Entrelinhas | Os Da Minha Rua

Fotografia da minha autoria


«Como num filme, sempre me acontecia isso: eu olhava as coisas e imaginava uma música triste»


Os livros abrem álbuns de memórias especiais. E convidam-nos a passar para o outro lado da margem, para conhecermos um contexto e uma realidade distantes, mas que se tornam perto pela riqueza das descrições. Dos detalhes. E da emoção associada a cada um deles. E é por essa razão que eu acredito que há obras que significam amor no estado mais puro. Porque existe muito coração a sustentar as suas palavras, graças à sensibilidade do seu autor.

Os Da Minha Rua proporcionou-me o primeiro contacto com Ondjaki. E cativou-me para sempre. Há traços de poesia. E uma autenticidade tão evidente, que quase sentimos os sons, os aromas e o toque. Além disso, tem um lado familiar, próximo e comovente, que nos envolve e aconchega em cada situação. Nesta sucessão de contos pessoais, parece que entramos num mundo à parte. Ainda assim, percebemos «o milagre das pequenas coisas» e o doce e inocente crescimento das crianças: tão puras, tão aventureiras, tão resilientes. Folhear estas páginas é mesmo inspirador, uma vez que há muita vida no interior. Há micro estórias. Há recordações. E há uma certeza que ampara qualquer tristeza: a de pertencermos sempre a algum lugar.

A leitura deste livro é descomplicada, mas bastante emocional. E a sua premissa consente a abordagem de questões transversais à humanidade [mesmo que se manifestem em proporções diferenciadas]: o medo, a perda, a morte, a brincadeira, as conquistas, as saudades, a despedida, a escassez de recursos ou de espírito. No entanto, apesar de nos testemunhar acontecimentos mais complexos e exigentes, não perde a sua identidade positiva, feliz e carregada de esperança - tão própria da infância. Em simultâneo, por não esconder estes contrastes, Os Da Minha Rua ajuda-nos a relativizar e a valorizar o caminho.

Ondjaki tem um olhar bonito sobre as circunstâncias. E consegue reproduzi-lo com mestria. É por isso que nos identificamos com o seu discurso. Houve várias situações cujo peso não senti na minha pele, nem nos meus passos. Contudo, tive a sensação de estar ao seu lado, a construir cada uma delas. Portanto, nesta obra, sentimos a liberdade de brincar na rua, os segredos partilhados, a nostalgia, as conversas infindáveis; sentimos a passagem do tempo, a transição da infância, o crescimento e as novas aventuras, como se nos pertencessem. Porque «há espaços que são sempre nossos. E quem os habita, habita também em nós». E esta rua, «lugar que nos acompanha para a vida», é, então, um portal de «descoberta, alegria, tristeza e amizade».

Em suma, Os Da Minha Rua é palco para a inocência. Para o riso. Para as paixões e os primeiros amores. E para a família. A parte final transborda ternura. E, superando todas as minhas expectativas, contém também um glossário com expressões que podemos não [re]conhecer. É esta atenção ao detalhe que marca toda a nossa experiência literária, enriquecendo-a. E tornando-nos uma ramificação da sua essência.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«A infância é uma coisa assim bonita: caímos juntos na relva, magoamo-nos um bocadinho, mas sobretudo rimos» [p:15];

«Às vezes ele aparecia no quintal sem fazer ruído e espreitava a nossa brincadeira sem corrigir nada. Olhava de longe como se fosse uma criança quieta com inveja de vir brincar connosco» [p:25];

«Durante muitos anos, para mim o mundo teve o cheiro daquele quintal maluco» [p:50];

«Mas quando acontecia era um dia rápido, porque os dias mágicos passam depressa deixando marcas profundas na nossa memória que alguns chamam também de coração» [p:54];

«Naquele tempo o tempo então passava devagar» [p:111].


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem o[s] artigo[s], através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Olha nunca li nada do autor, mas é um que tenho debaixo de olho, e pelo teu feedback, este parece-me uma boa obra por onde começar!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava desejosa de ler Ondjaki e foi graças à Feira do Livro que me aventurei, finalmente, na sua obra. Que preciosidade *-*

      Eliminar
  2. Ondjaki ganhou o Prémio José Saramago, portanto, tem de ser um escritor bem especial, no entanto, não sei, se gostava de ler um romance com tanta ternura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ainda só ter lido este livro, sinto que é totalmente merecido, porque tem uma escrita inspiradora!

      Eliminar
  3. Gosto muito da escrita do Ondjaki, este livro ainda não li mas está na minha lista.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei rendida. Agora tenho que ler mais :)
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  4. Desconheço o autor, mas adoro livros que me transportem para outra realidade quando os estou a ler, como tal, fiquei bastante curiosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Um bom livro :))
    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira

    ResponderEliminar
  6. É um bom escritor, mas não li este livro.
    Fica a sugestão, que me pareceu muito boa.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, porque adorei, mas é um livro maravilhoso :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  7. Este livro parece ter uma leitura muito interessante. Gostei da indicação.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderEliminar
  8. Gosto de leituras simples como esta :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  9. Que partilha maravilhosa, fiquei até com vontade de ler. Obrigada querida por o dares a conhecer.

    Beijinho grande no coração
    Www.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
  10. Mais um que não conhecia, mas parece ser bem bom para o conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Eu também fui uma criança que brincou na rua, livre, descalça, fui muito feliz. E agora também olho de uma maneira feliz para as minhas circunstâncias, mas nem sempre foi assim.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  12. A infância é uma coisa bonita, apesar das quedas e arranhões. E o tempo passava tão devagar, que nunca imaginávamos que um dia pudesse passar tão depressa... como agora.

    ResponderEliminar
  13. As crianças,inocentes,sem maldade,
    brincando fazem coisas engraçadas
    são elas a esperança da humanidade
    sejam com amor e carinho abraçadas!

    Gostei de ler. tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  14. Nunca li Ondjaki, mas lembro-me da minha professora de Português recomendar-me este livro do 7º ano ao 12º e eu, não sei porquê, nunca o li. Mas agora, fiquei rendida.
    R: Eu demorei quase um mês a terminar, porque lá está, ficava muito perdida e não me puxava nada para ler, mas no geral, o conceito é muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiveres oportunidade, lê, minha querida, é maravilhoso *-*

      Pois, acaba por não dar vontade

      Eliminar
  15. Adoro Ondjaki. Há uma musicalidade fantástica na sua escrita.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo tanto com a tua opinião! Musicalidade é mesmo uma das maiores características da obra *-*

      Eliminar
  16. Ahahah quase que parecias eu a falar :P Muito obrigado, meu bem!

    Não conhecia mas fiquei extremamente curioso :D parece-me ser uma obra bastante interessante :o

    NEW DECOR POST | DECOR WITH COLORS!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, meu anjo! Se tiveres oportunidade, aconselho *-*

      Eliminar
  17. Olá querida!!
    Eu adoro a escrita de Ondjaki. Boa escolha!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei mesmo encantada! E estou desejosa de me aventurar noutra obra sua *-*

      Eliminar
  18. Só pelo título chamou logo a minha atenção :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário