Entrelinhas | A Filha Da Minha Melhor Amiga

Fotografia da minha autoria


«Terá ela outra escolha? Será o perdão possível? O que estará Kamryn disposta a fazer pela amiga que lhe partiu o coração?»


O vínculo emocional que determinados livros nos despertam é sempre reconfortante e mágico, porque há um traço familiar e próximo que não mais nos abandona a memória. E quando as histórias nos falam mesmo ao coração, por mais que o tempo avance e por mais que nos aventuremos noutros enredos, nunca nos esquecemos delas: fazem morada em nós e ocupam um lugar bonito na nossa alma. Ainda hoje, Bons sonhos, meu amor continua a ter impacto e a ser especial. Por isso, quando surgiu a oportunidade, regressei a Dorothy Koomson.

A Filha da Minha Melhor Amiga aborda questões delicadas - como a traição, a morte e a adoção -, que nos deixam em suspenso só de nos imaginarmos a vivenciá-las. Por oposição, preserva uma mensagem de esperança. E de amor. Porque há pessoas com uma luz pura, que nos inspiram a sermos melhores. Imaginem perderem a ligação com alguém que vos foi importante e, anos mais tarde, os caminhos cruzarem-se para se envolverem num acontecimento dramático e num pedido que provocará uma reviravolta profunda na vossa vida. No mínimo, seria confuso e angustiante. E assim o foi para Kamryn, que se viu forçada a tomar uma decisão que lhe implicou duas condições: primeiro, maturidade suficiente para não permitir que o passado condicionasse o presente - e o discernimento de agir em conformidade com os seus valores; segundo, generosidade, altruísmo e sentido de compromisso, uma vez que teria outro ser humano dependente dos seus cuidados. Isso não é só desafiante. É um ato corajoso. E uma aprendizagem constante.

Esta obra vira-nos do avesso. Faz-nos questionar a força das nossas convicções. Demonstra-nos que o caminho nunca é feito em linha reta, que há dúvidas, que as curvas podem ser desgastantes, devastadoras, mas igualmente felizes e que as certezas absolutas podem desmoronar-se como um castelo de cartas ao vento. Embora nos acrescentem, as relações interpessoais conseguem ser imprevisíveis e frágeis. Porém, o mais relevante a retirar desta narrativa é o valor da amizade, pois existem bases que nunca se quebram, mesmo depois de erros quase fatais. Perante situações extremas, fecha-se os olhos ao que já passou: por respeito, por consideração ao que se viveu e porque há um novo futuro a ser trilhado. Além disso, destaca-se a capacidade que a protagonista tem para pensar para além de si. E fomenta-se o renascer, a partilha e o lado humano. Há, portanto, ligações que apenas necessitam de um recomeço, ainda que este surja em ocasiões extremas. Assim, A Filha da Minha Melhor Amiga é também um alerta para sermos honestos - connosco e com os outros -, para não arrastarmos os problemas e para não deixarmos conversas pendentes. O tempo é finito. E a culpa de nada nos servirá quando as pessoas partirem.

Fiquei rendida a todo o desenrolar da ação, porque tem contrastes bastante equilibrados. Consegue ser crua e cruel quando expõe a violência, a negligência, os maus-tratos. Mas igualmente serena, sobretudo, quando atingimos conquistas que nos consentem respirar fundo. Acalmar. E desfrutar da jornada. Numa espécie de campo de batalha, este livro leva-nos a analisar a nossa bagagem e a luta que travamos por dentro. Transmite uma sensação de abismo e de salvação. E uma montanha russa de emoções fortes. Dorothy Koomson tem uma escrita fascinante, verdadeira e envolvente, fazendo-nos mergulhar por inúmeras camadas e levantar questões morais. Em simultâneo, foca-se num cenário em que as relações são constantemente colocadas à prova, apelando à nossa sensibilidade e ao perdão. E o mais fascinante é que sentimos o crescimento natural das personagens.

A história tem tragédia e passagens que nos arrancam sorrisos e gargalhadas. E esta alternância está mesmo bem construída. A Filha da Minha Melhor Amiga tem um enredo marcante. É uma lição de vida. E a sua pluralidade de temas só comprova a nossa complexidade. Porque, apesar de sabermos quem queremos ser e para onde pretendemos ir, nada é garantido. É por isso que estamos sempre numa viagem de autodescoberta. Entre a racionalidade e o lado sentimental, esta leitura é comovente. Única. E uma autêntica revelação.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«A porta estava entreaberta e não se queixou quando eu a empurrei devagarinho. Não bati. Nunca batia a uma porta já aberta, pois, para mim, isso queria dizer sempre "Entre, não é preciso bater"» [p:18];

«Tínhamos de estar preparados para abdicar de tudo em prol das crianças. De tudo. De tempo, de espaço, de afeto. Eu não era altruísta a esse ponto e recusava-me a fingir que tinha tal inclinação só para parecer "normal"» [p:63];

«Ao voltar, mais tarde, de uma reunião com o chefe do departamento infantil, encontrei um Twix na minha secretária, com um bilhete que dizia o seguinte:

A Tegan disse que gostava de chocolate
Luke» [p:200];

«- Estou?
- Volta - disse eu.» [p:250];

«Tudo podia dar certo entre nós quatro, pensava eu enquanto nos dirigíamos para casa. Podia mesmo. Se eu parasse de tocar no meu pescoço, percorrendo com os meus dedos o rasto deixado pelos beijos de Nate» [p:388].


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem o[s] artigo[s], através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Gosto muito dos livros desta autora, principalmente do tipo de escrita e do pormenor de ter sempre uma personagem negra.

    Este foi o primeiro livro que li dela e gostei imenso, é bastante forte emocionalmente.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda só li dois livros da sua autoria, mas gosto muito do facto de, apesar de ter uma escrita detalhada, não se tornar maçadora. Consegue gerir muito bem essas questões!

      Sem dúvida

      Eliminar
  2. Não conhecia!

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Nenhuma das minhas amigas tem uma filha, e a autora não me diz absolutamente NADA:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu evito elogios, Andreia, mas a composição das tuas fotografias são dignas de todos os elogios do mundo:-*

      Eliminar
    2. Para já, mas minhas também não têm :)
      A mim já me diz mais, apesar de ainda só ter lido dois livros seus

      Eliminar
  4. Obrigada, fiquei com vontade de conhecer este livro e a autora!

    ResponderEliminar
  5. Oh confesso que desse livro nunca tinha ouvido falar, pois sempre que venho cá encontro novas coisas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. gostei muito de conhecer a obra, parece tratar mesmo de assuntos delicados e ser uma leitura bem interessante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que é uma leitura bastante completa e fidedigna. Facilmente poderíamos associar aquela história a alguém que conhecemos

      Eliminar
  7. Uma boa sugestão de leitura.
    Andreia, um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Foi um livro que me marcou muito. É realmente uma obra especial.

    ResponderEliminar
  9. Está no meu "top favoritos", é um história bem bonita e interessante!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Andreia, não conhecia, mas já adicionei à (longa) lista de livros para ler no Goodreads. Ultimamente tenho andado a ler tão pouco, que estou com o mesmo livro desde o início do ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofro do mesmo mal quando me deparo com livros que não conheço :p
      Vais ver que, quando menos deres por isso, recuperas o teu ritmo de leitura

      Eliminar
  11. Conheço a autora, mas não li o livro.
    Fica a dica.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Quando li o título, pensei logo: podia ser o de uma novela da televisão. :)

    ResponderEliminar
  13. Fui muito influenciado por leitoras portuguesas a ler essa autora, confesso que ainda só li um e gostei muito, mas adquiri vários na feira do livro, quero ler todos, ela é muito acarinhada pelas leitoras portuguesas e já teve várias vezes na Feira do Livro em Lisboa. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é a minha segunda obra da sua autoria e rendi-me a ambas. Quero ler mais, sem qualquer dúvida!
      Sinto que está muito relacionado com o facto de ter uma escrita detalhada, mas que não se torna cansativa. E porque, da pouca experiência que tenho, consegue equilibrar o drama e os momentos felizes. Sendo, igualmente, capaz de nos apresentar histórias que poderiam ser reais

      Eliminar
  14. sem dúvida alguma, meu bem!

    a par de parecer super interessante, parece super intenso a nível de conteúdo. fiquei curiosíssimo!

    NEW FASHION POST | THE KEY-PIECES FOR NEW SEASON!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, sem dúvida, intenso, meu bem, até porque mexe muito com o nosso lado emocional!

      Eliminar
  15. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Fiquei encantada com a chávena :)
    Fiquei mesmo curiosa com esse livro. Acho que o tenho no meio dos 400 ahahahahaaha
    Beijokitaz






    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma ternura aquela chávena *-*
      Se tiveres, recomendo a leitura, vale a pena

      Eliminar
  16. Oh minha querida, perdoa-me, quinta foi um dia cheio e não vi este post que me diz muito pois fala sobre um dos livros preferidos da minha Dorothy. Chorei ao ler esta história de vida como tu bem disseste. Nem de propósito, este fim de semana que passou fomos à praia onde vive a escritora e soube tão bem. Se a vires na Feita do livro da-lhe um beijinho por mim :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que pedir desculpa, minha querida :)
      Tem uma escrita tão especial, que nos sentimos sempre envolvidos. Gosto do lado fidedigno que transmite, porque, mesmo não sendo inspirado numa história real, poderia ser.
      Combinado :D

      Eliminar
  17. Parece ser muito interessante 👌🏼

    ResponderEliminar
  18. Já tinha ouvido falar deste livro e, tendo em conta, o que descreveste, fiquei ainda mais curiosa. Parece ser um livro bem intenso e cheio de significado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, minha querida! Mexe muito com o nosso lado emocional, mas vale bem a pena *-*

      Eliminar
  19. Dos que já li dela este continua a ser o meu favorito.
    Mas ainda não li o outro que referes dela, qual deles preferes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo difícil escolher, porque são ambos incríveis! Ainda assim, e apesar de já o ter lido há bastante tempo, Bons sonhos, meu amor marcou-me para sempre

      Eliminar
  20. Pelo que me apercebi, mais uma excelente sugestão literária por aqui!...
    Vou anotar, para as minhas leituras de Verão!...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma autora que me tem surpreendido imenso :)
      Se leres, depois diz-me o que achaste.
      Obrigada e igualmente

      Eliminar

Enviar um comentário