Mega Hits | Cala-te Boca

Fotografia da minha autoria


«Ninguém disse que ir ao Snooze era fácil»



As minhas viagens de carro são sempre feitas de rádio ligado, independentemente da distância a percorrer. Porque adoro música e porque sinto que este ritual torna o momento mais intimista. Além disso, a imprevisibilidade do reportório combina bem com os traços distintos do caminho. E é assim que vou despertando e abraçando esta experiência em pleno.

Sempre mantive uma relação muito fiel com a Cidade FM, desde o tempo em que ainda se chamava Rádio Cidade e os locutores eram brasileiros - já não me recordo dos seus nomes, mas tenho presente a energia dinâmica e contagiante. Por isso, fui acompanhando várias transições de identidade e conteúdo e, ainda, chegadas e partidas, ciente de que aquela era a minha estação. Porém, fui crescendo e compreendendo que nem sempre partilhamos o mesmo grau de identificação e não há qualquer mal nisso. São mudanças naturais. E temos liberdade suficiente para escolher, para alternar, para priorizar outras preferências, sem sentirmos que estamos a descartar algo que fez parte do nosso percurso. Até porque não tem que ser uma decisão definitiva. Atualmente, em consequência desta introspeção, vou-me dividindo entre a Cidade e a Mega Hits. Não só pela aposta musical, mas também pelos profissionais dos respetivos meios.

Acredito que a comunicação faz toda a diferença, porque a mensagem envolve-nos com outro impacto. São as pessoas que nos convidam a ficar. São elas que nos movem e que nos conquistam, mesmo que conversem connosco à distância. E eu tenho plena consciência de que foi pelo Rui Maria Pêgo que comecei a cruzar-me com maior regularidade com a Mega, porque sou admiradora do seu trabalho, da sua frontalidade, da sua essência. Sinto que tem um carisma especial e que se manifesta pelas razões certas. E nota-se que é um comunicador nato. É mais uma pessoa-luz que me inspira. Adoro ouvi-lo a partilhar os seus pontos de vista e vê-lo a traçar uma carreira tão consciente nas mais diversas áreas. O seu lado camaleónico é surpreendente! Por isso, atravessei esta ponte por ele e deparei-me com um trio verdadeiramente singular, que acrescenta muita vida às manhãs. O Conguito já conhecia, muito por causa do Youtube, mas a Maria Correia soava a novidade. Apesar disso, rapidamente se tornaram na minha companhia matinal, ainda que não os escute desde o início da emissão. Das 6h às 10h, «têm a missão de te fazer rir [ou sorrir, vá] em vez de teres vontade de adiar o despertador durante três horas». E há um segmento que me fascina particularmente.

O Cala-te Boca junta personalidades conhecidas e perguntas difíceis. Caso não queiram responder a alguma [são três], podem usar a expressão Cala-te Boca. Porém, só têm a possibilidade de o fazer uma vez e, depois, ficam à mercê do Rui, da Maria e do Conguito, tendo que «confessar tudo» nas seguintes. Portanto, só têm uma oportunidade de fuga, mas têm de responder a uma questão extra [e há quem o faça de qualquer das maneiras]. Levanta-se, então, a dúvida: «será que os convidados reagem bem quando lhes fazem as perguntas proibidas?». Até à data, a meu ver, tem corrido muitíssimo bem. Houve muitas gargalhadas, inconfidências e momentos ternos. Porque existe generosidade mútua, mesmo com a música para criar tensão. E é complicado selecionar um favorito. No entanto, não posso deixar de destacar os que foram feitos com a Maria Botelho Moniz, o Cifrão, a Jani Zhao, o Guilherme Fonseca, o Diogo Piçarra, a Isabel Silva, a Diana Nicolau e a Benedita Pereira. Pela verdade em cada partilha e porque, para mim, são artistas excecionais, pelos quais nutro um enorme carinho. Preferências à parte, vale a pena ver/ouvir todos - na rádio, no youtube ou em podcast.

Esta ideia original foi uma aposta ganha. Porque é divertida. É arrojada. E, sobretudo, porque está muito bem produzida e encaminhada. É, também, por projetos desta natureza que continuo a priorizar a rádio. Pela música, que é o meu foco principal, e por perceber que há este cuidado de, no meio de tanta seriedade, disponibilizarem conteúdos descontraídos, que animam os nosso dias e que nos proporcionam descobertas plurais e agradáveis.








Já conheciam o Cala-te Boca? Costumam ouvir a Mega Hits?

Comentários

  1. Adoro ouvir rádio, porém, desde que o ano letivo começou, deixei de ouvir...
    Confesso que nao conhecia o programa, mas achei-o muito interessante!

    Beijinhos,
    Ella Morgan
    moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Já não sei guiar sem a companhia da rádio e no trabalho a primeira coisa que faço é ligar a rádio geralmente é sempre na M80 e agora vou ouvir com calma este Cala-te Boca.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Oi, Andreia!

    Não conheço, mas imagino que seja muito interessante e divertido!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  4. Ja faz lembrar as nossas viagens de carro a ouvir as rubricas do Nuno Markl na antena 3 e depois na comercial :) faz nos bem começar o dia com boa disposição:) parece que o dia corre melhor :)
    Tenho saudades de ouvir radio :) do ouço rádio quando temos de ir algum sítio de carro :) mas gostei muito da tua sugestão para me fazer companhia nas minhas tardes ;)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu texto. O musica e profissionalismo de quem está do outro lado faz toda a diferença. Adoro o Rui M Pêgo, Não descartando os outros, claro:))

    O nosso amigo Gil António, diz: Queria abraçar-te ... meu amor

    Bjos
    Votos duma óptima Terça - Feira.

    ResponderEliminar
  6. Já faz bastante tempo que não o faço para ouvir uma boa radio, mas a que falas-te o meu namorado costuma ouvir bastante
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. adoro ouvir rádio, e a Mega é sem dúvida das minhas estações favoritas. EU já conheço e sempre que posso ouço :)

    ResponderEliminar
  8. Confesso que ouço muito pouca rádio, era fã da RFM; mas chegou uma altura em que numa viagem chegava a ouvir a mesma música umas 10 vezes e saturei da repetição.

    Não costumo ouvir a Mega Hits, mas achei o programa original :)

    Beijinho grande, querida!

    ResponderEliminar
  9. Faz bem mas não se distraia Andreia,
    para também não se enganar no caminho
    sempre com atenção à condução alheia
    a vida é bela vivida com amor e carinho!

    Tenha uma boa tarde Andreia. Continuação de boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Não tenho o hábito de ouvir rádio, muito menos este tipo de rádio. Mas gosto de ver/ouvir as rubricas na net. Costumo ouvir os da Comercial e o "Cala-te boca" é o único que vejo de outras rádios. Também gostei muito do da Diana Nicolau e do Cifrão (este rompeu o conceito e em vez de fazer rir, acabei de lágrimas olhos, enfim sou uma sensível). Também gostei muito o que fizeram o Rui Maria Pego e o da Gabriela Barros :)

    ResponderEliminar
  11. Não conheço porque não ouço a Mega Hits. A minha rádio favorita (tirando nesta quadra em que passam mais anúncios do que música e nalgumas horas do dia em que já vão aparecendo os "metenojo" do hip-hop), é a M80 ou, raramente, a Comercial. Em viagens longas, ando sempre prevenido com a minha playlist (no meu carro num CD, no carro "dela" numa pen), para as horas dos "metenojo". eheheh
    Lembro-me muito bem da Rádio Cidade, dos tempos dos brasileiros e de quando era uma rádio local (da Amadora). Acho que naquela época a Mega Hits se chamava Mega FM...

    ResponderEliminar
  12. Ouço rádio, mas não gosto absolutamente nada de ouvir música, principalmente quando viajo de carro.

    Agora, vou ouvir e ver "Cala-te boca", difícilmente num programa de rádio.

    ResponderEliminar
  13. Ouço pouco rádio, quando vou de carro e de manhã é o meu despertador. Conheço o cala-te boca.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Eu ouço a Megahits no carro e em casa (através da app)! Além disso, tive a oportunidade de visitar os estúdios e ver ao vivo e a cores o Cala te Boca do Rúben Rua! Adoro a Megahits!

    ResponderEliminar
  15. Por acaso ainda não calhou ouvir no carro! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Acreditas que não conheço? :) só ouço a Cidade
    r: nao tens de agradecer linda. É verdade e de coração.

    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  17. "Sem a música a vida seria um equívoco" (Nietzsche).

    Que interessante, os locutores da rádio eram brasileiros! Fiquei curioso. Um abraço, Andreia. :)

    ResponderEliminar
  18. Confesso que ouço mais RFM mas de vez em quando também ouço Mega Hits.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. R. Completamente, não nos devemos anular perante os outros e criar espaços só para nós.

    Ps. Graças a esta publicação fui ouvir o Snooze enquanto trabalhava para me animar a tarde. Obrigada ;)

    ResponderEliminar
  20. Eu também comecei pela Rádio Cidade que depois foi Cidade fm, depois para apenas Cidade e agora voltou a Cidade fm (decidam-se pa). Houve uns anos que as minhas manhãs eram acompanhadas pela Rádio Comercial, mas desde que a Vanda Miranda saiu, senti que não era a mesma coisa. Agora sou ouvinte da Mega Hits, gosto muito da sua escolha musical e o Cala-te boca é qualquer coisa! Quando não chego a tempo de ouvir alguma parte, vou ao Youtube ouvir o que perdi. Adoro a equipa, são fantásticos e transmitem imensa energia logo de manhã.

    ResponderEliminar
  21. Eu no carro só costumo mesmo ouvir musica da minha pen, mas esta parece-me uma boa sugestão e alternativa :)

    3200 Degrees ❤

    ResponderEliminar
  22. Eu adoro ouvir rádio nas minhas viagens, já usei uma pen com músicas, mas concluí que prefiro ouvir o que vai passando e deixar-me surpreender. Além disso, ainda existem estas pequenas coisas que nos vã fazendo rir :)
    Não conhecia, até porque sou mais rádio comercial (a mega hits não funciona bem para estes lados), mas obrigada pela partilha, já guardei o link para ver mais tarde.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário