TBC | AUTORES PORTUGUESES

Fotografia da minha autoria


«A literatura é a expressão da sociedade»


A minha biblioteca em constante crescimento é, sem qualquer dúvida, um dos compartimentos que mais me define, por representar uma paixão, por ser um investimento - pessoal e cultural - a longo prazo e por evidenciar traços da minha personalidade, na mesma medida que remete para fases distintas do meu percurso. E deste processo de maturidade, que mantém os de sempre, mas que também prioriza a descoberta. A literatura é uma janela para o mundo. E eu sinto-me privilegiada por ir construindo um mapa dentro das minhas estantes de madeira.

Sempre fui muito entusiasta em relação à expressividade artística nacional, porque acredito, em pleno, na qualidade dos profissionais das mais diversas áreas. E artes. Curiosamente, por ter despertado tarde para a leitura, acabei por negligenciar os nossos autores. Nunca foi uma decisão ponderada e consciente. Muito pelo contrário, sempre foi uma escolha isenta desta firmeza. Porque, sem tornar certos nomes como prioridade, eram as sinopses que ditavam o meu caminho. No entanto, quando a minha bagagem se começou a compor, passei a questionar mais e a cuidar melhor do que tem cunho português. Nunca impus esta ligação, uma vez que defendo que isso só provoca o oposto do que procuramos, mas tem sido uma viagem bastante especial.

Em Portugal pensa-se bem. E escreve-se ainda melhor. Claro que não posso cair na tentação de generalizar, mas afirmo-o com base nos autores que me movem e que me inspiram. Ao observar os exemplares que aconchegam o meu lar, reconheço, falta-me uma maior representação de escritoras. Margarida Rebelo Pinto destaca-se, até porque só me falta um livro seu, mas sinto necessidade de alargar horizontes e de abrir as portas a todas as que me despertam maior curiosidade, como acontece com Helena Sacadura Cabral ou Rosa Lobato Faria. Além disso, pretendo investir em mais obras de Sofia Castro Fernandes, Inês Pedrosa, Margarida Fonseca Santos e Sophia de Mello Breyner Andresen. Porque este traço versátil nunca se desenlaça do meu peito.

Miguel Esteves Cardoso, por mais que a vida avance, será sempre o meu autor de eleição: pelo estilo mordaz, pela pertinência dos temas que explora, por investir em crónicas - sem deixar de ser camaleónico - e por ter uma forma única de se apropriar das palavras. É uma autêntica inspiração! Porém, neste topo de preferências, posso ainda acrescentar Miguel Sousa Tavares, Valter Hugo Mãe, Diogo Faro e, mais recentemente, Afonso Cruz. Porque têm-me proporcionado momentos inesquecíveis e outras perspetivas. Para celebrar o dia do Autor Português [22 de maio], estreei-me em João Tordo. E fiquei com a sensação de que o nosso elo se estreitará. Mas deixarei mais alguns lugares vagos no meu coração, pois estou sempre disposta a identificar-me com novos registos. Novas abordagens. Novos escritores.

A oferta tende a aumentar. Portanto, não poderia não manifestar todo o meu respeito pelos novos autores, que se aventuram a integrar um mercado complexo e, por vezes, pouco recetivo a quem chega pela primeira vez. Acredito que há muitos talentos escondidos, enquanto outros têm dado passos seguros, a expor qualidade. Por isso, a literatura portuguesa está bem entregue. Só precisa que a abracemos com confiança. Com compromisso. E de alma aberta.

Comentários

  1. Há muitos e bons escritores em Portugal.
    Concordo contigo, por isso.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mesmo, Jaime. É só uma questão de lhes darmos oportunidade :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  2. Felizmente minha amiga Portugal é um "ninho" de bons escritores.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Tens de ler Pedro Paixão!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou já acrescentá-lo à lista! Obrigada pela dica, Titica :)

      Eliminar
  4. Portugal é rico em bons autores. Da tua lista apenas li Miguel Sousa Tavares, Miguel Esteves Cardoso e Valter Hugo Mãe.

    Beijinho grande :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente, minha querida *-* três excelentes exemplos disso!

      Eliminar
  5. Muito bem. Temos bons escritores em Portugal:)) Adorei a publicação


    Hoje:-Amanhecer, na solidão dum olhar.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos mesmo! Pena é que nem todos tenham o devido reconhecimento
      Muito obrigada :)

      Eliminar
  6. Embora, ultimamente, tenha lido pouco os autores portugueses, também sou da opinião que temos grandes escritores como um António Lobo Antunes, Lídia Borges, Agustina Bessa-Luís para não falar do nosso único Nobel da Literatura.
    Também gosto de ler Miguel Sousa Tavares. Do Miguel Esteves Cardoso só conheço O AMOR É FODIDO e as crónicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o meu favorito é o jovem autor AFONSO REIS CABRAL o nosso próximo Nobel da Literatura.

      Depois do escândalo na Academia Sueca, o Prémio Nobel perdeu o prestígio.

      Eliminar
    2. É uma falha que tenho que colmatar, porque nunca li António Lobo Antunes, Lídia Borges, Agustina Bessa-Luís, mas tenho-os na minha lista.
      Adoro ambos! Mas o MEC tem um lugar muito especial no meu coração

      Eliminar
    3. Tenho lido ótimas críticas em relação a Afonso Reis Cabral, mas também ainda não me aventurei :/

      Eliminar
  7. Temos excelentes escritores em Portugal ;)

    ResponderEliminar
  8. Portugal tem mesmo autores maravilhosos, Mae está entre meus favoritos!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar mais de acordo! Ainda só li dois livros dele, mas conquistou-me para sempre *-*

      Eliminar
  9. Orgulho na nossa literatura:) Estou rendida a Valter Hugo Mãe:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. No nosso país há muita gente com bastante talento, mas nem todos são reconhecidos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é que é um dos grandes problemas, a falta de reconhecimento :/

      Eliminar
  11. Confesso que já não leio muito aos autores portugueses, quando era pequena era fã de "Uma Aventura" , mas recentemente li na escola alguns contos de Maria Judite de Carvalho estou a pensar em ler mais coisas dela.

    Mas gostei de ler o teu post é sempre bom saber o que as outras pessoas andam a ler, principalmente se for português!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiz quase o sentido inverso, porque tenho-me aproximado, cada vez mais, dos autores portugueses :)
      Maria Judite de Carvalho não conheço, mas vou pesquisar!

      Muito obrigada, Catarina *-*

      Eliminar
  12. Oi Andreia! É uma pena, mas conheço bem poucas obras de autores portugueses, infelizmente. Mas adoraria me aventurar mais nesses autores, você me recomendaria algum para começar? Um beijo :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma tarefa muito difícil, dependerá sempre do teu gosto literário. Ainda assim, recomendo imenso Miguel Esteves Cardoso, Afonso Cruz e, se pretenderes algo mais ligeiro, Margarida Rebelo Pinto

      Eliminar
  13. Temos excelentes escritores portugueses! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  14. Confesso que não tenho grandes hábitos de leitura
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Super concordo contigo, Portugal tem excelentes escritores.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Não conheço muitos escritores da atualidade, mas sempre tive a noção de que em Portugal há bons autores.
    O MEC também é um dos meus favoritos e do pouco que li do Miguel Sousa Tavares, acredito que é um verdadeiro filho de peixe (neste caso, de "peixa".
    Só estudei alguma coisa de jeito, depois dos 30 anos. Talvez por ainda estar "fesco" o idealismo desperto pela revolução, reconheci muitas das vivências da minha infância, nos autores do neorealismo. Li Alves Redol, Manuel da Fonseca, José Rodrigues Miguéis, Soeiro Pereira Gomes. Na minha modesta opinião, nenhum deles, fica atrás do norte-americano John Steinbeck.
    Mas isso era no tempo em que eu não tinha a desculpa da falta de vista, para não ler... xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O MEC tem uma capacidade de se expressar absolutamente genial! Faz com que pareça simples *-*
      Já li algumas obras de Miguel Sousa Tavares e fico sempre rendida. Realmente, é como tu dizes, filho de "peixa" sabe nadar. E ainda bem. Ganhamos todos com isso.
      Os autores que mencionas, apenas conheço de nome, mas tenho imensa curiosidade em relação aos dois primeiros. Nós - caindo no erro da generalização - é que temos a mania que o de fora é que é bom, mas se déssemos oportunidade aos nossos, ficaríamos encantados com a quantidade de talento que habita por cá.
      O MEC tem livro novo, acho que é um bom motivo para deixares de ter desculpas para não leres ahah

      Eliminar
  17. É mesmo, meu bem :D

    Portugal é um país de gente com talento e isso é indiscutível!

    NEW DECOR POST | RAFFIA AT HOME? YES, PLEEEASE!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. Mais uma bela publicação que gostei. Sem dúvida que temos excelentes escritores,destes falta-me Diogo Faro e Afonso Cruz.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amélia!
      Temos mesmo e isso é maravilhoso. Sou suspeita, mas aconselho ambos *-*

      Eliminar
  19. Olá! Bom dia!

    Neste mundo virtual encontramos de tudo, mas o seu blog é maravilhoso, vale a pena seguir e já estou ficando, com certeza voltarei mais vezes.
    Criamos um blog para nossa escola- RAIMUNDO HONÓRIO, recém nascido, mas será um prazer ter você seguindo e nos impulsionando com este trabalho virtual que estamos organizando no nosso cantinho que também é de todos!
    Tenha um fim de semana feliz e abençoado. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito gratificante ler isso. Obrigada *-*
      Desejo-lhes a maior das sortes para o vosso blogue. Assim que possível, passarei por lá.
      Bom fim de semana

      Eliminar
  20. Concordo.
    Temos muitos bons escritores.
    Ainda não dei uma oportunidade à Margarida Rebelo Pinto, mas já está na lista há bastante tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é maravilhoso constatar isso :)
      É uma leitura mais descomplicada e leve

      Eliminar
  21. Ainda não li muitos muitos autores portugueses, mas já percebi que temos por cá imenso talento, basta mesmo darmos oportunidade e aventurarmo-nos.
    Dos que enumeras, sendo muito sincera, a Margarida Rebelo Pinto é a que me desperta menos atenção. Mas lá está, o pouco que li dela já vai há uns aninhos, por isso, se calhar se lhe der uma oportunidade saio surpreendida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso que eu sinto, minha querida! Há imensos talentos por descobrir e é só uma questão de lhes abrirmos as portas. Claro que nem todos nos vão impressionar, mas certamente que seremos surpreendidos pela positiva :)
      Tem um estilo que não cativa de um modo transversal. Mas para leituras mais descomplicadas, acho que pode ser uma boa aposta

      Eliminar
  22. Adoro sempre ler estas tuas opiniões.
    E é tão bom que haja pessoas como tu que admiram e dão valor aos artistas nacionais, seja de que arte for.
    A minha mais recente estreia e «obsessão» tem sido o inconfundível Ricardo Araújo Pereira! Ele tem tanto de talento, como de conhecimento acumulado. Tem sido o poço onde bebo água sábia ultimamente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz por ler isso, minha querida *-*
      Temos artistas tão incríveis, que sinto que seria um erro não os valorizarmos. Aliás, só teríamos a perder com isso.
      Tenho mesmo que me aventurar nos livros dele :)

      Eliminar
  23. Este ano tenho apostado mais em autores portugueses. Compro sempre um ou dois livros quando vou a casa. custa-me um poubo, porque os livros em Portugal são bastante mais caros comparado ao Reino Unido. O meu favorito é o João Tordo e recentemente também o Afonso Cruz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, isso é ótimo *-*
      Sim, infelizmente, o preço dos livros não é sempre o mais simpático. E ainda que possamos investir nas edições de bolso, que ajudam, a verdade é que nem sempre existem daqueles que pretendemos.
      Gostei muito de me estrear na obra de João Tordo. E rendi-me completamente a Afonso Cruz!

      Eliminar

Enviar um comentário