponderEliminar
  27. Que fotografias tão bonitas 🥰
    Porto é uma cidade linda.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário