GIRA-DISCOS | O SOL VOLTOU

Fotografia da minha autoria


«Chegou à Primavera a cantar o mundo como um romance»


Os acasos têm um traço impressionante, que nos faz mergulhar sempre numa reflexão descontraída - talvez mais por curiosidade, do que por querermos compreender a questão a fundo. Enquanto procurava a letra de uma música, cruzei-me com a notícia de que Luís Severo tinha lançado um novo álbum. Interessada como sou, não perdi tempo e fui descobri-lo. E aquele que era, até então, um nome desconhecido, passou a figurar na minha lista de preferências. Quanto talento!

O Sol Voltou, como o músico afirma, é um «disco mais sereno». E o seu toque familiar, íntimo, com melodias que ondulam no peito leva-nos numa viagem emocional, que nos ilumina. As canções apresentam «mais amor e menos paixão, mais família e menos multidão, mais vida mas também mais morte». E comprovam, de imediato, a sua qualidade de escrita e de composição. Além disso, há uma alternância entre «o acústico e o eletrónico», numa simbiose perfeita, que nos acalma a alma, mantendo-nos atentos a várias temáticas essenciais ao ser humano - enquanto indivíduo e enquanto parte da sociedade. Neste álbum respira-se alguma melancolia. Felicidade. E muita identidade.

Inevitavelmente, fui escutar os trabalhos que antecederam O Sol Voltou - Luís Severo [2017] e Cara d'Anjo [2015] - e é notória a evolução, bem como a procura por um registo diferente. Por isso, «decidi[u] romper com algum auto-distanciamento fruto das estéticas enfeitadas e de alguma musculatura pop». Como consequência desta opção artística, sente-se o tom confecional. Há, ainda, um contacto mais próximo com a natureza e com as raízes. Há uma aposta nos assuntos de sempre - como o amor e as relações. E muitos estados de espírito. E é esta pluralidade que nos desperta, até porque nos reconhecemos nela: nunca somos uma só coisa, nem estamos sempre no mesmo lugar.

Luís Severo, compreendi assim que me dediquei a explorar a sua arte, tem dado passos seguros no panorama musical. Transborda singularidade e mestria. Sem qualquer dúvida, veio para ficar. E ainda bem, porque é feito de poesia, liberdade, imprevisibilidade. E convida-nos a deambular pelos seus pensamentos camaleónicos. N' O Sol Voltou tenho dificuldade em escolher temas favoritos, pois todos transmitem mensagens cativantes. Porém, tenho uma certeza: isto é precioso. Mas ele arranjará sempre maneira de se reinventar. E de nos surpreender. 

Comentários

  1. Respostas
    1. Sou suspeita, claro, mas aconselho :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  2. É sempre tão bom quando o sol volta :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas vou já ouvir :)

    Beijinho
    www.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia, Andreia, mas vou ouvir! O próprio nome "O Sol Voltou" já transmite uma enorme serenidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Transparece imensa paz, sem dúvida. Espero que gostes, Joana. Depois diz-me o que achaste :)

      Eliminar
  5. Hei-de ir á procura, fiquei curiosa.

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Confesso que não conhecia, mas tenho de ver se pesquiso mais
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia, tenho que ouvir a música. Obrigada pela partilha =)

    Boa semana! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Acho que nunca o ouvi, o nome não me é familiar.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  9. Também não conhecia, mas vou ouvir!

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Confesso que também desconhecia, mas fiquei fã logo nos primeiros acordes.
    Somos influenciados pelos que nos metem pelos olhos e ouvidos dentro... por isso é que raramente ouço rádio ou vejo programas musicais na televisão. Na rádio, ou ouvimos na M80 as músicas do século passado, ou andamos o dia inteiro a levar com meia dúzia de músicas que a indústria que fazer boas à força.
    Estava a ouvir e a lembrar-me do Rui Veloso, quando disse, no Maluco Beleza, que uma determinada rádio (antena 3) até tinha vergonha de passar a música dele.
    Valham-nos as redes sociais, pois há uns anos muitos músicos eram bloqueados de tal maneira que ficavam com os CDs na prateleira. Agora já ninguém vende CDs, mas o negócio é alimentado na internet, pela publicidade e parece que os músicos estão menos dependentes das editoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Transmite uma energia tão boa! Também me rendi logo nos primeiros acordes *-*
      Eu ouço rádio, praticamente, todos os dias, mas se há coisa que me irrita é o facto de parecer que só conhecem meia dúzia de artistas e não passarem dali, quando há imensos nomes por explorar: estrangeiros e, sobretudo, portugueses. Além disso, cansa a fraca aposta no que é nacional, como se fosse inferior.
      E é o Rui Veloso, com a carreira invejável que tem! Sinto que é, até, um pouco falta de respeito para com um dos nossos maiores artistas.
      Há uma aposta diferente e ainda bem

      Eliminar
  11. Como não conhecia, resolvi ir lá espreitar,
    gostei da música que lá ouvi, estou dizendo
    de tudo o que é bom nada se deve desperdiçar
    como interessante é o texto que estive lendo!

    Boa noite e bons sonhos Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por ter gostado da música, Edumanes :)

      Obrigada e boa quarta!

      Eliminar
  12. Não conheço mais se você gostou é porque é bom, fiquei curiosa pra conhecer o álbum que bom que você compartilhou bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo voto de confiança :) sou suspeita, mas é um álbum que vale muito a pena conhecer

      Eliminar
  13. Desconheço completamente o nome.
    O que se passa nas rádios é uma vergonha.
    O Rui Veloso tem uma canção "Os velhos do jardim" que canta em dueto com Carlos do Carmo. É lindíssima e que me lembre ouvi - a três vezes na rádio.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria parece que só conhece meia dúzia de artistas, infelizmente. Já para não falar que a aposta em música nacional ainda é muito desproporcional :/
      Adoro essa música, é lindíssima mesmo!

      Eliminar
  14. Desconhecia esta existência, vou ouvir com atenção.
    Não pude deixar de ler o comentário da Magui, com o qual concordo, as nossas rádios andam mesmo pobrezinhas no que toca a música. Só passam comerciais e esquecem-se do melhor que temos no nosso país. E muitas músicas e autores incríveis ficam esquecidos :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que te surpreenda pela positiva, minha querida. Tem uma energia muito calma e aconchegante :)
      Infelizmente, parece que não há muita abertura a outros artistas, repetindo os de sempre. Além disso, continua a ser surreal o quanto é desproporcional a aposta em artistas nacionais
      Disseste tudo!

      Eliminar

Enviar um comentário