Quero #31

Fotografia da minha autoria


A Revista Coliseus & Os Tvgas



A 27 de outubro de 2017, vivi um dos momentos mais mágicos da minha vida: o concerto do Diogo Piçarra no Coliseu do Porto. Esta sua conquista - consequência de todo o talento que o caracteriza e do seu trabalho árduo, que não o permite descurar dos seus objetivos -, foi também minha, porque tive a oportunidade de estar presente e de assistir a este sonho a ganhar forma.

Um ano depois, continuo sem ter as palavras certas para descrever o espetáculo magnífico que ele construiu, partilhando o palco com nomes que faziam todo o sentido, até pela participação no álbum Do=s. E num espaço tão emblemático! Foi avassalador, no melhor sentido possível. Olhar à minha volta e ver a sala cheia foi arrepiante e aconchegante. Ouvir cantar em uníssono e sentir todas as emoções à flor da pele foi uma partilha bastante especial. Ali, entramos num ambiente paralelo. Fascinante. Surpreendente. Sobressaindo a vontade de parar o tempo. E de ficar, para sempre, naquela espécie de abraço musical. Há ocasiões que, por serem tão significativas, gostaríamos de reviver. Para mim, esta seria uma delas. E, agora, vou poder fazê-lo, porque o Diogo é uma autêntica caixinha de surpresas. A partir do dia sete de dezembro, estará disponível uma revista sobre os Coliseus - Porto e Lisboa -, com fotografias inéditas e com duas ofertas especiais: um CD e um DVD, que contêm, para além de fragmentos destes dois grandes concertos, marcos posteriores. Mal posso esperar para ter a minha!  

A música é a sua essência, mas trata as palavras com uma familiaridade comovente e inspiradora. Por isso, também tenho na minha lista de desejos o segundo livro da Coleção Reinventar, Os Tvgas, na qual, à semelhança do que aconteceu com Diogo Piçarra em Pessoa, onde reinterpretou a poesia pessoana, levará o leitor a «ingressar numa viagem íntima do autor pela obra camoniana». São cinco os séculos que separam Piçarra de Camões. E, no entanto, conseguirá estabelecer uma ponte entre o passado e o presente, desbravando novos mundos e dando a conhecer «portugueses e portuguesas que partiram de Portugal». Os Lusíadas são «um desafio exigente», mas têm uma mensagem riquíssima e de extrema importância. E, acredito, com o olhar moderno do Diogo será possível desmistificar alguns dos seus Cantos, ao mesmo tempo que ficaremos a conhecer personalidades brilhantes, talvez anónimas, em áreas distintas de conhecimento.

É por de mais evidente o orgulho e a admiração que tenho nele, enquanto artista e enquanto ser humano. Por isso, estou atenta ao seu percurso e tenho todo o gosto em adquirir e preservar, nas minhas estantes, os seus trabalhos, sejam eles de que natureza forem. O Natal vai-se aproximando em passos apressados. E eu já escolhi dois mimos para me oferecer.

Comentários

  1. Isso é que é ser fã!!! Admirar com gosto!!! Ter orgulho no percurso!!!

    ResponderEliminar
  2. Vou aproveitar o comentário acima para reforçar o que foi dito a minha amiga é mesmo uma grande fã do Diogo Piçarra e na fotografia só falta um autografo do Diogo.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Foi através de ti, já há uns anos, que conheci o Diogo Piçarra e desde então que me tornei fã. Tem uma personalidade muito singular e um coração bonito e doce, tal como a sua voz!
    Um beijinho, minha querida 😘

    ResponderEliminar
  4. Nao sendo dos mwus cantores preferidos, há algumas musicas dele que gosto.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  5. Fernando Pessoa SEMPRE.

    Diogo Piçarra???
    Depois do plágio ainda não me passou o sabor agri-doce da dúvida!!!

    Saudações de um Düsseldorf radioso 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao concordo que tenha havido plagio... foi uma forma de implicar com o rapaz, isso sim...

      Eliminar
    2. Eu não disse que houve plágio, disse sim, que fica para sempre o sabor agri-doce da dúvida.

      Certo é, que antes do escândalo do plágio, não sabia que existia um Diogo Piçarra.

      Eliminar
  6. Até eu fiquei curiosa coração, aposto que o resultado está lindíssimo. Sou uma enorme fã de Fernando Pessoa!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  7. Este miudo é uma verdadeira inspiracao :) Que jamais perca a sua essencia :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  8. Tem um talento enorme. Há muito tempo que quero ler o livro dele sobre a poesia pessoana, acho que é fenomenal.

    Adorei a entrevista dele à Fátima Lopes, inspiradora.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. grande fã Andreia, agora tens que ir aos concertos da nova tour.

    r: sem dúvida, o nosso Presidente da República, o Marcelo é uma figura do nosso país.

    ResponderEliminar
  10. O Diogo é um valor a ter em conta no panorama da música em Portugal.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Posso dizer que nem de todas as músicas dele gosto, mas há algumas que ficam e não saem,
    mas parabéns, como sempre digo nem sempre podemos gostar de tudo
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Luís Piçarra a fará vibrar,
    com as suas mais belas canções
    seja ou não no palco a cantar
    apaixonando sensíveis corações!

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  13. Um dos momentos mais mágicos da tua vida, uau, deve ter sido intenso mesmo. Que ótimo, Andreia, é sempre bom vir aqui e absorver um pouco da cultura feita aí do outro lado do Atlântico e que muitas vezes pode ser tão singular. Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Adoroooooo todas as musicas de Diogo Piçarra. Sim os espectáculos dele, são mesmo um espectáculo:))

    Do nosso amigo Gil António, com: Teu beijo, na Luz, de outra Vida

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar
  15. Tenho adorado o trabalho dele e todo o seu progresso :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  16. E gostas mais das músicas originais, ou das plagiadas? eheheheheh

    ResponderEliminar
  17. R: Confundi como?
    https://youtu.be/7irNu8ZZMFI

    ResponderEliminar
  18. Uma verdadeira fã! Também adoro o Diogo Piçarra e sempre que vem a Viseu faço questão de ir vê-lo (se o preço do bilhete não for muito caro, ahaha!)
    É um excelente artista e tem músicas lindíssimas!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  19. É um cantor que também gosto :D
    E acho que fazes muito bem em dares mimos a ti mesma ^^

    Beijinhos ^^
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  20. ANDREIAAAAA, QUE DOIDAAAA!!! SHEESHHHH maior fã que já vi na vida!!

    r: espero que sim! obrigada <3

    ResponderEliminar
  21. Quero tanto ir ver o concerto dele no Theatro Circo!!!

    ResponderEliminar
  22. Gostava tanto de ler esse livro! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  23. Fazes tu muito em oferecer-te esses miminhos, ainda por cima, sendo uma pessoa que admiras tanto! Como disseram em cima, nunca vi fã como tu :p

    ResponderEliminar

Enviar um comentário