Polaroid | Arouca

Fotografia da minha autoria


«Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual»


Há, em mim, uma vontade que faço questão de preservar: regressar sempre onde fui feliz e onde me sinto bem. Porque reconforta as saudades. E porque acredito que existe sempre uma nova perspetiva para explorar. A nossa maturidade fortifica-se e aprendemos a observar com outro cuidado e minúcia. E como sou tão feita de detalhes, aproveito para me enriquecer com aqueles que me rodeiam.

No domingo de Páscoa, ainda que o tempo de visita não tenha sido extenso, seguimos viagem até Arouca. E foi maravilhoso chegar e sentir todos aqueles traços familiares, que nos recebem como se lhes pertencêssemos. A luz, a serenidade e a envolvência nunca passam despercebidas, bem como o Largo de Santa Mafalda - onde se encontra o Mosteiro de Santa Maria, o Museu de Arte Sacra e a Biblioteca Municipal -, o Jardim e as ruelas tão cheias de memórias. Talvez seja ingénuo pensar que, um dia, conhecerei este concelho como a palma da minha mão. Porém, procurarei sempre descobrir-lhe novos recantos.

As palavras transmitem muita identidade, mas as fotografias permitem-nos conhecer um novo capítulo da história, pelo seu lado mais visual, que nos apela às sensações. Por isso, deixo-vos com alguns registos.






























Comentários

  1. Fotografias muito interessantes de uma localidade que ainda não visitei.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Se tiver oportunidade, vale a pena :)
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Adoro Arouca :) E ja Sever do Vouga, que fica tao pertinho :)
    Fizeste-me viajar ate esta terra tao bonita atraves das tuas fotos lindas :)
    Beijinhos*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho memórias de Sever do Vouga, tenho que lá voltar :)
      Fico mesmo feliz por ler isso!

      Eliminar
  3. Fotos maravilhosa, cidade maravilhosa que espero um dia poder visitar! Obrigada pela partilha!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas, minha querida :) eu é que agradeço!

      Eliminar
  4. Que sítio lindo! As fotografias, como sempre, fucaram incríveis :)
    r: Muito obrigada querida, desejo o dobro para ti ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, minha querida ❤️
      É maravilhoso, sem dúvida

      Eliminar
  5. Sempre gosta de regressar,
    onde foi feliz e se sente bem
    das imagens não há que duvidar
    nem dos sítios que Portugal tem
    maravilhosos, entre a Espanha e o mar!

    Boa segunda-feira Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portugal é mesmo maravilhoso!

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  6. Congelar momentos é sempre bom, mas que lugar bem bonito para conhecer, adorei bastante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Sou um pouco como tu, um beijinho querida!

    Kika*

    https://skylykika.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do teu guia fotográfico é sempre bom voltar onde fomos felizes.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  9. Nunca visitei Arouca, mas adorei as fotos.

    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  10. Eu já estive em Arouca, e adoro! É das minhas cidades favoritas acreditas?

    R: Sim, eu sei que sou capaz, leve o tempo que levar eu vou conseguir!
    Obrigada pela força, xii ♥♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Que coincidência boa *-*

      Claro que sim, minha querida. Força! No que precisares, estou aqui ❤️

      Eliminar
  11. Conheço Arouca, tem cada casa mais linda! Tive uma professora na primária que era de Arouca.

    Beijinho grande e uma boa semana!
    www.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
  12. Fotografar é a maneira de dizer: estou AQUI ... em BRUGES!

    As tuas fotografias de uma cidade que também conheço, estão lindas:-*


    ResponderEliminar
  13. Adorei estas tuas capturas, só conheci a Arouca à pressa, e agora fiquei com vontade de voltar para ver o que não vi!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Surgirá uma nova oportunidade, vais ver :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  14. Estive uma vez em Arouca, de passagem.
    Acho que tirei fotos nesse jardim.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Arouca é mais que os passadiços do Paiva.
    Uma vila pequena mas muito simpática com muito para explorar. Penso que querem fazer do convento um hotel. Venha ele para dinamizar mais a cidade e evitar a decadência do monumento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem qualquer dúvida! Por acaso, ainda não tive a oportunidade de ir aos Passadiços, mas estão na lista :)
      Seria uma mais valia se avançassem com esse plano!

      Eliminar
  16. Belíssimas fotografias! Mas a primeira delas que parece se repetir sob outro ângulo, é divinal! Imagino o local - paradisíaco e terno! Parabéns! Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
  17. Como dizem os algarvios “Boas chapas-te” 😉
    Fotografias estão espectaculares!
    Sempre bom voltar onde fomos felizes 🥰

    ResponderEliminar
  18. Adorei as tuas fotos, querida. De facto, Portugal só nos surpreende no que toca a locais bonitos :)

    ResponderEliminar
  19. Este país é tão belo e tu partilhas com o mundo tão bem essa beleza!
    «E porque acredito que existe sempre uma nova perspetiva para explorar. A nossa maturidade fortifica-se e aprendemos a observar com outro cuidado e minúcia (...)»... <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário