Entrelinhas #70

Fotografia da minha autoria


«Paixão e distância, azar e destino, dor e prazer... qual o verdadeiro rosto do amor?



É com um enorme conforto no peito que desembrulho presentes que escondem livros. E a primeira razão é facilmente identificável, ou não fosse a leitura uma das minhas grandes paixões. Mas adoro, sobretudo, que me ofereçam livros porque é um elo que se estreita. Porque as pessoas acabam por, inconscientemente, projetar os seus gostos e por nos descreverem - a nós, mas também a uma realidade que se pode adequar ao nosso contexto ou a um caminho que faria sentido descobrirmos. E todo esse encanto acresce quando nos brindam com obras das suas bibliotecas pessoais, como se fosse uma passagem de testemunho, um tesouro que nos confiam para cuidar com amor.

No Natal passado, um dos meus primos - o grande responsável por ter entrado na blogosfera - presenteou-me com três títulos que figuraram nas suas estantes. E um deles, curiosamente, pertencia a um dos autores que mais curiosidade me despertava, mas cujo encontro fui adiando sempre, talvez por sentir que não tinha, ainda, maturidade suficiente para o desconstruir: Mario Vargas Llosa. Acredito, genuinamente, que tudo acontece por um motivo e que este cruzamento já estava destinado. Só precisou de um pequeno empurrão no momento certo. E, por isso, lancei-me sem rede. E, em consequência, fiquei a conhecer uma das histórias mais fascinantes e que, seguramente, marcará este meu ano literário.

Travessuras da Menina Má transporta-nos para um cenário emocional complexo, denso e inquietante. O seu discurso próximo leva-nos a contactar com uma realidade crua, direta, de um amor profundo que procura sobreviver a um jogo de interesses constante. Ricardo, o «menino bom», tinha um sonho: viver em Paris. E cumpriu-o bastante cedo. Porém, uma paixão visceral de adolescência fará com que a sua jornada seja inconstante, cheia de reviravoltas, de esperança e de frustrações. Porque, como carinhosamente a apelidou, a Menina Má, sempre esquiva, irá arrastá-lo para as suas ambições, para os seus anseios, para os seus dramas e problemas, para os seus desejos e para as suas mentiras. A vida, aparentemente, avança, mas Ricardo parece ficar sempre preso ao mesmo lugar, à mesma pessoa. Ainda que, pelo meio, vivencie outras experiências, há algo que o faz regressar ao passado. Ou, então, existem mudanças que o cruzam com a sua amada - seja de uma forma forçada, seja por mera casualidade.

Esta obra é, incontornavelmente, marcada por desencontros: físicos e sentimentais. No entanto, por muito que a Menina Má assuma outras identidades e surja em diferentes partes do mundo, a história de ambos está longe de se separar, seguindo estradas longínquas. Há uma certa obsessão, um certo prazer pelo abismo. E uma consciência, por vezes, inconsciente, porque tanto Ricardito, como a jovem que o conquistou para sempre, têm plena noção da fragilidade da relação que procuram perpetuar - por motivos opostos. Mas por mais que tenham objetivos distintos, ele nunca a esquece e ela sabe onde - e quando - regressar. E são estes seus regressos que, em parte, angustiam, porque sentimos o traço manipulador das suas intenções. Enquanto leitores, expressamos a revolta pela maneira como ela o trata, mas o diálogo entre os dois é desconcertante e inebriante, provocando-nos sensações contraditórias, quase como se abraçássemos uma certa bipolaridade.

Mario Vargas Llosa conseguiu produzir uma narrativa cheia de contrastes, envolvendo-nos nas suas palavras de uma forma muito singular. Numa questão de detalhes, saltamos da aflição para a esperança, da empatia para a cólera, da compreensão para a impaciência - e, também, para alguma irritação. E a magia deste livro passa por aqui, por este lado humano tão presente e vincado, que nos faz identificar e apaixonar pelo enredo. Nesta viagem alucinante, há passagens extremamente intensas e gráficas, abordando inúmeras temáticas, o que nos permite refletir sobre a natureza das pessoas. Simultaneamente, ainda que o romance seja o foco mais evidente, somos implicados em épocas e contextos geográficos diferenciados, atravessando fronteiras e conhecendo um pouco mais da história da América Latina e da sua situação política nas décadas de 60, 70 e 80, bem como deslindamos um pouco sobre a cultura de cada um dos lugares por onde passa a ação.

Travessuras da Menina Má é imprevisível. E rico em emoções. Tem uma escrita descritiva e nada maçadora, muito pelo contrário. O seu final é surpreendente e à altura do brilhantismo de toda a obra. É uma história de amor profunda e peculiar, com personagens marcantes que, acredito, ficarão para sempre na nossa memória. Neste contraste entre o bom e o mau, compreendemos que nada é tão linear assim e ficamos presos do início ao fim, ansiando e expectando o futuro. Será que o amor é suficiente? Quando duas pessoas estão em diferentes níveis emocionais, sem deixarem de se amar, o que é suposto decidirem? O que pesa mais? É admirável a quantidade de camadas que este livro tem, tirando-nos o fôlego em cada descoberta. E, no fim, alterando a imagem que criamos da personagem feminina e da própria construção narrativa - tão sólida, tão pertinente, tão genial.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«E embora tenham decorrido tantos anos, e se eclipsassem barreiras e preconceitos que dantes se exibiam com insolência e agora se dissimulam, eu guardei-a na memória, e volto às vezes a evocá-la, a ouvir o riso travesso e o olhar trocista dos seus olhos de mel escuro...» [p:25];

«- Ainda continuas apaixonado por mim? - perguntou-me de entrada, quebrando o gelo» [p:58];

«Fiquei certíssimo de que não me telefonaria. Eu era uma testemunha incómoda de um passado que ela queria apagar a todo o custo» [p:120];

«Era-me já difícil acreditar em alguma coisa do que ela me dizia, porque desde que a conheci que me tinha contado sempre mais mentiras que verdades» [p:175];

«És a pessoa mais perversa que eu conheci, menina má. Um monstro de egoísmo e de insensibilidade. Capaz de apunhalar com a maior frieza as pessoas que melhor se portam contigo» [p:367].



Nota: O blogue tornou-se afiliado da Wook. Ao comprarem através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada ❣ 

Comentários

  1. Quando me estreei com Mario Vargas Llosa, era, talvez, nova demais. Na altura não consegui terminar o livro que tinha agarrado e nunca mais experimentei pegar nele.
    Acredito que cada idade e altura ou etapa da vida é propícia a inclinações literárias distintas e talvez agora consiga ter uma opinião e gosto pela leitura das suas palavras diferentes das que tive na altura (eu devia ter 14 anos e agora passaram quase 10 :P ). Pelo que descreves e partilhas connosco, um dia destes tentarei dar-lhe outra oportunidade!
    Beijinhos, minha querida*

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa para ler.

    R: Já lhe mandei um e-mail e uma msg para o insta à bastante tempo e não me respondeu...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Já li e gostei bastante este é um autor dos meus de referência.
    Um abraço e continuação de boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Na minha mesinha de cabeceira encontra-se "Das böse Mädchen" de Mário Vargas Llosa à minha espera. O título já é programa, porque eu gosto de meninas más como eu.

    O sol outonal brilha em DÜSSELDORF e manda saudações para Vila Nova de Gaia.

    ResponderEliminar
  5. Ainda não li, será que é desta? Rsrs.
    R.Querida não se preocupe tudo bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mais um excelente review :)
    Gostei muito :)
    Beijinhos minha querida*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  7. Aaaw, sério?! Que coincidência :D

    Não conhecia o livro e, confesso, também não conhecia o autor, no caso... só mesmo de nome. Ainda assim e, como sempre, fiquei curioso. Tal como sabes, sou fã de livros que desinquietam e que nos mostram outros lados. No fundo, que mexam um bocadinho com a nossa forma de pensar. Nota 10/10 para a tua review que me fez querer encontrá-lo o quanto antes!

    NEW DRESS TO IMPRESS POST | WARM MATCHING? YES, PLEASE.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Li vários livros do autor, mas não me lembro se li este.
    Em qualquer caso, qualquer livro do Vargas Llosa é bom.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Oi tudo bem? Eu nunca li nenhum livro do autor, mas gostei muito desse que você apresentou aqui. A forma que você descreve é muito boa e me despertou o interesse em ler o livro e conhecer melhor a história. Gostei muito do seu blog e já estou seguindo. Visite meu blog! Bjss

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Nunca li nada do autor; no entanto, abriste-me o apetite com este livro intenso.

    Um grande beijinho! :)

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde. Pelas Citações parece-me um bom livro... Adorei :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderEliminar
  12. O prazer da leitura e uma sugestão que me deixou alguma curiosidade.
    Grato pela partilha.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  13. Mais uma opinião completa, confesso que não conhecia
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  14. Sim! ;D

    Adorei que o livro aborda um pouco sobre a história da América Latina. E claro, a temática "amor", que é um tema (quase sempre) interessante de se ler! Sobre o que acredito em relação à diferentes níveis emocionais entre as pessoas: não dá certo. Os envolvidos em qualquer tipo de relação (seja ela de amor, amizade, familiar) precisam estar em sintonia pra que as coisas caminhem de maneira saudável!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  15. Cada um com as suas paixões,
    você é apaixonada pela leitura
    há quem ame os muitos milhões
    enquanto outros vivem na penúria!

    Pelas palavras que aqui li deve ser um belíssimo livro?

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  16. Magnífica a obra é um excelente livro com um leitura bastante fluída, gostei da indicação bjs.

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia o autor e o livro, mas gostei da sua resenha e das citações. Quero poder lê-lo!

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.
    Nos encontramos toda seg, qua e sex.

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigado, meu anjo :D E via-te super com ele :D

    NEW TIPS POST | THE POWER OF COMPACT POWDERS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  19. Tenho mesmo de começar a ler, ando tão perdida na leitura, com tantas opções e nada.
    Obrigada por mais uma sugestão que me parece absolutamente interessante :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário