AZUL E BRANCO É O CORAÇÃO

Fotografia da minha autoria


«E, azul e branca, essa bandeira avança. 
Azul, branca, indomável, imortal»


O futebol - e o desporto em geral - nunca será só um jogo dentro de quatro linhas. É, pelo contrário, um espetáculo de emoções fortes, que me move, que me implica por inteiro, que me apaixona. E não permito que me quebrem a certeza de que esta festa pode renascer sempre da verdade. Há um lado enegrecido que é preciso combater, para que não contamine a raiz bonita que ainda sustenta o entusiasmo da massa adepta. E nesta chama azul e branca, que avança contra tudo o que a tenta apagar, eu sinto a mística de um clube sem igual.

Afirmo de peito cheio que sou demasiado portista para me preocupar com as restantes equipas. E sou. Por isso, foco-me em nós. Na identidade inquebrável que recuperamos, sobretudo, com o nosso Homem do Leme, Sérgio Conceição. Esta época terminou com um sabor agridoce. Caímos em momentos cruciais, mas também merecíamos um campeonato mais justo e imparcial. No entanto, talvez seja esta minha mania de observar e guardar o que aconteceu de melhor, houve um caminho sublime que não pode ser esquecido. Houve superação. Raça. Garra. E uma vontade imensa de fazer melhor. Houve um sonho. Um grupo que deu a cara, mesmo perante críticas descabidas. E um percurso extraordinário numa Liga dos Campeões onde só figuram os melhores, como nós. É certo que vitórias morais não representam conquistas e, muito menos, títulos. Mas num cenário que tentam pintar só de aspetos negativos, eu encontro motivos para me revestir de orgulho. Era preciso fazer um pouco mais. E, ainda assim, fizeram tanto. Voltaremos mais fortes. Mais Porto.

De camisola vestida, vibrei. Sofri. E chorei com os meus. Com quem ajustou o emblema sobre o peito e deixou em campo uma alma de Dragão. Com quem sente estas cores com a mesma intensidade que me corre no sangue. Fechamos um capítulo. E nem tudo foi perfeito da nossa parte - longe disso. O coração pesa-me. Não só pelo[s] resultado[s], mas também pela dor da despedida, por ver sair nomes que se tornaram bandeira dentro desta família. Só posso agradecer por tudo. E por terem aprendido tão rápido a honrar a nossa camisola. Há uma passagem em que se ouve que «quando ganhas és de todos, mas quando perdes és só nosso». E neste clube invicto, vocês terão sempre um lugar, bem perto de todos os que acreditaram até ao último segundo da partida. De todas as competições. Existe uma parte desta história que é só vossa. Obrigada por a terem escrito no nosso estádio. Na nossa casa. No nosso ADN. Já sinto as saudades a ganharem forma. Mas arranjaremos maneira de nos reencontarmos. Porque isto nunca será um adeus.

As luzes do Dragão desligam-se até à nova época. Este ano não foi nosso. Porém, não perdemos a dignidade. Não atiramos a toalha ao chão. E eu vi - e senti na pele eriçada - muita alma. E uma fé inabalável. Há um grito de revolta que não nos permitirá estagnar. Ainda bem que nasci portista. É tão bonito este nosso amor 💙

Comentários

  1. Confesso que não ligo muito a futebol...
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, está no seu direito de gostar do FCP, a instituição é grande na sua historia, motivo porque não devemos misturar a instituição que não é só futebol com algumas pessoa que ao longo dos anos tem semeado ódio e violência, não é por acaso que o FCP é o clube mais odiado em Portugal, as pessoas passam, para bem da instituição, esta fica, com a sua brilhante historia.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O clube é feito de pessoas. E nesta casa há profissionais e apaixonados que procuram levar a nossa história o mais longe possível. Por isso é que me orgulho tanto de fazer parte desta família.
      Lidamos bem com esse ódio

      Eliminar
  3. Tive pena do comportamento do treinador... que não sabe perder não têm desportivismo, logo não devia estar a liderar homens...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que faria quando uma pessoa que a processou lhe estendesse a mão? Isso para mim é hipocrisia!

      Eliminar
    2. Desta vez, estamos completamente em desacordo Titica. Sou das primeiras a diferença que, no mínimo, deve existir cordialidade, mas fica difícil quando não há respeito do outro lado.
      Sou muito pacífica, mas também não ia conseguir cumprimentar uma pessoa que falou mal de mim e que me moveu um processo. E, pior, que age como se estivesse tudo bem, só para não ficar mal na fotografia.
      Tenho muito orgulho neste Homem que lidera o meu clube de coração, porque para hipócritas já temos muitos.

      Eliminar
    3. Concordo contigo Matilde. O problema é que será sempre mais fácil apontar o dedo ao Sérgio Conceição

      Eliminar
  4. Muito muito obrigada por mais uma vez leres o meu pensamento minha querida!
    Somos Porto, carago!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. A única coisa que esteve mal foi o comportamento do Treinador e alguns jogadores. Eu estava a torcer por eles...

    Hoje:- Não consigo perceber este meu jeito.

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Honestamente, não considero que o comportamento do treinador seja condenável. Porque, ao menos, não foi hipócrita. Eu também não seria capaz de cumprimentar alguém que me faltou ao respeito, só para parecer bem

      Eliminar
  6. O meu coração continua azul, azul muito escuro!!!

    Comportamento inadequado e infantil do treinador e de alguns jogadores do FCPORTO. Enquanto que o treinador do Benfica mostra educação e competência.

    Tem de haver uma mudança radical no nosso querido FCPORTO, senão acabamos na terceira divisão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu permanecerá sempre azul e branco. Exatamente nas cores que nos representam desde sempre. E com o maior orgulho!

      Discordo, Ematejoca. O Sérgio Conceição, pelo menos, não é hipócrita - e de sonsos já anda o mundo cheio. Defendo sempre que, no mínimo, deve existir cordialidade, mas quem não respeita também não pode exigir respeito. Mas é sempre mais fácil parecer o bom da fita

      Eliminar
  7. Apesar de não ter ganho o campeonato e a taça, o FCP é uma grande equipa cheia de história. O desporto é mesmo assim, uns ganham outros perdem; no entanto, o futebol é para mim o desporto com mais emoções.

    Beijinho grande :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é, sem dúvida, inquestionável. Esta equipa tem mesmo uma história cheia, minha querida, não poderia estar mais de acordo *-*
      O Porto voltará mais forte!

      Eliminar
  8. obrigado, anja :D

    tens uma garra ao Porto que se sente ao longe!!!

    NEW OUTFIT POST | STARTS NOW!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  9. Já ouvi dizer que não foi um bom jogo do sporting :(
    Mas o campeonato merecia ser do Benfas :)
    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, de todo. Mas nem sempre ganha a melhor equipa em campo, infelizmente.
      Concordamos em discordar :)

      Eliminar
  10. Hum, posso dizer que é uma coisa que não ligo muito, mas admiro quem o gosta

    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma paixão que não envolve todos, faz parte. Por isso é que sinto que é tão importante esta partilha, porque, gostando ou não, cada pessoa tem a sua motivação para se posicionar de um lado ou de outro :)

      Eliminar
  11. Ahah, eu também me farto de chorar pelos nossos heróis que deixam no relvado da Luz a "alma da águia", até que apareçam 120 milhões e lá vão eles deixar a alma noutros relvados, sem olharem para trás.
    Haja dinheiro, que não falta quem tenha a alma à venda. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o facto de procurarem um clube que lhes pague mais não significa que não tivessem estado comprometidos com o anterior. E, verdade seja dita, todos nós procuramos ter uma vida melhor e um ordenado mais confortável. Porque é que seria diferente com eles?

      Eliminar
  12. Azul e branco é o coração e não digo mais para não me chatear! 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo, minha querida 💙 centremo-nos no que realmente importa: o nosso mágico Porto!

      Eliminar
  13. Perder e ganhar é desporto. Ninguém gosta de perder. Mas, para uns ganharem outros terão de perder. Se fossem sempre os mesmos a ganhar. O futebol deixava de ter a graça que ainda tem. Enquanto os vencedores comemoram a vitória com alegria. Os vencidos comemoram com a tristeza! Eu não comemoro coisissima nenhuma referente ao desporto rei. Gosto de ver, mas a simpatia que tenho por um é extensiva aos restantes.
    Mas, não fique triste Andreia, por causa do seu clube preferido FCP, não ter conseguido ganhar o campeonato nem a Taça de Portugal. Trabalharam para isso mas não conseguiram paciência. Logo está a começar nova época futebolística e, surgirão as oportunidades de poder ganhar o campeonato 2019/2020.

    Boa noite e bons sonhos Andreia.

    ResponderEliminar
  14. O Porto ganhou a supertaça. O benfica teve muito mérito.
    Agora é tempo de descanso :=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei que ganhou :) teve mérito e muita ajuda pelo meio

      Eliminar
  15. Compreendo-te.
    Sinto o mesmo pelo Benfica.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há amores que reconhecemos com facilidade, porque existe essa partilha, essa identificação. Só mudam as cores :)

      Eliminar
  16. Para a próxima linda, sem stress :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Sou portista, mas não ligo muito ao futebol ultimamente, não é por causa dos jogadores nem por causa do clube, mas sim pelos adeptos, há muito violência e pouca segurança para ver os jogos!
    Tive pena de não terem ganho, mas também acho que houve várias injustiças, mas pronto numa próxima damos a volta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre quem exceda os limites, infelizmente, acabando por manchar a verdadeira festa que é o futebol.
      A próxima época correrá melhor!

      Eliminar
  18. Quando vejo as tuas publicações dá-me mesmo vontade de o acompanhar com mais afinco e atenção, porque ando muito desligada do futebol... Sou daquelas que vibra em silêncio :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que querida *-* o que também é uma forma válida de vibrar

      Eliminar

Enviar um comentário