Rotas Singulares // Bilhete de Identidade

Fotografia da minha autoria


«O meu sítio, minha origem, trago sempre comigo»


Vila Nova de Gaia. Minha identidade. Cais de sonhos e de regaço aberto ao mundo. Berço de saudade e de calma. Ponte[s]. É, há 27 anos, o meu porto seguro. E a minha melhor definição de casa. Por isso, sinto um orgulho desmedido em todos os detalhes que lhe começo a saber de cor. Aqui fiz morada, família e amigos. E acredito que há mais presente e futuro entre nós. Sinto-a a crescer. E cresço no mesmo compasso. Descubro-lhe a história e revisto-me da sua magia. Nesta vila que se tornou mulher, há um passado cravado à sua margem. Há amor. E uma mão cheia de memórias que a elevam a inigualável.

O charme desta cidade começa ou termina - dependendo da perspetiva de quem regressa - no Douro. E estende-se em passos lentos, para desfrutar da nossa corda de praias maravilhosa. Mas há mais. Há sempre mais, sobretudo, quando neste nosso ADN nortenho se identificam «empresas de Vinho do Porto, industria automóvel, vidreira e componentes elétricas». E quando, palmilhando o caminho, existem músicos, pintores, escultores e arquitetos de renome; e atividades turísticas prontas a receberem «milhares de estrangeiros», sem esquecerem quem lhes pertence: de nascença ou afinidade. Além disso, somos movidos por festivais e por festas. E pelo conforto da não estagnação. Porque a Gaia não lhe faltam motivos para se desenvolver.

A personalidade deste lugar - e do seu povo - não diminui os seus costumes. Muito pelo contrário, preserva as tradições e privilegia a «perfeita dicotomia entre rio/mar e terra». Na gastronomia, destaca-se o sável e a lampreia. E a deliciosa Broa de Avintes. O vinho do Porto. E os Velhotes - «singelo doce de romaria». No alojamento, sustenta-se o lado moderno e cosmopolita, mas também fachadas envelhecidas, que lhe atribuem histórias ímpares. E ao seu património acrescem os contrastes. O centro histórico. A «rusticidade das freguesias». As caves. Os jardins. As capelas. O solar. Os parques. A reserva natural. A Serra do Pilar. Os monumentos. E, claro, a cultura em distintas artes. E as pessoas que conferem autenticidade, sentido e força a cada traço que se edifica dentro das nossas fronteiras.

A minha cidade esconde paisagens arrebatadoras. Sabe ser colo. Local de passagem. E braços abertos. Não é perfeita, longe disso, mas reinventa-se. Orgulha-se do que construiu. E procura evoluir. E eu sinto na pele o terno encanto de lhe pertencer. Para sempre.

Comentários

  1. Devemos de orgulhar sempre da nossa terra e Vila Nova de Gaia aos pés do Douro é linda.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Sou da Madeire adoro de paixão o Norte! Já lá fui duas vezes e tive que voltar a Vila Nova de Gaia!! :p

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Tão lindo e tão bom quando descreves com personalidade, porque é exactamente isso que sítios como estes têm!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que me faz sentido, até porque é a melhor maneira de expressarmos a forma como determinados locais nos tocam *-*

      Eliminar
  4. Que linda homenagem à tua cidade. Adorei! *.*

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
  5. A nossa rica e linda terra :) :) :) A terra onde cresci, trabalhei e vivi bons momentos da minha vida :)
    Muito obrigada por esta linda homenagem à nossa cidade que sera sempre Vila :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um verdadeiro amor *-*
      Eu é que agradeço pelo retorno, minha querida!

      Eliminar
  6. Há que amar as nossas origens :)) Adorei

    Hoje :-[Poetizando e Encantando ] Um ilusório mundo feito de nada.

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderEliminar
  7. Embora tenha fugido muito cedo da minha zona continuo a AMAR a cidade invicta e o seu maravilhoso Rio de Ouro. A tua fotografia também merece ouro:-*

    Conheço bem Vila Nova de Gaia, onde mora a minha melhor amiga, mas o PORTO É SEMPRE O PORTO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :)

      Não digo o contrário, até porque serei eternamente apaixonada pelo mágico Porto. Mas Gaia tem um encanto igualmente especial (para mim)

      Eliminar
  8. Não conheço muito desse lugar, o que me lembro são coisas vagas de passeios de criança, mas é lindo sim
    adorei
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Sente orgulho da sua cidade,
    nasceu, cresceu, nela habita
    seu berço de amor e felicidade
    para si de todas a mais bonita!

    No Porto há mais riqueza do que há em Lisboa, porquanto tem um Rio Douro e Lisboa só tem um braço de prata!!!

    Tenha um agradável fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
  10. Gaia é uma cidade bonita, com infraestruturas muito acima da média nacional. Não só na beira rio, mas tb na frente marítima. Porém o interior do concelho ainda é pouco desenvolvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas caminha para esse desenvolvimento. Aos poucos e poucos, chegamos lá :)

      Eliminar
  11. Que bela homenagem à tua cidade! Gostei! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  12. É sempre bom termos orgulho na nossa terra.
    Tenho Tios e primos em Gaia :)
    E sim Gaia é uma cidade bonita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, até porque fomenta o nosso sentido de pertença *-*
      Oh, que coincidência boa!
      É mesmo :)

      Eliminar
  13. Temos que orgulho de nossa terra, nosso berço natal com sua história que se entrelaça na nossa. Gostei de ler o seu bonito texto e com vontade de neste paraíso passear
    beijinhos poéticos

    ResponderEliminar
  14. também achei, meu anjo!

    és tão privilegiada!!! o Porto tem tanto, mas tanto!, encanto :')

    NEW FASHION POST | NATURAL IS THE NEW BLACK!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou, sim. Vivo numa cidade incrível e, atravessando a ponte, entrou noutra igualmente especial *_*

      Eliminar
  15. Que bela "descrição" da tua terra, minha querida. Embora não conheça muito bem, do pouco que conheço e vejo do outro lado do rio, acho que é uma cidade muito bonita e com muito por descobrir. Histórias (e vinho eheh) não lhe faltam :)
    Adorei <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, coração *-*
      Sou suspeita, bem sei, mas é uma cidade encantadora, com vários recantos por explorar. Confesso que dispenso o vinho, mas as histórias conquistam-me sempre.

      Eliminar
  16. Quem não gosta da sua terra? :) eu também e embora conheça muito pouco, gosto de Gaia e do Porto no geral, pelas pessoas principalmente, sempre tão frontais!!
    Beijinho linda, bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, conheço algumas pessoas que não gostam :/
      Partilho desse gosto, minha querida!

      Beijinho grande

      Eliminar
  17. Vila Nova de Gaia é um cantinho especial para mim. que palavras tão bonitas e que bonito é ver o orgulho pela casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que bom que é ler isso! Enche-me o coração *-*
      É um orgulho incondicional

      Eliminar

Enviar um comentário